Desafio - Módulo I
Citação de Priscila Alves em agosto 1, 2024, 8:21 pmSeria adequado uma conversa em particular, e com os pais do adolescente para saber o que se passa em casa. Após a conversa, um acompanhamento psicológico, e atividades extracurriculares, como um esporte para que essa angústia (raiva) seja posta para fora de uma maneira saudável.
Seria adequado uma conversa em particular, e com os pais do adolescente para saber o que se passa em casa. Após a conversa, um acompanhamento psicológico, e atividades extracurriculares, como um esporte para que essa angústia (raiva) seja posta para fora de uma maneira saudável.
Citação de carolda99 em agosto 1, 2024, 8:38 pmPrimeiro sentaria para conversas com o Eduardo e depois apenas com sua família. A partir de uma investigação de tudo o que aconteceu com Eduardo que poderia ser um reflexo de seu comportamento, teria um caminho para seguir e seguindo a sublimação poderia propor atividades que fossem do interesse do eduardo, seja na arte, esporte ou etc.
É importante conversar para tentar enxergar o que se passa no inconsciente do Eduardo e tentar evoluir o EGO para que seus desejos ruins sejam levados a reflexão.
Primeiro sentaria para conversas com o Eduardo e depois apenas com sua família. A partir de uma investigação de tudo o que aconteceu com Eduardo que poderia ser um reflexo de seu comportamento, teria um caminho para seguir e seguindo a sublimação poderia propor atividades que fossem do interesse do eduardo, seja na arte, esporte ou etc.
É importante conversar para tentar enxergar o que se passa no inconsciente do Eduardo e tentar evoluir o EGO para que seus desejos ruins sejam levados a reflexão.
Citação de Livia Stella em agosto 1, 2024, 9:37 pm1- Incentivar a criança a se envolver em atividades como desenho, pintura, escultura ou música. Essas atividades permitem que a criança expresse suas emoções e frustrações de maneira criativa e aceitável, ajudando a redirecionar a energia rebelde para a produção artística.Esportes e Atividades Físicas: Inscrever a criança em esportes organizados ou atividades físicas, como futebol, natação, dança ou artes marciais. Esses esportes não apenas ajudam a gastar energia acumulada, mas também ensinam disciplina, trabalho em equipe e autoconfiança.Projetos de Construção ou Manuais: Oferecer à criança a oportunidade de se envolver em projetos de construção, jardinagem ou atividades manuais, como montar quebra-cabeças ou construir modelos. Essas atividades permitem que a criança use suas habilidades e criatividade para criar algo tangível, proporcionando um sentido de realização e propósito.Além dessas ações, é importante combinar essas atividades com uma comunicação aberta e honesta, estabelecendo limites claros e consistentes, e oferecendo suporte emocional. Isso ajudará a criança a entender e gerenciar seus impulsos de maneira saudável e produtiva.
1- Incentivar a criança a se envolver em atividades como desenho, pintura, escultura ou música. Essas atividades permitem que a criança expresse suas emoções e frustrações de maneira criativa e aceitável, ajudando a redirecionar a energia rebelde para a produção artística.Esportes e Atividades Físicas: Inscrever a criança em esportes organizados ou atividades físicas, como futebol, natação, dança ou artes marciais. Esses esportes não apenas ajudam a gastar energia acumulada, mas também ensinam disciplina, trabalho em equipe e autoconfiança.Projetos de Construção ou Manuais: Oferecer à criança a oportunidade de se envolver em projetos de construção, jardinagem ou atividades manuais, como montar quebra-cabeças ou construir modelos. Essas atividades permitem que a criança use suas habilidades e criatividade para criar algo tangível, proporcionando um sentido de realização e propósito.Além dessas ações, é importante combinar essas atividades com uma comunicação aberta e honesta, estabelecendo limites claros e consistentes, e oferecendo suporte emocional. Isso ajudará a criança a entender e gerenciar seus impulsos de maneira saudável e produtiva.
