Desafio - Módulo I
Citação de Maila em julho 9, 2024, 4:29 pmPrimeira ação: chamar Eduardo para uma conversa e escutá-lo.
Segunda ação: chamar os pais do Eduardo para uma conversa e buscar um entendimento das conexões familiares. Investigar principalmente o comportamento do pai. Verificar se Eduardo tem irmãos, qual é o lugar dele na família e se mais alguém mora com a família.
Terceira ação: propor atividades que possam ser usadas como válvula de escape para o impulso violento de Eduardo (atividade artística, esporte, música, etc).
Primeira ação: chamar Eduardo para uma conversa e escutá-lo.
Segunda ação: chamar os pais do Eduardo para uma conversa e buscar um entendimento das conexões familiares. Investigar principalmente o comportamento do pai. Verificar se Eduardo tem irmãos, qual é o lugar dele na família e se mais alguém mora com a família.
Terceira ação: propor atividades que possam ser usadas como válvula de escape para o impulso violento de Eduardo (atividade artística, esporte, música, etc).
Citação de Carla Gutierrez em julho 9, 2024, 5:36 pmEduardo claramente esta usando da violencia como uma mecanismo de defesa.
Primeiramente se faz importante uma conversa com pais, responsáveis e escola, entender como Eduardo se comporta em todos os ambientes que frequenta.
Escuta e acolhimento de Eduardo.
Propor atividades que direcionem esse comportamento, artes marciais, por exemplo.
Acompanhar de maneira metodica sempre em conjunto (família, escola, analista)
Eduardo claramente esta usando da violencia como uma mecanismo de defesa.
Primeiramente se faz importante uma conversa com pais, responsáveis e escola, entender como Eduardo se comporta em todos os ambientes que frequenta.
Escuta e acolhimento de Eduardo.
Propor atividades que direcionem esse comportamento, artes marciais, por exemplo.
Acompanhar de maneira metodica sempre em conjunto (família, escola, analista)
Citação de Marcos A. dos Santos em julho 9, 2024, 7:14 pmNo primeiro momento acolhê-lo para despertar confiança. Em um segundo momento buscar conversar com ele deixando-o falar sobre sua vida e seus sentimentos. Num terceiro momento utilizar a sublimação. Colocando o outro lado que talvez esteja escondido por detrás das suas inquietações. Aqui iria propor atividades onde pudesse redirecionar seus sentimentos.
No primeiro momento acolhê-lo para despertar confiança. Em um segundo momento buscar conversar com ele deixando-o falar sobre sua vida e seus sentimentos. Num terceiro momento utilizar a sublimação. Colocando o outro lado que talvez esteja escondido por detrás das suas inquietações. Aqui iria propor atividades onde pudesse redirecionar seus sentimentos.
Citação de Jussara Godinho em julho 9, 2024, 8:17 pmA arte é um caminho eficaz da sublimação, portanto, escrever, pintar, desenhar, entre tantas outras expressões artísticas são exemplos do mecanismo de defesa chamado sublimação.
A arte é um caminho eficaz da sublimação, portanto, escrever, pintar, desenhar, entre tantas outras expressões artísticas são exemplos do mecanismo de defesa chamado sublimação.
Citação de Adriana Nogueira em julho 9, 2024, 10:15 pmDe acordo com o relato do aluno, acredito que:
- Devemos acolhe-lo. Uma conversa na mesa da prof., perguntando o que esta acontecendo? Por que esta agindo assim? o que seu colega fez a você?
A partir do ato do colega conseguimos iniciar a compreensão do sentimento gerador, e acolhe-lo nessa dor.
2. Em seguida, trazer a consciência sobre a atitude que ele vem tomando, fazê-lo perceber que não são legais. Pedir a ele que quando esse sentimento vim, procure a prof., para te ajudar no que podemos fazer ou mudar.
3. Convidar os pais para conversar junto com a coordenação e professora. A primeira pergunta é: Como o aluno (a) é em casa? o responsável fala o que vier em pensamento e nem sempre fala o que queremos ouvir. Então, falamos como tem sido o comportamento do aluno nesses últimos dias e logo o responsável assume e vem com uma história parecida que aconteceu em casa. |E a 2 pergunta é: Como você faz quando isso acontece em casa? O responsável tem seu modo, normalmente bater, tirar coisas que gosta e etc, ai vem a chave da dica e intervenção da professora com dicas de quando necessário ser encaminhado para um atendimento especializado, ou dicas de maneiras para intervir em casa para contribuir com o método em parceria com a escola. Sendo assim continuar acompanhado para evolução ou mudanças de métodos. Com certeza na maioria das vezes estão em casa a raiz do problema.
De acordo com o relato do aluno, acredito que:
- Devemos acolhe-lo. Uma conversa na mesa da prof., perguntando o que esta acontecendo? Por que esta agindo assim? o que seu colega fez a você?
A partir do ato do colega conseguimos iniciar a compreensão do sentimento gerador, e acolhe-lo nessa dor.
2. Em seguida, trazer a consciência sobre a atitude que ele vem tomando, fazê-lo perceber que não são legais. Pedir a ele que quando esse sentimento vim, procure a prof., para te ajudar no que podemos fazer ou mudar.
