Desafio - Módulo I
Citação de Caroline Araujo em abril 13, 2025, 11:09 pmConsiderando a compreensão freudiana sobre sublimação e seus benefícios eu apresentaria as seguintes atividades:
Artes marciais para canalizar a agressividade em um ambiente que ele aprenderia sobre combate com regras em substituição a violência, onde ele iria trabalhar disciplina e respeito ao próximo.
Teatro com o objetivo dele poder se expressar e construir papeis positivos (cuidar dos mais novos) . Com essa atividade ele poderá se expressar com criatividade e representar papéis que permitirão reelaborar conflitos internos
Jogos educativos com o objetivo de estimular o saber e a aprendizagem de forma lúdica, estimulando o interesse, o conhecimento, o interesse pela escola e melhoria das notas.
Considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e seus benefícios eu apresentaria as seguintes atividades:
Artes marciais para canalizar a agressividade em um ambiente que ele aprenderia sobre combate com regras em substituição a violência, onde ele iria trabalhar disciplina e respeito ao próximo.
Teatro com o objetivo dele poder se expressar e construir papeis positivos (cuidar dos mais novos) . Com essa atividade ele poderá se expressar com criatividade e representar papéis que permitirão reelaborar conflitos internos
Jogos educativos com o objetivo de estimular o saber e a aprendizagem de forma lúdica, estimulando o interesse, o conhecimento, o interesse pela escola e melhoria das notas.
Citação de Lenilda Dantas da Silva em abril 14, 2025, 5:29 pmExpressão artística (desenho, pintura, escrita criativa)
•O Eduardo pode canalizar sua agressividade por meio da arte, criando histórias, desenhos ou poesias que expressem suas emoções. Isso ajuda a transformar a energia agressiva em algo criativo e produtivo.
2.Prática de esportes ou atividades físicas estruturadas
•Participar de jogos cooperativos, atividades esportivas ou até exercícios rápidos em sala (como alongamentos ou movimentos leves) permite que descarregue a tensão de maneira saudável.
3.Projetos de liderança ou ajuda aos colegas (monitoria, mediação de conflitos)
•Oferecer responsabilidades em grupo ou promover o aluno como um “líder positivo” redireciona sua energia para um papel de reconhecimento e utilidade social, o que sublima a agressividade em forma de contribuição e influência positiva
Expressão artística (desenho, pintura, escrita criativa)
•O Eduardo pode canalizar sua agressividade por meio da arte, criando histórias, desenhos ou poesias que expressem suas emoções. Isso ajuda a transformar a energia agressiva em algo criativo e produtivo.
2.Prática de esportes ou atividades físicas estruturadas
•Participar de jogos cooperativos, atividades esportivas ou até exercícios rápidos em sala (como alongamentos ou movimentos leves) permite que descarregue a tensão de maneira saudável.
3.Projetos de liderança ou ajuda aos colegas (monitoria, mediação de conflitos)
•Oferecer responsabilidades em grupo ou promover o aluno como um “líder positivo” redireciona sua energia para um papel de reconhecimento e utilidade social, o que sublima a agressividade em forma de contribuição e influência positiva
Citação de Phgazillo em abril 15, 2025, 1:05 ama solucao é encontrar uma via simbolica para essa pulsao. como inserir o garoto numa aula de esportes, para criar consciencia de grupo e tambem tentar trabalhar em terapia essas questoes de opressao aos colegas menores, atraves do inconsciente o garoto pode estar repetindo traumas vividos no passado, sendo um dos pontos a serem trabalhados.
a solucao é encontrar uma via simbolica para essa pulsao. como inserir o garoto numa aula de esportes, para criar consciencia de grupo e tambem tentar trabalhar em terapia essas questoes de opressao aos colegas menores, atraves do inconsciente o garoto pode estar repetindo traumas vividos no passado, sendo um dos pontos a serem trabalhados.
