Desafio - Módulo I
Citação de Isabel Alves De Castro em maio 13, 2024, 3:47 pm
- Atividades Criativas e Expressivas: Incentivar Eduardo a participar de atividades que permitam expressar suas emoções de forma positiva e construtiva. Isso pode incluir artes visuais, música, teatro ou escrita criativa. Essas atividades oferecem um espaço seguro para canalizar suas energias e explorar suas emoções de maneira não agressiva.
- Mentoria e Acompanhamento Individualizado: Designar um mentor ou conselheiro na ONG que possa trabalhar de forma mais próxima com Eduardo. Essa relação de confiança pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de comunicação e resolução de conflitos, além de fornecer um suporte emocional necessário para lidar com seus desafios pessoais.
- Atividades Criativas e Expressivas: Incentivar Eduardo a participar de atividades que permitam expressar suas emoções de forma positiva e construtiva. Isso pode incluir artes visuais, música, teatro ou escrita criativa. Essas atividades oferecem um espaço seguro para canalizar suas energias e explorar suas emoções de maneira não agressiva.
- Mentoria e Acompanhamento Individualizado: Designar um mentor ou conselheiro na ONG que possa trabalhar de forma mais próxima com Eduardo. Essa relação de confiança pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de comunicação e resolução de conflitos, além de fornecer um suporte emocional necessário para lidar com seus desafios pessoais.
Citação de carolinefagundess@gmail.com em maio 13, 2024, 5:06 pmPrimeiramente, faz-se necessário compreender o contexto familiar de Eduardo e buscar a partir de conversas com o mesmo, situações que o incomodam. Segundo, a partir de conversas livres tentar compreender questões do dia a dia que desanimam o rapaz e o fazem ter um comportamento transgressor. Por último, apresentar estratégias ao rapaz, para que o mesmo possa ver de outros ângulos como seu comportamento é prejudicial a si mesmo e aos demais.
Primeiramente, faz-se necessário compreender o contexto familiar de Eduardo e buscar a partir de conversas com o mesmo, situações que o incomodam. Segundo, a partir de conversas livres tentar compreender questões do dia a dia que desanimam o rapaz e o fazem ter um comportamento transgressor. Por último, apresentar estratégias ao rapaz, para que o mesmo possa ver de outros ângulos como seu comportamento é prejudicial a si mesmo e aos demais.
Citação de Meire Diva Rossi em maio 13, 2024, 6:41 pmTendo em vista a análise comportamental de Eduardo, um adolescente com tais traços agressivos, seria de grande valia, buscar artifícios que amenizassem suas dores. Poderia sugerir atividade musical, iniciá-lo preferencialmente em algo de percussão, assim poderia também canalizar sua brutalidade no próprio instrumento. Conjuntamente, poderia estimular Eduardo à prática de esporte, talvez a Capoeira, uma vez que teria a música, a dança e a luta combinadas. Caso fosse possível, poderia convidar Eduardo a participar como auxiliar do professor/instrutor em sala de aula (de alunos menores que ele), fazendo com que Eduardo pudesse se sentir “interessante/útil”, desenvolvendo em si, uma sensação de amadurecimento e relevância. Além de acompanhamento frequente ao Adolescente e aos representantes legais.
Tendo em vista a análise comportamental de Eduardo, um adolescente com tais traços agressivos, seria de grande valia, buscar artifícios que amenizassem suas dores. Poderia sugerir atividade musical, iniciá-lo preferencialmente em algo de percussão, assim poderia também canalizar sua brutalidade no próprio instrumento. Conjuntamente, poderia estimular Eduardo à prática de esporte, talvez a Capoeira, uma vez que teria a música, a dança e a luta combinadas. Caso fosse possível, poderia convidar Eduardo a participar como auxiliar do professor/instrutor em sala de aula (de alunos menores que ele), fazendo com que Eduardo pudesse se sentir “interessante/útil”, desenvolvendo em si, uma sensação de amadurecimento e relevância. Além de acompanhamento frequente ao Adolescente e aos representantes legais.
Citação de Graziano Lima Pires em maio 13, 2024, 8:12 pmSugestões de atividades para Eduardo:
1 - Atividades musicais como estudo de instrumentos musicais, corais, orquestras, danças ou canto.
2 - Atividades artísticas como pintura, artesanato e/ou outras atividades manuais criativas e intelectuais.
3 - Atividades religiosas como participação em grupos de jovens, pastorais de apoio e atividades de interação e ajuda ao mais necessitados como, por exemplo, na própria ONG.
Sugestões de atividades para Eduardo:
1 - Atividades musicais como estudo de instrumentos musicais, corais, orquestras, danças ou canto.
2 - Atividades artísticas como pintura, artesanato e/ou outras atividades manuais criativas e intelectuais.
