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Desafio - Módulo I

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ANÁLISE DO CASO E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:

Eduardo, um adolescente de 14 anos, apresenta um comportamento agressivo e opressor, além de envolvimento em pequenos delitos e brigas. Esses comportamentos podem ser interpretados como uma manifestação de conflitos internos e mecanismos de defesa atuando de forma inadequada. Segundo a Psicanálise, esses mecanismos de defesa são formas de lidar com desejos e sentimentos inaceitáveis para o consciente, protegendo o indivíduo do desprazer e da culpa.

No caso de Eduardo, um dos mecanismos de defesa que pode ser relevante é a sublimação. A sublimação permite que impulsos e desejos inaceitáveis sejam canalizados para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. No caso de Eduardo, uma intervenção eficaz poderia focar em identificar atividades que ele tenha interesse e que possam servir como uma forma de canalizar sua energia e agressividade de maneira positiva.

Proposta de Intervenção:

  1. Avaliação Inicial:

- Realizar uma avaliação detalhada para entender os interesses, talentos e possíveis áreas de interesse de Eduardo.

- Avaliar o contexto familiar e social para identificar fatores que possam estar contribuindo para seu comportamento agressivo.

 

  1. Atividades de Sublimação:

- Introduzir Eduardo a atividades esportivas, como artes marciais ou esportes de equipe, que podem ajudar a canalizar sua agressividade de maneira positiva e construtiva.

- Encorajar a participação em atividades artísticas, como desenho, pintura, música ou teatro, que podem servir como formas de expressão e sublimação de seus conflitos internos.

 

  1. Apoio Psicológico:

- Prover suporte psicológico contínuo para ajudar Eduardo a lidar com seus sentimentos e desenvolver mecanismos de defesa mais saudáveis.

- Trabalhar em conjunto com a família para criar um ambiente de apoio e compreensão em casa.

 

  1. Integração Social:

- Encorajar a participação em projetos comunitários e atividades da ONG que promovam a cooperação e o trabalho em equipe, ajudando Eduardo a desenvolver habilidades sociais e a se sentir parte de uma comunidade.

  1. Monitoramento e Avaliação:

- Monitorar regularmente o progresso de Eduardo e ajustar as intervenções conforme necessário.

- Avaliar o impacto das atividades de sublimação em seu comportamento e desempenho escolar.

 

Através dessas intervenções, esperamos que Eduardo possa encontrar maneiras mais saudáveis e construtivas de lidar com seus impulsos e conflitos internos, melhorando seu comportamento e desempenho escolar, e contribuindo de maneira positiva para a sociedade.

  • Conversar com os pais, para saber mais, sobre a convivência em família, se tem um histórico de violência, ou algum trauma vívido durante sua infância;
  • Acolher e escutar, deixar que ele se sinta seguro, para que ele consiga expressar o que está lhe causando sofrimento;
  • O medo pode levar a atitudes de defesa, compreender que pode ser uma forma de auto proteção.

 

1 - Investigar sobre o ambiente familiar de Eduardo e também sobre sua rotina, para assim buscar a causa dos seus comportamentos.

2 - Buscar compreender quais mecanismos de defesa estão atuando para que ela venha manisfestar essas atitudes e mostrar de forma didática os prejuízos que suas ações estão causando a si mesmo

3 - Buscar entender sobre seus interesses pessoais, para que através de ferramentas didática possam mudar a forma de como ele enxerga a vida e suas questões.

Atividades Artísticas e Criativas: Incentivar Eduardo a participar de atividades artísticas, como pintura, escultura, música ou teatro. Essas atividades permitem expressar emoções de forma construtiva, canalizando a energia agressiva em criação artística, o que pode resultar em uma sensação de realização pessoal e reconhecimento social.

Esportes de Competição e Trabalho em Equipe: Introduzir Eduardo em esportes que envolvam competição saudável e trabalho em equipe, como futebol, basquete ou artes marciais. Esses esportes podem ajudar a canalizar a agressividade de forma controlada e ensinar habilidades como disciplina, respeito pelos outros e cooperação.

Programas de Mentoria e Liderança: Criar oportunidades para Eduardo assumir papéis de liderança em projetos comunitários ou escolares. Isso pode incluir a coordenação de atividades para crianças mais novas, ou participação em grupos de discussão sobre problemas sociais. Ao ser colocado em uma posição de responsabilidade, Eduardo pode começar a ver-se de forma mais positiva e desenvolver um senso de empatia e respeito pelos outros.

Essas atividades visam promover a sublimação ao redirecionar impulsos e comportamentos agressivos de Eduardo para ações que beneficiem tanto a ele quanto à comunidade ao seu redor.

  1. Orientação - em conversas periódicas procurar ajudá-lo a compreender suas necessidades físicas e psíquicas para que ele tenha o sentimento de AMPARO mediante às situações externas que causam o desconforto;
  2. Acolhimento - se colocar como figura de apoio e reforço positivo para que ele perceba a sua própria identidade e construa seu EU a partir das experiências sociais dentro do projeto em que está inserido;
  3. Sublimação - ofertar a ele "fontes" de prazer como a arte em suas formas variadas para a canalização da sua energia e assim expressar seus sentimentos, mesmo que violentos, por meio de atividade intelectual de forma que sejam menos danosos ao convívio social.

A primeira reflexão a ser feita é : como é o contato familiar ? Porque ele tem essa atitude com os mais novos? É uma repetição de comportamento? Será que está tendo uma transferência com a professora? Ou no ambiente?

 

Inicialmente, seria valioso sentar e dialogar para entender a raiz do problema, permitindo que busquem juntos uma solução. Em seguida, é importante implementar essas soluções para prevenir a reincidência dos conflitos. Se necessário, não hesitem em buscar ajuda profissional.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

A primeira ação seria conversar com o adolescente para saber se algo o perturba e deixar a comunicação em aberto , já que passa por um momento típico da  idade e construção do ego, onde se faz necessário uma devida orientação.

A segunda ação a necessidade de conversa com os pais ou responsáveis para analise do ambiente particular onde o jovem esta inserido e averiguar o meio que pode o estar afetando.

A terceira ação o encaminhamento para participação de atividades esportivas, artes ou cultura, como forma de hobby ou aprender novas habilidades, preenchendo assim o seu tempo ocioso, uma maneira de descarregar raiva ou irritabilidade inconsciente.

Venho acolhendo diante de todo o conteúdo que o auto conhecimento é importante e junto com a sublimação.Sabermos os pontos o desejados termos consciência e , apartir daí sim ter a transformação. Não existirá transformação sem conseguirmos olhar as sombras. Ao mesmo tempo que nos adaptamos as situações da vida , ainda sim nos olhar de fato ainda é complexo

  1. Oferecer uma oportunidade para conversar com o adolescente.
  2. Chamar os responsáveis para tentar entender o ambiente familiar.
  3. fazer um acompanhamento mais individualizado para identificar as áreas onde ele apresenta os problemas.
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