Desafio - Módulo I
Citação de Fabricio Correa em julho 25, 2024, 6:22 pmPrimeiro conversar com ele para identificar as situações vividas. Segundo avaliar uma abordagem para o caso e terceiro acompanhar a evolução.
Primeiro conversar com ele para identificar as situações vividas. Segundo avaliar uma abordagem para o caso e terceiro acompanhar a evolução.
Citação de Rodrigo Moreira Guimaraes dos Santos em julho 25, 2024, 7:45 pm1 entender o que essa violência esta tentando compensar, nesse casso redirecionar essa energia
2 começou deste o 6 anos, entender quais desafios ele vem enfrentado desde a infância no seu reduto familiar
3 a questão do aprendizado, entender os traumas passados na área da aprendizagem e qual a melhor forma que ele se adapta melhor
1 entender o que essa violência esta tentando compensar, nesse casso redirecionar essa energia
2 começou deste o 6 anos, entender quais desafios ele vem enfrentado desde a infância no seu reduto familiar
3 a questão do aprendizado, entender os traumas passados na área da aprendizagem e qual a melhor forma que ele se adapta melhor
Citação de Gerusa Guimaraes em julho 25, 2024, 8:18 pmConversar com o aluno após a aula para que os outros alunos não vejam; iniciar o diálogo sem abordar o problema em questão, para ganhar a confiança e buscar descobrir o que o aluno gosta de fazer, quais atividades desperta interesse; aplicar essas atividades selecionadas por ele no dia a dia; de maneira sutil perguntar a sua rotina e também questões básicas familiares (se tem irmãos, por exemplo) para ver a reação; caso necessário posteriormente convocar a família para abordar sobre o comportamento.
Conversar com o aluno após a aula para que os outros alunos não vejam; iniciar o diálogo sem abordar o problema em questão, para ganhar a confiança e buscar descobrir o que o aluno gosta de fazer, quais atividades desperta interesse; aplicar essas atividades selecionadas por ele no dia a dia; de maneira sutil perguntar a sua rotina e também questões básicas familiares (se tem irmãos, por exemplo) para ver a reação; caso necessário posteriormente convocar a família para abordar sobre o comportamento.
Citação de Danielle Diefenthaeler em julho 25, 2024, 8:38 pmAtravés de conversas buscar entender o que esta acontecendo com Eduardo, segundo viés averiguar o contexto familiar do adolescente, terceiro verificar o meio social ao qual ele está convivendo.
Através de conversas buscar entender o que esta acontecendo com Eduardo, segundo viés averiguar o contexto familiar do adolescente, terceiro verificar o meio social ao qual ele está convivendo.
Citação de Andressa Ribeiro dos Santos em julho 25, 2024, 9:01 pmÉ de grande importância conhecer o seio familiar do aluno, em muitos casos a criança cresce em um ambiente totalmente desestruturado, e agressivo então a criança entende que ela precisa ser exatamente desta forma diante da sociedade visto que é isso que é repassado a ele. A escola tem um papel fundamental em acolhe-lo e buscar meios tbm na psicanálise
É de grande importância conhecer o seio familiar do aluno, em muitos casos a criança cresce em um ambiente totalmente desestruturado, e agressivo então a criança entende que ela precisa ser exatamente desta forma diante da sociedade visto que é isso que é repassado a ele. A escola tem um papel fundamental em acolhe-lo e buscar meios tbm na psicanálise
Citação de Gisele Cristiane Ferreira em julho 26, 2024, 12:27 amEnvolver Eduardo em atividades comunitárias para proporcionar um senso de propósito e pertencimento, redirecionando comportamentos agressivos para ações benéficas,envolve-lo em práticas artistas ,esportistas e implementar programas de tutoria e mentoria.
Envolver Eduardo em atividades comunitárias para proporcionar um senso de propósito e pertencimento, redirecionando comportamentos agressivos para ações benéficas,envolve-lo em práticas artistas ,esportistas e implementar programas de tutoria e mentoria.
Citação de naragomeszacari em julho 26, 2024, 1:06 amPrimeira ação: conversar com o adolescente, tentar compreender o que está acontecendo, investigando sua realidade familiar, tentando descobrir quais são as situações que desencadeiam esse comportamento e ajudá-lo a identificar suas emoções.
Segunda ação: propor uma atividade física ou intelectual para extravazar as suas emoções, tensões e angustias, como meio de direcionar a agressividade para algo positivo.
