Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 587 of 614Next

Seguir: Anamnese , Sublimação e Análise. Avaliar e investigar o meio social, cultural efamiliar para definir o ambiente em que vive. Em seguida, sugerir e incentivar fazer atividades que goste e posssa descarregar a sua agressividade e por última analisar para ver os resultados obtivos e verificar a melhora ou necessidade de alteração do processo a ser seguido.

Em primeiro lugar ia conversar com Eduardo e enteder o porquê de um comportamento tão agressivo, conhecer a vida dele em família, propor uma terapia e apresentar várias possibilidades de atividades ligadas as artes, busca da religião e atividades intelectuais, onde experimentando, ele com certeza irá encontrar um caminho pra extravasar e conseguir levar uma vida em sociedade mais saudável.

primeiro passo: investigar a relaçao familiar, o comportamento dos exemplares como pai e mãe e irmaos mais velhos.

segundo: passo saber o historico e condulta dos pais em relaçao a nota escolar e comportamento se os pais cobram  notas..

terceiro ponto ele recebe apoio nas atividades aplicadas para casa.

1ª ação: identificar uma atividade na qual a energia "destrutiva" pudesse ser utilizada de forma positiva, como por exemplos uma atividade esportiva (luta, corrida, etc...)

2ª ação: imputar certa autoridade e responsabilidade ao aluno, perante ao grupo, dessa maneira lhe seria ofertada a atuação em um papel diferente do qual ele já estava acostumado a desempenhar. Exemplo: ele sempre se portou como sendo o "infrator" do grupo, que tal se agisse como o "fiscal" do grupo;

3ª ação: investigação sobre a origem do comportamento, tanto do ponto de vista social como psicológico.

1-Buscar se informar se o garoto passou por alguma situação traumática na infância.

2-Buscar se compreender a visão do garoto diante da sociedade que vive.

3-Entender em que áreas o seu inconsciente está ativo.

Para promover uma mudança positiva no comportamento de Eduardo, proporia  aos demais colegas professores a inclusão de algumas dessas atividades na grade extra curricular de Eduardo, visando a canalização e direcionamento de seus impulsos através da sublimação:

Primeiro passo seria uma avaliação dos interesses de Eduardo, em uma  dessas 3 áreas: Artes ou esportes ou Dramaturgia.

Após essa análise inicial, as atividades deveriam seguir as seguintes propostas, e levando em consideração o interesse específico de Eduardo.

Arte e Expressão Criativa:

Desenho, Pintura ou Escultura: Criaremos um espaço onde Eduardo possa expressar suas emoções através da arte, isso pode oferecer benefícios terapêuticos. A arte proporciona uma saída para a expressão de sentimentos complexos e estimula a auto-reflexão, além de trabalhar o fortalecimento da autoestima e a integração social através de projetos coletivos.

Esportes e Atividades Físicas:

Artes Marciais ou Futebol: Engajar Eduardo em esportes pode ajudar a canalizar a energia física e agressiva de maneira construtiva. Atividades como artes marciais não apenas ensinam disciplina, mas também promovem respeito e autocontrole, oferecendo um ambiente estruturado para a liberação de tensão.

Teatro e Dramatização:

Participação em Peças de Teatro: Envolver Eduardo em atividades teatrais pode facilitar a exploração de diferentes emoções e perspectivas. O teatro pode ser uma poderosa ferramenta de sublimação, oferecendo um espaço seguro para a manifestação de sentimentos reprimidos e promovendo empatia e compreensão dentro do grupo.

Essas atividades não apenas visam ajudar Eduardo diretamente, mas também podem melhorar o clima escolar, incentivando uma cultura de inclusão, reconhecimento e respeito mútuo entre todos os alunos.

A manutenção da matrícula de Eduardo nessas atividades extra curriculares e que despertem nele interesse e prazer, devem estar condicionadas ao bom comportamento e melhora nas notas acadêmicas, levando em consideração o reforço positivo para os bons comportamentos.

 

Se por ventura, não houvesse resposta positiva ao trabalho indicado no decorrer de até 3 meses, procuraria outros profissionais para uma análise mais profunda do caso.

a 1ª ação seria uma conversa informal para observar qual é sua visão de mundo, como se sente em relação as outras pessoas,  o que se passa em seu ambiente familiar. Tentar entender como são seus valores, o que é importante pra ele.

2ª ação. a partir da observação do seu "mundo", poderemos criar atividades que canalizem essa agressividade. E também juntamente com o pedagogo da escola criar mecanismos para tornar mais atrativas as atividades curriculares.

3ª ação. Por fim, incluir a familia nesse processo, caso se tenha observado que a familia seja o gerador desses comportamentos.

Convidar família pra uma conversa para entender como é a convivência de Eduardo em família.

Desviar essa agressividade de Eduardo propondo a fazer algo que ele goste e assim mostre seus talentos.

Providenciar acompanhamento profissional para ele e a família.

A primeira medida seria encaminha-lo a um psicanalista para investigação.

A segunda medida poderia ser coloca-lo em contato com atividades intelectuais na tentativa de canalizar o impulso negativo.

E a terceira seria incentiva-lo a praticar atividades físicas que requeiram gasto de energia

Perguntaria o porque daquele comportamento. Como é a vida em casa? Descobrir o que ele gosta de fazer

PreviousPage 587 of 614Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