Desafio - Módulo I
Citação de Iris Tofetti em abril 12, 2025, 12:29 amInvestigar sobre como é sua relação familiar desde a primeira infância
Acredito que a agressividade está em algo ocorrido nesse período.
Para aliviar o estresse poderia atuar em esportes que estravazem essa raiva como judô, jiu-jitsu que além de defesa pessoal aprende tbem disciplina.
Tentar algo que o ajude a expressar mais seus sentimentos como chamar pra fazer uma leitura em sala
Investigar sobre como é sua relação familiar desde a primeira infância
Acredito que a agressividade está em algo ocorrido nesse período.
Para aliviar o estresse poderia atuar em esportes que estravazem essa raiva como judô, jiu-jitsu que além de defesa pessoal aprende tbem disciplina.
Tentar algo que o ajude a expressar mais seus sentimentos como chamar pra fazer uma leitura em sala
Citação de BEATRIZ ABRITTA RODRIGUES LOPES em abril 12, 2025, 9:31 amEm vista da situação narrada, a primeira ação proposta seria convidar o adolescente para uma conversa informal, proporcionando um espaço seguro para expor seus sentimentos e frustrações. A segunda abordagem poderá ser uma conversa com os familiares do adolescente, a fim de conhecer suas vivências domésticas e com isso delinear o panorama da realidade em que o mesmo esteja inserido. Por fim, seria interessante verificar junto ao próprio adolescente quais as medidas que o mesmo gostaria que fossem implementadas para melhorar seu relacionamento com os colegas e com as atividades escolares, buscando com isso atender, dentro do possível, suas legítimas expectativas e diminuir seus desconfortos psicológicos, que levam à agressividade.
Em vista da situação narrada, a primeira ação proposta seria convidar o adolescente para uma conversa informal, proporcionando um espaço seguro para expor seus sentimentos e frustrações. A segunda abordagem poderá ser uma conversa com os familiares do adolescente, a fim de conhecer suas vivências domésticas e com isso delinear o panorama da realidade em que o mesmo esteja inserido. Por fim, seria interessante verificar junto ao próprio adolescente quais as medidas que o mesmo gostaria que fossem implementadas para melhorar seu relacionamento com os colegas e com as atividades escolares, buscando com isso atender, dentro do possível, suas legítimas expectativas e diminuir seus desconfortos psicológicos, que levam à agressividade.
Citação de José Marcos Silva de Lima em abril 12, 2025, 2:41 pmA escuta atenta dessa criança é necessária. Os comportamentos revelam o estado interior de uma pessoa em questão. Depois de uma escuta minuciosa se deve pedir ajuda a um profissional de saúde mental para que se possa ter um olhar mais acurado da situação. É bom lembrar que tudo nasce da observação e da escuta.
A escuta atenta dessa criança é necessária. Os comportamentos revelam o estado interior de uma pessoa em questão. Depois de uma escuta minuciosa se deve pedir ajuda a um profissional de saúde mental para que se possa ter um olhar mais acurado da situação. É bom lembrar que tudo nasce da observação e da escuta.
Citação de Eduarda Weissheimer Galezinski em abril 12, 2025, 3:20 pmEduardo apresenta um quadro de sofrimento psíquico desde a infância do qual não sabe lidar e por consequência apresenta no comportamento, a agressividade. Segundo Freud, impulsos agressivos são normais ao ser humano, mas devem ser direcionados de maneira que não prejudiquem o convívio social. Quando o individuo não encontra uma maneira saudável de lidar, pode direcionar seu sofrimento ao causar dor a alguém como forma de amenizar seu próprio sofrimento. Logo, é natural que ao fazer esse movimento de espelho, a pessoa "dividi" aquele sofrimento com alguém e devido a idade de 14 anos, a falta de maturidade para lidar com suas questões, exemplifica o porque Eduardo tem tais comportamentos.
