Desafio - Módulo I
Citação de lucinete martins pereira em outubro 23, 2024, 3:11 amVerdade
Verdade
Citação de nandakitsu em outubro 23, 2024, 11:34 am1. Atividade Esportiva de Alto Impacto
- Objetivo: Canalizar a agressividade e impulsividade para o esporte, desenvolvendo disciplina e autocontrole.
- Proposta: Incentivar o adolescente a participar de esportes como artes marciais, futebol, basquete ou atletismo. Essas atividades exigem esforço físico e podem ajudar na regulação emocional.
- Por quê: A prática esportiva permite sublimação ao converter impulsos agressivos em habilidades esportivas, proporcionando reconhecimento positivo e fortalecendo a autoestima.
2. Laboratório de Expressão Artística (Música, Teatro, Desenho)
- Objetivo: Dar ao adolescente um meio criativo para expressar emoções que ele ainda não consegue verbalizar.
- Proposta: Oferecer oficinas de música (como bateria ou violão), desenho ou teatro, onde ele possa representar sentimentos como raiva e frustração de forma simbólica.
- Por quê: A arte permite uma forma segura de expressar impulsos inconscientes, contribuindo para a construção de uma identidade positiva e reduzindo a necessidade de agir de forma agressiva.
3. Mentoria e Desenvolvimento de Habilidades Sociais
- Objetivo: Melhorar a relação do adolescente com colegas e professores, fortalecendo o vínculo social e a empatia.
- Proposta: Criar um projeto onde o jovem tenha mentores (professores ou colegas mais velhos) e participe de atividades colaborativas, como debates, grupos de apoio ou projetos voluntários.
- Por quê: Ajudá-lo a sublimar o desejo de confronto para uma forma construtiva de afirmação pessoal, estimulando a empatia e a cooperação.
Essas ações combinam sublimação, ressignificação emocional e criação de novas conexões sociais. Além de reduzir os comportamentos agressivos, elas oferecem ao adolescente novas formas de se expressar e desenvolver sua autoestima de maneira saudável e positiva.
1. Atividade Esportiva de Alto Impacto
- Objetivo: Canalizar a agressividade e impulsividade para o esporte, desenvolvendo disciplina e autocontrole.
- Proposta: Incentivar o adolescente a participar de esportes como artes marciais, futebol, basquete ou atletismo. Essas atividades exigem esforço físico e podem ajudar na regulação emocional.
- Por quê: A prática esportiva permite sublimação ao converter impulsos agressivos em habilidades esportivas, proporcionando reconhecimento positivo e fortalecendo a autoestima.
2. Laboratório de Expressão Artística (Música, Teatro, Desenho)
- Objetivo: Dar ao adolescente um meio criativo para expressar emoções que ele ainda não consegue verbalizar.
- Proposta: Oferecer oficinas de música (como bateria ou violão), desenho ou teatro, onde ele possa representar sentimentos como raiva e frustração de forma simbólica.
- Por quê: A arte permite uma forma segura de expressar impulsos inconscientes, contribuindo para a construção de uma identidade positiva e reduzindo a necessidade de agir de forma agressiva.
3. Mentoria e Desenvolvimento de Habilidades Sociais
- Objetivo: Melhorar a relação do adolescente com colegas e professores, fortalecendo o vínculo social e a empatia.
- Proposta: Criar um projeto onde o jovem tenha mentores (professores ou colegas mais velhos) e participe de atividades colaborativas, como debates, grupos de apoio ou projetos voluntários.
- Por quê: Ajudá-lo a sublimar o desejo de confronto para uma forma construtiva de afirmação pessoal, estimulando a empatia e a cooperação.
Essas ações combinam sublimação, ressignificação emocional e criação de novas conexões sociais. Além de reduzir os comportamentos agressivos, elas oferecem ao adolescente novas formas de se expressar e desenvolver sua autoestima de maneira saudável e positiva.
