Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 556 of 614Next

Primeiro, fazer um apanhado histórico familiar, se há disfuncionalidade, histórico de agressões etc...

Segundo, após a busca de compreender o funcionamento familiar, sentar com os integrantes e fazer apontamentos a fim de mostrar que mudanças precisam acontecer para que haja uma melhora no comportamento da criança.

Terceiro, Remover a criança do ambiente de estresse ,   dialogar com a mesma fazendo apontamentos que obajudem a reconhecer seus comportamentos e hábitos errôneos, Acompanhar essa criança com novas propostas de atividades das quais se sinta atendida, percebida, validada na sua ambiência.

Acredito que a agressividade e a raiva podem ser melhor canalizados através da sublimação quando apresentarmos um esporte ou atividade artística que permita que Eduardo se expresse e dê vazão às ideias do inconsciente. Além disso, Eduardo precisa ser analisado quanto a seu histórico familiar e pregresso e antes de tudo, a associação livre pode ajudar, pois algo no inconsciente pode fazer com que ele se sinta agredido ou que aja com agressividade para dar vazão a um trauma passado.

1 Acolher e conversar para entender o que pode estar causando seu comportamento.

2 Conhecer o ambiente familiar e buscar com os pais soluções para o problema.

3 Procurar ajuda especializada.

Primeira ação - Primeiro eu teria uma reunião com Eduardo e a família dele, com a finalidade de abordar os problemas e estabelecer uma ponte de comunicação.

Segunda ação -  Segundo eu proporia uma atividade sociocultural para sublimar o comportamento de Eduardo e também descarregar seus excessos de energia. A atividade seria algo condizente com a preferência de Eduardo e, como exemplo, um esporte coletivo seria benéfico pois além de sublimar a agressividade de Eduardo em uma competição sadia, o ajudaria a transformar seu comportamento agressivo com os demais em relações de cooperação.

Terceira ação - Manteria contato de tempos em tempos com Eduardo, os tutores dele e seus familiares para acompanhar as possíveis mudanças em seu comportamento.

Partindo do pressuposto que a sublimação é o processo pelo qual impulsos instintivos, muitas vezes agressivos podem ser redirecionados para atividades socialmente aceitas e construtivas, percebe-se que a violência do aluno pode ser uma expressão de impulsos reprimidos que podem ser transformados por meio de atividades que canalizem essa energia de maneira positiva, como:

*Atividades esportivas: natação, artes marciais, futebol, etc. promove disciplina e o controle do impulso agressivo, além de canalizar as energias

*Oficinas de Arte e Música: redireciona suas emoções agressivas para um meio expressivo. desenho, pintura, escultura, tocar um instrumento musical, etc. pode permitir expressar emoções complexas de maneira não violenta.

*Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo: essas terapias podem ensinar a substituir comportamentos violentos por formas mais saudáveis de interação social.

É importante ressaltar que essas atividades devem ser acompanhadas por profissional competente, que possa acompanhar o progresso e ajustar as intervenções, caso necessário.

 

 

Como os demais alunos vivem em situação semelhante com relação ao local e as dificuldades, eu tentaria conversar mais com o Eduardo para tentar entender o porque dele ter tais comportamentos, após isso, tentaria entender melhor a situação e conversaria com os pais, pois esse é um dos pontos que o diferencia dos demais.
Acredito que ouvindo melhor as demandas de Eduardo daria para tentar ajudá-lo efetivamente.

Neste caso, inseri-lo em uma atividade de artes marciais seria viável, assim como em atividade relacionada a música (aprender a tocar um instrumento) o ajudaria a expressar toda essa raiva/revolta (mecanismo de defesa) de uma maneira saudável e positiva.

A primeira coisa a chamar o aluno para uma conversa;depois explicar como deve ser a vida em um ambiente onde se precisa relacionar com outras pessoas.

A segunda coisa e mostrar para ele que um depende do outro. Para que a convivência seja saudável.

A terceira coisa e ter uma conversa com os pais e o aluno.

Primeiro conversar com o garoto sobre a historia dele para enteder de onde vem o comportamento e também para que ela possa colocar pra fora e se tornar consciente das próprias ações.

Segundo tentar a sublimação desses atos violentos colocando em alguma luta com preceitos morais fostes como Karatê.

Terceiro acompanhamento com psicanalista para que ele consiga equilibrar os impulsos sem atrapalhar sua vida.

Elkingthon Jean de Sousa has reacted to this post.
Elkingthon Jean de Sousa

Inserir o jovem em um projeto de torneio de xadrez.

Inserir o jovem num projeto de escolinha de futebol para crianças pequenas.

Inserir o jovem em um projeto de solidariedade ( talvez distribuição de cestas básicas)

PreviousPage 556 of 614Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