Desafio - Módulo I
Citação de Kassia Carvalho em outubro 1, 2024, 1:13 pmSe estamos falando em comportamentos " indesejáveis " ao neu entender o ID está atuando de fora mais intensa sem que o ego esteja mediando tai impulsos, no caso em questão, valeria a pena tentar mostrar caminho para que esses impulsos fossem sublimada, deslocados sua energia para outras atividades, as quais poderiam ser direcionadas ao esporte, a auxílio ao professor de sala com incentivo sobre notas e por fim tentar engajamento em projetos de responsabilidades sociais
Se estamos falando em comportamentos " indesejáveis " ao neu entender o ID está atuando de fora mais intensa sem que o ego esteja mediando tai impulsos, no caso em questão, valeria a pena tentar mostrar caminho para que esses impulsos fossem sublimada, deslocados sua energia para outras atividades, as quais poderiam ser direcionadas ao esporte, a auxílio ao professor de sala com incentivo sobre notas e por fim tentar engajamento em projetos de responsabilidades sociais
Citação de Calebe Rodrigues Soares em outubro 1, 2024, 3:43 pmEm primeiro lugar, poderia trabalhar para fazer com que Eduardo reconhecesse que o que estava fazendo era prejudicial. Em segundo deixar claro para ele, que tudo iria mudar para melhor; só depende dele. E em terceiro lugar poderia matrícula-lo em uma escola de artes marciais, talvez isso fizesse com que ele reconhecesse que a agressão não leva a lugar nenhum benéfico, que a arte marcial é práticada com o intuito de forma cidadãos para uma sociedade mais justa.
Em primeiro lugar, poderia trabalhar para fazer com que Eduardo reconhecesse que o que estava fazendo era prejudicial. Em segundo deixar claro para ele, que tudo iria mudar para melhor; só depende dele. E em terceiro lugar poderia matrícula-lo em uma escola de artes marciais, talvez isso fizesse com que ele reconhecesse que a agressão não leva a lugar nenhum benéfico, que a arte marcial é práticada com o intuito de forma cidadãos para uma sociedade mais justa.
Citação de Daniel Dutra em outubro 1, 2024, 5:22 pmÉ necessário criar vínculo com Eduardo para que se possa fazer uma anamnese detalhada e à partir daí, extrair informações importantes para se compreender as ações do mesmo.
Muito provável que ele teve algum histórico de opressão na infância, mas as informações irão clarear.
É necessário criar vínculo com Eduardo para que se possa fazer uma anamnese detalhada e à partir daí, extrair informações importantes para se compreender as ações do mesmo.
Muito provável que ele teve algum histórico de opressão na infância, mas as informações irão clarear.
Citação de Gleicy em outubro 1, 2024, 6:41 pm
Ouvi-lo
Entender o contexto familiar
Mostrar a ele a visão que ele criou de si mesmo e quais açoes ele estaria disposto realizar para ter uma evolução.
Ouvi-lo
Entender o contexto familiar
Mostrar a ele a visão que ele criou de si mesmo e quais açoes ele estaria disposto realizar para ter uma evolução.
Citação de Helena Soares em outubro 1, 2024, 10:28 pmPrimeiramente é necessário verificar seu histórico familiar, e identificar padrões de comportamento, entender de onde vem os seus impulsos e após identificar, propor ações que possam sublimar esses instintos e impulsos que nao são moralmente aceitos, como praticar algum esporte, inseri-lo em algum programa pra expressar a raiva e a violência de forma artistica. Tudo isso faria com que ele deixasse seus impulsos sublimados e evitasse que continuasse agindo assim em sociedade e com ordens de comando. Com certeza junto a tudo isso, ter um acompanhamento psicológico especializado.
Primeiramente é necessário verificar seu histórico familiar, e identificar padrões de comportamento, entender de onde vem os seus impulsos e após identificar, propor ações que possam sublimar esses instintos e impulsos que nao são moralmente aceitos, como praticar algum esporte, inseri-lo em algum programa pra expressar a raiva e a violência de forma artistica. Tudo isso faria com que ele deixasse seus impulsos sublimados e evitasse que continuasse agindo assim em sociedade e com ordens de comando. Com certeza junto a tudo isso, ter um acompanhamento psicológico especializado.