Citação de Roque Cezar Barbosa em outubro 23, 2024, 3:03 pmComo primeira ação, vejo a importância de criar um espaço para escuta tanto do Eduardo quanto de sua família. Compreender o contexto em que Eduardo vive e o que se impõe a ele.
Como segunda ação, recomendaria a prática de atividades físicas, artes ou algo assim que ele goste e consiga extravasar e aliviar a tensão.
Como terceira ação, identificar as atitudes de Eduardo após as ações anteriores levando-o a percepção de como ele está e se favoreceu alguma mudança significativa em seu humor.
Como primeira ação, vejo a importância de criar um espaço para escuta tanto do Eduardo quanto de sua família. Compreender o contexto em que Eduardo vive e o que se impõe a ele.
Como segunda ação, recomendaria a prática de atividades físicas, artes ou algo assim que ele goste e consiga extravasar e aliviar a tensão.
Como terceira ação, identificar as atitudes de Eduardo após as ações anteriores levando-o a percepção de como ele está e se favoreceu alguma mudança significativa em seu humor.
Citação de Franciscoassis em outubro 23, 2024, 3:27 pmAs crianças que vivem em áreas violentas sofrem a realidade local, são pressionadas e exploradas baa maioria das vezes, onde elas expressam o que vivem no dia a dia .
As crianças que vivem em áreas violentas sofrem a realidade local, são pressionadas e exploradas baa maioria das vezes, onde elas expressam o que vivem no dia a dia .
Citação de Erika dos Santos em outubro 23, 2024, 4:36 pmSegundo a teoria da sublimação freudiana, comportamentos instintivos ou impulsivos podem ser redirecionados para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. No caso de um jovem rebelde, a energia que ele direciona para comportamentos de rebeldia ou desobediência pode ser canalizada para atividades mais produtivas como esporte e atividade física, arte, voluntariado ou envolver-se em algum projeto acadêmico ou de pesquisa.
Segundo a teoria da sublimação freudiana, comportamentos instintivos ou impulsivos podem ser redirecionados para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. No caso de um jovem rebelde, a energia que ele direciona para comportamentos de rebeldia ou desobediência pode ser canalizada para atividades mais produtivas como esporte e atividade física, arte, voluntariado ou envolver-se em algum projeto acadêmico ou de pesquisa.
Citação de claudissandra de souza viana torres em outubro 23, 2024, 5:03 pma primeira analise creio que ele usa este esterotipo de agressivo como escudo prara esconder suas fraquezs talvez o hambiente em que vive exige que ele mantenha essa postura,nao so hambiente social ,as ,muitas vezes o familar lhe proporciona cobrancas a mais
a primeira analise creio que ele usa este esterotipo de agressivo como escudo prara esconder suas fraquezs talvez o hambiente em que vive exige que ele mantenha essa postura,nao so hambiente social ,as ,muitas vezes o familar lhe proporciona cobrancas a mais
Citação de Francieli Martins da Silva em outubro 23, 2024, 5:45 pmA primeira ação a ser tomada é entender o porquê esse tipo de comportamento com os meninos mais novos e o porquê os não respeita.
A segunda ação seria o acolhimento para que pudéssemos redirecionar esse comportamento que está sendo impulsionado, muitas vezes, sem ele perceber que pode ter sido algum tipo de repressão que teve antes de iniciar a sua juventude.
A terceira ação seria acompanhar mais de perto o ambiente em que o garoto está inserido e o porque apresenta tanta avessividade ao encontrar pessoas mais novas e o não respeito ao local em que se está presente.
Com base nas respostas obtidas, planejar cuidadosamente propostas de intervenções aonde o menino será entendido, mediado o seu conflito interior e expor suas queixas e dúvidas. Porpor atividades para que se possa desenvolver o seu entendimento interior e entendimento dos sentimentos que se tem quando colocado em situação que se sente vulnerável e, por fim, sempre estar acompanhando o caso psiquico, para que não tenha eventuais respostas negativas quando colocado em um meio social diferente.