3. Convidar os pais para conversar junto com a coordenação e professora. A primeira pergunta é: Como o aluno (a) é em casa? o responsável fala o que vier em pensamento e nem sempre fala o que queremos ouvir. Então, falamos como tem sido o comportamento do aluno nesses últimos dias e logo o responsável assume e vem com uma história parecida que aconteceu em casa. |E a 2 pergunta é: Como você faz quando isso acontece em casa? O responsável tem seu modo, normalmente bater, tirar coisas que gosta e etc, ai vem a chave da dica e intervenção da professora com dicas de quando necessário ser encaminhado para um atendimento especializado, ou dicas de maneiras para intervir em casa para contribuir com o método em parceria com a escola. Sendo assim continuar acompanhado para evolução ou mudanças de métodos. Com certeza na maioria das vezes estão em casa a raiz do problema.
Citação de Adriana Nogueira em julho 9, 2024, 10:36 pmrespondido
respondido
Citação de madocouten@gmail.com em julho 9, 2024, 10:44 pm1 - Fazer uma investigação profunda junto aos pais sobre a convivência familiar;
2 - Envolver o Jovem Eduardo em atividades que ele goste, como por exemplo um esporte, pois seria uma forma de ele se socializar e aprender a ser melhor;
3 - Acolher o Eduardo sem julgamentos, mas mostrando a ele um caminho melhor do que o que ele segue hoje.
1 - Fazer uma investigação profunda junto aos pais sobre a convivência familiar;
2 - Envolver o Jovem Eduardo em atividades que ele goste, como por exemplo um esporte, pois seria uma forma de ele se socializar e aprender a ser melhor;
3 - Acolher o Eduardo sem julgamentos, mas mostrando a ele um caminho melhor do que o que ele segue hoje.
Citação de Cristina lopes de lacerda em julho 9, 2024, 10:45 pmTrazer a conciencia sobre a atitude que ele vem tomando, fazendo ele refletir sobre seus atos.
Assim ele pode ter conciencia que esses sentimentos são ruins.
Que deveria procurar ajuda de sua professora para mudar suas atitudes.
Trazer a conciencia sobre a atitude que ele vem tomando, fazendo ele refletir sobre seus atos.
Assim ele pode ter conciencia que esses sentimentos são ruins.
Que deveria procurar ajuda de sua professora para mudar suas atitudes.
Citação de Rose Bertoldi em julho 9, 2024, 10:52 pmA PRIMEIRA AÇÃO , EU INDICARIA UMA CONVERSA ABERTA COM SEUS PAIS OU FAMILIARES, LOGO DEPOIS CHAMARIA O EDUARDO PARA UMA CONVERSA.
OUVIR O EDUARDO CRIAR UM RELACIONAMENTO DE CONFIANÇA PARA EU CONSEGUIR ABORDAR E AJUDAR EM SEUS CONFLITOS INTERNOS, CLARO, TODO O TRABALHO ENVOLVE OS FAMILIARES E O EDUARDO. CRIAR MOVIMENTOS CULTURAIS NA ONG ENVOLVENDO OS JOVENS NAS ATIVIDADES , ENCONTROS SOCIAIS PODEM CRIAR RELACIONAMENTOS FUTUROS.
SEGUNDA AÇÃO ( SUBLIMAÇÃO) APÓS MUDANÇAS EM SEU COMPARTAMENTO INDICAR ATIVIDADE FISICA,TRABALHO VOLUTÁRIO PARA AJUDAR NA ONG.
A TERCEIRA AÇÃO ( ANÁLISE) ,A COMPANHAR SEU RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA ONG, DEIXANDO ELE MAIS SOCIAVEL COM A COMUNIDADE.
A PRIMEIRA AÇÃO , EU INDICARIA UMA CONVERSA ABERTA COM SEUS PAIS OU FAMILIARES, LOGO DEPOIS CHAMARIA O EDUARDO PARA UMA CONVERSA.
OUVIR O EDUARDO CRIAR UM RELACIONAMENTO DE CONFIANÇA PARA EU CONSEGUIR ABORDAR E AJUDAR EM SEUS CONFLITOS INTERNOS, CLARO, TODO O TRABALHO ENVOLVE OS FAMILIARES E O EDUARDO. CRIAR MOVIMENTOS CULTURAIS NA ONG ENVOLVENDO OS JOVENS NAS ATIVIDADES , ENCONTROS SOCIAIS PODEM CRIAR RELACIONAMENTOS FUTUROS.
SEGUNDA AÇÃO ( SUBLIMAÇÃO) APÓS MUDANÇAS EM SEU COMPARTAMENTO INDICAR ATIVIDADE FISICA,TRABALHO VOLUTÁRIO PARA AJUDAR NA ONG.
A TERCEIRA AÇÃO ( ANÁLISE) ,A COMPANHAR SEU RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA ONG, DEIXANDO ELE MAIS SOCIAVEL COM A COMUNIDADE.
Citação de Cristina lopes de lacerda em julho 9, 2024, 10:59 pmConsiderando que se trata de um garoto de 14 anos com problemas de sociabilidade com seus colegas.
Deveria reunir seus pais para ter um parâmetro de sua conduta em sua casa e assim tentar ajudá-lo de forma
Correta e atuante com conversas para que ele perceba suas atitudes com sentimentos dolorosos com seus colegas.
Considerando que se trata de um garoto de 14 anos com problemas de sociabilidade com seus colegas.
Deveria reunir seus pais para ter um parâmetro de sua conduta em sua casa e assim tentar ajudá-lo de forma
Correta e atuante com conversas para que ele perceba suas atitudes com sentimentos dolorosos com seus colegas.
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