Desafio - Módulo I
Citação de Schirley Pinheiro em agosto 24, 2024, 7:41 pm1. Encaminhamento para atividades artísticas ou criativas: Freud acreditava que a arte e outras formas de expressão criativa poderiam ser maneiras eficazes de sublimar impulsos agressivos. Encorajar o jovem a se engajar em pintura, música, escrita ou teatro, por exemplo, poderia canalizar sua energia agressiva para algo construtivo e socialmente aceito.
2. Prática de esportes: Os esportes podem servir como uma forma de sublimação, permitindo que o jovem libere sua agressividade de maneira controlada e dentro de regras sociais. Atividades físicas intensas, como artes marciais ou esportes competitivos, podem ajudar a direcionar a agressividade para um ambiente estruturado e positivo.
3. Engajamento em atividades acadêmicas ou intelectuais desafiadoras: Outra forma de sublimação sugerida por Freud é a canalização dos impulsos agressivos para o campo do intelecto. Incentivar o jovem a se envolver em estudos ou projetos acadêmicos que exijam concentração e dedicação pode ajudar a redirecionar a energia agressiva para o crescimento intelectual.
Essas ações têm como objetivo transformar a energia instintiva em algo produtivo, ao invés de reprimir os impulsos agressivos, o que, segundo Freud, poderia levar a outros problemas emocionais.
1. Encaminhamento para atividades artísticas ou criativas: Freud acreditava que a arte e outras formas de expressão criativa poderiam ser maneiras eficazes de sublimar impulsos agressivos. Encorajar o jovem a se engajar em pintura, música, escrita ou teatro, por exemplo, poderia canalizar sua energia agressiva para algo construtivo e socialmente aceito.
2. Prática de esportes: Os esportes podem servir como uma forma de sublimação, permitindo que o jovem libere sua agressividade de maneira controlada e dentro de regras sociais. Atividades físicas intensas, como artes marciais ou esportes competitivos, podem ajudar a direcionar a agressividade para um ambiente estruturado e positivo.
3. Engajamento em atividades acadêmicas ou intelectuais desafiadoras: Outra forma de sublimação sugerida por Freud é a canalização dos impulsos agressivos para o campo do intelecto. Incentivar o jovem a se envolver em estudos ou projetos acadêmicos que exijam concentração e dedicação pode ajudar a redirecionar a energia agressiva para o crescimento intelectual.
Essas ações têm como objetivo transformar a energia instintiva em algo produtivo, ao invés de reprimir os impulsos agressivos, o que, segundo Freud, poderia levar a outros problemas emocionais.
Citação de Ivanildadoe em agosto 24, 2024, 8:22 pmConsiderando a compreensão freudiana sobre a sublimação e aos benefícios desse processo para a manutenção da ordem social apresenta três ações atividades que poderão ser feitas para favorecer a mudança de comportamento do Eduardo
Considerando a compreensão freudiana sobre a sublimação e aos benefícios desse processo para a manutenção da ordem social apresenta três ações atividades que poderão ser feitas para favorecer a mudança de comportamento do Eduardo
Citação de Ivanildadoe em agosto 24, 2024, 8:26 pm
- Desafio para a psicanálise no consciente da cada ser humano a mecanismos que trabalham no sentido de aliviar a culpa aprendem que pensamentos negativos culposos e triste nas domina toda vez que um desejo uma apresentação rejeitado pela moral vem à tona os mecanismos de defesa portanto exerce a função muito importante pois militam contra o sentimento desprezam sem eles a existência ficaria pesada
- Desafio para a psicanálise no consciente da cada ser humano a mecanismos que trabalham no sentido de aliviar a culpa aprendem que pensamentos negativos culposos e triste nas domina toda vez que um desejo uma apresentação rejeitado pela moral vem à tona os mecanismos de defesa portanto exerce a função muito importante pois militam contra o sentimento desprezam sem eles a existência ficaria pesada
Citação de brunorosadarosa em agosto 24, 2024, 9:26 pmProvavelmente o problema é de outra ordem e precisa ser investigado, com o aluno e com os pais ou responsáveis. Psicanálise é escuta. É necessário que o aluno seja ouvido.
Provavelmente o problema é de outra ordem e precisa ser investigado, com o aluno e com os pais ou responsáveis. Psicanálise é escuta. É necessário que o aluno seja ouvido.
Citação de Michele Nicolaci em agosto 24, 2024, 9:56 pmPenso que acolher e ouvir a história, permitirá compreender o ambiente em qual você facilitando a compreensão e melhor estratégia para utilizar. Após poderíamos usar estratégia que permite fazer com que ele aprenda a lidar com suas emoções, trabalhar em equipe. Realizando atividades físicas e em grupo.