A primeira ação a ser tomada é entender o porquê esse tipo de comportamento com os meninos mais novos e o porquê os não respeita.
A segunda ação seria o acolhimento para que pudéssemos redirecionar esse comportamento que está sendo impulsionado, muitas vezes, sem ele perceber que pode ter sido algum tipo de repressão que teve antes de iniciar a sua juventude.
A terceira ação seria acompanhar mais de perto o ambiente em que o garoto está inserido e o porque apresenta tanta avessividade ao encontrar pessoas mais novas e o não respeito ao local em que se está presente.
Com base nas respostas obtidas, planejar cuidadosamente propostas de intervenções aonde o menino será entendido, mediado o seu conflito interior e expor suas queixas e dúvidas. Porpor atividades para que se possa desenvolver o seu entendimento interior e entendimento dos sentimentos que se tem quando colocado em situação que se sente vulnerável e, por fim, sempre estar acompanhando o caso psiquico, para que não tenha eventuais respostas negativas quando colocado em um meio social diferente.
Citação de camille.maggiotto@gmail.com em outubro 23, 2024, 6:05 pm1a ação: Conversa com a família sobre Eduardo e a convivência em família ( anamnese)
2a ação: Sublimação. Em termos psicológicos, refere-se à capacidade de transformar impulsos ou emoções ambientais negativas ou inapropriadas em atividades mais construtivas e socialmente aceitas. Para adolescentes, isso pode ser particularmente útil, pois essa fase da vida é marcada por intensas emoções e mudanças. Aqui estão algumas ações ou estratégias de sublimação que podem ser promovidas para adolescentes:
Esportes: Atividades físicas e Treinamento de resistência
Artes: Desenho e pintura / Música / Escrita criativa
Voluntariado: Participar de atividades de voluntariado, como ajudar em organizações comunitárias ou escolares, pode proporcionar aos adolescentes uma sensação intencional e permitir que canalizem suas frustrações em ações
3a ação: Observação e análise: Observar as atitudes e comportamentos de Eduardo após as ações realizadas (sublimação) , conforme interesse de Eduardo.
1a ação: Conversa com a família sobre Eduardo e a convivência em família ( anamnese)
2a ação: Sublimação. Em termos psicológicos, refere-se à capacidade de transformar impulsos ou emoções ambientais negativas ou inapropriadas em atividades mais construtivas e socialmente aceitas. Para adolescentes, isso pode ser particularmente útil, pois essa fase da vida é marcada por intensas emoções e mudanças. Aqui estão algumas ações ou estratégias de sublimação que podem ser promovidas para adolescentes:
Esportes: Atividades físicas e Treinamento de resistência
Artes: Desenho e pintura / Música / Escrita criativa
Voluntariado: Participar de atividades de voluntariado, como ajudar em organizações comunitárias ou escolares, pode proporcionar aos adolescentes uma sensação intencional e permitir que canalizem suas frustrações em ações
3a ação: Observação e análise: Observar as atitudes e comportamentos de Eduardo após as ações realizadas (sublimação) , conforme interesse de Eduardo.
Citação de Kerollainysilva em outubro 23, 2024, 7:54 pmEm primeiro lugar, conversar com ele e tentar entender o porque das atitudes dele, talvez conversar com os pais também para entender como é a rotina em casa.
Em segundo lugar, depois de entender o porque do comportamento dele tentar ter sessões com ele para tentar ajudar a melhorar e a entender melhor as suas ações.
Em terceiro lugar, ajudar com atividades e bastante diálogo a ultrapassar os traumas e ensina lo a lidar de outras formas com a sua raiva e revolta, porque as atitudes que ele tem são chamados de atenção, talvez a maneira que ele percebeu que as pessoas que ele a ama o notem. Então com sessões e bastante conversa podemos, talvez, ajuda-lo a seguir um caminho diferente para o qual ele esta a ir.
