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Desafio - Módulo I

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CONVERSAR COM O MENINO E INVESTIGAR TODAS AS RAZOES PELAS QUAIS FAEM ELE TER ESSE CORMPORTAMENTO.

AVALIAR A POSSIBILIDADE DE UMA TERAPIA COMPORTAMENTAL.

ACOMPANHAMENTO PSICOLOGICO.

 

O ideal seria fazee uma investigação no meio familiar que Eduardo convive, como ele se comporta no dia a dia e conversar com o mesmo sobre suas aflições.

Primeiro, fazer um apanhado histórico familiar, se há disfuncionalidade, histórico de agressões etc...

Segundo, após a busca de compreender o funcionamento familiar, sentar com os integrantes e fazer apontamentos a fim de mostrar que mudanças precisam acontecer para que haja uma melhora no comportamento da criança.

Terceiro, Remover a criança do ambiente de estresse ,   dialogar com a mesma fazendo apontamentos que obajudem a reconhecer seus comportamentos e hábitos errôneos, Acompanhar essa criança com novas propostas de atividades das quais se sinta atendida, percebida, validada na sua ambiência.

Acredito que a agressividade e a raiva podem ser melhor canalizados através da sublimação quando apresentarmos um esporte ou atividade artística que permita que Eduardo se expresse e dê vazão às ideias do inconsciente. Além disso, Eduardo precisa ser analisado quanto a seu histórico familiar e pregresso e antes de tudo, a associação livre pode ajudar, pois algo no inconsciente pode fazer com que ele se sinta agredido ou que aja com agressividade para dar vazão a um trauma passado.

1 Acolher e conversar para entender o que pode estar causando seu comportamento.

2 Conhecer o ambiente familiar e buscar com os pais soluções para o problema.

3 Procurar ajuda especializada.

Primeira ação - Primeiro eu teria uma reunião com Eduardo e a família dele, com a finalidade de abordar os problemas e estabelecer uma ponte de comunicação.

Segunda ação -  Segundo eu proporia uma atividade sociocultural para sublimar o comportamento de Eduardo e também descarregar seus excessos de energia. A atividade seria algo condizente com a preferência de Eduardo e, como exemplo, um esporte coletivo seria benéfico pois além de sublimar a agressividade de Eduardo em uma competição sadia, o ajudaria a transformar seu comportamento agressivo com os demais em relações de cooperação.

Terceira ação - Manteria contato de tempos em tempos com Eduardo, os tutores dele e seus familiares para acompanhar as possíveis mudanças em seu comportamento.

Partindo do pressuposto que a sublimação é o processo pelo qual impulsos instintivos, muitas vezes agressivos podem ser redirecionados para atividades socialmente aceitas e construtivas, percebe-se que a violência do aluno pode ser uma expressão de impulsos reprimidos que podem ser transformados por meio de atividades que canalizem essa energia de maneira positiva, como:

*Atividades esportivas: natação, artes marciais, futebol, etc. promove disciplina e o controle do impulso agressivo, além de canalizar as energias

*Oficinas de Arte e Música: redireciona suas emoções agressivas para um meio expressivo. desenho, pintura, escultura, tocar um instrumento musical, etc. pode permitir expressar emoções complexas de maneira não violenta.

*Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo: essas terapias podem ensinar a substituir comportamentos violentos por formas mais saudáveis de interação social.

É importante ressaltar que essas atividades devem ser acompanhadas por profissional competente, que possa acompanhar o progresso e ajustar as intervenções, caso necessário.

 

 

Como os demais alunos vivem em situação semelhante com relação ao local e as dificuldades, eu tentaria conversar mais com o Eduardo para tentar entender o porque dele ter tais comportamentos, após isso, tentaria entender melhor a situação e conversaria com os pais, pois esse é um dos pontos que o diferencia dos demais.
Acredito que ouvindo melhor as demandas de Eduardo daria para tentar ajudá-lo efetivamente.

Neste caso, inseri-lo em uma atividade de artes marciais seria viável, assim como em atividade relacionada a música (aprender a tocar um instrumento) o ajudaria a expressar toda essa raiva/revolta (mecanismo de defesa) de uma maneira saudável e positiva.

A primeira coisa a chamar o aluno para uma conversa;depois explicar como deve ser a vida em um ambiente onde se precisa relacionar com outras pessoas.

A segunda coisa e mostrar para ele que um depende do outro. Para que a convivência seja saudável.

A terceira coisa e ter uma conversa com os pais e o aluno.

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