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Desafio - Módulo I

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O caso demonstra que o adolescente, deve passar por algo traumático em sua casa, e acabe exacerbando esses sentimentos, o ideal seria avaliar seu histórico de vida e ajudá-lo de alguma maneira, ele só deve estar precisando ser ouvido.

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Lucsilva189

Conversar com o garoto e adentrar de foram sútil sobre a convivência familiar

Em seguida explicar de forma ilustrativa sobre seu comportamento

E acompanhá-lo mostrando os pontos negativo da suas atitudes e os pontos positivos em decorrência uma atitude oposta.

Na verdade, poderia se realizar uma escuta ativa do Eduardo, e compreender se realmente, esses valores ou relacionamento, ainda fazem sentido na vida dele, monogamia importa? Ou se é mais um padrão imposto pela sociedade?

Como primeira acao eu tentaria um dialogo aberto com os pais para entender melhor a dinamica familiar e possiveis fatores externos que estariam causando o comportamento deviante . Ademais como segunda acacao se possivel, faria uma visita ao ambiente domestico que auxiliaria na compreensao das condicoes ambientais em que o jovem se encontra. Apos entender melhor sua realidade, propor medidas para suprir esses possiveis deficits e trabalhar junto ao jovem com um sistema de acompanhamento de progresso e recompensa.

Ter uma serie de conversas com Eduardo de maneira amistosa para conhece-lo, verificar os seus gostos (o que gosta de fazer e o que pode motiva-lo), o seu histórico de vida e seus possíveis traumas.

Verificar com a família a historia de vida de Eduardo, ambiente social, dificuldades vividas e possíveis traumas vivido por ele e pela família.

Fazer o acompanhamento e terapia com Eduardo e família, tentar integrar esse garoto com esportes e cursos para que tenha uma visão de futuro e de sociedade.

 

1 Acolher o Eduardo e conversar sobre suas dores
2 Entender de onde vem a raiz do problema
3 Direcionar para o profissional especializado

O personagem  está colocando para fora algo que o sufoca , e por não ter real entendimento daquilo que lhe causa sofrimento encontrou na  violência um jeito de se "libertar" de algo que o incomoda . E mesmo os outros alunos  lhe dando atenção , não consegue lhe preencher o vazio dessa dor .

Após o estudo sobre sublimação podemos perceber que o jovem com comportamento agressivo, pode canalizar essa energia e impulsos em outras áreas para redução de danos a si próprio e a sociedade.
Primeira ação seria um diálogo com Eduardo, para melhor entendimento do seu contexto familiar e de vida
após ganhar a confiança do jovem, sugeriria que os impulsos fossem canalizados em alguma atividade menos danosa tanto a ele quando aos demais
e por último um acompanhamento para conseguir controlar melhor os impulsos e canalizá-los para algo que faça mais sentido.

1- Inscrever Eduardo em um programa de esportes, como futebol, artes marciais ou atletismo. Esportes podem canalizar a agressividade de Eduardo para uma atividade física positiva. Além de melhorar sua saúde e disciplina, o esporte ensina valores como respeito, trabalho em equipe e autocontrole. Ao se envolver em competições e treinos, ele pode encontrar um meio de se expressar e se destacar positivamente.

 

2- Oferecer aulas de arte, música ou teatro para Eduardo. Atividades artísticas permitem a expressão de emoções e impulsos de maneira construtiva e criativa. Desenhar, pintar, tocar um instrumento ou atuar em peças de teatro pode ajudar Eduardo a sublimar suas frustrações e sentimentos negativos, transformando-os em obras criativas. Isso também pode ajudar a melhorar sua autoestima e encontrar novas formas de se conectar com os outros.

3- Participar de atividades que beneficiem a comunidade pode dar a Eduardo um senso de propósito e responsabilidade. Ajudar os outros pode transformar suas energias destrutivas em ações positivas, fazendo com que ele se sinta valorizado e útil. Além disso, essas atividades podem ensinar empatia e a importância de trabalhar para o bem comum.

 

Primeira exercício: Pedir para o Eduardo descrever sua relação familiar, ou seja, como é a convivência  em sua casa, com seus responsáveis, pedindo que aponte as questões que o mais deixa feliz e as que mais o deixa triste. Pois é importante percebermos o meio e as influências.

Segunda exercício: Solicitar ao Eduardo uma lista de sentimentos que ele mais sente, quando está em diferentes lugares e situações. Ex: Na escola, com os amigos, quando está agredindo alguém, quando está só, quando está com a família e etc. Pois precisamos compreender se há de fato uma satisfação ou não nesses episódio de agressão.

Terceiro exercício: Pedir ao Eduardo que se descreva o que ele faz que o deixa mais feliz e também que ele descreva como se vê no futuro, sonhos, planos, profissão... Pois aqui será mais fácil de analisar/pensar naquilo que pode ser o fator de sublimação do pré-adolescente em questão.

 

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