A sublimação, neste sentido, seria uma saída terapêutica e socialmente útil: transformar essa energia agressiva em algo construtivo, canalizando-a para atividades que tragam reconhecimento, pertencimento e autoestima.
Além disso, o fato dos colegas destacarem-se academicamente e ele não, somando a precariedade de seus materiais escolares, pode gerar sentimentos de exclusão, inferioridade e raiva, que alimentam este comportamento hostil.
Soluções sociais com base na sublimação e mudanças de comportamento:
- INSERÇÃO DE EDUARDO EM PROJETOS ARTISTICOS OU ESPORTIVOS COMO VIA DE SUBLIMAÇÃO: Atividades como teatro, música, artes marciais, podem ser usadas como canal de expressão dos impulsos agressivos de forma simbólica e socialmente aceita. As práticas citadas também promovem disciplina, autoestima e pertencimento.
- ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL COM ESCUTA QUALIFICADA E ESTÍMULO Á EXPRESSÃO EMOCIONAL. Criar um espaço de acolhimento terapêutico, onde Eduardo possa reconhecer seus sentimentos e elaborar sua história, promovendo transformação do sofrimento em narrativas construtivas.
- AÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA: CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO OU PROGRAMA DE APOIO COM MATERIAIS ESCOLARES- INCENTIVO AO PROTAGONISMO ESTUDANTIL: A desigualdade material, pode reforçar o sentimento de exclusão. Promover ações de solidariedade e inclusão, ajuda a restaurar a dignidade e fortalece vinculos com os colegas.
Eduardo apresenta um quadro de sofrimento psíquico desde a infância do qual não sabe lidar e por consequência apresenta no comportamento, a agressividade. Segundo Freud, impulsos agressivos são normais ao ser humano, mas devem ser direcionados de maneira que não prejudiquem o convívio social. Quando o individuo não encontra uma maneira saudável de lidar, pode direcionar seu sofrimento ao causar dor a alguém como forma de amenizar seu próprio sofrimento. Logo, é natural que ao fazer esse movimento de espelho, a pessoa "dividi" aquele sofrimento com alguém e devido a idade de 14 anos, a falta de maturidade para lidar com suas questões, exemplifica o porque Eduardo tem tais comportamentos.
A sublimação, neste sentido, seria uma saída terapêutica e socialmente útil: transformar essa energia agressiva em algo construtivo, canalizando-a para atividades que tragam reconhecimento, pertencimento e autoestima.
Além disso, o fato dos colegas destacarem-se academicamente e ele não, somando a precariedade de seus materiais escolares, pode gerar sentimentos de exclusão, inferioridade e raiva, que alimentam este comportamento hostil.
Soluções sociais com base na sublimação e mudanças de comportamento:
- INSERÇÃO DE EDUARDO EM PROJETOS ARTISTICOS OU ESPORTIVOS COMO VIA DE SUBLIMAÇÃO: Atividades como teatro, música, artes marciais, podem ser usadas como canal de expressão dos impulsos agressivos de forma simbólica e socialmente aceita. As práticas citadas também promovem disciplina, autoestima e pertencimento.
- ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL COM ESCUTA QUALIFICADA E ESTÍMULO Á EXPRESSÃO EMOCIONAL. Criar um espaço de acolhimento terapêutico, onde Eduardo possa reconhecer seus sentimentos e elaborar sua história, promovendo transformação do sofrimento em narrativas construtivas.
- AÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA: CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO OU PROGRAMA DE APOIO COM MATERIAIS ESCOLARES- INCENTIVO AO PROTAGONISMO ESTUDANTIL: A desigualdade material, pode reforçar o sentimento de exclusão. Promover ações de solidariedade e inclusão, ajuda a restaurar a dignidade e fortalece vinculos com os colegas.
