Desafio - Módulo I
Citação de Roger cassio da Silva em outubro 23, 2024, 9:12 pmPara resolver o conflito de Eduardo usando a concepção freudiana de sublimação, podemos focar em redirecionar suas energias agressivas para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. Aqui estão algumas etapas práticas:
1. **Identificação dos Impulsos**: A primeira etapa é ajudá-lo a reconhecer e compreender suas emoções e impulsos agressivos. Isso pode ser feito através de conversas individuais, onde ele possa expressar seus sentimentos sem julgamento.
2. **Canalização da Agressividade**: Encoraje Eduardo a canalizar sua energia para atividades como esportes, artes marciais ou artes criativas. Essas atividades podem servir como uma forma de liberar tensões de maneira saudável e produtiva.
3. **Desenvolvimento de Habilidades**: Ofereça oportunidades para que ele desenvolva habilidades em áreas como música, dança ou teatro. Essas atividades não apenas desviam a atenção da agressividade, mas também permitem a expressão emocional de maneira construtiva.
4. **Participação em Projetos**: Envolva Eduardo em projetos comunitários ou sociais que requeiram colaboração e empatia. Isso pode ajudá-lo a perceber o valor de contribuir para o bem-estar dos outros.
5. **Feedback Positivo**: Reforce positivamente seus esforços e progressos nas atividades escolhidas. O reconhecimento das pequenas vitórias pode incentivar a continuidade dessas novas práticas.
Essas abordagens podem ajudar Eduardo a transformar sua agressividade em ações criativas e construtivas, promovendo seu desenvolvimento emocional e social.
Para resolver o conflito de Eduardo usando a concepção freudiana de sublimação, podemos focar em redirecionar suas energias agressivas para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. Aqui estão algumas etapas práticas:
1. **Identificação dos Impulsos**: A primeira etapa é ajudá-lo a reconhecer e compreender suas emoções e impulsos agressivos. Isso pode ser feito através de conversas individuais, onde ele possa expressar seus sentimentos sem julgamento.
2. **Canalização da Agressividade**: Encoraje Eduardo a canalizar sua energia para atividades como esportes, artes marciais ou artes criativas. Essas atividades podem servir como uma forma de liberar tensões de maneira saudável e produtiva.
3. **Desenvolvimento de Habilidades**: Ofereça oportunidades para que ele desenvolva habilidades em áreas como música, dança ou teatro. Essas atividades não apenas desviam a atenção da agressividade, mas também permitem a expressão emocional de maneira construtiva.
4. **Participação em Projetos**: Envolva Eduardo em projetos comunitários ou sociais que requeiram colaboração e empatia. Isso pode ajudá-lo a perceber o valor de contribuir para o bem-estar dos outros.
5. **Feedback Positivo**: Reforce positivamente seus esforços e progressos nas atividades escolhidas. O reconhecimento das pequenas vitórias pode incentivar a continuidade dessas novas práticas.
Essas abordagens podem ajudar Eduardo a transformar sua agressividade em ações criativas e construtivas, promovendo seu desenvolvimento emocional e social.
Citação de Catharina em outubro 23, 2024, 9:24 pmAcredito que o primeiro passo seja entrar em contato com o responsável na busca de entender como funciona o ambiente familiar. Conhecer quem é sua referência dentro de casa e se esse comportamento é uma forma de chamar atenção. Outro passo importante seria incentivar o envolvimento da família em seu desenvolvimento. E por último, manter um acompanhamento especializado de forma que ele possa conversar sobre como estás relações afetam os sentimentos dele.
Acredito que o primeiro passo seja entrar em contato com o responsável na busca de entender como funciona o ambiente familiar. Conhecer quem é sua referência dentro de casa e se esse comportamento é uma forma de chamar atenção. Outro passo importante seria incentivar o envolvimento da família em seu desenvolvimento. E por último, manter um acompanhamento especializado de forma que ele possa conversar sobre como estás relações afetam os sentimentos dele.
Citação de Natieme Barbosa dos Santos Yamate em outubro 23, 2024, 10:34 pmPrimeira ação é investigar como é o âmbito familiar de Eduardo, para poder entender quais as suas frustações. Inclui-lo nas atividade que possa canalizar essa agressividade em forma de disciplina, foco e superação de si mesmo. Trabalhar regulação emocional e reforço positivo, elogia-lo quando fizer qualquer ação positiva, dar a ele recompensas quando melhorar suas notas, criando uma associação positiva entre esforço e sucesso.
