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Desafio - Módulo I

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Interessante conversar com Eduardo para tentar descobrir a origem do problema, conversar com os familiares também.

Conversar com Eduardo sobre regras sociais e consequencias de seus atos

 

A primeira coisa a ser feita e entender como é o ambiente familiar e se seus pais estão cientes do comportamento se Eduardo.

Estar trabalhando com a família em conjunto e não apenas tratando do menino, sendo evidente que ele repete o que vê em sua própria casa.

Fazê-lo notar as consequências que seu comportamento terá em sua vida no futuro e como ele pode mudar isso e ter um novo caminho com possibilidades em alcançar seus objetivos sem violência.

seria interessante primeiramente buscar grupos de apoio em q ele pudesse conversar e ser ajudado pelos demais.

Buscar apoio familiar e também uma atividade psicossocial .

Buscar atividades esportivas para inseri -lo em um ambiente saudádvel.

Investigar o ambiente familiar, se o mesmo não é um facilitador para tal comportamento. Buscar a sublimação.

Minhas sugestões...

  1. Atividades Artísticas e Criativas
  • Descrição: Incentivar o adolescente a participar de oficinas de arte, música ou teatro. Essas atividades permitem que ele expresse suas emoções e frustrações de maneira construtiva, canalizando sua agressividade para a criação artística.
  • Benefícios: A sublimação através da arte pode ajudar a transformar sentimentos negativos em produções criativas, promovendo uma autoimagem mais positiva e reduzindo comportamentos agressivos.
  1. Programas de Mentoria e Acompanhamento Psicológico
  • Descrição: Implementar um programa de mentoria onde o adolescente possa ser acompanhado por um adulto ou um jovem mais velho que tenha passado por experiências semelhantes. Além disso, oferecer sessões de acompanhamento psicológico para trabalhar questões emocionais e comportamentais.
  • Benefícios: A mentoria pode proporcionar um modelo positivo e apoio emocional, enquanto a terapia pode ajudar o adolescente a entender e gerenciar suas emoções, promovendo mudanças comportamentais.
  1. Atividades de Trabalho em Equipe e Resolução de Conflitos
  • Descrição: Organizar atividades que exijam trabalho em equipe, como projetos comunitários ou esportes coletivos, e incluir treinamentos sobre resolução de conflitos e habilidades sociais.
  • Benefícios: Essas atividades podem ajudar o adolescente a desenvolver empatia, habilidades de comunicação e cooperação, além de proporcionar um ambiente onde ele possa aprender a lidar com suas emoções de forma mais saudável e construtiva.

seu comportamento era de uma pessoa carente que queria de algum modo chamar atenção de sua presença para com seus colegas na visão dele não importava  meio apenas queria ser notado.

Primeiro a percepção sobre o ambiente, caso não seja proporcional, outros alunos não tem o mesmo comportamento. Segundo, convidar os pais e ouvi -los a respeito desse comportamento. Terceiro a sublimação. Direcionando essa energia para práticas de artes marciais , as quais têm um ótimo desempenho em disciplinar .

 

Ele está desconfortável com algo, mas se tratando de um adolescente dificilmente expressará pela fala. Uma possibilidade seria inserir alguma atividade artística induzindo um acesso ao que ele sente para expressar nessa atividade (desenho, pintura, etc). Outra forma poderia ser através de uma observação de comportamento especificamente com os colegas que é agressivo, talvez haja algum gatilho que possa ser identificado. Uma atividade física de alta intensidade, como uma arte marcial também poderia auxiliar tanto para que tivesse os efeitos físicos de liberação de energia de raiva quanto mental. Esse tipo de atividade também auxilia em questões como disciplina, ordem e respeito.

Há uma forte razão ligada ao meio social de Eduardo como consta na questão o meio é determinante numa área violenta nesse sentido crianças em situação vulnerável podem reproduzir a violência como Eduardo faz na escola Possivelmente seu meio familiar é também violento no meu entendimento um acompanhamento multidisciplinar envolvendo professores pais e principalmente o trabalho de um terapeuta na escola para avaliar o problema com mais exatidão uma análise da história de vida desse adolescente principalmente analisando a infância dele outra atividade que poderia ser feita é uma atividade de inclusão como leitura de livros Esporte teatro entre outras atividades lúdicas e construtivas para o seu desempenho educacional e que possam ser resgatados junto com a família uma terapia também familiar

  1. Promover um ambiente neutro e saudável para iniciar um diálogo - livre associação
  2. instigar Eduardo a relembrar momentos marcantes da primeira infância e explorar essas lembranças
  3. fazer Eduardo avaliar o que ele tem de talento para se tornar mentor de crianças menores e, assim, se sentir útil
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Ana Shirley de Amorim Lima
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