Citação de Stefane Barbosa Guimaraes em agosto 1, 2024, 9:43 pmAs experiências negativas ao longo do desenvolvimento, passando pelas privações de itens essenciais,como alimentação,um ambiente familiar equilibrado,e também desigualdades sócias ,onde há um desequilíbrio na distribuição de renda e até a falta dela,gera sofrimento que nem todos superam.Propagandas de itens que não se podem adquirir,alimentos ,vestuário , brinquedos etc. O consumismo acelerado ,e felicidade ligada ao que se pode comprar,levando a pensar que vale o que se tem. Todos nós já experimentamos alguma situação de impotência econômica, que é algo normal e superável,quando entendemos que o curso das coisas e desta forma, nem sempre termos o que queremos,ou naquele momento não é possível alcançar. Mas as crianças e jovens ,que sofrem com a violência familiar e social, onde não tem referências positivas ou abandonadas a própria sorte, algumas podem desenvolver comportamentos violentos,entre outros, onde expressam revolta e frustração,gerados pelas desigualdades e negligência do estado e família.
Na abordagem deste público,e necessário oferecer ferramentas onde eles possam encontrar algo onde possam expressar seus anseios . Atividades esportivas e artísticas ,podem direcionar o foco produtivo, controlando a agressividade,que é a expressão que muitos conhecem. O indivíduo encontrando um caminho na criação de algo útil a sociedade,vê em si algo precioso, gerando um alto controle nos impulsos negativos. Porém,sem a atenção do estado e um conjunto de ações sociais,sanando ou amenizando as diferenças e desigualdades, é uma tarefa quase impossível oferecer a todos a oportunidade de um caminho novo, literalmente uma saída de um círculo vicioso.
As experiências negativas ao longo do desenvolvimento, passando pelas privações de itens essenciais,como alimentação,um ambiente familiar equilibrado,e também desigualdades sócias ,onde há um desequilíbrio na distribuição de renda e até a falta dela,gera sofrimento que nem todos superam.Propagandas de itens que não se podem adquirir,alimentos ,vestuário , brinquedos etc. O consumismo acelerado ,e felicidade ligada ao que se pode comprar,levando a pensar que vale o que se tem. Todos nós já experimentamos alguma situação de impotência econômica, que é algo normal e superável,quando entendemos que o curso das coisas e desta forma, nem sempre termos o que queremos,ou naquele momento não é possível alcançar. Mas as crianças e jovens ,que sofrem com a violência familiar e social, onde não tem referências positivas ou abandonadas a própria sorte, algumas podem desenvolver comportamentos violentos,entre outros, onde expressam revolta e frustração,gerados pelas desigualdades e negligência do estado e família.
Na abordagem deste público,e necessário oferecer ferramentas onde eles possam encontrar algo onde possam expressar seus anseios . Atividades esportivas e artísticas ,podem direcionar o foco produtivo, controlando a agressividade,que é a expressão que muitos conhecem. O indivíduo encontrando um caminho na criação de algo útil a sociedade,vê em si algo precioso, gerando um alto controle nos impulsos negativos. Porém,sem a atenção do estado e um conjunto de ações sociais,sanando ou amenizando as diferenças e desigualdades, é uma tarefa quase impossível oferecer a todos a oportunidade de um caminho novo, literalmente uma saída de um círculo vicioso.
Citação de elidaruas em agosto 1, 2024, 10:24 pmConversados primeiramente com o aluno, tentando ente der o que o leva a ter estas atitudes de violência. Depois chamaria a família para tentar entender como foi a vida dessa criança até aqui. Depois daria uma sugestão para que ele fizesse alguma atividade de esporte, artes...
Conversados primeiramente com o aluno, tentando ente der o que o leva a ter estas atitudes de violência. Depois chamaria a família para tentar entender como foi a vida dessa criança até aqui. Depois daria uma sugestão para que ele fizesse alguma atividade de esporte, artes...
