Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 594 of 614Next

Poderia ser investigado o relacionamento familiar e além disso buscar que ele compreenda por que ele faz isso e quais sentimentos desencadeiam esse comportamento agressivo para que ele possa resignificar isso e buscar outras formas de manifestação preferencialmente sublimada.

Samuel J Ribeiro has reacted to this post.
Samuel J Ribeiro

A primeira providência e analisar o relacionamento familiar.

Depois mostrar/ conversar com ele e explicar oque é viver em sociedade.

Buscar atendimento especializado para o mesmo também pode ajudar.

Conversar com a família.

Propor recompensas quando ele se comportar bem e elogiar o mesmo.

 

Samuel J Ribeiro has reacted to this post.
Samuel J Ribeiro

Visto que, a teoria freudiana  de sublimação sugere que impulsos inaceitáveis podem dar origem a atividades aceitáveis e produtiva. Para ajudar este Jovem que vem sofrendo por anos, sugeriria canalizar sua energia de maneira positiva, para fortalecer a mudança de comportamento:

atividades:

Atividades Artísticas: Incentivaria, Eduardo a se envolver em atividades como pintura, escultura ou música.

Motivo: estas, pode ajuda-lo a canalizar suas emoções e impulsos de forma criativa e construtiva. A arte pode ser uma forma poderosa de expressão e pode proporcionar um senso de realização e autoestima.

Esportes e Atividades Físicas:

motivo; Participar de esportes coletivos ou individuais pode ajudar Eduardo a desenvolver disciplina, trabalho em equipe e respeito pelos outros. Além disso, a atividade física pode ser uma excelente maneira de liberar energia acumulada e reduzir a agressividade.

Ajuda ao Próximo:

motivo; Isso vai ajudá-lo a desenvolver empatia e um senso de responsabilidade.

Acredito que com essas atividades, Eduardo vai canalizar sua energia de maneira produtiva e melhorar seu comportamento.

 

Samuel J Ribeiro and Abell have reacted to this post.
Samuel J RibeiroAbell

Necessário utilizar a psicanálise em todas as suas faces: em teoria, entender a estrutura, o funcionamento e as ações de vida psiquica do adolescente. Realizar uma investigação para entender o significado do que foi manifestado através das ações e fazer uma análise. Certamente tais atitudes são respostas do seu inconsciente que expõe um mecanismo de defesa interno e é utilizado sem que haja percepção do consciente. Todavia, realizar um trabalho em que permita o acesso ao instinto de sublimação poderá ajudá-lo a canalizar esses impulsos indesejados para atividades e / ou atos que beneficiem a organização social ao invés de prejudicá-la.

Primeiro ponto: Conversar com o rapaz e tentar identificar o que gera as atitudes dele.

Segundo ponto: Entender o contexto familiar.

Terceiro ponto: Levar o adolescente a visualizar seus potenciais e formas positivas de lidar com as suas frustrações.

A primeira alternativa para o Eduardo seria coloca-lo em uma academia de artes marciais,
onde ele aprenderia a canalizar sua agressividade e aprenderia sobre respeito e disciplina.
Depois colocaria em atividades assistenciais em que ele pudesse ser útil e desenvolvesse
empatia e uma auto-imagem positiva. E por fim usaria essa energia para desenvolver uma
capacidade de liderança positiva junto a joves da mesma idade onde ele pudesse servir de
exemplo e se orgulhar, reforçando e fixando os valores aprendidos.

Olá, as observações concernente ao exemplo são pertinentes todavia é de valer de uma questão sistêmica para cada individuo,

A questão envolve  vários argumentos de campos diversos que tocam a saúde mental, psíquica e metabólica do individuo , um método de avaliação pode ser ineficiente e nem sempre aplicável sem antes fazer uma anamnese familiar, sei de casos onde profissionais aplicou tratamento com remédios controlados e o paciente sofria de questões ligadas a sua saúde, como exemplo diabetes.

Um diabético  pode manifestar uma série de comportamentos que evolui para distúrbios neurológicos.

Concluindo a prudência sempre será a grande aliada a um processo de cautela e investigação antes de aplicar  qualquer que for a ciência para socorrer o paciente de sua crise.  Examinar, avaliar, o melhor diagnóstico, só depois o melhor tratamento possível, digo no campo da psicanalise e não clinica médica.

1 ação a ser tomada seria rever sua ficha de acompanhamento durante esses anos que teve auxílio de profissionais da ONG, e ver os possíveis erros e talvez melhorias em algum aspecto em curto prazo.
2 ação: Fazer uma reunião com os responsáveis pelo Eduardo, com professores e buscar entender seu comportamento no convívio familiar, escola, lugares públicos, bairro, etc., e ir afinco nos relatos para juntar o quebra cabeça e analisar possíveis falhas.
3 ação: com esse embasamento, ter alguns momentos a sós com Eduardo para conversar e esclarecer algumas ações tomadas por ele, buscar tem conexão livre e fazer com que ele entenda que tem ajuda de um profissional pra quando ele sentir tranquilo para conversar, quando tiver dúvidas, e assim por diante. Também rever as influências com amizades, e buscar de algum modo trazer seus sentimentos pro real através da arte, esporte, alguma ação solidária, alguma área que o interessa para seu crescimento.
E ir acompanhando esse caso e seu desenvolvimento até certo tempo.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

"A priori", como forma de sublimação apresentado por Freud, vê-se que a atividade criativa, poderia ser uma forma de sublimação dessas emoções desenfreadas em que impelido pelo Id, este adolescente possa refrear ou mesmo dissolver este aspecto negativo, usando a arte em seu favor, a criatividade, o esporte, a dança, entre outros aspectos como "catarse".

A prática de um esporte, aprendizado de algum instrumento musical ou até mesmo atividades de pintura/arte visual dará ao rapaz uma boa oportunidade de sublimar sua agressividade e as dificuldades de relacionamento.

Uma avaliação social da situação familiar do aluno não deve ser descartada para buscar mais ferramentas e soluções.

PreviousPage 594 of 614Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