Desafio - Módulo I
Citação de ROSANA TERRABUIO MARQUES em junho 28, 2024, 8:25 amNo caso do Eduardo, a proposta seria sessões de livre conversa, para ter conhecimento da história, e analisar os possíveis traumas e experiências negativas vividas pelo adolescente.
Diante disso, propor atividades intelectuais, artísticas ou até mesmo religiosa, com intuito de transformar esse comportamento em algo menos danoso para sociedade.
No caso do Eduardo, a proposta seria sessões de livre conversa, para ter conhecimento da história, e analisar os possíveis traumas e experiências negativas vividas pelo adolescente.
Diante disso, propor atividades intelectuais, artísticas ou até mesmo religiosa, com intuito de transformar esse comportamento em algo menos danoso para sociedade.
Citação de claudinete em junho 28, 2024, 4:21 pmConsiderando o que fala a Sublimação freudiana, Eduardo utiliza esses comportamentos como mecanismo de defesa, isso acontece porque no seu inconsciente algo o incomoda, ele está sofrendo por conta de alguma coisa que seu inconsciente quer revelar e ele usa esses comportamentos para sua auto defesa, o ideal é envolver a família e encaminhar Eduardo para ajuda profissional.
Considerando o que fala a Sublimação freudiana, Eduardo utiliza esses comportamentos como mecanismo de defesa, isso acontece porque no seu inconsciente algo o incomoda, ele está sofrendo por conta de alguma coisa que seu inconsciente quer revelar e ele usa esses comportamentos para sua auto defesa, o ideal é envolver a família e encaminhar Eduardo para ajuda profissional.
Citação de Luciana Pereira Carvalho em junho 28, 2024, 4:42 pmA primeira coisa a ser feita é investigar o passado de Eduardo todos os traumas que ele viveu que hoje o leva a ter esse tipo de comportamento. A segunda coisa é, tentar mostrar para Eduardo o valor que ele tem como pessoa que não importa o que ele viveu no passado ou ouviu durante esse tempo de 6 a 14. Que ele tem o seu valor. A terceira posição com Eduardo é mostrar que tem pessoas que se importam com ele. Que apesar da vida difícil dele que leva ele ater esse tipo de comportamento , ainda tem esperança para ele. Que o passado ficou para trás e agora é hora de um novo recomeço
A primeira coisa a ser feita é investigar o passado de Eduardo todos os traumas que ele viveu que hoje o leva a ter esse tipo de comportamento. A segunda coisa é, tentar mostrar para Eduardo o valor que ele tem como pessoa que não importa o que ele viveu no passado ou ouviu durante esse tempo de 6 a 14. Que ele tem o seu valor. A terceira posição com Eduardo é mostrar que tem pessoas que se importam com ele. Que apesar da vida difícil dele que leva ele ater esse tipo de comportamento , ainda tem esperança para ele. Que o passado ficou para trás e agora é hora de um novo recomeço
Citação de Maria Cristina de jesus pacaio em junho 28, 2024, 4:51 pmInvestigar o ambiente familiar buscar entender este comportamento de sobrevivência agressão.
Investigar o ambiente familiar buscar entender este comportamento de sobrevivência agressão.
Citação de Jessyc@ em junho 28, 2024, 5:32 pmConversar com o aluno para saber as causas do tal comportamento; adicionar atividades musicais, artísticas ou religiosas para que assim ele possa expressar as tais atitudes nas atividades.
Conversar com o aluno para saber as causas do tal comportamento; adicionar atividades musicais, artísticas ou religiosas para que assim ele possa expressar as tais atitudes nas atividades.
Citação de Alessandra Duarte Castelo Branco em junho 28, 2024, 5:39 pmPara promover uma mudança de comportamento do Eduardo segundo a compreensão freudiana de sublimação e ressaltando que existem espaços onde é oferecido tais atividades de forma gratuita, pode-se considerar e incentivar as seguintes atividades citadas abaixo, onde as mesmas ajudam a redirecionar as energias do Eduardo para canais construtivos, utilizando os princípios da sublimação para transformar impulsos indesejáveis em realizações positivas:
- Envolvimento em atividades artísticas - incentivar Eduardo a participar de atividades como pintura, escultura, música ou teatro. A arte pode canalizar impulsos e emoções inaceitáveis em expressão criativas, ajudando na sublimação desses impulsos em formas socialmente aceitáveis e valorizadas.
- Participação em esportes ou atividades físicas - encorajar a prática de esportes ou exercícios físicos como futebol, artes marciais ou natação. Essas atividades podem transformar a energia dos impulsos agressivos ou sexualizados em disciplina e cooperação, promovendo um comportamento mais positivo e construtivo.
- Engajamento em atividades educacionais e de desenvolvimento pessoal - oferecer oportunidades para Eduardo se envolver em projetos educacionais como formações livres e/ou técnicas, clubes de leitura ou oficinais de escrita. Estas atividades permitem que o desejo de conhecimento e a curiosidade sejam canalizados para o desenvolvimento intelectual e pessoal, ao invés de comportamentos destrutivos.
Para promover uma mudança de comportamento do Eduardo segundo a compreensão freudiana de sublimação e ressaltando que existem espaços onde é oferecido tais atividades de forma gratuita, pode-se considerar e incentivar as seguintes atividades citadas abaixo, onde as mesmas ajudam a redirecionar as energias do Eduardo para canais construtivos, utilizando os princípios da sublimação para transformar impulsos indesejáveis em realizações positivas:
- Envolvimento em atividades artísticas - incentivar Eduardo a participar de atividades como pintura, escultura, música ou teatro. A arte pode canalizar impulsos e emoções inaceitáveis em expressão criativas, ajudando na sublimação desses impulsos em formas socialmente aceitáveis e valorizadas.