Citação de leticiias91 em agosto 1, 2024, 10:28 pmA primeira atitude a ser tomada, seria uma conversa livre com o aluno, em seguida acompanhamento com a família.
Seguido pela busca de esportes que fossem do agrado do aluno, e que tivesse intenção de sublimar as pulsões negativas sentidas pelo mesmo, e o incentivo em atividades intelectuais em formas de estudos e debates para sublimar a impulsos de discussões e desavenças.
A primeira atitude a ser tomada, seria uma conversa livre com o aluno, em seguida acompanhamento com a família.
Seguido pela busca de esportes que fossem do agrado do aluno, e que tivesse intenção de sublimar as pulsões negativas sentidas pelo mesmo, e o incentivo em atividades intelectuais em formas de estudos e debates para sublimar a impulsos de discussões e desavenças.
Citação de Guilherme Werder em agosto 1, 2024, 10:54 pmAcredito que as ações precisam ser executadas de forma macro, visando atingir os parâmetros de um acompanhamento mais eficaz. Por isso:
1 - Usando de método estabelecido por Freud, a escuta será o primeira ação que vamos abordar com esse adolescente . Primeiro uma conversa, para estabelecer confiança, o adolescente precisa entender que a conversa, apesar de ser, não é investigativa e que o profissional naquele momento "só" está tentando ser um apoio, um parceiro dele, sabendo que o foco é descobrir/entender qual o ambiente que ele está incluso, qual é a convivência com seus familiares, se existe algum tipo de violência que ele pode estar sofrendo e qual figura está sendo instrumento para a prática dessa violência.
2 - Conhecendo os pontos de conflitos dentro da rotina do adolescente, ficarão mais claras as opções que poderemos usar como caminhos para executar um trabalho de excelência. Pegando como base a sublimação, podemos direcionar o adolescente para esportes e atividades especificas, potencializando e reafirmando o que ele prefere e direcionando a força dos traumas para o gasto de energia, tendo como resultado um adolescente mais focado, calmo e orientado para suas questões e posteriormente para as questões da sua casa.
3 - Por ultimo mas não menos importante, iriamos tratar o ambiente familiar que é a base de tudo, tirar ele temporariamente de um ambiente abusivo é de extrema importância, mas o retorno para esse ambiente irá desmontar, enfraquecer o trabalho feito por nós. Por esse motivo vamos precisar montar uma rede de apoio, inclusive com o poder publico, com o encaminhamento a uma assistente social, UBS, CAPS, psicanálise e outros equipamentos que forem necessários para tratar as questões familiares, visando um melhor ambiente para nosso adolescente e para sua família. Sabemos que o nosso foco é o adolescente e sua melhora como pessoa para ele e para a sociedade, mas é claro que ele e sua família são vitimas de uma sociedade desigual que "fabríca" cidadões violentos em busca do seu "individual satisfatório", deixando traumas e violências serem passados de geração em geração.
Acredito que as ações precisam ser executadas de forma macro, visando atingir os parâmetros de um acompanhamento mais eficaz. Por isso:
1 - Usando de método estabelecido por Freud, a escuta será o primeira ação que vamos abordar com esse adolescente . Primeiro uma conversa, para estabelecer confiança, o adolescente precisa entender que a conversa, apesar de ser, não é investigativa e que o profissional naquele momento "só" está tentando ser um apoio, um parceiro dele, sabendo que o foco é descobrir/entender qual o ambiente que ele está incluso, qual é a convivência com seus familiares, se existe algum tipo de violência que ele pode estar sofrendo e qual figura está sendo instrumento para a prática dessa violência.
