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Desafio - Módulo I

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Usaria técnicas e benefícios da psicanálise nesse processo doloroso que o jovem Eduardo esta enfrentando proporcionando alívio aos seus sofrimentos e o ajudar a se conhecer melhor elaborando seus desejos e emoções e lidar com medos e frustrações. A herança de Sigmund Freud é a psicanálise nos ensina como ter acesso a mente inconsciente para recuperar emoções reprimidas e experiências profundas, as vezes esquecidas.

  1. Listar, através da observação, os principais atos de revolta no comportamento dele e o que engatilha tais comportamentos;
  2. Investigar, conversando com ele e familiares, como é a convivência de todos no núcleo familiar e quando ele começou a ter esse tipo de comportamento;
  3. Seguir pela linha do acolhimento de forma sutil, abordando documentários em sala que tem como tema pessoas com esse tipo de comportamento para ver se geraria um auto reconhecimento, elaboraria questões que pudessem fazê-lo pensar mais profundamente no seu comportamento e encaminharia para um acompanhamento com um profissional.

A abordagem proposta é baseada em evidências científicas e experiências práticas, e visa melhorar a atenção, comportamento e desempenho escolar de Eduardo. É essencial que todos os envolvidos trabalhem em conjunto, utilizando uma abordagem multidisciplinar e adaptando as estratégias conforme as necessidades específicas de Eduardo. O caso de Eduardo, um adolescente de 14 anos com comportamentos agressivos, desatenção e baixo desempenho escolar, requer uma abordagem multidisciplinar que inclua diagnóstico e avaliação, intervenções pedagógicas adaptadas, terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia individual e apoio familiar. A intervenção deve focar em aulas interativas, organização e estrutura, comunicação clara, relacionamento positivo, técnicas de autocontrole, reforço positivo, trabalho de consciência, aprendizagem social, participação ativa dos pais e monitoramento regular do progresso, com o objetivo de melhorar a atenção, comportamento e desempenho escolar de Eduardo, contando com o alinhamento e colaboração de todos os envolvidos.

Analisando o caso do adolescente Eduardo, eu iria propor:

A análise do ciclo de pessoas do seu convívio diário, exemplo: pais e familiares mais próximos.

Analisar possíveis traumas/ medos adquiridos na infância.

E por último, canalizar todos esses sentimentos, pensamentos e traumas, em atividades intelectuais que pudessem o manter entretido durante boa parte do tempo.

 

A escuta especializada Será um bom começo, embora uma anamnese com seus tutores será o primeiro passo, já que muito do que acontece na infância e adolescência se dá desde a concepção desencadeando desde muito cedo gatilhos mentais que afloram esse comportamento nocivo. A intervenção deve ser o mais breve possível.

Dentro do apresentado, tres açoes que poderiam ser tomadas para solucionar o problema seriam: chamar a criança e os pais a conversar, para perceber se vem de algum exemplo familiar esse lado violento e tentar orientar tanto a criança quanto aos pais sobre isso.

O segundo passo é colocar a criança em atividades socioeducativas que ajudem a dissipar essa sobrecarga emocional de alguma maneira, para que ocorra sublimaçao.

O terceiro passo é compreender que gatilhos no dia a dia geram ou validam as atitudes e tentar trabalhar em cima disso com um acompanhamento mais frequente.

EM PRIMEIRO LUGAR, EDUARDO É UMA CRIANÇA QUE PODE ESTA SOFRENDO ALGUM TIPO DE VIOLÊNCIA EM SEU CONVIVIO FAMÍLIAR, DEIXANDO REFRETIR ESSA VISITUAÇÃO EM SEU AMBIENTE ESCOLAR.

  • O PEDAGOGICO DA ESCOLA DERERIA FAZER UMA REUNIÃO COM OS RESPONSÁVEIS DO EDUCANDO.
  • ASSIM, COM A ENVESTIGATIVA BUSCAR SOLUÇÃOES PARA AJUDAR O EDUCANDO EM SEUS CONFLITOS PESSOAIS E FAMILIARES.
  • PROCURAR SABER DOS RESPONSÁVEIS COMO FOI A GESTAÇÃO, O NASCIMENTO DO EDUCANDO, SE A GESTANTE TEVE ALGUM TRANSTORNO EMOCIONAL OU ATÉ MESMO USO DE ENTORPECENTES DURANTE A GESTAÇÃO DE EDUARDO.
  • EDUARDO PRECISA DE UM ACOMPANHAMENTO ( TERAPIA)  PARA AJUDA-LO COM SEUS CONFLITOS EMOCIONAIS.

MEDIANTE AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS DOS RESPONSÁVEIS POR EDUADO, A ESCOLA DEVERÁ FAZER UMA INTERVENÇÃO.

CABE A INSTITUIÇÃO FAZER UM RELATÓRIO PARA O ACOMPANHAMENTO PSICOLOGICO DE EDUARDO.

 

EM ULTIMA HIPÓTESE A ESCOLAR PODERÁ ACIONAR O CONSELHO PUTELAR.

A situação  do  Eduardo

Seria sentar com ele e investigar  a raiz  do problema   pois todo  história  de vida começa

Raiz .

 

 

 

 

 

 

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