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Desafio - Módulo I

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À partir da estratégia da sublimação, seria interessante encontrar atividades de interesse do jovem que direcionassem sua atenção e energia a um comportamento aceitável e menos perigoso para o restante dos alunos. Aulas de esportes, jogos competitivos, artes marciais... É necessário também entender o catalisador deste comportamento e tratá-lo a partir daí.

Caso não seja possível um acompanhamento terapêutico e as ações têm que ser realizadas na ONG, aponto possíveis três ações, conforme requerido:

Primeiro, poderia ser oferecido a Eduardo a oportunidade de se envolver em atividades de expressão criativa, como pintura, escultura, música ou escrita, pode ser uma maneira eficaz de canalizar sua energia agressiva de forma construtiva. Essas atividades proporcionam uma saída saudável para os impulsos agressivos, permitindo que ele expresse suas emoções de uma maneira não prejudicial. Além disso, o reconhecimento e o incentivo ao seu talento criativo podem aumentar sua autoestima e motivação para participar de outras atividades.

Segundo, poderia designar um mentor ou conselheiro (ou ainda um analista) que possa trabalhar individualmente com Eduardo para entender suas dificuldades e ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis. Esse mentor pode fornecer um ambiente seguro para que Eduardo explore suas emoções, compreenda as razões por trás de seu comportamento agressivo e aprenda estratégias para lidar com conflitos de maneira mais construtiva. O aconselhamento também pode ajudá-lo a identificar e desenvolver interesses e objetivos pessoais que o motivem a se envolver de forma mais positiva com suas atividades escolares e comunitárias.

E terceiro, implementar um programa estruturado de desenvolvimento de habilidades sociais que ensine a Eduardo habilidades de comunicação eficazes, resolução de conflitos, empatia e cooperação. O programa pode incluir atividades práticas, como jogos de role-playing, discussões em grupo e projetos colaborativos, que oferecem oportunidades para praticar e reforçar as habilidades aprendidas.

 

Em um primeiro momento compreender que os marcadores sociais e a situação econômica e social deste jovem influenciam diretamente suas ações e buscar redirecionar as pulsões agressivas e sexuais para uma atividade mais saudável e empática. Como atividades físicas, atividades artísticas, ou alguma área que o mesmo tenha demonstrado interesse, mas que por conta de sua situação, não vê possibilidade de executa-la

primeiro: abrir um espaço de diálogo para que o adolescente posso se expressar sem julgamentos

segundo: investigar a família

terceiro: formular atividade onde esse adolescente entenda seu papel na sociedade como ser humano, como brincadeiras interativas com espaço de fala respeitoso.

1- É fundamental criar um ambiente seguro e acolhedor onde a criança se sinta livre para expressar seus sentimentos e pensamentos sem julgamentos.

2- É importante trabalhar em conjunto com os pais para entender as dinâmicas familiares e desenvolver estratégias de educação parental que promovam o bem-estar da criança.

3- Através do esporte, da música, da arte, da escrita ou de outras atividades que despertem o interesse da criança, podemos ajudá-la a expressar seus sentimentos de forma mais positiva e construtiva.

A primeira ação que iria propor seria criar um grupo de atividades artísticas  com o foco no fortalecimento  do conceito do coletivo e da importância de cada um e interdenpendecia entre todos. A segunda ação proposta seria análise para abrir um canal de autoconhecimento e a compreensão dos significados ocultos  dessas ações.  E a terceira proposta seria uma atividade de escrita sobre as emoções para ajudar na expressão da agressividade de forma mais aceita socialmente

Boa tarde!

 

A primeira ação seria a de conhecer a realidade sócio/cultural de Eduardo através de uma análise presencial e utilizando-se dos métodos

científicos de Freud. Após isso oportunizar na escola atividades esportivas e culturais que agradam e despertam o talento do paciente trazendo

a ele o bem estar e sentimento de satisfação (sublimação) e aumento de autoestima.

Acredito que a causa do comportamento de Eduardo, como descrito no desafio, ele cresceu em uma área violenta do Rio de Janeiro, certamente o ambiente familiar não era favorável, à uma criança. Certamente não recebeu os estimulos adequados, e o reflexo, agora é visível. Propor ações relacionadas às atividades esportivas coletivas (como natação, escaladas, trilhas e/ou jogos variados), atividades musicais (como criação de bandas, corais e/ou oficina de canto), teatrais (como peças, esquetes e/ou apresentações coletivas), dança, atividades que favoreçam o alívio e o socorro de pessoas em sofrimento e escassez, seria uma alternativa. Desenvolver tarefas que deem a ele o  senso de proteção e cuidado.

De acordo com o relato, Eduardo foi criado em um ambiente não convencional, o que, provavelmente, lhe deu as características que, atualmente, estão presentes. Desenvolver tarefas relacionadas ao cuidado e proteção, bem como atividades onde suas energias pudessem ser melhor canalizadas, seria uma alternativa.

Primeira ação é chamar o Eduardo para uma conversa e acolhimento tentando escutar o seu lado e enteder o que o faz  agir assim.Depois propor saber sobre sua familia a afins que tanto o pertuba.E por ultimo oferecer uma ajuda especializada.

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