2 - Conhecendo os pontos de conflitos dentro da rotina do adolescente, ficarão mais claras as opções que poderemos usar como caminhos para executar um trabalho de excelência. Pegando como base a sublimação, podemos direcionar o adolescente para esportes e atividades especificas, potencializando e reafirmando o que ele prefere e direcionando a força dos traumas para o gasto de energia, tendo como resultado um adolescente mais focado, calmo e orientado para suas questões e posteriormente para as questões da sua casa.
3 - Por ultimo mas não menos importante, iriamos tratar o ambiente familiar que é a base de tudo, tirar ele temporariamente de um ambiente abusivo é de extrema importância, mas o retorno para esse ambiente irá desmontar, enfraquecer o trabalho feito por nós. Por esse motivo vamos precisar montar uma rede de apoio, inclusive com o poder publico, com o encaminhamento a uma assistente social, UBS, CAPS, psicanálise e outros equipamentos que forem necessários para tratar as questões familiares, visando um melhor ambiente para nosso adolescente e para sua família. Sabemos que o nosso foco é o adolescente e sua melhora como pessoa para ele e para a sociedade, mas é claro que ele e sua família são vitimas de uma sociedade desigual que "fabríca" cidadões violentos em busca do seu "individual satisfatório", deixando traumas e violências serem passados de geração em geração.
Citação de ivete MarquesBatista em agosto 1, 2024, 11:39 pm
- Me aproximaria de Eduardo para conhecer melhor sua rotina,seu ambiente familiar e analisar seu comportamento fora da instituição de ensino que frequenta.
- Ganharia sua confiança, trocando muitas conversas,a fim de investigar algo que justifique tais comportamentos;
- Isso me levaria a conhecer o que ele gosta de fazer,algo que se identifique (esporte,atividades fisicas ou pedagógicas)e inseri-lo dando algo de responsabilidade,de importância, tipo aluno coordenador,capitão do time,etc para que ele gaste de forma benéfica, a mesma energia que usava de forma errada.
- Me aproximaria de Eduardo para conhecer melhor sua rotina,seu ambiente familiar e analisar seu comportamento fora da instituição de ensino que frequenta.
- Ganharia sua confiança, trocando muitas conversas,a fim de investigar algo que justifique tais comportamentos;
- Isso me levaria a conhecer o que ele gosta de fazer,algo que se identifique (esporte,atividades fisicas ou pedagógicas)e inseri-lo dando algo de responsabilidade,de importância, tipo aluno coordenador,capitão do time,etc para que ele gaste de forma benéfica, a mesma energia que usava de forma errada.
Citação de Flaviasilva em agosto 2, 2024, 12:03 am1- Trabalhar o inconsciente para buscar a origem do problema, conhecer a vida social e familiar do adolescente.
2- As atitudes de Eduardo mostra que, sofre violência de pessoas mais velhas e não é validado dentro da família, por esse motivo busca através de impulsos agressivos seu lugar dentro da sociedade.
3- Fazer uma discussão de caso com os profissionais da ONG Ventos Novos e sugerir que acionem as redes de apoio.
1- Trabalhar o inconsciente para buscar a origem do problema, conhecer a vida social e familiar do adolescente.
2- As atitudes de Eduardo mostra que, sofre violência de pessoas mais velhas e não é validado dentro da família, por esse motivo busca através de impulsos agressivos seu lugar dentro da sociedade.
3- Fazer uma discussão de caso com os profissionais da ONG Ventos Novos e sugerir que acionem as redes de apoio.
Citação de ELIETE LIMA em agosto 2, 2024, 1:07 pmDepois da minha reflexão ele desde os 6 anos só conviveu e teve atitudes agressivas ,o inscociente e o consciente só marcaram essas coisas.
Então uma forma de ajudar ele é ver o que gosta de fazer, e tratar o psicologico dele.
Depois da minha reflexão ele desde os 6 anos só conviveu e teve atitudes agressivas ,o inscociente e o consciente só marcaram essas coisas.
Então uma forma de ajudar ele é ver o que gosta de fazer, e tratar o psicologico dele.
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