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Desafio - Módulo I

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Para favorecer mudanças no comportamento de Eduardo, levando em consideração a abordagens psicanalíticas e terapêuticas

1 terapia expressiva

2 terapia familiar

3 atividades de socialização

4 treinamento em resolução de conflitos

Citação de Flavia Coelho em julho 29, 2024, 6:15 pm

Como as atividades em grupo não ofereceram as mudanças desejadas, faria uma analise mais profunda individualmente com este aluno para entender os motivos ou talvez traumas que o leva a tal comportamento. Se derrepente no ceio familiar ele vive constantes situações que possam levar a replicar no ambiente social.

Concordo com você, as entrevistas individuais para construir um relacionamento de confiança e compreender melhor suas experiências, sentimentos e expectativas, usando ferramentas de avaliação psicológica.

 

Em relação ao comportamento de eduardo. Acredito que deve haver uma abordagem da diretoria da escola e através de uma conversa com o garoto,tentar entender porque ele está se comportando desta forma,em seguida entrar em contato com os pais convocando eles para uma conversa referente ao comportamento de eduardo na escola,sendo assim ambas as partes entrar em um consenso para tentar resolver essa questão do comportamento do aluno eduardo.

  1. Conversar com Eduardo sobre seu histórico de vida;
  2. Buscar compreender as possíveis causas desse comportamento dentro do seu convívio social, isso incluí a família, escola, igreja e demais instituições socias das quais p sujeito faz parte;
  3. Estabelecer propostas enriquecedoras para fortalecer um ótimo equilíbrio entre o id, o ego e o superego, e também entender as suas pulsões e ajudá-lo a direcioná-las de outras formas. Um exemplo disso é a luta, ele pode expressar sua agressividade de outra maneira

A primeira coisa ser feita é a escuta e criação de vinculo deixando o adolescente a vontade para relatar o seu passado e o verdadeiro motivo para  esses comportamentos agressivos.

ativando o ego a fim de resgatar suas lembranças

ajudar esse adolescente a desenvolver o "sublimação"  para poder conviver em sociedade.

 

Sentar e deixar ele falar livremente, para que possa ser efeita uma analise para identificar a causa,

depois conhece o convivio familiar

e trabalhar a reprogramação das imagens das cenas de trauma com ele

Compreensão da vida familiar e social

Apresentar a sociedade de modo funcional

Equilibrar vivencia entre estar só e o relacionamento com o meio a qual vive

Iniciar a Análise buscando o histórico dos precedentes de convivência familiar, abrindo campo para fala a cada membro familiar, que convive com o mesmo, na ausência dele, e após essas escutas, iniciar as escutas individualizadas dele.

Ao captar sobre quais mecanismos de defesa do ego ele está manifestando esses comportamentos, orientar professores sobre a abertura de espaço participativo intencional em tarefas que o farão recuperar o senso de aceitação social, valorizando seus potenciais, atividades artisticas e esportivas, propiciam de forma positiva essas ações.

Acredito que a primeira ação seria buscar mais informação sobre seu núcleo familiar, fonte da construção do que o jovem apresenta.

Segunda ação seria interagir com o adolescente de forma a mostrar um mundo totalmente diferente do que ele conhece, apresentar perspectivas novas.

E por último, dar responsabilidades na qual ele pudesse liderar, pudesse se sentir útil.

Para ajudar Eduardo a mudar seu comportamento, utilizando a teoria da sublimação freudiana e seus benefícios, podemos propor as seguintes ações/atividades:

1. **Atividades Artísticas e Criativas**: Introduzir Eduardo a atividades como pintura, desenho, escultura, música ou teatro pode canalizar sua agressividade e energia para a expressão artística. Isso pode proporcionar uma forma saudável de expressão emocional e reduzir comportamentos agressivos.

2. **Esportes e Exercícios Físicos**: Incentivar a participação em esportes ou exercícios físicos pode ajudar a redirecionar a energia de Eduardo para atividades positivas. Esportes de equipe, como futebol ou basquete, podem também melhorar suas habilidades sociais e de cooperação.

3. **Terapia de Grupo e Oficinas de Autoestima**: Promover sessões de terapia de grupo e oficinas focadas na construção da autoestima e habilidades de comunicação pode ajudar Eduardo a entender melhor suas emoções e a desenvolver estratégias para lidar com frustrações de maneira mais saudável.

Essas atividades visam sublimar os impulsos agressivos de Eduardo, transformando-os em ações construtivas e socialmente aceitáveis, além de contribuir para seu desenvolvimento pessoal e social.

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