Desafio - Módulo I
Citação de Giselle Cunha em abril 13, 2025, 6:18 pmPrimeiro conversar com esse aluno e tentar entender qual tipo de relação e educação existe no lar dele desde a infância, e quais os sentimentos reprimidos por ele para que ele se comporte dessa forma , segundo observar qual ponto positivo dele e terceiro ampliar expandir esses pontos positivos para que ele saia desse mecanismo de defesa dele
Primeiro conversar com esse aluno e tentar entender qual tipo de relação e educação existe no lar dele desde a infância, e quais os sentimentos reprimidos por ele para que ele se comporte dessa forma , segundo observar qual ponto positivo dele e terceiro ampliar expandir esses pontos positivos para que ele saia desse mecanismo de defesa dele
Citação de Mirela Guadalupe Guimarães da Silva em abril 13, 2025, 7:16 pmOs conteúdos inconscientes do aluno de 14 anos podem estar sendo sublimados através das agressões e brigas com os colegas. O movimento inicial seria investigar a infância desse adolescente, após esse abordagem conversar com os pais sobre o comportamento familiar dos indivíduos e por último desenvolver uma nova abordagem para a sublimação desse conteúdo, compreendendo quais são os interesses do adolescente esse energia pode ser redirecionada para alguma atividade artística ou em atividades corporais, como artes marciais.
Os conteúdos inconscientes do aluno de 14 anos podem estar sendo sublimados através das agressões e brigas com os colegas. O movimento inicial seria investigar a infância desse adolescente, após esse abordagem conversar com os pais sobre o comportamento familiar dos indivíduos e por último desenvolver uma nova abordagem para a sublimação desse conteúdo, compreendendo quais são os interesses do adolescente esse energia pode ser redirecionada para alguma atividade artística ou em atividades corporais, como artes marciais.
Citação de Caroline Araujo em abril 13, 2025, 11:09 pmConsiderando a compreensão freudiana sobre sublimação e seus benefícios eu apresentaria as seguintes atividades:
Artes marciais para canalizar a agressividade em um ambiente que ele aprenderia sobre combate com regras em substituição a violência, onde ele iria trabalhar disciplina e respeito ao próximo.
Teatro com o objetivo dele poder se expressar e construir papeis positivos (cuidar dos mais novos) . Com essa atividade ele poderá se expressar com criatividade e representar papéis que permitirão reelaborar conflitos internos
Jogos educativos com o objetivo de estimular o saber e a aprendizagem de forma lúdica, estimulando o interesse, o conhecimento, o interesse pela escola e melhoria das notas.
Considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e seus benefícios eu apresentaria as seguintes atividades:
Artes marciais para canalizar a agressividade em um ambiente que ele aprenderia sobre combate com regras em substituição a violência, onde ele iria trabalhar disciplina e respeito ao próximo.
Teatro com o objetivo dele poder se expressar e construir papeis positivos (cuidar dos mais novos) . Com essa atividade ele poderá se expressar com criatividade e representar papéis que permitirão reelaborar conflitos internos
Jogos educativos com o objetivo de estimular o saber e a aprendizagem de forma lúdica, estimulando o interesse, o conhecimento, o interesse pela escola e melhoria das notas.
Citação de Lenilda Dantas da Silva em abril 14, 2025, 5:29 pmExpressão artística (desenho, pintura, escrita criativa)
•O Eduardo pode canalizar sua agressividade por meio da arte, criando histórias, desenhos ou poesias que expressem suas emoções. Isso ajuda a transformar a energia agressiva em algo criativo e produtivo.
2.Prática de esportes ou atividades físicas estruturadas
•Participar de jogos cooperativos, atividades esportivas ou até exercícios rápidos em sala (como alongamentos ou movimentos leves) permite que descarregue a tensão de maneira saudável.
3.Projetos de liderança ou ajuda aos colegas (monitoria, mediação de conflitos)
•Oferecer responsabilidades em grupo ou promover o aluno como um “líder positivo” redireciona sua energia para um papel de reconhecimento e utilidade social, o que sublima a agressividade em forma de contribuição e influência positiva
Expressão artística (desenho, pintura, escrita criativa)
•O Eduardo pode canalizar sua agressividade por meio da arte, criando histórias, desenhos ou poesias que expressem suas emoções. Isso ajuda a transformar a energia agressiva em algo criativo e produtivo.
2.Prática de esportes ou atividades físicas estruturadas
•Participar de jogos cooperativos, atividades esportivas ou até exercícios rápidos em sala (como alongamentos ou movimentos leves) permite que descarregue a tensão de maneira saudável.