Em primeiro lugar, conversar com ele e tentar entender o porque das atitudes dele, talvez conversar com os pais também para entender como é a rotina em casa.
Em segundo lugar, depois de entender o porque do comportamento dele tentar ter sessões com ele para tentar ajudar a melhorar e a entender melhor as suas ações.
Em terceiro lugar, ajudar com atividades e bastante diálogo a ultrapassar os traumas e ensina lo a lidar de outras formas com a sua raiva e revolta, porque as atitudes que ele tem são chamados de atenção, talvez a maneira que ele percebeu que as pessoas que ele a ama o notem. Então com sessões e bastante conversa podemos, talvez, ajuda-lo a seguir um caminho diferente para o qual ele esta a ir.
Citação de Roger cassio da Silva em outubro 23, 2024, 9:12 pmPara resolver o conflito de Eduardo usando a concepção freudiana de sublimação, podemos focar em redirecionar suas energias agressivas para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. Aqui estão algumas etapas práticas:
1. **Identificação dos Impulsos**: A primeira etapa é ajudá-lo a reconhecer e compreender suas emoções e impulsos agressivos. Isso pode ser feito através de conversas individuais, onde ele possa expressar seus sentimentos sem julgamento.
2. **Canalização da Agressividade**: Encoraje Eduardo a canalizar sua energia para atividades como esportes, artes marciais ou artes criativas. Essas atividades podem servir como uma forma de liberar tensões de maneira saudável e produtiva.
3. **Desenvolvimento de Habilidades**: Ofereça oportunidades para que ele desenvolva habilidades em áreas como música, dança ou teatro. Essas atividades não apenas desviam a atenção da agressividade, mas também permitem a expressão emocional de maneira construtiva.
4. **Participação em Projetos**: Envolva Eduardo em projetos comunitários ou sociais que requeiram colaboração e empatia. Isso pode ajudá-lo a perceber o valor de contribuir para o bem-estar dos outros.
5. **Feedback Positivo**: Reforce positivamente seus esforços e progressos nas atividades escolhidas. O reconhecimento das pequenas vitórias pode incentivar a continuidade dessas novas práticas.
Essas abordagens podem ajudar Eduardo a transformar sua agressividade em ações criativas e construtivas, promovendo seu desenvolvimento emocional e social.
Para resolver o conflito de Eduardo usando a concepção freudiana de sublimação, podemos focar em redirecionar suas energias agressivas para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. Aqui estão algumas etapas práticas:
1. **Identificação dos Impulsos**: A primeira etapa é ajudá-lo a reconhecer e compreender suas emoções e impulsos agressivos. Isso pode ser feito através de conversas individuais, onde ele possa expressar seus sentimentos sem julgamento.
2. **Canalização da Agressividade**: Encoraje Eduardo a canalizar sua energia para atividades como esportes, artes marciais ou artes criativas. Essas atividades podem servir como uma forma de liberar tensões de maneira saudável e produtiva.
3. **Desenvolvimento de Habilidades**: Ofereça oportunidades para que ele desenvolva habilidades em áreas como música, dança ou teatro. Essas atividades não apenas desviam a atenção da agressividade, mas também permitem a expressão emocional de maneira construtiva.
4. **Participação em Projetos**: Envolva Eduardo em projetos comunitários ou sociais que requeiram colaboração e empatia. Isso pode ajudá-lo a perceber o valor de contribuir para o bem-estar dos outros.
5. **Feedback Positivo**: Reforce positivamente seus esforços e progressos nas atividades escolhidas. O reconhecimento das pequenas vitórias pode incentivar a continuidade dessas novas práticas.
Essas abordagens podem ajudar Eduardo a transformar sua agressividade em ações criativas e construtivas, promovendo seu desenvolvimento emocional e social.