Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 559 of 566Next

01 - procurar ter uma conversa livre com Eduardo;

02 - aprofundar o diálogo para identificar de onde vem esses comportamentos;

03 - por fim, analisar e definir o que faz Eduardo agir de determinada forma e o direcionar para um tratamento adequado, se psicanalítico ou psiquiátrico.

No caso em comento, temos a apresentação de um adolescente de 14 anos de idade, que desde os seus 06 anos, apresenta comportamentos AGRESSIVOS e OPRESSORES sobre meninos menores que ele, conforme as informações fornecidas. Diante disso podemos considerar alguns pontos que devemos analisar, para começarmos a compreender o funcionamento cerebral desse adolescente. Por 08 anos seguidos, o indivíduo tem comportamentos AGRESSIVOS e OPRESSORES com meninos mais novos que ele.

1°) Há grande probabilidade de no período da infância, esse indivíduo ter sofrido abusos psicológicos e físicos, sendo vítima de tortura diretamente ou até mesmo indiretamente, podendo ter presenciado em seu contexto de núcleo familiar, ambiente onde a agressividade física e psicológica era exercida por alguém da figura masculina sobre ele próprio ou demais indivíduos inseridos no ambiente, o que justificaria, ainda que inconscientemente, esse adolescente replicar tais comportamentos com aqueles que eram mais novos que ele, por serem mais indefesos.

 

2°) Da perspectiva educacional, o baixo rendimento escolar pode se dar pela falta de estímulo familiar, onde os pais possam não ter dado a devida atenção ao menor, e até mesmo só cobrarem dele resultados, sem sequer terem o ensinado a como chegar lá.

Teria que tentar entender a realidade dele fora da escolha, chamar os pais para tentar se aproximar da realidade dele.

Buscar conversar com o aluno para entender seus interesses e incentiva-lo a realizar as atividades que possui mais aptidão.

Sublimação é mecanismo de defesa .

Sendo assim para ele lhe dar com seus sentimentos internos faríamos ...

1º  Esporte (Futebol,Baquete...)

2º Arte

3º Musica

 

 

 

O primeiro mecanismo de ação que adotaria seria uma canalização da fonte buscadora de prazer de Eduardo, visto que o comportamento agressivo é um mecanismo de defesa. Uma vez direcionada para outra fonte de alivio, o comportamento tende agressivo tende a diminuir.

A segunda ação seria a compreensão da necessidade do mecanismo de defesa, dando a ele a ciência de si mesmo.

O terceiro movimento seria a identificação do incomodo primário, a porque ele precisa se aliviar.

Colocar o mesmo em um esporte para canalizar sua agressividade.

Testar atividades extracurriculares para entender se a falta de interesse interfere em toda e qualquer atividade.

Fazer atendimento individualizado para criar uma rotina satisfatória e plausível.

Na reunião iria propor que Eduardo fizesse alguma atividade extracurricular, tal como artes marciais, teatro, dança pintura e ver em qual delas ele se destacaria para assim ele dar continuidade nessa nova atividade para assim ele transformar toda a energia em algo melhor e mais produtivo desse modo melhoraria a vida dele e dos demais.

Primeira estratégia: Buscar conexão com o adolescente e dialogar livremente com ele, para que ele acesse áreas do seu inconsciente que mostrem algum trauma familiar, ou buscar por atenção.

Segunda estratégia:  Conversar com os professores para buscarmos assuntos ou praticas de interesse do adolescente. Algo que faça ele liberar sua agressividade, mas de forma positiva.

Terceira estratégia: Buscar apoio familiar e criar um plano de intervenção que possa unir atividades de áreas diversificadas que o adolescente se identifica com a esfera pedagógica e familiar.

A primeira ação é conversar com as pessoas em que ele mora, abordando como é seu comportamento em casa, como é com os amigos, para entender a raiz de tanta revolta. Segundo reunir família e aluno para uma conversa e tentar entender como é o seu entrosamento entre eles. Ação tentar algumas atividades em que ele goste de fazer, e ter professores que são especializados com esses tipos de casos, afinal de contas é nítido que ele precisa de ajuda.

Propor alguma dinâmica em grupo para que ele pudesse se envolver de forma criativa e divertida com os colegas mais novos. A segunda ação poderia incluir alguma tarefa que fizesse ele refletir que as atitudes dele estão sendo prejudiciais, alguma tarefa que envolvesse por exemplo ele fazer um desenho sobre ele na escola e falar sobre e a analista ir conduzindo até a sua reflexão; a terceira tarefa poderia ser reunir os pais e o analista para uma atividade em que os 3 pudessem interagir de forma leve e que levasse a reflexão tb.

PreviousPage 559 of 566Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