Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 426 of 489Next

Primeiramente é necessário rever a rotina do aluno e em qual área ele tem algum interesse. partindo deste pressuposto estimula-lo na compreensão de suas ações e as consequências negativas das mesmas. Trabalhar os valores em grupo e destacar o comportamental e perceber até que ponto se faz necessário a busca por ajuda com outros profissionais.

Thiago Vieira de Aguiar has reacted to this post.
Thiago Vieira de Aguiar

Entendemos que uma grande parte de um mau comportamento pode ser derivado a traumas. Então essas pessoas com comportamento agressivos, devemos buscar entender o porque de tanta agressão? Investigar o ambiente familiar, como foi a sua infância? Então vários fatores internos e externos podem contribuir para tal coisa. Buscar ajuda de um profissional, sempre é bom nessas horas.

Claro que algumas pessoas podem ter algum problema psicológico, e outras podem ser derivados a traumas.

Esse comportamento de Eduardo é inconsciente, tem tudo a ver com o que viveu no contexto familiar, o que precisa é ir a fundo para saber a raiz do problema, e conforme for tratando sua dores, sua faltas e traumas, com o acompanhamento necessário seu comportamento iria mudando gradativamente, pois é um processo.

Segundo a teoria de sublimação de Freud, como um dos recursos do mecanismo de defesa, o indivíduo acaba suplantando os seus desejos identificados como fora de um padrão social, em outras atividades como por exemplo na pintura e na música. Um claro exemplo dado no texto de referência foi o de Leonardo da Vinci e o de Beethoven que, possivelmente, apresentaram ótimos resultados em suas áreas artísticas.

Diante disso, pode-se identificar os interesses do adolescente na área das artes, dos esportes, nas disciplinas em que ele tenha mais afinidade etc. e elaborar atividades para que ele possa usar para sublimar os seus impulsos.

Portanto, pode-se sugerir, por exemplo:

  • A execução de projetos artísticos como Pintura ou Teatro (essa sendo uma ótima oportunidade para criar uma consciência de grupo);
  • A execução de atividades esportivas, de preferência em que haja a formação de um time e;
  • O trabalho Psicopedagógico para que ele possa executar atividades de ensino aprendizagem com o apoio de recursos especializados.
  • Entrevistar o menino num primeiro contato, acompanhado dos pais ou responsáveis. Entender o contexto de sua estrutura familiar, assim como o seu grupo de amizades na região onde mora.
  • Propor atividades esportivas ou artísticas, pois costumam ser bem aceitas nesses casos. Um esporte como judô ou jiu-jitsu pode canalizar a agressividade, desenvolver a disciplina ou, até mesmo, dar origem a um atleta. No caso das artes, teatro ou musica também costumam ter boa aceitação e podem servir como válvula de escape, através da representação e externalização de seus conflitos.
  • Manter um acompanhamento e analisar o progresso do menino, propondo novas alternativas caso as propostas não tenham sido bem aceitas ou não tenham surtido efeito.

primeiro    investigar  o por que

segundo   faze lo  enxergar   que ele  e  que   possível  a mudança

terceiro   trabalhar  os  problemas  com auto reflexão   afim  de que ele   promova  sua mudança

Em um primeiro momento, buscar conversar com os responsáveis e ter uma noção da realidade do adolescente no convívio família, já que entendo que o social já tenho conhecimento.

E a partir das da concepção da sublimação, ofereceria atividade motoras mas intensa como esportes , e exploraria suas características de liderança.

Primeira: conversar com Eduardo, tentar entender como se sente.

Segunda: conversar com os familiares entender o histórico familiar.

Terceiro: Fazer um acompanhamento social e familiar de perto. Com suporte emocional e reforço escolar.

PRIMEIRO DENTRO DA ANALISE FEITA, TRARIA CONDIÇOES JUNTO  A SALA DE TER ATIVIDADES ONDE EDUARDO PUDESSE DESCARREGAR SUAS ENERGIAS, SEGUNDO IR TRABALHANDO EM SUA ALTO ESTIMA MOSTRANDO OUTRAS OPORTUNIDADES, TERCEIRO TRAZER INCENTIVO JUNTO A SUA FAMILIA, TENDO MAIS APROXIMAÇAO.

como eduardo ja esta no colegio a muitos anos ele ja deveria se sentir igual aos colegas mais como o id dele esta muito em alta ele  esta usando o super ego pra punir os colegas e os professores e com essa atitude ele se torna uma vitima  o eduardo teria que  fazer uma psicanalise  juntamente com seus pais

PreviousPage 426 of 489Next