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Desafio - Módulo I

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Analisando o comportamento do Menino, o ambiente inserido e as suas atitudes, passo a pensar que existem algumas variantes para esse comportamento. Muito provavelmente, o menino vê diariamente situações de violência dentro de casa, o que por mais que ele cria um repulso sobre essas atitudes, o estado de sublimação dele entende que aquela é a única forma dele se defender, criada pelo seu inconsciente, a partir do que ele vê e vive.

Minhas propostas de atividades:
Atividade 1: Conversar com o Eduardo e fazer boas perguntas sobre o dia dia dele, como ele se enxerga, como vê o futuro, o que ele acha do ambiente, dos amigos e fazer afirmações positivas. No momento não iria fazer nenhuma pergunta ou disparar afirmações que possam soar como uma cobrança de comportamento, iria partir do principio de fazer Eduardo se sentir a vontade, abaixar o bloqueio dele e aí sim entrar na atividade 2.

Atividade 2: Conversar com os pais, seria um modo de entender o lar familiar de Eduardo, seguindo da mesma maneira, sem perguntas evasivas, que rompessem a barreira de privacidade, iria me colocar como um amigo que está tentando entender e se mostrar disposto a ajudar, além de mostrar todo potencial de Eduardo, onde iriamos entrar na atividade 2.

Atividade 3: Inserir Eduardo em uma atividade que o fizesse extravasar. Um esporte, arte, algo que o fizesse canalizar toda essa energia de maneira positiva, a sublimação em que Eduardo vive consiste em criar mecanismos de defesa que o fazem ter comportamentos violentos, colocar o adolescente em um ambiente onde ele poderia alocar essa energia em outras atividades, fariam com que Eduardo pudesse se sentisse em um ambiente agradável, entendido, e principalmente obter os valores adequados.

Precisamos entender que reações agressivas fazem parte do instinto da espécie,assim como os animais quando estão em perigo são agressivos

Na nossa espécie e concepção devemos trabalhar com uma conversa sobre aspectos gerais como familiar, social e escolar

Perceber se há algum tipo (por que sempre há nesses casos) e em rejeição social.

Tratamento das pulsões que Freud considera importante como pulsão sexual tambem tem influência

Averiguar a condição cultural d criança pois Freud acredita que essa tese causa um mal estar se estiver em desordem até porque a missão masculina,com cobranças, podem gerar frustração ao decorrer da vida

Verificar o ambiente familiar para compreender  se poderia ser de lá o motivo da agressividade

Ensinar a criança a reconhecer e lidar com suas emoções sem recorrer à agressão

Procurar adotar uma abordagem diferente para impor limites

  • Envolvimento em Atividades Esportivas ou Artes Marciais: O esporte pode funcionar como um canal saudável para a agressividade de Eduardo, transformando a energia destrutiva em disciplina e competição saudável. Esportes como futebol ou lutas, como judô ou jiu-jitsu, podem ensinar autocontrole, respeito às regras e aos colegas, além de proporcionar uma válvula de escape para o estresse e a frustração.
  • Introdução à Arte e Expressão Criativa: Atividades artísticas, como desenho, pintura, teatro ou música, são formas de sublimar emoções intensas. O incentivo à criação artística permite que Eduardo expresse sua raiva e frustrações de maneira simbólica e construtiva. A arte pode ser uma ferramenta poderosa para ele se comunicar de outra forma e explorar seus sentimentos internos.
  • Apoio Psicopedagógico Focado em Habilidades Sociais: Aulas que ensinem habilidades sociais e emocionais, como empatia, controle da raiva e resolução de conflitos, podem ser muito úteis para que Eduardo aprenda a lidar melhor com as interações sociais e as frustrações. Isso pode incluir jogos cooperativos, debates e dinâmicas de grupo, sempre com o objetivo de promover comportamentos pró-sociais e diminuir suas atitudes opressoras.
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sara Barbosa da rocha

observando a situaçao da criança, uma avaliaçao familiar e no cotidiano em que ele é inserido seria uma otima maneira de chegar ao problema , segundo convence-lo a soltar a raiva de forma onde beneficie, expressando-a com uma atividade esportiva ou desenvolvendo habilidades nas artes , mais com tanta energia e agressao seria melhor direcionado a esportes .

Observar a situação em família ajuda a nós compreender.

Os professores com certeza conseguiram ao conviver com ele perceber suas tendências para arte, esporte, ou os dois, sendo assim, induzi-lo a prática de futebol por exemplo e competição (onde ocorrerá a sublimação), e/ ou algum trabalho relacionado a música seriam útil. Colocá-lo para fazer algo pelo próximo, ser relevante na vida de outros também traria respostas positivas.

Primeiro investigar seus convívio próximos.

Ações: o induzir a prática e competição (onde terá a sublimação, sua energia estará em competir)

Inserir a música, aprender algum instrumento.

Levá-lo a praticar a solidariedade, participando de algum projeto social.

Primeiro, fazer a anamnese do caso com o paciente, familiares e a escola.

Após, detalhar que será feita uma intervenção em processo analítico para que o paciente possa se expressar de modo não agressivo.

Por fim, levar o paciente a interagir por intermédio de expressões sublimatórias, como desenhos, contação de histórias com bonecos, trabalhos com massinha etc.

Sublimação: são os mais evoluídos de todos os mecanismos de defesa. Canalizamos os desejos afetivos para outras atividades ou alvos; descarregamos nossa energia acumulada em outras áreas, minorando a tensão e o sofrimento.

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