Citação de Cristiane Vieira de Toledo em outubro 1, 2024, 11:27 pmNa compreensão freudiana, a sublimação é o processo pelo qual impulsos inaceitáveis, como a agressividade, são transformados em comportamentos socialmente aceitáveis e produtivos. Com base nessa teoria, aqui estão três ações que podem ajudar a modificar um comportamento agressivo de um adolescente:
1. *Incentivar a prática de esportes ou atividades físicas*: A energia agressiva pode ser canalizada para esportes de competição ou atividades físicas intensas, que oferecem uma via saudável e controlada para expressar impulsos agressivos. Esportes como artes marciais ou atletismo, por exemplo, podem ajudar a transformar a agressividade em disciplina e autocontrole.
2. *Promover o engajamento em atividades artísticas ou criativas*: A arte é uma forma clássica de sublimação, onde a agressividade pode ser transformada em criação. Incentivar o adolescente a se envolver em atividades como pintura, música, escrita ou escultura pode ajudar a canalizar seus impulsos de forma positiva, expressando emoções e reduzindo a tensão interna.
3. *Oferecer suporte psicológico focado no desenvolvimento de habilidades sociais*: A terapia cognitivo-comportamental ou psicodinâmica pode ajudar o adolescente a reconhecer suas emoções agressivas e aprender a redirecioná-las para ações mais construtivas. O desenvolvimento de habilidades de comunicação e de resolução de conflitos pode substituir a agressão por estratégias mais adaptativas de lidar com frustrações.
Essas ações buscam transformar a energia agressiva em comportamentos produtivos, alinhados com a ideia de sublimação proposta por Freud.
Na compreensão freudiana, a sublimação é o processo pelo qual impulsos inaceitáveis, como a agressividade, são transformados em comportamentos socialmente aceitáveis e produtivos. Com base nessa teoria, aqui estão três ações que podem ajudar a modificar um comportamento agressivo de um adolescente:
1. *Incentivar a prática de esportes ou atividades físicas*: A energia agressiva pode ser canalizada para esportes de competição ou atividades físicas intensas, que oferecem uma via saudável e controlada para expressar impulsos agressivos. Esportes como artes marciais ou atletismo, por exemplo, podem ajudar a transformar a agressividade em disciplina e autocontrole.
2. *Promover o engajamento em atividades artísticas ou criativas*: A arte é uma forma clássica de sublimação, onde a agressividade pode ser transformada em criação. Incentivar o adolescente a se envolver em atividades como pintura, música, escrita ou escultura pode ajudar a canalizar seus impulsos de forma positiva, expressando emoções e reduzindo a tensão interna.
3. *Oferecer suporte psicológico focado no desenvolvimento de habilidades sociais*: A terapia cognitivo-comportamental ou psicodinâmica pode ajudar o adolescente a reconhecer suas emoções agressivas e aprender a redirecioná-las para ações mais construtivas. O desenvolvimento de habilidades de comunicação e de resolução de conflitos pode substituir a agressão por estratégias mais adaptativas de lidar com frustrações.
Essas ações buscam transformar a energia agressiva em comportamentos produtivos, alinhados com a ideia de sublimação proposta por Freud.
Citação de welton ferreira de Souza em outubro 2, 2024, 1:15 amOlá, a primeira avaliação a ser feita sobre o Eduardo, é saber como é o convívio dele com os pais e irmãos dele. A segunda avaliação a ser feita é procurar saber como o Eduardo se relaciona com os colegas fora da escola. E a terceira avaliação é conversar com o Eduardo, procurando saber dele como ele se sente com os colegas de escola. Para tentar entender o porque que ele manisfesta esse tipo de comportamento fazendo com que ele não tenha um bom desempenho na escola , talvez Eduardo sofra de algum trauma... Ass: Welton de Souza.
Olá, a primeira avaliação a ser feita sobre o Eduardo, é saber como é o convívio dele com os pais e irmãos dele. A segunda avaliação a ser feita é procurar saber como o Eduardo se relaciona com os colegas fora da escola. E a terceira avaliação é conversar com o Eduardo, procurando saber dele como ele se sente com os colegas de escola. Para tentar entender o porque que ele manisfesta esse tipo de comportamento fazendo com que ele não tenha um bom desempenho na escola , talvez Eduardo sofra de algum trauma... Ass: Welton de Souza.
Citação de pedro_lucas em outubro 2, 2024, 10:12 amO ato da sublimação que essa criaça possui, uma das coisas que poderiam ser feitas para começar a ajudar ele, é começa a tentar descobrir como é a convivência dele com os pais, e também tentar descobrir como ele se sente diante de outras crianças.
