Desafio - Módulo I
Citação de Mardhem em julho 24, 2024, 10:56 am1 - chamar para uma conversa individual. Ouvir, entender e acolher são ferramentas fundamentais para investigar o sofrimento e as ações de Eduardo
2 - buscar, junto com ele, atividades em que ele tenha melhor desempenho, entender quais são as principais dificuldades com as tarefas atuais e assim incentivá-lo a uma relação mais saudável com as exigências da sociedade
3 - investigar o contexto mental, social e familiar de Eduardo. Convidar a família para uma conversa e, caso haja relatos de maiores dificuldades de aprendizado, encaminhá-lo para um tratamento profissional de maior prazo
1 - chamar para uma conversa individual. Ouvir, entender e acolher são ferramentas fundamentais para investigar o sofrimento e as ações de Eduardo
2 - buscar, junto com ele, atividades em que ele tenha melhor desempenho, entender quais são as principais dificuldades com as tarefas atuais e assim incentivá-lo a uma relação mais saudável com as exigências da sociedade
3 - investigar o contexto mental, social e familiar de Eduardo. Convidar a família para uma conversa e, caso haja relatos de maiores dificuldades de aprendizado, encaminhá-lo para um tratamento profissional de maior prazo
Citação de Maria Gabryela Farias Silveira em julho 24, 2024, 12:02 pmA primeira ação que poderia ser feita seria ouvir Eduardo, buscando saber um pouco mais do seu convívio familiar, e demais interações.
A segunda, procurar saber um pouco mais dos gostos, aptidões de Eduardo para assim poder promover atividades nas quais ele pudesse extravasar e descarregar sua energia de maneira mais proveitosa.
A terceira seria o estudo de caso em conjunto com os demais profissionais e o próprio Eduardo para buscarmos e promover o que fosse melhor pra ele diante a circunstância e realidade, tentando envolver seus familiares.
A primeira ação que poderia ser feita seria ouvir Eduardo, buscando saber um pouco mais do seu convívio familiar, e demais interações.
A segunda, procurar saber um pouco mais dos gostos, aptidões de Eduardo para assim poder promover atividades nas quais ele pudesse extravasar e descarregar sua energia de maneira mais proveitosa.
A terceira seria o estudo de caso em conjunto com os demais profissionais e o próprio Eduardo para buscarmos e promover o que fosse melhor pra ele diante a circunstância e realidade, tentando envolver seus familiares.
Citação de Priscila Diniz em julho 24, 2024, 12:24 pmPartindo do conceito de sublimação, como 3 ações sugiro:
- Investigar quais tipos de atividades o garoto Eduardo pratica e que lhe traga alguma satisfação, podendo se utilizar de diversos instrumentos nessa investigação como desenhos, questionários, entrevistas entre outros. Essa investigação deve ser ampla, abrangendo esportes, música, desenho e com atividades relacionadas a comunicação e expressão.
- A partir da análise dessas atividades, propor em sala de aula atividades relacionadas em que o Eduardo possa participar e incentivar além de sua participação, também o seu desempenho e satisfação, podendo ter momentos de roda de conversa sobre as atividades para que ele possa se expressar
- Propor que a partir de seu desempenho e destaque nessa atividade possa se ter momentos de liderança e reconhecimentos dos professores e colegas nas atividades para que possa desempenhar outro papel perante a turma, o que pode contribuir para a alteração de seu papel social no grupo.
Partindo do conceito de sublimação, como 3 ações sugiro:
- Investigar quais tipos de atividades o garoto Eduardo pratica e que lhe traga alguma satisfação, podendo se utilizar de diversos instrumentos nessa investigação como desenhos, questionários, entrevistas entre outros. Essa investigação deve ser ampla, abrangendo esportes, música, desenho e com atividades relacionadas a comunicação e expressão.
- A partir da análise dessas atividades, propor em sala de aula atividades relacionadas em que o Eduardo possa participar e incentivar além de sua participação, também o seu desempenho e satisfação, podendo ter momentos de roda de conversa sobre as atividades para que ele possa se expressar
- Propor que a partir de seu desempenho e destaque nessa atividade possa se ter momentos de liderança e reconhecimentos dos professores e colegas nas atividades para que possa desempenhar outro papel perante a turma, o que pode contribuir para a alteração de seu papel social no grupo.
Citação de Natalia Luiza em julho 24, 2024, 1:43 pmPrimeiro verificar a procedência familiar.
Fazer a conversão livre com o mesmo.
Apresentar soluções de curto e longo prazo para seus anseios.
Primeiro verificar a procedência familiar.
Fazer a conversão livre com o mesmo.
Apresentar soluções de curto e longo prazo para seus anseios.
Citação de sergiogeo em julho 24, 2024, 2:08 pmImportante buscar alternativas para direcionar essa energia, canalizando em outras ações.
Xadrez
Monitor
Futebol
Etc
Importante buscar alternativas para direcionar essa energia, canalizando em outras ações.
