Desafio - Módulo I
Citação de Lara Cristina em julho 9, 2024, 3:20 am
- Primeiramente, buscar conhecer o quotidiano da criança e entender em qual ambiente ela esta inserida;
- Segundo, conversar com ela particularmente e entender quais são os sentimento que ela tenta externar através do comportamento agressivo;
- Terceiro, buscando formas especificavas e assertivas de mostrar para o Eduardo o caminho para a cura do inconsciente, no mesmo tempo em que usa exemplos entendi-veis a ele para mostrar a maneira correta de se relacionar socialmente, independente de questões internas. Vale lembrar que, para o Eduardo, talvez seja necessário que ajuda também chegue até o convívio familiar, que pode ser a causa principal de seus comportamentos.
- Primeiramente, buscar conhecer o quotidiano da criança e entender em qual ambiente ela esta inserida;
- Segundo, conversar com ela particularmente e entender quais são os sentimento que ela tenta externar através do comportamento agressivo;
- Terceiro, buscando formas especificavas e assertivas de mostrar para o Eduardo o caminho para a cura do inconsciente, no mesmo tempo em que usa exemplos entendi-veis a ele para mostrar a maneira correta de se relacionar socialmente, independente de questões internas. Vale lembrar que, para o Eduardo, talvez seja necessário que ajuda também chegue até o convívio familiar, que pode ser a causa principal de seus comportamentos.
Citação de Oziel87 em julho 9, 2024, 7:33 amAqui se inicia o o trabalho de psicoterapia e em contexto o processo de análise e ao compreender como ocorre a dinâmica subjetiva do adolescente e suas relações o outro pode se indicar atividades que gerem empatia para que entenda seu valor e o valor do outra na relação,
Indicaria :
1 Terapia de grupo
2 prática esportiva
3 poderia se indicar cartões de enfrentamento diante dos desafios diários para que o adolescente desenvolva resiliência e habilidades para corrigir distorções cognitivas e emocionais
Aqui se inicia o o trabalho de psicoterapia e em contexto o processo de análise e ao compreender como ocorre a dinâmica subjetiva do adolescente e suas relações o outro pode se indicar atividades que gerem empatia para que entenda seu valor e o valor do outra na relação,
Indicaria :
1 Terapia de grupo
2 prática esportiva
3 poderia se indicar cartões de enfrentamento diante dos desafios diários para que o adolescente desenvolva resiliência e habilidades para corrigir distorções cognitivas e emocionais
Citação de Girlene Barbalho em julho 9, 2024, 8:52 amA primeira coisa é entender núcleo familiar.
Trabalhar meios particulares que auxiliem a inseri_lo a cada vez mais ao grupo.
Trabalhar com toda a classe, de forma a compreender e auxiliar com as necessidades desse individuo, para que não haja a exclusão do mesmo.
A primeira coisa é entender núcleo familiar.
Trabalhar meios particulares que auxiliem a inseri_lo a cada vez mais ao grupo.
Trabalhar com toda a classe, de forma a compreender e auxiliar com as necessidades desse individuo, para que não haja a exclusão do mesmo.
Citação de Aguinaldo Tavares de Almeida em julho 9, 2024, 12:48 pm
- Será necessário chamar o Eduardo para conversar e procurar entender a raiz, a causa do seu comportamento agressivo e arredio. Ouvir o Eduardo com muita atenção é o primeiro passo para procurar conhecê-lo e entendê-lo.
- Após esse primeiro contato, vou chamar os seus pais para aprofundar o conhecimento da sua história de vida e seu contexto familiar
- Após esse primeiro contato com o Eduardo e com a sua família, será necessário agendar alguns encontros semanais para que o Eduardo seja conscientizado da sua situação, e assim as mudanças de mente e comportamento sejam trabalhadas na sua vida.
- Será necessário chamar o Eduardo para conversar e procurar entender a raiz, a causa do seu comportamento agressivo e arredio. Ouvir o Eduardo com muita atenção é o primeiro passo para procurar conhecê-lo e entendê-lo.
- Após esse primeiro contato, vou chamar os seus pais para aprofundar o conhecimento da sua história de vida e seu contexto familiar
- Após esse primeiro contato com o Eduardo e com a sua família, será necessário agendar alguns encontros semanais para que o Eduardo seja conscientizado da sua situação, e assim as mudanças de mente e comportamento sejam trabalhadas na sua vida.
Citação de Tatiane Rogeria dos Santos Lima em julho 9, 2024, 1:55 pmNeste caso eu chamaria os responsáveis para conversar e entender um pouco mais a dinâmica familiar, relacionamentos com outros familiares, rotina diária, buscar uma aproximação com o jovem, conversar para começar a compreender o porque de tal comportamento. Verificar o que ele gosta de fazer, e se for o caso matricular ele em um esporte ou outra atividade .
Neste caso eu chamaria os responsáveis para conversar e entender um pouco mais a dinâmica familiar, relacionamentos com outros familiares, rotina diária, buscar uma aproximação com o jovem, conversar para começar a compreender o porque de tal comportamento. Verificar o que ele gosta de fazer, e se for o caso matricular ele em um esporte ou outra atividade .
