Desafio - Módulo I
Citação de Vânia Carla Quinto em agosto 9, 2024, 6:00 pmANÁLISE DO CASO E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
Eduardo, um adolescente de 14 anos, apresenta um comportamento agressivo e opressor, além de envolvimento em pequenos delitos e brigas. Esses comportamentos podem ser interpretados como uma manifestação de conflitos internos e mecanismos de defesa atuando de forma inadequada. Segundo a Psicanálise, esses mecanismos de defesa são formas de lidar com desejos e sentimentos inaceitáveis para o consciente, protegendo o indivíduo do desprazer e da culpa.
No caso de Eduardo, um dos mecanismos de defesa que pode ser relevante é a sublimação. A sublimação permite que impulsos e desejos inaceitáveis sejam canalizados para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. No caso de Eduardo, uma intervenção eficaz poderia focar em identificar atividades que ele tenha interesse e que possam servir como uma forma de canalizar sua energia e agressividade de maneira positiva.
Proposta de Intervenção:
- Avaliação Inicial:
- Realizar uma avaliação detalhada para entender os interesses, talentos e possíveis áreas de interesse de Eduardo.
- Avaliar o contexto familiar e social para identificar fatores que possam estar contribuindo para seu comportamento agressivo.
- Atividades de Sublimação:
- Introduzir Eduardo a atividades esportivas, como artes marciais ou esportes de equipe, que podem ajudar a canalizar sua agressividade de maneira positiva e construtiva.
- Encorajar a participação em atividades artísticas, como desenho, pintura, música ou teatro, que podem servir como formas de expressão e sublimação de seus conflitos internos.
- Apoio Psicológico:
- Prover suporte psicológico contínuo para ajudar Eduardo a lidar com seus sentimentos e desenvolver mecanismos de defesa mais saudáveis.
- Trabalhar em conjunto com a família para criar um ambiente de apoio e compreensão em casa.
- Integração Social:
- Encorajar a participação em projetos comunitários e atividades da ONG que promovam a cooperação e o trabalho em equipe, ajudando Eduardo a desenvolver habilidades sociais e a se sentir parte de uma comunidade.
- Monitoramento e Avaliação:
- Monitorar regularmente o progresso de Eduardo e ajustar as intervenções conforme necessário.
- Avaliar o impacto das atividades de sublimação em seu comportamento e desempenho escolar.
Através dessas intervenções, esperamos que Eduardo possa encontrar maneiras mais saudáveis e construtivas de lidar com seus impulsos e conflitos internos, melhorando seu comportamento e desempenho escolar, e contribuindo de maneira positiva para a sociedade.
ANÁLISE DO CASO E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
Eduardo, um adolescente de 14 anos, apresenta um comportamento agressivo e opressor, além de envolvimento em pequenos delitos e brigas. Esses comportamentos podem ser interpretados como uma manifestação de conflitos internos e mecanismos de defesa atuando de forma inadequada. Segundo a Psicanálise, esses mecanismos de defesa são formas de lidar com desejos e sentimentos inaceitáveis para o consciente, protegendo o indivíduo do desprazer e da culpa.
No caso de Eduardo, um dos mecanismos de defesa que pode ser relevante é a sublimação. A sublimação permite que impulsos e desejos inaceitáveis sejam canalizados para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. No caso de Eduardo, uma intervenção eficaz poderia focar em identificar atividades que ele tenha interesse e que possam servir como uma forma de canalizar sua energia e agressividade de maneira positiva.
Proposta de Intervenção:
- Avaliação Inicial:
- Realizar uma avaliação detalhada para entender os interesses, talentos e possíveis áreas de interesse de Eduardo.
- Avaliar o contexto familiar e social para identificar fatores que possam estar contribuindo para seu comportamento agressivo.
- Atividades de Sublimação:
- Introduzir Eduardo a atividades esportivas, como artes marciais ou esportes de equipe, que podem ajudar a canalizar sua agressividade de maneira positiva e construtiva.
- Encorajar a participação em atividades artísticas, como desenho, pintura, música ou teatro, que podem servir como formas de expressão e sublimação de seus conflitos internos.
- Apoio Psicológico:
- Prover suporte psicológico contínuo para ajudar Eduardo a lidar com seus sentimentos e desenvolver mecanismos de defesa mais saudáveis.
- Trabalhar em conjunto com a família para criar um ambiente de apoio e compreensão em casa.
- Integração Social:
- Encorajar a participação em projetos comunitários e atividades da ONG que promovam a cooperação e o trabalho em equipe, ajudando Eduardo a desenvolver habilidades sociais e a se sentir parte de uma comunidade.
- Monitoramento e Avaliação:
- Monitorar regularmente o progresso de Eduardo e ajustar as intervenções conforme necessário.
- Avaliar o impacto das atividades de sublimação em seu comportamento e desempenho escolar.