Penso que acolher e ouvir a história, permitirá compreender o ambiente em qual você facilitando a compreensão e melhor estratégia para utilizar. Após poderíamos usar estratégia que permite fazer com que ele aprenda a lidar com suas emoções, trabalhar em equipe. Realizando atividades físicas e em grupo.
Citação de Franciliano em agosto 24, 2024, 9:58 pm1- faria uma investigação a respeito do garoto, sobre suas companhias e condutas.
2- entraria em contato com a família ou responsáveis imediatos e conversaria com o Fernando.
3 - analisando as situações, estaria procurando desenvolver o sistema de defesa, trazendo a realidade sobre o lado negativo de sua conduta e variações de comportamento.
1- faria uma investigação a respeito do garoto, sobre suas companhias e condutas.
2- entraria em contato com a família ou responsáveis imediatos e conversaria com o Fernando.
3 - analisando as situações, estaria procurando desenvolver o sistema de defesa, trazendo a realidade sobre o lado negativo de sua conduta e variações de comportamento.
Citação de Aninha souza35 em agosto 25, 2024, 12:32 amSeria entender primeiro o que ocorre na vida particular de Eduardo,avaliar ele, seus traumas,para ele agir desta maneira na sociedade.
Seria entender primeiro o que ocorre na vida particular de Eduardo,avaliar ele, seus traumas,para ele agir desta maneira na sociedade.
Citação de Erika felix em agosto 25, 2024, 12:16 pmsobre analise entendesse que há um desiquilíbrio do sua identidade. e suas habilidades social não foram desenvolvidas.
alguns pontos que poderíamos trabalhar seria :
- Sua relação com seus genitores .
- histórico de seus genitores na infância.
- entender suas problemáticas, estudar possível traumas sofridos.
- Desenvolver suas habilidades sociais. ponto primordial!
Com os pilares mais estruturados, poderia trazer estratégias que poderia ser trabalhada em conjunto com seus genitores, escola, e professores. assim incluindo ele em atividades aonde ele pudesse ser expressar, ex: em esportes, danças, musicas etc.
sobre analise entendesse que há um desiquilíbrio do sua identidade. e suas habilidades social não foram desenvolvidas.
alguns pontos que poderíamos trabalhar seria :
- Sua relação com seus genitores .
- histórico de seus genitores na infância.
- entender suas problemáticas, estudar possível traumas sofridos.
- Desenvolver suas habilidades sociais. ponto primordial!
Com os pilares mais estruturados, poderia trazer estratégias que poderia ser trabalhada em conjunto com seus genitores, escola, e professores. assim incluindo ele em atividades aonde ele pudesse ser expressar, ex: em esportes, danças, musicas etc.
Citação de Sandrat.teixeira20110705@gmail.com em agosto 25, 2024, 12:25 pmPrimeiro buscar ajuda junto a família
segundo tentar tira li desta ociosidade
terceiro ajuda profissional
Primeiro buscar ajuda junto a família
segundo tentar tira li desta ociosidade
terceiro ajuda profissional
Citação de Joyce Santos Martins em agosto 25, 2024, 12:50 pmCreio que o primeiro passo é buscar entender o meio familiar do Eduardo,pois, infelizmente, inúmeros jovens vivem em tais situações. Depois, tentar uma aproximação do aluno, sem julgamento por suas atitudes mas mostrando a ele que ele é amado e pode mudar a sua realidade. Pode-se ainda, depois da aproximação, dar uma tarefa dentro do ambiente escolar onde o Eduardo veja que alguém confiou nele e através disso comece a repensar sobre si e sua situação de vida.
Obviamente que nada disso é fácil, pois a teoria é graciosa mas a realidade apresenta mudanças inconstante e riscos. Mas creio que todos merecem a chance de mudar e mostrar que podem ser melhores.
Creio que o primeiro passo é buscar entender o meio familiar do Eduardo,pois, infelizmente, inúmeros jovens vivem em tais situações. Depois, tentar uma aproximação do aluno, sem julgamento por suas atitudes mas mostrando a ele que ele é amado e pode mudar a sua realidade. Pode-se ainda, depois da aproximação, dar uma tarefa dentro do ambiente escolar onde o Eduardo veja que alguém confiou nele e através disso comece a repensar sobre si e sua situação de vida.
Obviamente que nada disso é fácil, pois a teoria é graciosa mas a realidade apresenta mudanças inconstante e riscos. Mas creio que todos merecem a chance de mudar e mostrar que podem ser melhores.