Citação de le-araujo@hotmail.com em julho 9, 2024, 2:27 pmComo o subsconsciente comanda nossas ações e comportamentos.
Como o subsconsciente comanda nossas ações e comportamentos.
Citação de Luiz Marcos Leite do Nascimento em julho 9, 2024, 3:05 pmA situação do Eduardo é algo muito comum nas periferias das grandes cidades, isso é corriqueiro e alarmante, não se trata de algo incomum.
Usando a situação proposta, indico 3 possíveis caminhos, sendo:
1 - Um diálogo fraterno com todos os envolvidos na vida cotidiana do Eduardo, desde parentes próximos à educadores, buscar a causa raiz da sua raiva, do seu descontentamento com o mundo. Entender seus dilemas, suas feridas e espaços que permitam uma inserção de algo novo, visto que aquilo que lhe foi ofertado, até então, não o fez avançar como os demais;
2 - Propor atividade física, artística, manual e com grande demanda de energia, procurar uma atividade que lhe traga prazer e desafios nunca vivenciados;
3 - Medir, aferir, acompanhar e validar (ou não) seu processo futuro, entender se aquilo que lhe foi proposto de fato surtiu melhoria, ter um "tato" maior com sua rotina, perceber se sua culpa, seus medos e revoltas estão se esvaindo, validar o processo proposto como um todo.
A situação do Eduardo é algo muito comum nas periferias das grandes cidades, isso é corriqueiro e alarmante, não se trata de algo incomum.
Usando a situação proposta, indico 3 possíveis caminhos, sendo:
1 - Um diálogo fraterno com todos os envolvidos na vida cotidiana do Eduardo, desde parentes próximos à educadores, buscar a causa raiz da sua raiva, do seu descontentamento com o mundo. Entender seus dilemas, suas feridas e espaços que permitam uma inserção de algo novo, visto que aquilo que lhe foi ofertado, até então, não o fez avançar como os demais;
2 - Propor atividade física, artística, manual e com grande demanda de energia, procurar uma atividade que lhe traga prazer e desafios nunca vivenciados;
3 - Medir, aferir, acompanhar e validar (ou não) seu processo futuro, entender se aquilo que lhe foi proposto de fato surtiu melhoria, ter um "tato" maior com sua rotina, perceber se sua culpa, seus medos e revoltas estão se esvaindo, validar o processo proposto como um todo.
Citação de Maila em julho 9, 2024, 4:29 pmPrimeira ação: chamar Eduardo para uma conversa e escutá-lo.
Segunda ação: chamar os pais do Eduardo para uma conversa e buscar um entendimento das conexões familiares. Investigar principalmente o comportamento do pai. Verificar se Eduardo tem irmãos, qual é o lugar dele na família e se mais alguém mora com a família.
Terceira ação: propor atividades que possam ser usadas como válvula de escape para o impulso violento de Eduardo (atividade artística, esporte, música, etc).
Primeira ação: chamar Eduardo para uma conversa e escutá-lo.
Segunda ação: chamar os pais do Eduardo para uma conversa e buscar um entendimento das conexões familiares. Investigar principalmente o comportamento do pai. Verificar se Eduardo tem irmãos, qual é o lugar dele na família e se mais alguém mora com a família.
Terceira ação: propor atividades que possam ser usadas como válvula de escape para o impulso violento de Eduardo (atividade artística, esporte, música, etc).
Citação de Carla Gutierrez em julho 9, 2024, 5:36 pmEduardo claramente esta usando da violencia como uma mecanismo de defesa.
Primeiramente se faz importante uma conversa com pais, responsáveis e escola, entender como Eduardo se comporta em todos os ambientes que frequenta.
Escuta e acolhimento de Eduardo.
Propor atividades que direcionem esse comportamento, artes marciais, por exemplo.
Acompanhar de maneira metodica sempre em conjunto (família, escola, analista)
Eduardo claramente esta usando da violencia como uma mecanismo de defesa.
Primeiramente se faz importante uma conversa com pais, responsáveis e escola, entender como Eduardo se comporta em todos os ambientes que frequenta.
Escuta e acolhimento de Eduardo.
Propor atividades que direcionem esse comportamento, artes marciais, por exemplo.
Acompanhar de maneira metodica sempre em conjunto (família, escola, analista)
Citação de Marcos A. dos Santos em julho 9, 2024, 7:14 pmNo primeiro momento acolhê-lo para despertar confiança. Em um segundo momento buscar conversar com ele deixando-o falar sobre sua vida e seus sentimentos. Num terceiro momento utilizar a sublimação. Colocando o outro lado que talvez esteja escondido por detrás das suas inquietações. Aqui iria propor atividades onde pudesse redirecionar seus sentimentos.
No primeiro momento acolhê-lo para despertar confiança. Em um segundo momento buscar conversar com ele deixando-o falar sobre sua vida e seus sentimentos. Num terceiro momento utilizar a sublimação. Colocando o outro lado que talvez esteja escondido por detrás das suas inquietações. Aqui iria propor atividades onde pudesse redirecionar seus sentimentos.