Xadrez
Monitor
Futebol
Etc
Citação de Priscila Diniz em julho 24, 2024, 2:35 pmMuito interessante perceber que o processo de análise é interminável, já que o número de eventos que pode ocorrer na vida do ser humano é infinito. Pode se estar bem hoje, entretanto na ocorrência de algum incidente pode haver uma regressão a problemas que antes já tinham sido superados.
A pulsão busca sempre voltar para uma posição anterior, sendo regressiva busca sempre voltar para o estágio de prazer anterior.
Infinito é o processo psicanalítico, quanto existe ser humano… existe o processo
Muito interessante perceber que o processo de análise é interminável, já que o número de eventos que pode ocorrer na vida do ser humano é infinito. Pode se estar bem hoje, entretanto na ocorrência de algum incidente pode haver uma regressão a problemas que antes já tinham sido superados.
A pulsão busca sempre voltar para uma posição anterior, sendo regressiva busca sempre voltar para o estágio de prazer anterior.
Infinito é o processo psicanalítico, quanto existe ser humano… existe o processo
Citação de sheilatavares86@outlook.com em julho 24, 2024, 3:10 pmPrimeiro é necessário conhecer o ambiente familiar desse adolescente, saber quais princípios tem vivido e se vem de uma família problemática ou não.
Em seguida, acolher esse adolescente, ouvi-lo, tentar compreende-lo sem julgá-lo;
e por último, após toda uma avaliação profunda sobre o caso, utilizar ferramentas que o ajudem a entender que seja lá o que for que esteja acontecendo com ele, ele precisa fazer diferente. Porque para se obter resultados diferentes, não podemos reproduzir atitudes negativas, atitudes que nos afaste de pessoas, atitudes que ferem pessoas, que não precisamos devolver com a mesma moeda para nos sentirmos melhor. E fazer ele entender que nem sempre precisamos usar nossos mecanismos de defesa de forma negativa, que não é porque estamos feridos, que precisamos ferir. E que sim, ele pode fazer diferente e melhorar como os outros.
Primeiro é necessário conhecer o ambiente familiar desse adolescente, saber quais princípios tem vivido e se vem de uma família problemática ou não.
Em seguida, acolher esse adolescente, ouvi-lo, tentar compreende-lo sem julgá-lo;
e por último, após toda uma avaliação profunda sobre o caso, utilizar ferramentas que o ajudem a entender que seja lá o que for que esteja acontecendo com ele, ele precisa fazer diferente. Porque para se obter resultados diferentes, não podemos reproduzir atitudes negativas, atitudes que nos afaste de pessoas, atitudes que ferem pessoas, que não precisamos devolver com a mesma moeda para nos sentirmos melhor. E fazer ele entender que nem sempre precisamos usar nossos mecanismos de defesa de forma negativa, que não é porque estamos feridos, que precisamos ferir. E que sim, ele pode fazer diferente e melhorar como os outros.
Citação de luanalancanova@hotmail.com em julho 24, 2024, 3:50 pm1. Conhecer o contexto de vida do menino
2. Através da conversa, entender o que leva ele a ser o preceptor da confusões com colegas de turma
3. Direcionar o menino para que ele perceba que existem outras formas de existir
1. Conhecer o contexto de vida do menino
2. Através da conversa, entender o que leva ele a ser o preceptor da confusões com colegas de turma
3. Direcionar o menino para que ele perceba que existem outras formas de existir
Citação de Josiane oliveira em julho 24, 2024, 7:41 pm1. Chamaria Eduardo para uma conversa e nela tentaria identificar os possíveis pontos parados comportamentos.
2. Investigaria a relação com os país
3. Sugeriria atividades em que ele poderia externar esse possível descontentamento, o que acalmaria e assim poderiamos trabalhar seus comportamentos atraves do auto - conhecimento.
1. Chamaria Eduardo para uma conversa e nela tentaria identificar os possíveis pontos parados comportamentos.
2. Investigaria a relação com os país
3. Sugeriria atividades em que ele poderia externar esse possível descontentamento, o que acalmaria e assim poderiamos trabalhar seus comportamentos atraves do auto - conhecimento.
Citação de FernandavieiraC em julho 24, 2024, 8:03 pmAnalisamos que Eduardo tem um problema emocional mesmo que o texto não se aprofunde nas questões. Percebemos que devido ao local que ele está estruturado e provavelmente exista algo enraizados no contexto familiar trás átona lixo do seu inconsciente ou consciente gerado apelo exemplo visto por ele na infância..Um programa criado e repetido com aqueles a sua volta.
Analisamos que Eduardo tem um problema emocional mesmo que o texto não se aprofunde nas questões. Percebemos que devido ao local que ele está estruturado e provavelmente exista algo enraizados no contexto familiar trás átona lixo do seu inconsciente ou consciente gerado apelo exemplo visto por ele na infância..Um programa criado e repetido com aqueles a sua volta.