- Participação em esportes ou atividades físicas - encorajar a prática de esportes ou exercícios físicos como futebol, artes marciais ou natação. Essas atividades podem transformar a energia dos impulsos agressivos ou sexualizados em disciplina e cooperação, promovendo um comportamento mais positivo e construtivo.
- Engajamento em atividades educacionais e de desenvolvimento pessoal - oferecer oportunidades para Eduardo se envolver em projetos educacionais como formações livres e/ou técnicas, clubes de leitura ou oficinais de escrita. Estas atividades permitem que o desejo de conhecimento e a curiosidade sejam canalizados para o desenvolvimento intelectual e pessoal, ao invés de comportamentos destrutivos.
Citação de Lidiane alice silva garcao em junho 28, 2024, 6:06 pm1º - Conversaria com o Eduardo, tentaria entender seu posicionamento e comportamento, tentaria achar junto com ele algo que o motivasse e deixaria ele se sentir acolhido, protegido e seguro.
2º - Após entender sua motivação para tal corportamento colocaria em prática atividades em que ele conseguisse externar seus sentimentos de forma racional e segura;
3º - conversaria com familiares entender como é a convivencia dele fora da ONG e orientaria a familia a desenvolver atividades que proporcionasse prazer e segurança jubto com o Eduardo.
1º - Conversaria com o Eduardo, tentaria entender seu posicionamento e comportamento, tentaria achar junto com ele algo que o motivasse e deixaria ele se sentir acolhido, protegido e seguro.
2º - Após entender sua motivação para tal corportamento colocaria em prática atividades em que ele conseguisse externar seus sentimentos de forma racional e segura;
3º - conversaria com familiares entender como é a convivencia dele fora da ONG e orientaria a familia a desenvolver atividades que proporcionasse prazer e segurança jubto com o Eduardo.
Citação de Etyene em junho 28, 2024, 9:37 pmConsiderando os comportamentos agressivos de Eduardo e, compreendendo seu histórico com anos de comportamento disfuncional, para buscar moldar esses comportamentos do aluno, a equipe poderia desenvolver atividades que canalizassem essa energia de Eduardo para outra área, já que em sala de aula existia pouco interesse. Como, por exemplo, atividades que envolvessem modalidades esportivas, como aquelas voltadas às artes maciais. Todavia, antes de qualquer intervenção, é necessário que exista uma compreensão mais aprofundada na história, possíveis motivos deste comportamento, bem como a sua estrutura familiar, buscando, até, formas de conhecê-lo melhor, aproximando estratégias mais interessantes a Eduardo.
Considerando os comportamentos agressivos de Eduardo e, compreendendo seu histórico com anos de comportamento disfuncional, para buscar moldar esses comportamentos do aluno, a equipe poderia desenvolver atividades que canalizassem essa energia de Eduardo para outra área, já que em sala de aula existia pouco interesse. Como, por exemplo, atividades que envolvessem modalidades esportivas, como aquelas voltadas às artes maciais. Todavia, antes de qualquer intervenção, é necessário que exista uma compreensão mais aprofundada na história, possíveis motivos deste comportamento, bem como a sua estrutura familiar, buscando, até, formas de conhecê-lo melhor, aproximando estratégias mais interessantes a Eduardo.
Citação de MaurinhaMM em junho 28, 2024, 10:38 pmPenso, que deve analisar o menino a família, o meio que está inserido e propor exercícios dentro da analise feita. Descobrir o que ele gosta de fazer, incentivar exercícios de desenvolvimento.
Penso, que deve analisar o menino a família, o meio que está inserido e propor exercícios dentro da analise feita. Descobrir o que ele gosta de fazer, incentivar exercícios de desenvolvimento.
Citação de EDSON LOPES RODRIGUES JUNIOR em junho 28, 2024, 11:01 pmPara abordar a mudança de comportamento de Eduardo, considerando a compreensão freudiana sobre sublimação, é essencial criar oportunidades para que ele possa transformar suas energias destrutivas em atividades socialmente benéficas e pessoalmente gratificantes. Aqui estão três ações/atividades que poderiam ser implementadas:
- Programa de Artes e Expressão Criativa;
- Programas de Esportes e Atividades Físicas;
- Projetos de Serviço Comunitário e Voluntariado dentro da ONG Ventos Novos e na sociedade que ela já esta inserido.
Essas atividades não apenas ajudarão Eduardo a transformar suas energias negativas em ações positivas, mas também proporcionarão um ambiente onde ele pode desenvolver novas habilidades, relacionamentos saudáveis e uma maior autoestima, contribuindo para uma mudança duradoura em seu comportamento.
Para abordar a mudança de comportamento de Eduardo, considerando a compreensão freudiana sobre sublimação, é essencial criar oportunidades para que ele possa transformar suas energias destrutivas em atividades socialmente benéficas e pessoalmente gratificantes. Aqui estão três ações/atividades que poderiam ser implementadas:
- Programa de Artes e Expressão Criativa;
- Programas de Esportes e Atividades Físicas;
- Projetos de Serviço Comunitário e Voluntariado dentro da ONG Ventos Novos e na sociedade que ela já esta inserido.
Essas atividades não apenas ajudarão Eduardo a transformar suas energias negativas em ações positivas, mas também proporcionarão um ambiente onde ele pode desenvolver novas habilidades, relacionamentos saudáveis e uma maior autoestima, contribuindo para uma mudança duradoura em seu comportamento.