3 - Atividades religiosas como participação em grupos de jovens, pastorais de apoio e atividades de interação e ajuda ao mais necessitados como, por exemplo, na própria ONG.
Citação de Ubajara de Ornelas da Silva em maio 13, 2024, 8:22 pmBoa tarde!
Como psicanalista aplicaria o método científico investigativo de Freud, sendo que minha primeira ação seria a de entrevistar seus pais,
me inteirar sobre as questões sócios/culturais de Eduardo, conhecendo a realidade do individuo, sua criação e o meio em que ele vive.
Como segunda ação convocaria o individuo para uma entrevista e já com dados mais concretos sobre sua vida iria pesquisar
seu inconsciente a fim de identificar e entender sua personalidade e a influência da sociedade exercida sobre ela.
Por último, proporia aos professores estimular e aplicar atividades e esportes que fossem prazerosas à ele, a fim de causar satisfação, motivação, onde ele
converteria toda sua angústia e sentimentos de culpa em instrumento de apaziguamento, que o levaria a se sentir útil, valorizado, desta forma podendo externar seus
valores e talentos mais iminentes, o levando a uma convivência social mais saudável.
Boa tarde!
Como psicanalista aplicaria o método científico investigativo de Freud, sendo que minha primeira ação seria a de entrevistar seus pais,
me inteirar sobre as questões sócios/culturais de Eduardo, conhecendo a realidade do individuo, sua criação e o meio em que ele vive.
Como segunda ação convocaria o individuo para uma entrevista e já com dados mais concretos sobre sua vida iria pesquisar
seu inconsciente a fim de identificar e entender sua personalidade e a influência da sociedade exercida sobre ela.
Por último, proporia aos professores estimular e aplicar atividades e esportes que fossem prazerosas à ele, a fim de causar satisfação, motivação, onde ele
converteria toda sua angústia e sentimentos de culpa em instrumento de apaziguamento, que o levaria a se sentir útil, valorizado, desta forma podendo externar seus
valores e talentos mais iminentes, o levando a uma convivência social mais saudável.
Citação de Victor Almeida em maio 13, 2024, 8:45 pmPrimeiro seria necessário conhecer o perfil das experiências sócio culturais que ocorreram em sua vida, da relação com os pais e com o meio.
Segundo seria necessário fazê-lo verbalizar conflitos e experiências que mais o marcaram na vida emocionalmente.
Terceiro ressignificar as experiências por meio da fala de modo que ele enxergue as experiências de outros ângulos menos angustiantes.
Primeiro seria necessário conhecer o perfil das experiências sócio culturais que ocorreram em sua vida, da relação com os pais e com o meio.
Segundo seria necessário fazê-lo verbalizar conflitos e experiências que mais o marcaram na vida emocionalmente.
Terceiro ressignificar as experiências por meio da fala de modo que ele enxergue as experiências de outros ângulos menos angustiantes.
Citação de Celia Maria de Oliveira Aquino em maio 13, 2024, 9:09 pmPrimeiro, conversar com o Eduardo buscando analisar qual foi a situação de violência que ele viveu onde ele foi a vítima.
Segundo, como é a convivência familiar dele? relacionamento com o pai , mãe e irmãos?
Terceiro, o que ele traz na lembranças do seu meio social? o que para muitos não faz diferença para o Eduardo poderia deixar um trauma mais profundo.
Primeiro, conversar com o Eduardo buscando analisar qual foi a situação de violência que ele viveu onde ele foi a vítima.
Segundo, como é a convivência familiar dele? relacionamento com o pai , mãe e irmãos?
Terceiro, o que ele traz na lembranças do seu meio social? o que para muitos não faz diferença para o Eduardo poderia deixar um trauma mais profundo.
Citação de Meire Diva Rossi em maio 13, 2024, 11:53 pmTendo em vista a análise comportamental de Eduardo, um adolescente com tais traços agressivos, seria de grande valia, buscar artifícios que amenizassem suas dores. Poderia sugerir atividade musical, iniciá-lo preferencialmente em algo de percussão, assim poderia também canalizar sua brutalidade no próprio instrumento. Conjuntamente, poderia estimular Eduardo à prática de esporte, talvez a Capoeira, uma vez que teria a música, a dança e a luta combinadas. Caso fosse possível, poderia convidar Eduardo a participar como auxiliar do professor/instrutor em sala de aula (de alunos menores que ele), fazendo com que Eduardo pudesse se sentir “interessante/útil”, desenvolvendo em si, uma sensação de amadurecimento e relevância. Além de indicar acompanhamento ao adolescente e aos representantes legais.
