Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 509 of 566Next

Como estudamos que a sublimação é um importante instrumento para manter a ordem e paz social, deveríamos proporcionar formas para Eduardo manifestar seus implusos, por meio da arte, atividades intelectuais, etc.. Também poderíamos ensiná-lo a reconhecer seus impulsos indesejados para superá-los e assim, criar uma produção humana mais autônoma, criativa e apaziguadora

Percebe-se que o comportamento do garoto reflete ao que está no seu inconsciente relacionado a algum trauma que o mesmo sofreu talvez violência familiar, ausência, e isso gerou essa sublimação de seus sentimentos. Talvez no período do desenvolvimento do ego tenha passado por situações que comprometeram a formação completa de sua psique. O psicanalista nesse caso deve fazer teste para descobrir a origem daquele bloqueio a fim de que a partir do incentivo a uma introspecção do adolescente possa-se explicar seu comportamento.

Ademais, mostra-se pertinente avaliar também se não existe algum problema de ordem física exigindo nesse caso um acompanhamento e avaliações multidisciplinares.

 

Envolver os pais nessa situação,seria uma boa ideia, por que o ambiente que a criança vive, influencia na sua conduta.

Primeiro conversar com ele para identificar as situações vividas. Segundo avaliar uma abordagem para o caso e terceiro acompanhar a evolução.

1 entender o que essa violência esta tentando compensar, nesse casso redirecionar essa energia

2 começou deste o 6 anos, entender quais desafios ele vem enfrentado desde a infância no seu reduto familiar

3 a questão do aprendizado, entender os traumas passados na área da aprendizagem e qual a melhor forma que ele se adapta melhor

Conversar com o aluno após a aula para que os outros alunos não vejam; iniciar o diálogo sem abordar o problema em questão, para ganhar a confiança e buscar descobrir o que o aluno gosta de fazer, quais atividades desperta interesse; aplicar essas atividades selecionadas por ele no dia a dia; de maneira sutil perguntar a sua rotina e também questões básicas familiares (se tem irmãos, por exemplo) para ver a reação; caso necessário posteriormente convocar a família para abordar sobre o comportamento.

Através de conversas buscar entender o que esta acontecendo com Eduardo, segundo viés averiguar o contexto familiar do adolescente, terceiro  verificar o meio social ao qual ele está convivendo.

 

É de grande importância conhecer o seio familiar do aluno, em muitos casos a criança cresce em um ambiente totalmente desestruturado, e agressivo então a criança entende que ela precisa ser exatamente desta forma diante da sociedade visto que é isso que é repassado a ele. A escola tem um papel fundamental em acolhe-lo e buscar meios tbm na psicanálise

Envolver Eduardo em atividades comunitárias para proporcionar um senso de propósito e pertencimento, redirecionando comportamentos agressivos para ações benéficas,envolve-lo em práticas artistas ,esportistas e implementar  programas  de tutoria e mentoria.

Primeira ação: conversar com o adolescente, tentar compreender  o que está acontecendo,  investigando sua realidade familiar,  tentando descobrir quais são as situações que desencadeiam esse comportamento e ajudá-lo a identificar suas emoções.

Segunda ação: propor uma atividade física ou intelectual para extravazar as suas emoções, tensões e angustias, como meio de direcionar a agressividade para algo positivo.

Terceira ação: envolver a familia no processo e buscar ajuda de um profissional especializado

 

PreviousPage 509 of 566Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