Através dessas intervenções, esperamos que Eduardo possa encontrar maneiras mais saudáveis e construtivas de lidar com seus impulsos e conflitos internos, melhorando seu comportamento e desempenho escolar, e contribuindo de maneira positiva para a sociedade.
Citação de Jacqueline Souza em agosto 9, 2024, 9:00 pm
- Conversar com os pais, para saber mais, sobre a convivência em família, se tem um histórico de violência, ou algum trauma vívido durante sua infância;
- Acolher e escutar, deixar que ele se sinta seguro, para que ele consiga expressar o que está lhe causando sofrimento;
- O medo pode levar a atitudes de defesa, compreender que pode ser uma forma de auto proteção.
- Conversar com os pais, para saber mais, sobre a convivência em família, se tem um histórico de violência, ou algum trauma vívido durante sua infância;
- Acolher e escutar, deixar que ele se sinta seguro, para que ele consiga expressar o que está lhe causando sofrimento;
- O medo pode levar a atitudes de defesa, compreender que pode ser uma forma de auto proteção.
Citação de WilliamDantas em agosto 10, 2024, 12:17 am1 - Investigar sobre o ambiente familiar de Eduardo e também sobre sua rotina, para assim buscar a causa dos seus comportamentos.
2 - Buscar compreender quais mecanismos de defesa estão atuando para que ela venha manisfestar essas atitudes e mostrar de forma didática os prejuízos que suas ações estão causando a si mesmo
3 - Buscar entender sobre seus interesses pessoais, para que através de ferramentas didática possam mudar a forma de como ele enxerga a vida e suas questões.
1 - Investigar sobre o ambiente familiar de Eduardo e também sobre sua rotina, para assim buscar a causa dos seus comportamentos.
2 - Buscar compreender quais mecanismos de defesa estão atuando para que ela venha manisfestar essas atitudes e mostrar de forma didática os prejuízos que suas ações estão causando a si mesmo
3 - Buscar entender sobre seus interesses pessoais, para que através de ferramentas didática possam mudar a forma de como ele enxerga a vida e suas questões.
Citação de Diego de Souza Brito em agosto 10, 2024, 12:36 amAtividades Artísticas e Criativas: Incentivar Eduardo a participar de atividades artísticas, como pintura, escultura, música ou teatro. Essas atividades permitem expressar emoções de forma construtiva, canalizando a energia agressiva em criação artística, o que pode resultar em uma sensação de realização pessoal e reconhecimento social.
Esportes de Competição e Trabalho em Equipe: Introduzir Eduardo em esportes que envolvam competição saudável e trabalho em equipe, como futebol, basquete ou artes marciais. Esses esportes podem ajudar a canalizar a agressividade de forma controlada e ensinar habilidades como disciplina, respeito pelos outros e cooperação.
Programas de Mentoria e Liderança: Criar oportunidades para Eduardo assumir papéis de liderança em projetos comunitários ou escolares. Isso pode incluir a coordenação de atividades para crianças mais novas, ou participação em grupos de discussão sobre problemas sociais. Ao ser colocado em uma posição de responsabilidade, Eduardo pode começar a ver-se de forma mais positiva e desenvolver um senso de empatia e respeito pelos outros.
Essas atividades visam promover a sublimação ao redirecionar impulsos e comportamentos agressivos de Eduardo para ações que beneficiem tanto a ele quanto à comunidade ao seu redor.
Atividades Artísticas e Criativas: Incentivar Eduardo a participar de atividades artísticas, como pintura, escultura, música ou teatro. Essas atividades permitem expressar emoções de forma construtiva, canalizando a energia agressiva em criação artística, o que pode resultar em uma sensação de realização pessoal e reconhecimento social.
Esportes de Competição e Trabalho em Equipe: Introduzir Eduardo em esportes que envolvam competição saudável e trabalho em equipe, como futebol, basquete ou artes marciais. Esses esportes podem ajudar a canalizar a agressividade de forma controlada e ensinar habilidades como disciplina, respeito pelos outros e cooperação.
Programas de Mentoria e Liderança: Criar oportunidades para Eduardo assumir papéis de liderança em projetos comunitários ou escolares. Isso pode incluir a coordenação de atividades para crianças mais novas, ou participação em grupos de discussão sobre problemas sociais. Ao ser colocado em uma posição de responsabilidade, Eduardo pode começar a ver-se de forma mais positiva e desenvolver um senso de empatia e respeito pelos outros.
Essas atividades visam promover a sublimação ao redirecionar impulsos e comportamentos agressivos de Eduardo para ações que beneficiem tanto a ele quanto à comunidade ao seu redor.
