Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 579 of 706Next

Precisamos entender que reações agressivas fazem parte do instinto da espécie,assim como os animais quando estão em perigo são agressivos

Na nossa espécie e concepção devemos trabalhar com uma conversa sobre aspectos gerais como familiar, social e escolar

Perceber se há algum tipo (por que sempre há nesses casos) e em rejeição social.

Tratamento das pulsões que Freud considera importante como pulsão sexual tambem tem influência

Averiguar a condição cultural d criança pois Freud acredita que essa tese causa um mal estar se estiver em desordem até porque a missão masculina,com cobranças, podem gerar frustração ao decorrer da vida

Verificar o ambiente familiar para compreender  se poderia ser de lá o motivo da agressividade

Ensinar a criança a reconhecer e lidar com suas emoções sem recorrer à agressão

Procurar adotar uma abordagem diferente para impor limites

  • Envolvimento em Atividades Esportivas ou Artes Marciais: O esporte pode funcionar como um canal saudável para a agressividade de Eduardo, transformando a energia destrutiva em disciplina e competição saudável. Esportes como futebol ou lutas, como judô ou jiu-jitsu, podem ensinar autocontrole, respeito às regras e aos colegas, além de proporcionar uma válvula de escape para o estresse e a frustração.
  • Introdução à Arte e Expressão Criativa: Atividades artísticas, como desenho, pintura, teatro ou música, são formas de sublimar emoções intensas. O incentivo à criação artística permite que Eduardo expresse sua raiva e frustrações de maneira simbólica e construtiva. A arte pode ser uma ferramenta poderosa para ele se comunicar de outra forma e explorar seus sentimentos internos.
  • Apoio Psicopedagógico Focado em Habilidades Sociais: Aulas que ensinem habilidades sociais e emocionais, como empatia, controle da raiva e resolução de conflitos, podem ser muito úteis para que Eduardo aprenda a lidar melhor com as interações sociais e as frustrações. Isso pode incluir jogos cooperativos, debates e dinâmicas de grupo, sempre com o objetivo de promover comportamentos pró-sociais e diminuir suas atitudes opressoras.
sara Barbosa da rocha has reacted to this post.
sara Barbosa da rocha

observando a situaçao da criança, uma avaliaçao familiar e no cotidiano em que ele é inserido seria uma otima maneira de chegar ao problema , segundo convence-lo a soltar a raiva de forma onde beneficie, expressando-a com uma atividade esportiva ou desenvolvendo habilidades nas artes , mais com tanta energia e agressao seria melhor direcionado a esportes .

Observar a situação em família ajuda a nós compreender.

Os professores com certeza conseguiram ao conviver com ele perceber suas tendências para arte, esporte, ou os dois, sendo assim, induzi-lo a prática de futebol por exemplo e competição (onde ocorrerá a sublimação), e/ ou algum trabalho relacionado a música seriam útil. Colocá-lo para fazer algo pelo próximo, ser relevante na vida de outros também traria respostas positivas.

Primeiro investigar seus convívio próximos.

Ações: o induzir a prática e competição (onde terá a sublimação, sua energia estará em competir)

Inserir a música, aprender algum instrumento.

Levá-lo a praticar a solidariedade, participando de algum projeto social.

Primeiro, fazer a anamnese do caso com o paciente, familiares e a escola.

Após, detalhar que será feita uma intervenção em processo analítico para que o paciente possa se expressar de modo não agressivo.

Por fim, levar o paciente a interagir por intermédio de expressões sublimatórias, como desenhos, contação de histórias com bonecos, trabalhos com massinha etc.

Sublimação: são os mais evoluídos de todos os mecanismos de defesa. Canalizamos os desejos afetivos para outras atividades ou alvos; descarregamos nossa energia acumulada em outras áreas, minorando a tensão e o sofrimento.

primeiramente, conversar com Eduardo, deixar que o mesmo fale sobre seu relacionamento com os pais e pessoas próximas.

incentivá-lo a praticar esportes

incentivar a pratica de atividades artísticas, onde ele possa se expressar e trabalhar as suas emoções.

 

PreviousPage 579 of 706Next