Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 560 of 610Next

De todas as disciplinas na grade curricular ,a mais importante é a arte nesse caso específico.

Através de trabalhos lúdicos ,a sublimação ,o Eduardo teria a possibilidade de exemplificar  atos  comportamentais , esses sendo benéficos ou não para a sociedade.

O Eduardo inserido nessa interpretação,teria a possibilidade de atuar o seu EU( ID,EGO,Superego).

A sublimação,através de peças teatrais e outras atividades lúdicas seriam muito importante para uma melhoria comportamental do Eduardo.

Exemplos práticos para o bem comum ,.

Considerando os 3 componentes psiquicos ID, EGO e SUPEREGO, entendendo que a Sublmação é um mecanismo de esfesa que  impede implusos danosos, segue a proposta de ações:

  • Anamnese - com detalhes, da biografia como gestação possiveis traumas, e outtras informações importantes  que direcionem a prevalencia do ID e auxencia de sublimação em diversas situações e ambientes.
  • Entrevista com o adolescente, identificando seus desejos e sonhos, pontuando coisas que o irritam o o levam a ter comportamento inadequado
  • Identificar junto com o paciente, o motivador do comportamento, seu sentimento antes da ação negativa, durante, e depois, partindo das respostas, atuar construindo possibilidades de novas respostas comportamentais, e nvos resultados.

1. Abrir um espaço onde ele e a família possam ser ouvidos, sem julgamento. Chamo de investigação.

2. Identificar o motivo de tal comporto, para propor ações assertivas de acordo com habilidades, afinidades e disponibilidade.

3. Envolver o Eduardo e a família em atividades socioculturais para neutralizar tal comportamento.

Em primeiro lugar pensando no id, eu irei acolher o Eduardo para tentar entender sua reação agressiva no meio escolar, fazendo um chamado aos familiares para entender como é o relacionamento do Eduardo no meio familiar, podendo relacionar sua atitude como uma defesa ou até mesmo um jeito de chamar a atenção para ser visto na sociedade.

Em segundo lugar usando a sublimação irei aconselhar que Eduardo ocupe seu tempo ocioso para descobrir algo que goste e ocupe seu tempo como um esporte preferido e até mesmo um acompanhamento médico indicado como uma avaliação neuropsicológica.

Em terceiro lugar irei instruir Eduardo e seus familiares acompanhando seu o processo de evolução.

1- Primeira ação

Conversar com os pais de Eduardo e procurar entender a história dele, desde a gestação e todos problemas e dificuldades que ele já passou e ainda enfrenta tanto individualmente como também os problemas que seu núcleo familiar tem que lidar diariamente e como tudo isso reverbera, ainda que, de forma incosciente em Eduardo se manifestando em seus comportamento inapropriados e disfuncionais.

2- Segunda Ação

Conversar a sós com Eduardo e procurar entender quais são as fontes, ou seja situações problemáticas, traumas, falta de recursos financeiros, vulnerabilidade social, complexos de inferioridae, que podem ainda que incoscintemente trazer e causar nele tamanha raiva, ira,ebeldia e ações socialmente inaceitáveis.

3- Terceira Ação

Buscar criar na ONG ativiades artísticas que sejam do interesse de Eduardo, fazendo antes perguntas a ele sobre quais aividades iriam lhe despertar interesse, e realizar essas atividades artísticas na ONG, como por exemplo oficinas de teatro e dança, escrita criativa e composição de poesias, para qe Eduardo e juntamente com seus colegas, estando todo em situação de vulnerabilidade social, podendo todos e não apenas Eduardo se beneficiarem dessas atitvidades. Sendo então basicamente o intuito dessas atividades artísticas na ONG uma forma criativa e divertida de colocar a sublimação (intuito principal dessa atividade) em ação e assim transformar os desejos violentos, socialmente e moralmente inaceitáveis de Eduardo em algo útil, belo e artístico, assim como se houver o de seus colegas juntamente da mesma maneira, abrangendo mais pessoas, parece ser uma solução mais do que eficiente.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

ser usado a psicanalise de conversão, sendo assim descobrindo  a origem do comportamento de EDUARDO, e trabalhar com o tratamento analítico, que possibilita à transformação de impulsos indesejáveis. a algo menos danoso.

LURDES HERNANDEZ 13 de Setembro de 2024

Bem me parece que o Eduardo, pode estar usando de resistência por não saber que as suas ações podem ter sido originadas dentro da sua casa, vivenciando situações que o leva a ter comportamentos agressivos a tudo o que lhe é oferecido, assim,  ele reprime de forma inconsciente usando a agressão como mecanismo de defesa

Considerando a narrativa descrita, consideraria:

  1. Conversar com o alunos e entender o contexto de vida;
  2. A partir do contexto de vida, seguir um acompanhamento de modo a faze-lo compreender, na medida do possível, as razões para agir de tal forma;
  3. Pensando no conceito de sublimação, buscaria alguma atividade relacionada a arte, esporte, estudo, etc que possa substituir as ações rebeldes que ele executa.

1). Prática de Esporte: Incentivar o jovem Eduardo a praticar esportes como artes marciais, boxe ou futebol. Essas atividades físicas permitem a liberação de energia acumulada e são  socialmente aceito de expressar agressividade, além de promover disciplina, autocontrole e cooperação de equipe.

2). Engajamento em Atividades Artística: Canalizar a agressividade para a arte, como pintura, escultura ou música, pode ser uma forma de expressar emoções intensas sem causar prejuízos. A criação artística é uma forma poderosa de sublimação, transformando sentimentos em formas visuais ou sonoras que podem ser compreendidas e apreciadas.

3). Projetos Comunitários ou Voluntariado: Participar de atividades que envolvam a ajudar o próximo, como trabalho voluntário ou engajamento em Projetos comunitários, pode dar ao jovem Eduardo um sentido de propósito e pertencimento ajudar os outros, pode suavizar a agressividade ao promover empatia e responsabilidade social.

1 A princípio convidaria ele para praticar algum tipo de arte como pintura ou até grafite para ele transformar seus instintos em algo útil para a sociedade

2 convidaria ele para praticar algum esporte

3 convidaria ele para participar de algum grupo de música

PreviousPage 560 of 610Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