Citação de jucasusales@gmail.com em agosto 10, 2024, 3:45 am
- Orientação - em conversas periódicas procurar ajudá-lo a compreender suas necessidades físicas e psíquicas para que ele tenha o sentimento de AMPARO mediante às situações externas que causam o desconforto;
- Acolhimento - se colocar como figura de apoio e reforço positivo para que ele perceba a sua própria identidade e construa seu EU a partir das experiências sociais dentro do projeto em que está inserido;
- Sublimação - ofertar a ele "fontes" de prazer como a arte em suas formas variadas para a canalização da sua energia e assim expressar seus sentimentos, mesmo que violentos, por meio de atividade intelectual de forma que sejam menos danosos ao convívio social.
- Orientação - em conversas periódicas procurar ajudá-lo a compreender suas necessidades físicas e psíquicas para que ele tenha o sentimento de AMPARO mediante às situações externas que causam o desconforto;
- Acolhimento - se colocar como figura de apoio e reforço positivo para que ele perceba a sua própria identidade e construa seu EU a partir das experiências sociais dentro do projeto em que está inserido;
- Sublimação - ofertar a ele "fontes" de prazer como a arte em suas formas variadas para a canalização da sua energia e assim expressar seus sentimentos, mesmo que violentos, por meio de atividade intelectual de forma que sejam menos danosos ao convívio social.
Citação de Stephanie Vicchini Mazochi em agosto 10, 2024, 5:33 amA primeira reflexão a ser feita é : como é o contato familiar ? Porque ele tem essa atitude com os mais novos? É uma repetição de comportamento? Será que está tendo uma transferência com a professora? Ou no ambiente?
A primeira reflexão a ser feita é : como é o contato familiar ? Porque ele tem essa atitude com os mais novos? É uma repetição de comportamento? Será que está tendo uma transferência com a professora? Ou no ambiente?
Citação de Usuário deletado em agosto 10, 2024, 12:34 pmInicialmente, seria valioso sentar e dialogar para entender a raiz do problema, permitindo que busquem juntos uma solução. Em seguida, é importante implementar essas soluções para prevenir a reincidência dos conflitos. Se necessário, não hesitem em buscar ajuda profissional.
Inicialmente, seria valioso sentar e dialogar para entender a raiz do problema, permitindo que busquem juntos uma solução. Em seguida, é importante implementar essas soluções para prevenir a reincidência dos conflitos. Se necessário, não hesitem em buscar ajuda profissional.
Citação de bigtutty em agosto 10, 2024, 5:32 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
A primeira ação seria conversar com o adolescente para saber se algo o perturba e deixar a comunicação em aberto , já que passa por um momento típico da idade e construção do ego, onde se faz necessário uma devida orientação.
A segunda ação a necessidade de conversa com os pais ou responsáveis para analise do ambiente particular onde o jovem esta inserido e averiguar o meio que pode o estar afetando.
A terceira ação o encaminhamento para participação de atividades esportivas, artes ou cultura, como forma de hobby ou aprender novas habilidades, preenchendo assim o seu tempo ocioso, uma maneira de descarregar raiva ou irritabilidade inconsciente.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
A primeira ação seria conversar com o adolescente para saber se algo o perturba e deixar a comunicação em aberto , já que passa por um momento típico da idade e construção do ego, onde se faz necessário uma devida orientação.
A segunda ação a necessidade de conversa com os pais ou responsáveis para analise do ambiente particular onde o jovem esta inserido e averiguar o meio que pode o estar afetando.
A terceira ação o encaminhamento para participação de atividades esportivas, artes ou cultura, como forma de hobby ou aprender novas habilidades, preenchendo assim o seu tempo ocioso, uma maneira de descarregar raiva ou irritabilidade inconsciente.
Citação de ccunha712@gmail.com em agosto 10, 2024, 5:50 pmVenho acolhendo diante de todo o conteúdo que o auto conhecimento é importante e junto com a sublimação.Sabermos os pontos o desejados termos consciência e , apartir daí sim ter a transformação. Não existirá transformação sem conseguirmos olhar as sombras. Ao mesmo tempo que nos adaptamos as situações da vida , ainda sim nos olhar de fato ainda é complexo
Venho acolhendo diante de todo o conteúdo que o auto conhecimento é importante e junto com a sublimação.Sabermos os pontos o desejados termos consciência e , apartir daí sim ter a transformação. Não existirá transformação sem conseguirmos olhar as sombras. Ao mesmo tempo que nos adaptamos as situações da vida , ainda sim nos olhar de fato ainda é complexo
Citação de Patriciamoreira em agosto 10, 2024, 9:06 pm
- Oferecer uma oportunidade para conversar com o adolescente.
- Chamar os responsáveis para tentar entender o ambiente familiar.
- fazer um acompanhamento mais individualizado para identificar as áreas onde ele apresenta os problemas.
- Oferecer uma oportunidade para conversar com o adolescente.
- Chamar os responsáveis para tentar entender o ambiente familiar.
- fazer um acompanhamento mais individualizado para identificar as áreas onde ele apresenta os problemas.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