Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 519 of 566Next
Citação de Lucio de Almeida em agosto 5, 2024, 2:55 pm

"...a violência é a antítese da civilização. (FREUD, 1974[1929-1930]).

 

Atividades para Conduzir um Aluno Rebelde, como Eduardo
Envolvimento em Atividades Esportivas: Incentivar Eduardo a participar de esportes pode canalizar sua energia e impulsividade de maneira saudável. A prática esportiva não só melhora a disciplina e o foco, mas também oferece uma válvula de escape para possíveis frustrações e agressividades. Envolver Eduardo em atividades de voluntariado ou projetos sociais pode ajudá-lo a encontrar um propósitoIntroduzir Eduardo a atividades artísticas, como pintura, música ou teatro, pode ser uma forma eficaz de sublimação..

 

Primeira providência seria entender a relação famliar, com seus pais e irmãos se comportam e se de alguma forma isso se reflete em como ele se comporta.
Segunda ação é entender o motivo pelo qual ele menospreza os alunos mais novo, será que houve algum episódio na vida ele e, a partir disso, ele só replica. Pq ele faz questão de impor essa diferença?
Terceiro averiguar o que ele tem de bom e tentar estimular isso. Ele sendo problemático é amargo, é um bloqueio de algum sentimento de inferioridade e por isso ele não consegue conviver em harmonia. Só destacar o que é ruim não ajuda exatamente, ele só vai resgatar a autoestima quando ele souber no que ele é bom, em como ele pode influenciar positivamente e não o contrário.

Eduardo deve ser escutado em seus sentimentos e ações, acolhido , é preciso uma escuta sem julgamento, acolhedora para compreender o sujeito e ainda a escuta de seus familiares, para compreender as relações deste adolescente. auxiliar Eduardo a entender o que gosta, para assim pensar na inserção do adolescente em atividades esportivas, artisticas e culturais.

As três ações que poderiam ser realizadas são:

1ª Entender o contexto familiar do garoto, tendo uma conversa com todos os envolvidos.

2º Propor ao Eduardo opções, dentro que do que ele tem afinidade, para que ele possa canalizar seus sentimentos negativos através da sublimação em atividades na escola.

3º Acompanhá-lo de perto, dando todo o suporte necessário.

l)  Já tendo uma leitura clara sobre o comportamento do Eduardo, chamá-lo para uma conversa aberta com ele.

2)  Interagir com ele, abrindo uma porta de diálogo.

3) Identificar à agressividade e a falta de motivação em interagir com os outros na escola.

Obs: O Eduardo já vem com essa agressividade desde os 6 anos de idade. E essa agressividade pode te começado

em casa ou existe um distúrbio emocional, ou outra patologia.

O primeiro movimento a ser feito com o adolescente é conversar sobre os núcleos que ele pertence: Núcleo familiar, escolar, social, para que ocorra uma compreensão e leitura de como o adolescente enxerga cada núcleo.

O segundo movimento é chamar a família para um dialogo que terá como intuito uma investigação e analises de informações que será trazida pelo adolescente e pelos familiares em momentos separados.

O terceiro movimento é após a coleta de informações e identificação do motivo da mudança de comportamento traçar as intervenções.

Eu faria uma investigação sobre o contexto familiar, no qual vive; depois eu conversaria com o adolescente, a sós, resguardando o sigilo, para que ele pudesse falar ou se expressar livremente e após, eu buscaria para a ONG uma atividade esportiva ou cultural que o adolescente tivesse real interesse.

 

Como Eduardo tem um comportamento agressivo temos que avaliar.

Acredito avaliar quando foi o início da agressividade como gerou qual emoção foi gerada dentro de si que expressa agressividade

Desde de pequeno

Fase adolescente

Ter atividades que acesse inconsiente onde acessa a  historia da sua vida pessoal a que ponto gerou para ter esta reação

Fazer um ficha de anamese conversar e tirar conclusão fazer que se abra

Indicação de atividades que refletir ao comportamento: meditação

pintura(mandala), exercicio fisico etc

 

 

Bom dia! aposreflexão do caso em questão tomaria as seguintes medidas:

1- investigar o meio em que o mesmo esta inserido, para verificar quais os seus espelhos (exemplo).

2- propor um diaologo para ouvir o garoto e tambem a familia para então escolher as intervenções necessarias.

3- propor ações motivacionais a socialização com apoio de um especialista.

Danielle Machado da Cunha has reacted to this post.
Danielle Machado da Cunha
PreviousPage 519 of 566Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