Tendo em vista a análise comportamental de Eduardo, um adolescente com tais traços agressivos, seria de grande valia, buscar artifícios que amenizassem suas dores. Poderia sugerir atividade musical, iniciá-lo preferencialmente em algo de percussão, assim poderia também canalizar sua brutalidade no próprio instrumento. Conjuntamente, poderia estimular Eduardo à prática de esporte, talvez a Capoeira, uma vez que teria a música, a dança e a luta combinadas. Caso fosse possível, poderia convidar Eduardo a participar como auxiliar do professor/instrutor em sala de aula (de alunos menores que ele), fazendo com que Eduardo pudesse se sentir “interessante/útil”, desenvolvendo em si, uma sensação de amadurecimento e relevância. Além de indicar acompanhamento ao adolescente e aos representantes legais.
Citação de omurilocruz em maio 14, 2024, 1:04 amÀ partir da estratégia da sublimação, seria interessante encontrar atividades de interesse do jovem que direcionassem sua atenção e energia a um comportamento aceitável e menos perigoso para o restante dos alunos. Aulas de esportes, jogos competitivos, artes marciais... É necessário também entender o catalisador deste comportamento e tratá-lo a partir daí.
À partir da estratégia da sublimação, seria interessante encontrar atividades de interesse do jovem que direcionassem sua atenção e energia a um comportamento aceitável e menos perigoso para o restante dos alunos. Aulas de esportes, jogos competitivos, artes marciais... É necessário também entender o catalisador deste comportamento e tratá-lo a partir daí.
Citação de ISAAC AVELINO PACHECO MARTINS em maio 14, 2024, 1:16 pmCaso não seja possível um acompanhamento terapêutico e as ações têm que ser realizadas na ONG, aponto possíveis três ações, conforme requerido:
Primeiro, poderia ser oferecido a Eduardo a oportunidade de se envolver em atividades de expressão criativa, como pintura, escultura, música ou escrita, pode ser uma maneira eficaz de canalizar sua energia agressiva de forma construtiva. Essas atividades proporcionam uma saída saudável para os impulsos agressivos, permitindo que ele expresse suas emoções de uma maneira não prejudicial. Além disso, o reconhecimento e o incentivo ao seu talento criativo podem aumentar sua autoestima e motivação para participar de outras atividades.
Segundo, poderia designar um mentor ou conselheiro (ou ainda um analista) que possa trabalhar individualmente com Eduardo para entender suas dificuldades e ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis. Esse mentor pode fornecer um ambiente seguro para que Eduardo explore suas emoções, compreenda as razões por trás de seu comportamento agressivo e aprenda estratégias para lidar com conflitos de maneira mais construtiva. O aconselhamento também pode ajudá-lo a identificar e desenvolver interesses e objetivos pessoais que o motivem a se envolver de forma mais positiva com suas atividades escolares e comunitárias.
E terceiro, implementar um programa estruturado de desenvolvimento de habilidades sociais que ensine a Eduardo habilidades de comunicação eficazes, resolução de conflitos, empatia e cooperação. O programa pode incluir atividades práticas, como jogos de role-playing, discussões em grupo e projetos colaborativos, que oferecem oportunidades para praticar e reforçar as habilidades aprendidas.
Caso não seja possível um acompanhamento terapêutico e as ações têm que ser realizadas na ONG, aponto possíveis três ações, conforme requerido:
Primeiro, poderia ser oferecido a Eduardo a oportunidade de se envolver em atividades de expressão criativa, como pintura, escultura, música ou escrita, pode ser uma maneira eficaz de canalizar sua energia agressiva de forma construtiva. Essas atividades proporcionam uma saída saudável para os impulsos agressivos, permitindo que ele expresse suas emoções de uma maneira não prejudicial. Além disso, o reconhecimento e o incentivo ao seu talento criativo podem aumentar sua autoestima e motivação para participar de outras atividades.
Segundo, poderia designar um mentor ou conselheiro (ou ainda um analista) que possa trabalhar individualmente com Eduardo para entender suas dificuldades e ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis. Esse mentor pode fornecer um ambiente seguro para que Eduardo explore suas emoções, compreenda as razões por trás de seu comportamento agressivo e aprenda estratégias para lidar com conflitos de maneira mais construtiva. O aconselhamento também pode ajudá-lo a identificar e desenvolver interesses e objetivos pessoais que o motivem a se envolver de forma mais positiva com suas atividades escolares e comunitárias.
E terceiro, implementar um programa estruturado de desenvolvimento de habilidades sociais que ensine a Eduardo habilidades de comunicação eficazes, resolução de conflitos, empatia e cooperação. O programa pode incluir atividades práticas, como jogos de role-playing, discussões em grupo e projetos colaborativos, que oferecem oportunidades para praticar e reforçar as habilidades aprendidas.