3.Projetos de liderança ou ajuda aos colegas (monitoria, mediação de conflitos)
•Oferecer responsabilidades em grupo ou promover o aluno como um “líder positivo” redireciona sua energia para um papel de reconhecimento e utilidade social, o que sublima a agressividade em forma de contribuição e influência positiva
Citação de Phgazillo em abril 15, 2025, 1:05 ama solucao é encontrar uma via simbolica para essa pulsao. como inserir o garoto numa aula de esportes, para criar consciencia de grupo e tambem tentar trabalhar em terapia essas questoes de opressao aos colegas menores, atraves do inconsciente o garoto pode estar repetindo traumas vividos no passado, sendo um dos pontos a serem trabalhados.
a solucao é encontrar uma via simbolica para essa pulsao. como inserir o garoto numa aula de esportes, para criar consciencia de grupo e tambem tentar trabalhar em terapia essas questoes de opressao aos colegas menores, atraves do inconsciente o garoto pode estar repetindo traumas vividos no passado, sendo um dos pontos a serem trabalhados.
Citação de Joao Batista Ernesto de Moraes em abril 15, 2025, 6:54 pmA primeira providência seria uma anamnese com Eduardo, para que se possa entender seus comportamentos considerados problemáticos; também deveria ser feita uma anamnese com seus familiares, para que se constate se o ambiente familiar pode ser determinante para seu comportamento. Em segundo lugar, encaminharia Eduardo para sessões de Terapia, para que o terapeuta pudesse entender a dificuldade do adolescente em sublimar suas emoções, manifestando-as em seu estado bruto, com o intuito de que suas frustrações pudessem ser melhor trabalhadas. A terceira ação seria a de, conforme evoluíssem as sessões de terapia, direcionar Eduardo a atividades, como esportes ou teatro, que o ajudassem no processo de elaboração e sublimação de suas emoções reprimidas
A primeira providência seria uma anamnese com Eduardo, para que se possa entender seus comportamentos considerados problemáticos; também deveria ser feita uma anamnese com seus familiares, para que se constate se o ambiente familiar pode ser determinante para seu comportamento. Em segundo lugar, encaminharia Eduardo para sessões de Terapia, para que o terapeuta pudesse entender a dificuldade do adolescente em sublimar suas emoções, manifestando-as em seu estado bruto, com o intuito de que suas frustrações pudessem ser melhor trabalhadas. A terceira ação seria a de, conforme evoluíssem as sessões de terapia, direcionar Eduardo a atividades, como esportes ou teatro, que o ajudassem no processo de elaboração e sublimação de suas emoções reprimidas
Citação de SABINA MACHADO FERREIRA GAMA MENDES em abril 16, 2025, 7:56 amConsiderando a compreensão freudiana sobre sublimação, que envolve canalizar impulsos e desejos em atividades socialmente aceitáveis e construtivas, aqui estão três ações que poderiam ajudar na mudança de comportamento de Eduardo:
1. Atividades Artísticas: Incentivar Eduardo a se envolver em atividades artísticas, como pintura, música ou teatro. Essas formas de expressão podem ajudá-lo a canalizar suas emoções e impulsos de maneira criativa, promovendo uma sensação de realização e satisfação.
2. Esportes ou Atividades Físicas: Introduzir Eduardo em um esporte ou atividade física regular. O exercício não só ajuda a liberar tensões acumuladas, mas também promove a disciplina, o trabalho em equipe e a socialização, contribuindo para uma mudança positiva em seu comportamento.
3. Voluntariado: Encorajar Eduardo a participar de atividades de voluntariado. Ajudar os outros pode proporcionar um senso de propósito e pertencimento, além de permitir que ele redirecione suas energias para causas que beneficiem a comunidade, promovendo uma mudança de perspectiva e comportamento.
Essas ações podem ajudar Eduardo a encontrar formas saudáveis de expressar seus sentimentos e impulsos, contribuindo para sua integração social e bem-estar emocional.
Considerando a compreensão freudiana sobre sublimação, que envolve canalizar impulsos e desejos em atividades socialmente aceitáveis e construtivas, aqui estão três ações que poderiam ajudar na mudança de comportamento de Eduardo:
1. Atividades Artísticas: Incentivar Eduardo a se envolver em atividades artísticas, como pintura, música ou teatro. Essas formas de expressão podem ajudá-lo a canalizar suas emoções e impulsos de maneira criativa, promovendo uma sensação de realização e satisfação.
2. Esportes ou Atividades Físicas: Introduzir Eduardo em um esporte ou atividade física regular. O exercício não só ajuda a liberar tensões acumuladas, mas também promove a disciplina, o trabalho em equipe e a socialização, contribuindo para uma mudança positiva em seu comportamento.
3. Voluntariado: Encorajar Eduardo a participar de atividades de voluntariado. Ajudar os outros pode proporcionar um senso de propósito e pertencimento, além de permitir que ele redirecione suas energias para causas que beneficiem a comunidade, promovendo uma mudança de perspectiva e comportamento.
Essas ações podem ajudar Eduardo a encontrar formas saudáveis de expressar seus sentimentos e impulsos, contribuindo para sua integração social e bem-estar emocional.
