Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 513 of 614Next

Para ajudar Eduardo a mudar seu comportamento, utilizando a teoria da sublimação freudiana e seus benefícios, podemos propor as seguintes ações/atividades:

1. **Atividades Artísticas e Criativas**: Introduzir Eduardo a atividades como pintura, desenho, escultura, música ou teatro pode canalizar sua agressividade e energia para a expressão artística. Isso pode proporcionar uma forma saudável de expressão emocional e reduzir comportamentos agressivos.

2. **Esportes e Exercícios Físicos**: Incentivar a participação em esportes ou exercícios físicos pode ajudar a redirecionar a energia de Eduardo para atividades positivas. Esportes de equipe, como futebol ou basquete, podem também melhorar suas habilidades sociais e de cooperação.

3. **Terapia de Grupo e Oficinas de Autoestima**: Promover sessões de terapia de grupo e oficinas focadas na construção da autoestima e habilidades de comunicação pode ajudar Eduardo a entender melhor suas emoções e a desenvolver estratégias para lidar com frustrações de maneira mais saudável.

Essas atividades visam sublimar os impulsos agressivos de Eduardo, transformando-os em ações construtivas e socialmente aceitáveis, além de contribuir para seu desenvolvimento pessoal e social.

Após perceber que os demais coleguinhas apresentaram melhoria e Eduardo não, fica visível que existem questões a serem investigadas. Primeiro: conversar com Eduardo buscando trazer acolhimento e gerando confiança para que ele possa sentir-se confiante para falar das suas dores, geralmente não se aplica numa única conversa. Segundo: conhecer a família e compreender o contexto familiar em que Eduardo vive. Só depois desses primeiros atendimentos e compreender as necessidades de Eduardo aí sim direcioná-los à proxima etapa, seja apenas atendimento terapêutico ou direcionando a outro profisional como psiquiatra por exemplo, caso haja necessidade de maiores avaliações, assim também se estende à familiares ou genitores de Eduardo.

Como Eduardo é morador de uma área violenta, possivelmente vislumbrou na organização de sua psique alguns atributos que “compensassem” a vivência desse contexto (como a internalização de sentimentos coerentes com a violência vivenciada em seu cotidiano). Logo, a primeira ação que alteraria seu comportamento inadequado, seria a tomada de consciência de que sua apatia e violência manifestada no ambiente escolar possui resquícios de fatores que se apresentam de forma inconsciente. 

Assim, seria requerida a consciente e voluntária decisão de Eduardo em compreender até que ponto a violência e a apatia nos estudos se manifestam como sintomas de seus sentimentos  e perpetuação de sua autoimagem.

Por fim, é preciso que Eduardo voluntariamente realize uma canalização de seus sentimentos de maneira a conseguir expressá-los de forma mais produtiva e bem orientada, o que pode ser feito através da música, êxito acadêmico, êxito nos esportes etc.

 

Primeiro passo é analisar o âmbito familiar de Eduardo.

Segundo passo identificar as  circunstâncias desse comportamento agressivo.

Terceiro inserir Eduardo em programas socioeducativos e assistenciais junto a sua rede familiar.

pelo que foi visto ate o exato momento, vemos que a psicanalise ela visa o estudo sobre o ser humano, a forma que o ser humano atua perante a sociedade

Primeiro convidaria o aluno de forma sútil para uma conversa;

Seguido , tentaria trabalhar associação livre com o aluno , até que identificasse o provável motivo para o comportamento agressivo , que certamente está ligado a infância ( no entanto , sei bem q este fato só poderia ser confirmado com algumas ou muitas sessões )

No meio das sessões , falaria de maneira sútil , sobre arte, sobre esporte e observaria se há interesse em alguma atividade para assim ele se ouça várias vezes e talvez consiga acessar o mecanismo de sublimação .

Primeiro convidaria o aluno de forma sútil para uma conversa;

Seguido , tentaria trabalhar associação livre com o aluno , até que identificasse o provável motivo para o comportamento agressivo , que certamente está ligado a infância ( no entanto , sei bem q este fato só poderia ser confirmado com algumas ou muitas sessões )

No meio das sessões , falaria de maneira sútil , sobre arte, sobre esporte e observaria se há interesse em alguma atividade para assim ele se ouça várias vezes e talvez consiga acessar o mecanismo de sublimação .

Primeiro convidaria o aluno de forma sútil para uma conversa;

Seguido , tentaria trabalhar associação livre com o aluno , até que identificasse o provável motivo para o comportamento agressivo , que certamente está ligado a infância ( no entanto , sei bem q este fato só poderia ser confirmado com algumas ou muitas sessões )

No meio das sessões , falaria de maneira sútil , sobre arte, sobre esporte e observaria se há interesse em alguma atividade para assim ele se ouça várias vezes e talvez consiga acessar o mecanismo de sublimação .

Everton Martins De Oliveira has reacted to this post.
Everton Martins De Oliveira

1 seria uma cconversa com o eduardo pra avaliar e saber como continuar

daniela.gloriarj@gmail.com has reacted to this post.
daniela.gloriarj@gmail.com

Com este caso, consideraria fazer uma atividade artística com o jovem afim de que ele pudesse liberar esse emocional sublimado e pudesse se sentir mais aliviado a ponto de os sintomas como conflitos começarem a diminuir pelo simples empenho de canalizar ou expressar emoções sublimadas.

Everton Martins De Oliveira and daniela.gloriarj@gmail.com have reacted to this post.
Everton Martins De Oliveiradaniela.gloriarj@gmail.com
PreviousPage 513 of 614Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