O ato da sublimação que essa criaça possui, uma das coisas que poderiam ser feitas para começar a ajudar ele, é começa a tentar descobrir como é a convivência dele com os pais, e também tentar descobrir como ele se sente diante de outras crianças.
Citação de pedro_lucas em outubro 2, 2024, 10:16 amEssa criaça possui sublimação, a primeira opção a se fazer para ajudar ele, e tentar descobrir como é a convivência dele com os pais, descobrir se ele tem algum trauma, E também tentar descobrir como ele se sente perto de outras crianças.
Essa criaça possui sublimação, a primeira opção a se fazer para ajudar ele, e tentar descobrir como é a convivência dele com os pais, descobrir se ele tem algum trauma, E também tentar descobrir como ele se sente perto de outras crianças.
Citação de patrickserrano em outubro 2, 2024, 11:18 amAnalisando o comportamento do Menino, o ambiente inserido e as suas atitudes, passo a pensar que existem algumas variantes para esse comportamento. Muito provavelmente, o menino vê diariamente situações de violência dentro de casa, o que por mais que ele cria um repulso sobre essas atitudes, o estado de sublimação dele entende que aquela é a única forma dele se defender, criada pelo seu inconsciente, a partir do que ele vê e vive.
Minhas propostas de atividades:
Atividade 1: Conversar com o Eduardo e fazer boas perguntas sobre o dia dia dele, como ele se enxerga, como vê o futuro, o que ele acha do ambiente, dos amigos e fazer afirmações positivas. No momento não iria fazer nenhuma pergunta ou disparar afirmações que possam soar como uma cobrança de comportamento, iria partir do principio de fazer Eduardo se sentir a vontade, abaixar o bloqueio dele e aí sim entrar na atividade 2.Atividade 2: Conversar com os pais, seria um modo de entender o lar familiar de Eduardo, seguindo da mesma maneira, sem perguntas evasivas, que rompessem a barreira de privacidade, iria me colocar como um amigo que está tentando entender e se mostrar disposto a ajudar, além de mostrar todo potencial de Eduardo, onde iriamos entrar na atividade 2.
Atividade 3: Inserir Eduardo em uma atividade que o fizesse extravasar. Um esporte, arte, algo que o fizesse canalizar toda essa energia de maneira positiva, a sublimação em que Eduardo vive consiste em criar mecanismos de defesa que o fazem ter comportamentos violentos, colocar o adolescente em um ambiente onde ele poderia alocar essa energia em outras atividades, fariam com que Eduardo pudesse se sentisse em um ambiente agradável, entendido, e principalmente obter os valores adequados.
Analisando o comportamento do Menino, o ambiente inserido e as suas atitudes, passo a pensar que existem algumas variantes para esse comportamento. Muito provavelmente, o menino vê diariamente situações de violência dentro de casa, o que por mais que ele cria um repulso sobre essas atitudes, o estado de sublimação dele entende que aquela é a única forma dele se defender, criada pelo seu inconsciente, a partir do que ele vê e vive.
Minhas propostas de atividades:
Atividade 1: Conversar com o Eduardo e fazer boas perguntas sobre o dia dia dele, como ele se enxerga, como vê o futuro, o que ele acha do ambiente, dos amigos e fazer afirmações positivas. No momento não iria fazer nenhuma pergunta ou disparar afirmações que possam soar como uma cobrança de comportamento, iria partir do principio de fazer Eduardo se sentir a vontade, abaixar o bloqueio dele e aí sim entrar na atividade 2.
Atividade 2: Conversar com os pais, seria um modo de entender o lar familiar de Eduardo, seguindo da mesma maneira, sem perguntas evasivas, que rompessem a barreira de privacidade, iria me colocar como um amigo que está tentando entender e se mostrar disposto a ajudar, além de mostrar todo potencial de Eduardo, onde iriamos entrar na atividade 2.
Atividade 3: Inserir Eduardo em uma atividade que o fizesse extravasar. Um esporte, arte, algo que o fizesse canalizar toda essa energia de maneira positiva, a sublimação em que Eduardo vive consiste em criar mecanismos de defesa que o fazem ter comportamentos violentos, colocar o adolescente em um ambiente onde ele poderia alocar essa energia em outras atividades, fariam com que Eduardo pudesse se sentisse em um ambiente agradável, entendido, e principalmente obter os valores adequados.