Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 595 of 697Next

Verdade

1. Atividade Esportiva de Alto Impacto

  • Objetivo: Canalizar a agressividade e impulsividade para o esporte, desenvolvendo disciplina e autocontrole.
  • Proposta: Incentivar o adolescente a participar de esportes como artes marciais, futebol, basquete ou atletismo. Essas atividades exigem esforço físico e podem ajudar na regulação emocional.
  • Por quê: A prática esportiva permite sublimação ao converter impulsos agressivos em habilidades esportivas, proporcionando reconhecimento positivo e fortalecendo a autoestima.

2. Laboratório de Expressão Artística (Música, Teatro, Desenho)

  • Objetivo: Dar ao adolescente um meio criativo para expressar emoções que ele ainda não consegue verbalizar.
  • Proposta: Oferecer oficinas de música (como bateria ou violão), desenho ou teatro, onde ele possa representar sentimentos como raiva e frustração de forma simbólica.
  • Por quê: A arte permite uma forma segura de expressar impulsos inconscientes, contribuindo para a construção de uma identidade positiva e reduzindo a necessidade de agir de forma agressiva.

    3. Mentoria e Desenvolvimento de Habilidades Sociais

    • Objetivo: Melhorar a relação do adolescente com colegas e professores, fortalecendo o vínculo social e a empatia.
    • Proposta: Criar um projeto onde o jovem tenha mentores (professores ou colegas mais velhos) e participe de atividades colaborativas, como debates, grupos de apoio ou projetos voluntários.
    • Por quê: Ajudá-lo a sublimar o desejo de confronto para uma forma construtiva de afirmação pessoal, estimulando a empatia e a cooperação.

      Essas ações combinam sublimação, ressignificação emocional e criação de novas conexões sociais. Além de reduzir os comportamentos agressivos, elas oferecem ao adolescente novas formas de se expressar e desenvolver sua autoestima de maneira saudável e positiva.

Como primeira ação, vejo a importância de criar um espaço para escuta tanto do Eduardo quanto de sua família. Compreender o contexto em que Eduardo vive e o que se impõe a ele.

Como segunda ação, recomendaria a prática de atividades físicas, artes ou algo assim que ele goste e consiga extravasar e aliviar a tensão.

Como terceira ação, identificar as atitudes de Eduardo após as ações anteriores levando-o  a percepção de como ele está e se favoreceu alguma mudança significativa em seu humor.

As crianças que vivem em áreas violentas sofrem a realidade local, são pressionadas e exploradas baa maioria das vezes, onde elas expressam o que vivem no dia a dia .

Segundo a teoria da sublimação freudiana, comportamentos instintivos ou impulsivos podem ser redirecionados para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. No caso de um jovem rebelde, a energia que ele direciona para comportamentos de rebeldia ou desobediência pode ser canalizada para atividades mais produtivas como  esporte e atividade física, arte, voluntariado ou envolver-se em algum projeto acadêmico ou de pesquisa.

a primeira analise creio que ele usa este esterotipo de agressivo como escudo prara esconder suas fraquezs talvez o hambiente em que vive exige que ele mantenha essa postura,nao so hambiente social ,as ,muitas vezes o familar lhe proporciona cobrancas a mais

A primeira ação a ser tomada é entender o porquê esse tipo de comportamento com os meninos mais novos e o porquê os não respeita.

A segunda ação seria o acolhimento para que pudéssemos redirecionar esse comportamento que está sendo impulsionado, muitas vezes, sem ele perceber que pode ter sido algum tipo de repressão que teve antes de iniciar a sua juventude.

A terceira ação seria acompanhar mais de perto o ambiente em que o garoto está inserido e o porque apresenta tanta avessividade ao encontrar pessoas mais novas e o não respeito ao local em que se está presente.

 

Com base nas respostas obtidas, planejar cuidadosamente propostas de intervenções aonde o menino será entendido, mediado o seu conflito interior e expor suas queixas e dúvidas. Porpor atividades para que se possa desenvolver o seu entendimento interior e entendimento dos sentimentos que se tem quando colocado em situação que se sente vulnerável e, por fim, sempre estar acompanhando o caso psiquico, para que não tenha eventuais respostas negativas quando colocado em um meio social diferente.

1a ação: Conversa com a família sobre Eduardo e a convivência em família ( anamnese)

2a ação: Sublimação. Em termos psicológicos, refere-se à capacidade de transformar impulsos ou emoções ambientais negativas ou inapropriadas em atividades mais construtivas e socialmente aceitas. Para adolescentes, isso pode ser particularmente útil, pois essa fase da vida é marcada por intensas emoções e mudanças. Aqui estão algumas ações ou estratégias de sublimação que podem ser promovidas para adolescentes:

Esportes: Atividades físicas e Treinamento de resistência

Artes: Desenho e pintura / Música  / Escrita criativa

Voluntariado: Participar de atividades de voluntariado, como ajudar em organizações comunitárias ou escolares, pode proporcionar aos adolescentes uma sensação intencional e permitir que canalizem suas frustrações em ações

3a ação: Observação e análise: Observar as atitudes e comportamentos de Eduardo após as ações realizadas (sublimação) , conforme interesse de Eduardo.

Em primeiro lugar, conversar com ele e tentar entender o porque das atitudes dele, talvez conversar com os pais também para entender como é a rotina em casa.

Em segundo lugar, depois de entender o porque do comportamento dele tentar ter sessões com ele para tentar ajudar a melhorar e a entender melhor as suas ações.

Em terceiro lugar, ajudar com atividades e bastante diálogo a ultrapassar os traumas e ensina lo a lidar de outras formas com a sua raiva e revolta, porque as atitudes que ele tem são chamados de atenção, talvez a maneira que ele percebeu que as pessoas que ele a ama o notem. Então com sessões e bastante conversa podemos, talvez, ajuda-lo a seguir um caminho diferente para o qual ele esta a ir.

Para resolver o conflito de Eduardo usando a concepção freudiana de sublimação, podemos focar em redirecionar suas energias agressivas para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. Aqui estão algumas etapas práticas:

1. **Identificação dos Impulsos**: A primeira etapa é ajudá-lo a reconhecer e compreender suas emoções e impulsos agressivos. Isso pode ser feito através de conversas individuais, onde ele possa expressar seus sentimentos sem julgamento.

2. **Canalização da Agressividade**: Encoraje Eduardo a canalizar sua energia para atividades como esportes, artes marciais ou artes criativas. Essas atividades podem servir como uma forma de liberar tensões de maneira saudável e produtiva.

3. **Desenvolvimento de Habilidades**: Ofereça oportunidades para que ele desenvolva habilidades em áreas como música, dança ou teatro. Essas atividades não apenas desviam a atenção da agressividade, mas também permitem a expressão emocional de maneira construtiva.

4. **Participação em Projetos**: Envolva Eduardo em projetos comunitários ou sociais que requeiram colaboração e empatia. Isso pode ajudá-lo a perceber o valor de contribuir para o bem-estar dos outros.

5. **Feedback Positivo**: Reforce positivamente seus esforços e progressos nas atividades escolhidas. O reconhecimento das pequenas vitórias pode incentivar a continuidade dessas novas práticas.

Essas abordagens podem ajudar Eduardo a transformar sua agressividade em ações criativas e construtivas, promovendo seu desenvolvimento emocional e social.

Cilene Silva has reacted to this post.
Cilene Silva
PreviousPage 595 of 697Next