Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 480 of 615Next

O primeiro passo é uma escuta individualizada, atenta e livre do adolescente,  após isso, creio que a convocação do responsável ou cuidador do aluno, para que esse através de uma anamnese, possa expor de forma dirigida se há alguma suspeita de que o adolescente em questão é neuroatípico; caso essa possibilidade seja afastada, um diálogo mais aberto sobre as interações familiares, condições de moradia, quais situações traumáticas o indivíduo foi exposto, se houve ou há violências  físicas ou psíquicas no ambiente familiar, tentar saber quando teve inicio o comportamento agressivo. Após essas ações e mediante às informações fornecidas, criar um plano interventivo individualizado para que haja a superação das dificuldades intrapessoais e interpessoais do aluno em questão, assim como as de aprendizagem.

Acredito que a primeira atividade a se fazer com o Eduardo é conhecer a historia de vida de um menino de 14 anos de idade. Identificar gatilhos pisiquicos que o levam a ser agressivo, ter mas notas. Um menino que as vezes mora na periferia de uma grande metropole . Sem condições sociais, economicas e culturais para conseguir. Isso pode ao meu ver, pode ser destruidor ao comportamento inconciente e conciente de uma criança. entao o foco tem que ser no, historico familiar ,tralmas,ambiente externo( sociedade onde ele vive) , questoes raciais como falta de afirmação . São varios fatores muito importantes que devemos nos atentar, em relação ao Eduardo.

1º: Diálogo com o paciente, para o conhecer e investigar esse comportamento;

2º:Conhecer o  Ambiente Familiar, por que pela atitude dele já vai pra “defesa do ego”.

3º : Como está sendo auxiliado no ambiente escolar, pelo os professores.

4º:  Auxiliar com a psicanálise para sua melhora em todas as áreas.

  1. Como o texto diz, a criança é agressiva há uma causa e questão familiar, ou seja, é preciso verificar a raiz desse comportamento;
  2. Ter a possibilidade de uma conversa leve com a criança;
  3. Procurar entender e acolher esta criança, pois, conforme relato a mesma vem de traumas que estão já enraizados no seu inconsciente;
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

PRIMEIRA COISA A FAZER, É CHAMA-LO PARA UMA COVERSA;

SEGUNDA COISA A FAZER, NAO SÓ FALAR, MAS OUVI-LO;

TERCEIRA COISA É BUSCAR UMA ALTERNATIVA DE ENVOLVE-LO EM SALA DE AULA

POR EXEMPLO: COLOCA-LO COMO CO- REPRESENTANTE DA TURMA

Considerando a situação apresentada, seria importante investigar por que o garoto tem esses impulsos de comportamentos inadequados. A partir disso, seria interessante oferecer a Eduardo atividades que lhe possibilitasse desenvolver seus mecanismos de defesa e, dessa forma, transformar esses impulsos violentos em algo proveitoso por todos ou, ao menos, menos danoso. Possivelmente essas atividades poderiam ser no ramo das artes ou do esporte.

Mediante essa situação comportamental do Eduardo, tendo como primeira ação, eu buscaria uma interação maior com ele. Tentaria ganhar sua confiança e buscar entender qual motivo o faz agir assim. Usaria métodos de investigação cientifica, procurando observar o que ele pode estar ocultando, ou seja, buscaria realizar uma Analise.

Como segunda ação, Tentaria entender o porque de tanta resistência ou repressão. Pois sabemos que indivíduos as vezes ocultam informações das quais ele mesmo não tem consciência. Pude observar que em seu comportamento o Id dele esta bem aflorado. Tentaria trabalhar esse comportamento trazendo-o para reflexão, sabendo que os três componentes  básicos do sistema psíquico ( Id, ego e superego) interagem em uma batalha constante.

E por fim, como terceira ação, buscaria entender o porque ele usa a sublimação para sua alto defesa e usaria maneiras em que ele pudesse mudar esse comportamento desajustado socialmente, levando-o a despertar de forma positiva, através de algo que ele goste de fazer, deixa-o confortável e sentindo-se acolhido. Como por exemplo, buscar uma atividade em que ele possa encontrar-se, como pratica de esportes. Mostraria pessoas em que possam servir de inspiração para a sua mudança de comportamento.

Acredito que existem outras formas de conscientizar o individuo porem sendo ele adolescente, ja torna um pouco mais difícil essa jornada. Nessa fase, ele esta em constante mudança.

a primeira ação deveria ser entender porque ele tão novo começou os pequenos delitos, uma avaliação com os pais seria um otimo começo. a segunda seria entender e saber se ele tinha falta de atenção e procurar sanar essa falta, e por ultimo mostrar a ele que ela é tão importante quanto seus colegas independente de suas notas não serem iguais aos de seus amigos de classe.

Primeiro entender a dinâmica familiar e junto com esses, realizar um "investigação" de sua infância para entender em que ponto Eduardo iniciou este comportamento, assim como entender suas áreas de interesse, em uma conversa livre.

Após incluir nas aulas atividades mais desafiadoras nos quesito reflexivo e prática ( uma metodologia mais cinestésica) para que o Eduardo se sinta incluído nas atividades, na classe e na ONG, fazendo-o perceber que ele é um ser importante e único, com potencialidades, tanto neste ambiente como no mundo.

Analisar como Eduardo se comporta diante das atividades e seu desenvolvimento pessoal no resgate do valor pessoal.

1: conversar com eduardo para saber como era seu ambiente familiar.

2: saber oque ele faz em situaçoes para ajuda-lo para convivio social.

3:conversar com ele sobre sseu comportamento.

PreviousPage 480 of 615Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