Citação de Joao Batista Ernesto de Moraes em abril 15, 2025, 6:54 pmA primeira providência seria uma anamnese com Eduardo, para que se possa entender seus comportamentos considerados problemáticos; também deveria ser feita uma anamnese com seus familiares, para que se constate se o ambiente familiar pode ser determinante para seu comportamento. Em segundo lugar, encaminharia Eduardo para sessões de Terapia, para que o terapeuta pudesse entender a dificuldade do adolescente em sublimar suas emoções, manifestando-as em seu estado bruto, com o intuito de que suas frustrações pudessem ser melhor trabalhadas. A terceira ação seria a de, conforme evoluíssem as sessões de terapia, direcionar Eduardo a atividades, como esportes ou teatro, que o ajudassem no processo de elaboração e sublimação de suas emoções reprimidas
A primeira providência seria uma anamnese com Eduardo, para que se possa entender seus comportamentos considerados problemáticos; também deveria ser feita uma anamnese com seus familiares, para que se constate se o ambiente familiar pode ser determinante para seu comportamento. Em segundo lugar, encaminharia Eduardo para sessões de Terapia, para que o terapeuta pudesse entender a dificuldade do adolescente em sublimar suas emoções, manifestando-as em seu estado bruto, com o intuito de que suas frustrações pudessem ser melhor trabalhadas. A terceira ação seria a de, conforme evoluíssem as sessões de terapia, direcionar Eduardo a atividades, como esportes ou teatro, que o ajudassem no processo de elaboração e sublimação de suas emoções reprimidas
Citação de SABINA MACHADO FERREIRA GAMA MENDES em abril 16, 2025, 7:56 amConsiderando a compreensão freudiana sobre sublimação, que envolve canalizar impulsos e desejos em atividades socialmente aceitáveis e construtivas, aqui estão três ações que poderiam ajudar na mudança de comportamento de Eduardo:
1. Atividades Artísticas: Incentivar Eduardo a se envolver em atividades artísticas, como pintura, música ou teatro. Essas formas de expressão podem ajudá-lo a canalizar suas emoções e impulsos de maneira criativa, promovendo uma sensação de realização e satisfação.
2. Esportes ou Atividades Físicas: Introduzir Eduardo em um esporte ou atividade física regular. O exercício não só ajuda a liberar tensões acumuladas, mas também promove a disciplina, o trabalho em equipe e a socialização, contribuindo para uma mudança positiva em seu comportamento.
3. Voluntariado: Encorajar Eduardo a participar de atividades de voluntariado. Ajudar os outros pode proporcionar um senso de propósito e pertencimento, além de permitir que ele redirecione suas energias para causas que beneficiem a comunidade, promovendo uma mudança de perspectiva e comportamento.
Essas ações podem ajudar Eduardo a encontrar formas saudáveis de expressar seus sentimentos e impulsos, contribuindo para sua integração social e bem-estar emocional.
Considerando a compreensão freudiana sobre sublimação, que envolve canalizar impulsos e desejos em atividades socialmente aceitáveis e construtivas, aqui estão três ações que poderiam ajudar na mudança de comportamento de Eduardo:
1. Atividades Artísticas: Incentivar Eduardo a se envolver em atividades artísticas, como pintura, música ou teatro. Essas formas de expressão podem ajudá-lo a canalizar suas emoções e impulsos de maneira criativa, promovendo uma sensação de realização e satisfação.
2. Esportes ou Atividades Físicas: Introduzir Eduardo em um esporte ou atividade física regular. O exercício não só ajuda a liberar tensões acumuladas, mas também promove a disciplina, o trabalho em equipe e a socialização, contribuindo para uma mudança positiva em seu comportamento.
3. Voluntariado: Encorajar Eduardo a participar de atividades de voluntariado. Ajudar os outros pode proporcionar um senso de propósito e pertencimento, além de permitir que ele redirecione suas energias para causas que beneficiem a comunidade, promovendo uma mudança de perspectiva e comportamento.
Essas ações podem ajudar Eduardo a encontrar formas saudáveis de expressar seus sentimentos e impulsos, contribuindo para sua integração social e bem-estar emocional.
Citação de rick@barreto em abril 16, 2025, 3:21 pmA Primeira Visão è Analítica, E Investigar Com Muita Profundidade,
de qual Momento Da vida Social Ela Sofreu Traumas Familiar Etc.,
A Segunda E Explicar Ou Mostrar, O Verdadeiro Sentido da Vida, e que Nós Precisamos Viver em Sociedade.A Terceira Procurar Ajuda Especializada.
A Primeira Visão è Analítica, E Investigar Com Muita Profundidade,
de qual Momento Da vida Social Ela Sofreu Traumas Familiar Etc.,
A Segunda E Explicar Ou Mostrar, O Verdadeiro Sentido da Vida, e que Nós Precisamos Viver em Sociedade.
A Terceira Procurar Ajuda Especializada.
Citação de Adriana Lavardi em abril 17, 2025, 12:10 am1. Oficina de Arte e Expressão (desenho, pintura, grafite legalizado)
Objetivo: Redirecionar impulsos agressivos ou transgressores para uma produção simbólica e criativa.
Justificativa freudiana: A arte é uma forma clássica de sublimação, pois permite expressar desejos inconscientes e conflitos internos sem consequências negativas para o sujeito ou para a sociedade.
Exemplo prático: O adolescente pode desenvolver murais em espaços autorizados, expressando sentimentos, ideias e críticas sociais de forma visual e simbólicas
2. Projeto de Teatro com Temas de Conflito e Superação
Objetivo: Utilizar o drama como forma de elaborar conflitos internos e sociais.
Justificativa freudiana: O teatro permite uma vivência simbólica e a atuação de papéis que facilitam a compreensão dos próprios impulsos e a empatia com o outro.
