Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 664 of 697Next

Primeiro conversar com esse aluno e tentar entender qual tipo de relação e educação existe no lar dele desde a infância, e quais os sentimentos reprimidos por ele para que ele se comporte dessa forma , segundo observar qual ponto positivo dele e terceiro ampliar expandir esses pontos positivos para que ele saia desse mecanismo de defesa dele

Os conteúdos inconscientes do aluno de 14 anos podem estar sendo sublimados através das agressões e brigas com os colegas. O movimento inicial seria investigar a infância desse adolescente, após esse abordagem conversar com os pais sobre o comportamento familiar dos indivíduos e por último desenvolver uma nova abordagem para a sublimação desse conteúdo, compreendendo quais são os interesses do adolescente esse energia pode ser redirecionada para alguma atividade artística ou em atividades corporais, como artes marciais.

Considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e seus benefícios eu apresentaria as seguintes atividades:

Artes marciais para canalizar a agressividade em um ambiente que ele aprenderia sobre combate com regras em substituição a violência, onde ele iria trabalhar disciplina e respeito ao próximo.

Teatro com o objetivo dele poder se expressar e construir papeis positivos (cuidar dos mais novos) . Com essa atividade ele poderá se expressar com criatividade e representar papéis que permitirão reelaborar conflitos internos

Jogos educativos com o objetivo de estimular o saber e a aprendizagem de forma lúdica, estimulando o interesse, o conhecimento, o interesse pela escola e melhoria das notas.

Expressão artística (desenho, pintura, escrita criativa)

•O Eduardo pode canalizar sua agressividade por meio da arte, criando histórias, desenhos ou poesias que expressem suas emoções. Isso ajuda a transformar a energia agressiva em algo criativo e produtivo.

2.Prática de esportes ou atividades físicas estruturadas

•Participar de jogos cooperativos, atividades esportivas ou até exercícios rápidos em sala (como alongamentos ou movimentos leves) permite que  descarregue a tensão de maneira saudável.

3.Projetos de liderança ou ajuda aos colegas (monitoria, mediação de conflitos)

•Oferecer responsabilidades em grupo ou promover o aluno como um “líder positivo” redireciona sua energia para um papel de reconhecimento e utilidade social, o que sublima a agressividade em forma de contribuição e influência positiva

Caroline Araujo has reacted to this post.
Caroline Araujo

a solucao é encontrar uma via simbolica para essa pulsao. como inserir o garoto numa aula de esportes, para criar consciencia de grupo e tambem tentar trabalhar em terapia essas questoes de opressao aos colegas menores, atraves do inconsciente o garoto pode estar repetindo traumas vividos no passado, sendo um dos pontos a serem trabalhados.

A primeira providência seria uma anamnese com Eduardo, para que se possa entender seus comportamentos considerados problemáticos; também deveria ser feita uma anamnese com seus familiares, para que se constate se o  ambiente familiar pode ser determinante para seu comportamento. Em segundo lugar, encaminharia Eduardo para sessões de Terapia, para que o terapeuta pudesse entender a dificuldade do adolescente em sublimar suas emoções, manifestando-as em seu estado bruto, com o intuito de que suas frustrações pudessem ser melhor trabalhadas. A terceira ação seria a de, conforme evoluíssem as sessões de terapia, direcionar Eduardo a atividades, como esportes ou teatro, que o ajudassem no processo de elaboração e sublimação de suas emoções reprimidas

Considerando a compreensão freudiana sobre sublimação, que envolve canalizar impulsos e desejos em atividades socialmente aceitáveis e construtivas, aqui estão três ações que poderiam ajudar na mudança de comportamento de Eduardo:

1. Atividades Artísticas: Incentivar Eduardo a se envolver em atividades artísticas, como pintura, música ou teatro. Essas formas de expressão podem ajudá-lo a canalizar suas emoções e impulsos de maneira criativa, promovendo uma sensação de realização e satisfação.

2. Esportes ou Atividades Físicas: Introduzir Eduardo em um esporte ou atividade física regular. O exercício não só ajuda a liberar tensões acumuladas, mas também promove a disciplina, o trabalho em equipe e a socialização, contribuindo para uma mudança positiva em seu comportamento.

3. Voluntariado: Encorajar Eduardo a participar de atividades de voluntariado. Ajudar os outros pode proporcionar um senso de propósito e pertencimento, além de permitir que ele redirecione suas energias para causas que beneficiem a comunidade, promovendo uma mudança de perspectiva e comportamento.

Essas ações podem ajudar Eduardo a encontrar formas saudáveis de expressar seus sentimentos e impulsos, contribuindo para sua integração social e bem-estar emocional.

A Primeira Visão è Analítica, E Investigar Com Muita Profundidade,
de qual Momento Da vida Social Ela Sofreu Traumas Familiar Etc.,
A Segunda E Explicar Ou Mostrar, O Verdadeiro Sentido da Vida, e que Nós Precisamos Viver em Sociedade.

A Terceira Procurar Ajuda Especializada.

 

1. Oficina de Arte e Expressão (desenho, pintura, grafite legalizado)

Objetivo: Redirecionar impulsos agressivos ou transgressores para uma produção simbólica e criativa.

Justificativa freudiana: A arte é uma forma clássica de sublimação, pois permite expressar desejos inconscientes e conflitos internos sem consequências negativas para o sujeito ou para a sociedade.

Exemplo prático: O adolescente pode desenvolver murais em espaços autorizados, expressando sentimentos, ideias e críticas sociais de forma visual e simbólicas

2. Projeto de Teatro com Temas de Conflito e Superação

Objetivo: Utilizar o drama como forma de elaborar conflitos internos e sociais.

Justificativa freudiana: O teatro permite uma vivência simbólica e a atuação de papéis que facilitam a compreensão dos próprios impulsos e a empatia com o outro.

Exemplo prático: Criar peças onde o adolescente represente personagens que também enfrentam conflitos com normas, podendo refletir sobre suas próprias escolhas.

3. Prática Esportiva Regular (artes marciais ou esportes coletivos)

Objetivo: Canalizar impulsos agressivos para atividades físicas disciplinadas.

Justificativa freudiana: A energia pulsional pode ser transformada em esforço físico competitivo e regrado, permitindo ao adolescente lidar com frustrações e desenvolver autocontrole.

Exemplo prático: Aulas de jiu-jitsu, karatê ou futebol com foco em disciplina, respeito ao outro e cooperação.

Essas atividades são eficazes porque transformam impulsos potencialmente destrutivos em produções socialmente valorizadas, ajudando o adolescente a encontrar pertencimento, autoestima e alternativas reais à transgressão.

Primeira coisa a ser feita é entender através de Eduardo o que esta acontecendo e porque ele age dessa forma.

Segunda coisa, investigar a linha familiar como é o comportamento, como os trata?

terceira coisa é saber o porque da violência com os colegas, tentar entender se tudo que ele sofre em casa quer descontar em alguma coisa ou em alguém sendo assim desconta nos colegas .

PreviousPage 664 of 697Next