Citação de Eduarda Weissheimer Galezinski em abril 12, 2025, 3:25 pmEduardo apresenta um quadro de sofrimento psíquico desde a infância do qual não sabe lidar e por consequência apresenta no comportamento, a agressividade. Segundo Freud, impulsos agressivos são normais ao ser humano, mas devem ser direcionados de maneira que não prejudiquem o convívio social. Quando o individuo não encontra uma maneira saudável de lidar, pode direcionar seu sofrimento ao causar dor a alguém como forma de amenizar seu próprio sofrimento. Logo, é natural que ao fazer esse movimento de espelho, a pessoa "dividi" aquele sofrimento com alguém e devido a idade de 14 anos, a falta de maturidade para lidar com suas questões, exemplifica o porque Eduardo tem tais comportamentos.
A sublimação, neste sentido, seria uma saída terapêutica e socialmente útil: transformar essa energia agressiva em algo construtivo, canalizando-a para atividades que tragam reconhecimento, pertencimento e autoestima.
Além disso, o fato dos colegas destacarem-se academicamente e ele não, somando a precariedade de seus materiais escolares, pode gerar sentimentos de exclusão, inferioridade e raiva, que alimentam este comportamento hostil.
Soluções sociais com base na sublimação e mudanças de comportamento:
- INSERÇÃO DE EDUARDO EM PROJETOS ARTISTICOS OU ESPORTIVOS COMO VIA DE SUBLIMAÇÃO: Atividades como teatro, música, artes marciais, podem ser usadas como canal de expressão dos impulsos agressivos de forma simbólica e socialmente aceita. As práticas citadas também promovem disciplina, autoestima e pertencimento.
- ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL COM ESCUTA QUALIFICADA E ESTÍMULO Á EXPRESSÃO EMOCIONAL. Criar um espaço de acolhimento terapêutico, onde Eduardo possa reconhecer seus sentimentos e elaborar sua história, promovendo transformação do sofrimento em narrativas construtivas.
- AÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA: CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO OU PROGRAMA DE APOIO COM MATERIAIS ESCOLARES- INCENTIVO AO PROTAGONISMO ESTUDANTIL: A desigualdade material, pode reforçar o sentimento de exclusão. Promover ações de solidariedade e inclusão, ajuda a restaurar a dignidade e fortalece vinculos com os colegas.
Eduardo apresenta um quadro de sofrimento psíquico desde a infância do qual não sabe lidar e por consequência apresenta no comportamento, a agressividade. Segundo Freud, impulsos agressivos são normais ao ser humano, mas devem ser direcionados de maneira que não prejudiquem o convívio social. Quando o individuo não encontra uma maneira saudável de lidar, pode direcionar seu sofrimento ao causar dor a alguém como forma de amenizar seu próprio sofrimento. Logo, é natural que ao fazer esse movimento de espelho, a pessoa "dividi" aquele sofrimento com alguém e devido a idade de 14 anos, a falta de maturidade para lidar com suas questões, exemplifica o porque Eduardo tem tais comportamentos.
A sublimação, neste sentido, seria uma saída terapêutica e socialmente útil: transformar essa energia agressiva em algo construtivo, canalizando-a para atividades que tragam reconhecimento, pertencimento e autoestima.
Além disso, o fato dos colegas destacarem-se academicamente e ele não, somando a precariedade de seus materiais escolares, pode gerar sentimentos de exclusão, inferioridade e raiva, que alimentam este comportamento hostil.
Soluções sociais com base na sublimação e mudanças de comportamento:
- INSERÇÃO DE EDUARDO EM PROJETOS ARTISTICOS OU ESPORTIVOS COMO VIA DE SUBLIMAÇÃO: Atividades como teatro, música, artes marciais, podem ser usadas como canal de expressão dos impulsos agressivos de forma simbólica e socialmente aceita. As práticas citadas também promovem disciplina, autoestima e pertencimento.
- ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL COM ESCUTA QUALIFICADA E ESTÍMULO Á EXPRESSÃO EMOCIONAL. Criar um espaço de acolhimento terapêutico, onde Eduardo possa reconhecer seus sentimentos e elaborar sua história, promovendo transformação do sofrimento em narrativas construtivas.
- AÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA: CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO OU PROGRAMA DE APOIO COM MATERIAIS ESCOLARES- INCENTIVO AO PROTAGONISMO ESTUDANTIL: A desigualdade material, pode reforçar o sentimento de exclusão. Promover ações de solidariedade e inclusão, ajuda a restaurar a dignidade e fortalece vinculos com os colegas.
Citação de Dilza Nascimento de Jesus em abril 12, 2025, 7:57 pmO ideal é observar o local de convivência oferecer dialogo para falar sobre o assunto, assim seria possível tirar um conclusão para oferecer o apoio necessário
O ideal é observar o local de convivência oferecer dialogo para falar sobre o assunto, assim seria possível tirar um conclusão para oferecer o apoio necessário
Citação de Dilza Nascimento de Jesus em abril 12, 2025, 8:16 pmPrimeiro propor um diálogo,atrás dessa conversa tentar identificar o ambiente de convivência para dai procurar ajuda especializada
Primeiro propor um diálogo,atrás dessa conversa tentar identificar o ambiente de convivência para dai procurar ajuda especializada
Citação de Danilo DOS SANTOS em abril 12, 2025, 10:58 pmÁ PRINCIPIO É NECESSARIO TER UM DIALOGO DIRETO COM O ADOLESCENTE, PARA INVESTIGAR A ORIGEM DO PROBLEMA E CAUSA.
SEGUNDO, APOS OUVI-LO PROCURAR SOLUÇÕES DIRETAS PARA O PROBLEMA .
TERCEIRO PROCURAR AJUDA ESPECIALIZADA.
Á PRINCIPIO É NECESSARIO TER UM DIALOGO DIRETO COM O ADOLESCENTE, PARA INVESTIGAR A ORIGEM DO PROBLEMA E CAUSA.
SEGUNDO, APOS OUVI-LO PROCURAR SOLUÇÕES DIRETAS PARA O PROBLEMA .
TERCEIRO PROCURAR AJUDA ESPECIALIZADA.
Citação de Giselle Cunha em abril 13, 2025, 6:18 pmPrimeiro conversar com esse aluno e tentar entender qual tipo de relação e educação existe no lar dele desde a infância, e quais os sentimentos reprimidos por ele para que ele se comporte dessa forma , segundo observar qual ponto positivo dele e terceiro ampliar expandir esses pontos positivos para que ele saia desse mecanismo de defesa dele
Primeiro conversar com esse aluno e tentar entender qual tipo de relação e educação existe no lar dele desde a infância, e quais os sentimentos reprimidos por ele para que ele se comporte dessa forma , segundo observar qual ponto positivo dele e terceiro ampliar expandir esses pontos positivos para que ele saia desse mecanismo de defesa dele
Citação de Mirela Guadalupe Guimarães da Silva em abril 13, 2025, 7:16 pmOs conteúdos inconscientes do aluno de 14 anos podem estar sendo sublimados através das agressões e brigas com os colegas. O movimento inicial seria investigar a infância desse adolescente, após esse abordagem conversar com os pais sobre o comportamento familiar dos indivíduos e por último desenvolver uma nova abordagem para a sublimação desse conteúdo, compreendendo quais são os interesses do adolescente esse energia pode ser redirecionada para alguma atividade artística ou em atividades corporais, como artes marciais.
Os conteúdos inconscientes do aluno de 14 anos podem estar sendo sublimados através das agressões e brigas com os colegas. O movimento inicial seria investigar a infância desse adolescente, após esse abordagem conversar com os pais sobre o comportamento familiar dos indivíduos e por último desenvolver uma nova abordagem para a sublimação desse conteúdo, compreendendo quais são os interesses do adolescente esse energia pode ser redirecionada para alguma atividade artística ou em atividades corporais, como artes marciais.
