Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 498 of 625Next

A situação  do  Eduardo

Seria sentar com ele e investigar  a raiz  do problema   pois todo  história  de vida começa

Raiz .

 

 

 

 

 

 

Investigar o inconsciente e conteúdos reprimidos que possam estar gerando a raiva em todas as interações de Eduardo, considerar o contexto familiar e as razões que levam Eduardo a falsificar ou não querer ver a realidade, entrando em conflito direto para desafiar toda e qualquer autoridade. Por quais pulsões ou instintos estão movendo Eduardo?

Estimular e incentivar atividades artísticas, religiosas ou intelectuais pode ser uma forma de dar vazão aos seus impulsos violentos ou repulsivos.

Creio que essas três ações que poderiam ser exploradas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo: Introdução a Atividades Criativas e Expressivas, Participação em Esportes ou Atividades Físicas Estruturadas e Programas de Mentoria e Aconselhamento Psicológico. Essas ações são fundamentadas na ideia de que Eduardo precisa de alternativas saudáveis para canalizar suas energias e impulsos. A sublimação, conforme concebida por Freud, sugere que transformar impulsos negativos em atividades produtivas pode não só ajudar Eduardo a encontrar um sentido de realização pessoal, mas também promover uma mudança positiva em seu comportamento social e acadêmico.

yany_lara has reacted to this post.
yany_lara

A primeira ação seria chama-lo para uma conversa para entender o motivo de seu comportamento, segunda ação seria ter uma conversa franca com os pais, e a terceira ação seria acompanhá-lo mais de perto incluindo em atividades e mostrando o quando ele pode se desenvolver

1- Conversar com a criança para tentar entender o por que do mau comportamento, o porque ele não gosta de estudar. acredito q isso também irá criar um vinculo mais profundo com a criança. a ideia é que essa conversa seja descontraída  sem pressões. (ao longo prazo  essa aproximação pode ajudar na melhora de comportamento da criança)

2- Chamar os pais na escola para tentar entender a dinâmica da casa, o relacionamento familiar.

3- Encaminhar essa família para acompanhamentos.

Considerando sua idade e atitudes comportamentais podemos considerar que ele é um jovem fechado, provavelmente lida com problemas familiares , talvez um pai agressivo ou ausente enfim são muitas as possibilidades, podemos entrar com um acompanhamento clinico  , investigar seu histórico familiar após descoberta a causa podemos entrar com um tratamento, esse tratamento seria com ênfase em desbloqueio de emoções reprimidas, abrir um leque de opções que  proporcionam o alivio de estresse como educação fisica, artes, musica...

O Aluno deve ter problemas específicos, tendo em vista que é o unico da sala que nao apresentou melhora; talvez o círculo social dentro de casa seja mais deturpado do que o das demais famílias, talvez ele sofra abusos e agressões dentro de casa e a forma que ele encontra pra soltar essa raiva interna é fazer o mesmo com quem ele enxerga como mais fraco

Baseando-me na teoria de Freud sobre a sublimação do ser humano e com intuito de favorecer e obter uma melhora no comportamento de Eduardo, então iria propor para que ele realizasse as seguintes atividades:

1° Iria perguntar ao Eduardo se ele saberia me responder sobre qual seria a atividade que ele mais aprecia fazer ? iria questiona-lo sobre o que o faz feliz de verdade. Se ele não soubesse me responder então, diria para que ele realizasse atividades de autoconhecimento. Exemplo: Pediria ao Eduardo que me escrevesse uma lista de atividades que ele gosta de fazer.

2° Baseando-me também pela lista de Eduardo do autoconhecimento iria propor para que ele realizasse algumas praticas das atividades que ele mais aprecia fazer, observaria o desempenho de Eduardo nessas praticas de algumas atividades por ele escolhidas para que eu entendesse qual delas seria mais benéfica para ele como também para os demais. Observaria qual a atividade que ele exerce de forma mais natural, deduziria que talvez fosse essa a atividade para a sublimação do ser dele. ( teria uma pista)

3° Organizaria um retiro, para poder distancia-lo das problemáticas existenciais da vida dele, certamente causada pelo ambiente de convivência dele. A ideia do retiro séria para que ele podesse encontrar um ambiente educador, psicoanalítico, de fé e de amor e que isso podesse transbordar bons sentimentos nele e que ele podesse ver o quanto amoroso ele poderia se tornar. Faria dele um exemplo para os que ele teria que conviver ao voltar do retiro.

A primeira ação seria conversar com o joven pra buscar entender suas dores, sentimentos, medos e desafios. Buscar ouvi-lo atentamente.

Segunda ação seria conversar com os pais sobre o desempenho dele na escola e seu comportamento violento. Buscar perguntar como seria o ambiente familiar e social onde mora e o que está sendo feito pra ajuda-lo.

Terceira ação seria apartir das informações coletadas criar um plano que o ajudasse a resolver o conflitos internos que ainda permanecem em seu inconsciente e que está afetando sua produtividade atualmente.

1:a primeira coisa a se fazer será acolher ele para melhor compreensão do paciente.

2:segunda coisa a se fazer é saber seu relacionamento familiar para descobrir a razão do seu comportamento.

3:e terceira e ultima coisa a se fazer é propor ações para substituir o comportamento agressivo por um comportamento melhor tanto para contribuição social como para melhor individuo.

PreviousPage 498 of 625Next