Citação de rick@barreto em abril 16, 2025, 3:21 pmA Primeira Visão è Analítica, E Investigar Com Muita Profundidade,
de qual Momento Da vida Social Ela Sofreu Traumas Familiar Etc.,
A Segunda E Explicar Ou Mostrar, O Verdadeiro Sentido da Vida, e que Nós Precisamos Viver em Sociedade.A Terceira Procurar Ajuda Especializada.
A Primeira Visão è Analítica, E Investigar Com Muita Profundidade,
de qual Momento Da vida Social Ela Sofreu Traumas Familiar Etc.,
A Segunda E Explicar Ou Mostrar, O Verdadeiro Sentido da Vida, e que Nós Precisamos Viver em Sociedade.
A Terceira Procurar Ajuda Especializada.
Citação de Adriana Lavardi em abril 17, 2025, 12:10 am1. Oficina de Arte e Expressão (desenho, pintura, grafite legalizado)
Objetivo: Redirecionar impulsos agressivos ou transgressores para uma produção simbólica e criativa.
Justificativa freudiana: A arte é uma forma clássica de sublimação, pois permite expressar desejos inconscientes e conflitos internos sem consequências negativas para o sujeito ou para a sociedade.
Exemplo prático: O adolescente pode desenvolver murais em espaços autorizados, expressando sentimentos, ideias e críticas sociais de forma visual e simbólicas
2. Projeto de Teatro com Temas de Conflito e Superação
Objetivo: Utilizar o drama como forma de elaborar conflitos internos e sociais.
Justificativa freudiana: O teatro permite uma vivência simbólica e a atuação de papéis que facilitam a compreensão dos próprios impulsos e a empatia com o outro.
Exemplo prático: Criar peças onde o adolescente represente personagens que também enfrentam conflitos com normas, podendo refletir sobre suas próprias escolhas.
3. Prática Esportiva Regular (artes marciais ou esportes coletivos)
Objetivo: Canalizar impulsos agressivos para atividades físicas disciplinadas.
Justificativa freudiana: A energia pulsional pode ser transformada em esforço físico competitivo e regrado, permitindo ao adolescente lidar com frustrações e desenvolver autocontrole.
Exemplo prático: Aulas de jiu-jitsu, karatê ou futebol com foco em disciplina, respeito ao outro e cooperação.
Essas atividades são eficazes porque transformam impulsos potencialmente destrutivos em produções socialmente valorizadas, ajudando o adolescente a encontrar pertencimento, autoestima e alternativas reais à transgressão.
1. Oficina de Arte e Expressão (desenho, pintura, grafite legalizado)
Objetivo: Redirecionar impulsos agressivos ou transgressores para uma produção simbólica e criativa.
Justificativa freudiana: A arte é uma forma clássica de sublimação, pois permite expressar desejos inconscientes e conflitos internos sem consequências negativas para o sujeito ou para a sociedade.
Exemplo prático: O adolescente pode desenvolver murais em espaços autorizados, expressando sentimentos, ideias e críticas sociais de forma visual e simbólicas
2. Projeto de Teatro com Temas de Conflito e Superação
Objetivo: Utilizar o drama como forma de elaborar conflitos internos e sociais.
Justificativa freudiana: O teatro permite uma vivência simbólica e a atuação de papéis que facilitam a compreensão dos próprios impulsos e a empatia com o outro.
Exemplo prático: Criar peças onde o adolescente represente personagens que também enfrentam conflitos com normas, podendo refletir sobre suas próprias escolhas.
3. Prática Esportiva Regular (artes marciais ou esportes coletivos)
Objetivo: Canalizar impulsos agressivos para atividades físicas disciplinadas.
Justificativa freudiana: A energia pulsional pode ser transformada em esforço físico competitivo e regrado, permitindo ao adolescente lidar com frustrações e desenvolver autocontrole.
Exemplo prático: Aulas de jiu-jitsu, karatê ou futebol com foco em disciplina, respeito ao outro e cooperação.
Essas atividades são eficazes porque transformam impulsos potencialmente destrutivos em produções socialmente valorizadas, ajudando o adolescente a encontrar pertencimento, autoestima e alternativas reais à transgressão.
Citação de RODRIGO MOURA SANTOS em abril 17, 2025, 1:12 amPrimeira coisa a ser feita é entender através de Eduardo o que esta acontecendo e porque ele age dessa forma.
Segunda coisa, investigar a linha familiar como é o comportamento, como os trata?
terceira coisa é saber o porque da violência com os colegas, tentar entender se tudo que ele sofre em casa quer descontar em alguma coisa ou em alguém sendo assim desconta nos colegas .
Primeira coisa a ser feita é entender através de Eduardo o que esta acontecendo e porque ele age dessa forma.
Segunda coisa, investigar a linha familiar como é o comportamento, como os trata?
terceira coisa é saber o porque da violência com os colegas, tentar entender se tudo que ele sofre em casa quer descontar em alguma coisa ou em alguém sendo assim desconta nos colegas .