Exemplo prático: Criar peças onde o adolescente represente personagens que também enfrentam conflitos com normas, podendo refletir sobre suas próprias escolhas.
3. Prática Esportiva Regular (artes marciais ou esportes coletivos)
Objetivo: Canalizar impulsos agressivos para atividades físicas disciplinadas.
Justificativa freudiana: A energia pulsional pode ser transformada em esforço físico competitivo e regrado, permitindo ao adolescente lidar com frustrações e desenvolver autocontrole.
Exemplo prático: Aulas de jiu-jitsu, karatê ou futebol com foco em disciplina, respeito ao outro e cooperação.
Essas atividades são eficazes porque transformam impulsos potencialmente destrutivos em produções socialmente valorizadas, ajudando o adolescente a encontrar pertencimento, autoestima e alternativas reais à transgressão.
1. Oficina de Arte e Expressão (desenho, pintura, grafite legalizado)
Objetivo: Redirecionar impulsos agressivos ou transgressores para uma produção simbólica e criativa.
Justificativa freudiana: A arte é uma forma clássica de sublimação, pois permite expressar desejos inconscientes e conflitos internos sem consequências negativas para o sujeito ou para a sociedade.
Exemplo prático: O adolescente pode desenvolver murais em espaços autorizados, expressando sentimentos, ideias e críticas sociais de forma visual e simbólicas
2. Projeto de Teatro com Temas de Conflito e Superação
Objetivo: Utilizar o drama como forma de elaborar conflitos internos e sociais.
Justificativa freudiana: O teatro permite uma vivência simbólica e a atuação de papéis que facilitam a compreensão dos próprios impulsos e a empatia com o outro.
Exemplo prático: Criar peças onde o adolescente represente personagens que também enfrentam conflitos com normas, podendo refletir sobre suas próprias escolhas.
3. Prática Esportiva Regular (artes marciais ou esportes coletivos)
Objetivo: Canalizar impulsos agressivos para atividades físicas disciplinadas.
Justificativa freudiana: A energia pulsional pode ser transformada em esforço físico competitivo e regrado, permitindo ao adolescente lidar com frustrações e desenvolver autocontrole.
Exemplo prático: Aulas de jiu-jitsu, karatê ou futebol com foco em disciplina, respeito ao outro e cooperação.
Essas atividades são eficazes porque transformam impulsos potencialmente destrutivos em produções socialmente valorizadas, ajudando o adolescente a encontrar pertencimento, autoestima e alternativas reais à transgressão.
Citação de RODRIGO MOURA SANTOS em abril 17, 2025, 1:12 amPrimeira coisa a ser feita é entender através de Eduardo o que esta acontecendo e porque ele age dessa forma.
Segunda coisa, investigar a linha familiar como é o comportamento, como os trata?
terceira coisa é saber o porque da violência com os colegas, tentar entender se tudo que ele sofre em casa quer descontar em alguma coisa ou em alguém sendo assim desconta nos colegas .
Primeira coisa a ser feita é entender através de Eduardo o que esta acontecendo e porque ele age dessa forma.
Segunda coisa, investigar a linha familiar como é o comportamento, como os trata?
terceira coisa é saber o porque da violência com os colegas, tentar entender se tudo que ele sofre em casa quer descontar em alguma coisa ou em alguém sendo assim desconta nos colegas .
Citação de Jefferson soares em abril 17, 2025, 1:47 amA primeira análise seria o porque desde os 6 ele já estaria se envolvendo em brigas . Talvez já convivia com brigas familiares constantes, ou filmes ou vivenciava em seu bairro e cotidiano .
o desinteresse em estudar faz com que alguma outra “atividade” estaria lhe propondo a substituição.
eduardo precisaria de uma observação bem próxima, para a solução ou amenizar penalidades maiores no futuro
A primeira análise seria o porque desde os 6 ele já estaria se envolvendo em brigas . Talvez já convivia com brigas familiares constantes, ou filmes ou vivenciava em seu bairro e cotidiano .
o desinteresse em estudar faz com que alguma outra “atividade” estaria lhe propondo a substituição.
eduardo precisaria de uma observação bem próxima, para a solução ou amenizar penalidades maiores no futuro
Citação de leandro.raicoski em abril 17, 2025, 5:15 am1- investigar possíveis relações entre o comportamento problemático e histórico familiar
2- conduzir o paciente para educação sobre causas e consequências relacionadas à sua atitude
3- promover ferramentas e alternativas para o paciente redirecionar sua energia para algo mais produtivo e melhor aceito pela sociedade na qual ele está inserido.
1- investigar possíveis relações entre o comportamento problemático e histórico familiar
2- conduzir o paciente para educação sobre causas e consequências relacionadas à sua atitude
3- promover ferramentas e alternativas para o paciente redirecionar sua energia para algo mais produtivo e melhor aceito pela sociedade na qual ele está inserido.
