Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 504 of 664Next

1 - Tentar identificar através do dialogo a origem, se há, do comportamento social de Eduardo e suas dificuldades de relacionamento.
2 - Sendo Eduardo oriundo de uma região violenta, se faz necessário saber se ele convive e absorve ou não essa violência em seu ambiente familiar e se há ou houveram exemplos que impactaram ou impactam em sua personalidade, como era seu comportamento até os 6 anos, antes dele ser inserido no ambiente escolar? Existe algum trauma? Essas questões devem ser abordadas aos responsáveis de Eduardo.
3- Tentar extrair de Eduardo como ele se sente com relação a disciplina e as atividades escolares. Como ele gostaria que fosse sua rotina e se existe algo que o incomode em relação ao convívio social com colegas e professores.

Ana Maria Leal has reacted to this post.
Ana Maria Leal

Identificar  através de conversas qual a origem dessa desordem no comportamento, só então buscar medidas com as pessoas  do seu convívio e o próprio adolescente ajudando o a se desenvolver.

Eu percebo que a forma que Eduardo está agindo tem algum trauma familiar, devemos investigar o que está travando o Eduardo nessa questão, observar mais de perto o comportamento, estudar com mais calma e tentar ajudar da melhor maneira possível.

Acredito que a primeira medida a ser tomada em relação ao Eduardo é  a mudança de ambiente, só assim conseguirá entender que existem traumas em relação ao ambiente em que cresceu que consequentemente reflete no seu presente.

Segundo passo seria incentiva-lo a fazer novas amizades, não descartando as que já tem para que ele não sinta um pressão tão repentina, mas com um ambiente certo ele poderia começar a sonhar em conquistar coisas, viajar, quem sabe até uma namorada.

A terceira atitude a ser tomada seria; incentiva-lo a ter hábitos como, práticas de esportes que ensinam muito sobre disciplina e ao mesmos tempo te dá a oportunidade de construir uma bela carreira, ou seja, certamente seriam ótimos passos para que ele pudesse ter uma mudança de vida imediata.

No caso deste adolescente, a primeira ação seria tentar extrair a causa do comportamento e assim avaliar o motivo desse mecanismo de defesa adotado.

A segunda ação seria uma reunião com os educadores e a família.

E a terceira ação; seria incluir Eduardo em áreas que pudessem redirecionar as suas emoções; exemplo: arte, religião ou esporte.

Primeiramente uma conversa sobre sua infância até a presente data, para que espontaneamente ele fale sobre situação que possam ter levado a esse comportamento agressivo, depois fazer com que ele desenhe livremente algo que ele gosta e o que ele não gosta para que seja dada ênfase em algo que possa estar guardado no seu inconsciente

- Incentiva-lo a canalizar sua energia às atividades artísticas, como pintura, desenho, música ou teatro. Essas ocupações podem facilitar a expressão emocional de forma construtiva e diminuir a agressividade.

- Encoraja-lo a pratica de esportes ou alguma atividade física intensa, como artes marciais, corrida, etc. Os esportes não só ajudam a liberar energia acumulada, mas também ensina disciplina, trabalho em equipe e autocontrole.

- Envolve-lo no projeto de alguma atividade de voluntariado, como ajudar em um abrigo de animais, o que podem proporcionar um senso de propósito e responsabilidade, além de promover empatia e compaixão.

Os mecanismos de defesa do adolescente está sendo mais forte do que o senso de ordem social, dessa maneira, deve ser analisado como o menino é tratado principalmente pelas pessoas mais próximas e de amigos. Pois sendo assim, não demonstra que ele sempre está na defensiva com intento de se assegurar de eventuais riscos e perigos.

Após isso, deve-se analisar o comportamento do jovem, e ensinar que nem tudo é necessário se defender, sendo que pequenos riscos não afetam diretamente a sua vida.

Na minha visão, deveria ser proposto à ele algum trabalho voluntário, que o fizesse ocupado e calmo.

Ele poderia canalizar essa raiva em uma atividade prazerosa e ao mesmo tempo útil à sociedade.

Exemplo, trabalhar com idosos:

1 - auxiliando na informática

2 - ensinando a escrever o nome

3 - lendo um livro

Primeiro conversar francamente e ouvir o Eduardo e sua família para entender a raiz do problema; Segundo Realizar exercícios, verificar qual tipo de hobby o Eduardo curte fazer, quais atividades ele realiza nas horas vagas; Terceiro analisar as atitudes e ações após a aplicação do método, das atividades que o Eduardo gosta de fazer e verificar avaliar se obteve melhora.

PreviousPage 504 of 664Next