Terceira ação: envolver a familia no processo e buscar ajuda de um profissional especializado
Primeira ação: conversar com o adolescente, tentar compreender o que está acontecendo, investigando sua realidade familiar, tentando descobrir quais são as situações que desencadeiam esse comportamento e ajudá-lo a identificar suas emoções.
Segunda ação: propor uma atividade física ou intelectual para extravazar as suas emoções, tensões e angustias, como meio de direcionar a agressividade para algo positivo.
Terceira ação: envolver a familia no processo e buscar ajuda de um profissional especializado
Citação de Camila Rafaela de Souza Santos de Assis em julho 26, 2024, 1:06 amEduardo, com os seus 14 anos de idade, ainda é muito jovem, e ainda em sua infância, aos 6 anos, já apresentava comportamento agressivo e fora das regras de ordem da sociedade.
Acredito que submeter o jovem a um acompanhamento psicológico, com profunda investigação em todo o seu contexto familiar, ambiente de vivência na sociedade, com o intuito de entender a interferência do meio nesse contexto.
Em paralelo, indicaria a inclusão desse jovem em alguma atividade artística ou esportiva, para que ele tenha a oportunidade de transferir/sublimar as suas pulsões.
Eduardo, com os seus 14 anos de idade, ainda é muito jovem, e ainda em sua infância, aos 6 anos, já apresentava comportamento agressivo e fora das regras de ordem da sociedade.
Acredito que submeter o jovem a um acompanhamento psicológico, com profunda investigação em todo o seu contexto familiar, ambiente de vivência na sociedade, com o intuito de entender a interferência do meio nesse contexto.
Em paralelo, indicaria a inclusão desse jovem em alguma atividade artística ou esportiva, para que ele tenha a oportunidade de transferir/sublimar as suas pulsões.
Citação de Giovana L. K. em julho 26, 2024, 4:51 pmConsiderando a teoria freudiana da sublimação, algumas ações podem ser tomadas para auxiliar o Eduardo, por examplo:
Identificação de Interesses e Talentos:
- Conversas abertas: Promover um diálogo franco com o adolescente para identificar seus interesses e talentos.
- Atividades extracurriculares: Incentivar a participação em atividades que estimulem a criatividade e a expressão pessoal, como música, artes marciais, esportes ou clubes de debate.
Criação de Canais para Expressão:
- Espaços seguros: Oferecer um ambiente seguro e acolhedor para que o adolescente possa expressar seus sentimentos e frustrações.
- Diário: Incentivar a escrita em um diário como uma forma de liberar emoções e pensamentos.
- Terapia: A psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar o adolescente a lidar com seus sentimentos e desenvolver estratégias mais saudáveis de enfrentamento.
- Reunião família e escola para identificar as possíveis raíz para tal comportamento.
Considerando a teoria freudiana da sublimação, algumas ações podem ser tomadas para auxiliar o Eduardo, por examplo:
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Identificação de Interesses e Talentos:
- Conversas abertas: Promover um diálogo franco com o adolescente para identificar seus interesses e talentos.
- Atividades extracurriculares: Incentivar a participação em atividades que estimulem a criatividade e a expressão pessoal, como música, artes marciais, esportes ou clubes de debate.
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Criação de Canais para Expressão:
- Espaços seguros: Oferecer um ambiente seguro e acolhedor para que o adolescente possa expressar seus sentimentos e frustrações.
- Diário: Incentivar a escrita em um diário como uma forma de liberar emoções e pensamentos.
- Terapia: A psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar o adolescente a lidar com seus sentimentos e desenvolver estratégias mais saudáveis de enfrentamento.
- Reunião família e escola para identificar as possíveis raíz para tal comportamento.
Citação de Hannah em julho 26, 2024, 6:13 pmEm primeiro lugar estar aberto a entender ele sem julga-lo, fazer com que se sinta acolhido pra falar sobre a sua realidade com tranquilidade
entender as origens dele e seu ambiente familiar, sendo como ele foi criado e a atual relação com os pais
tentar mostrar para ele que essas ações são oriundas do meio ao qual ele foi inserido, para que ele pudesse nomear aquilo e poder ver de fora para poder escolher ser alguém melhor, iniciando com a quebra de padrões familiares.
Em primeiro lugar estar aberto a entender ele sem julga-lo, fazer com que se sinta acolhido pra falar sobre a sua realidade com tranquilidade
entender as origens dele e seu ambiente familiar, sendo como ele foi criado e a atual relação com os pais
tentar mostrar para ele que essas ações são oriundas do meio ao qual ele foi inserido, para que ele pudesse nomear aquilo e poder ver de fora para poder escolher ser alguém melhor, iniciando com a quebra de padrões familiares.