Primeira ação é investigar como é o âmbito familiar de Eduardo, para poder entender quais as suas frustações. Inclui-lo nas atividade que possa canalizar essa agressividade em forma de disciplina, foco e superação de si mesmo. Trabalhar regulação emocional e reforço positivo, elogia-lo quando fizer qualquer ação positiva, dar a ele recompensas quando melhorar suas notas, criando uma associação positiva entre esforço e sucesso.
Citação de Carina Rosa em outubro 23, 2024, 11:22 pmAtividades sugeridas para a mudança de comportamento.
1º Inserir Eduardo em um esporte como artes marciais ou boxe, para que ele possa fazer essa sublimação de raiva e agressão. E ensinar o conceito de regras e respeito dentro do esporte.
2º Em parceria com esse esporte ter um acompanhamento de um especialista para ajuda-lo com essa organização mental e poder fazer essa sublimação com segurança.
3º Incentivar e estimular o crescimento pessoal e o desenvolvimento de suas novas habilidades criando um desafio para uma carreira no esporte.
Atividades sugeridas para a mudança de comportamento.
1º Inserir Eduardo em um esporte como artes marciais ou boxe, para que ele possa fazer essa sublimação de raiva e agressão. E ensinar o conceito de regras e respeito dentro do esporte.
2º Em parceria com esse esporte ter um acompanhamento de um especialista para ajuda-lo com essa organização mental e poder fazer essa sublimação com segurança.
3º Incentivar e estimular o crescimento pessoal e o desenvolvimento de suas novas habilidades criando um desafio para uma carreira no esporte.
Citação de Cilene Silva em outubro 24, 2024, 12:19 am
- Acolher e conversar, tentar entender o que se passa, e propor atividades em que ele possa desenvolver, baseado no que ele gosta.
- Investigar o ambiente familiar, para compreender melhor a realidade em que vive e como isso tem influenciado o comportamento dele.
- Procurar ajuda especializada para melhores cuidados, e incentivar atividades que ajude com o convívio social.
- Acolher e conversar, tentar entender o que se passa, e propor atividades em que ele possa desenvolver, baseado no que ele gosta.
- Investigar o ambiente familiar, para compreender melhor a realidade em que vive e como isso tem influenciado o comportamento dele.
- Procurar ajuda especializada para melhores cuidados, e incentivar atividades que ajude com o convívio social.
Citação de leticia.nobastos@gmail.com em outubro 24, 2024, 3:14 amO seu comportamento indica o resultado do meio em que vive. E por ser a partir dos 6 anos o início de atitudes agressivas e infrações, isso indica que o seu convívio familiar foi totalmente disfuncional e ele só externa aquilo que aprendeu e recebeu. Acredito ser uma pessoa que necessita de atenção, de ser ouvida e acolhida. Podendo se trabalhar a sublimação por meio da arte e da música.
O seu comportamento indica o resultado do meio em que vive. E por ser a partir dos 6 anos o início de atitudes agressivas e infrações, isso indica que o seu convívio familiar foi totalmente disfuncional e ele só externa aquilo que aprendeu e recebeu. Acredito ser uma pessoa que necessita de atenção, de ser ouvida e acolhida. Podendo se trabalhar a sublimação por meio da arte e da música.
Citação de Lucas em outubro 24, 2024, 3:51 amCitação de Alessandra Milic em outubro 30, 2021, 5:20 pmEu proporia ações que pudessem substituir o comportamento agressivo por comportamento que o levasse a contribuição social, mas que ao mesmo tempo o ajudasse como indivíduo, como por exemplo, participar de atividades intelectuais como jogos de estratégias, atividades artísticas como aprender a tocar algum tipo de instrumento musical ou participar de grupos de dança, ou ainda aprender e/ou participar de algum esporte ou luta.
Concordo plenamente com a proposta de Andressa Milic. Considerando o conceito de sublimação segundo a teoria de Freud, é fundamental proporcionar ao estudante mecanismos que canalizem seus desejos reprimidos de maneira construtiva, socialmente útil e moralmente aceitável. Atividades complementares, como jogos, práticas esportivas e expressões artísticas, revelam-se eficazes na realização desse processo de sublimação. No entanto, para que Eduardo consiga sublimar suas agressões e frustrações, é necessário primeiro ter um ambiente emocional seguro e de apoio. Um jovem que está lidando com a agressividade, especialmente em um contexto de vulnerabilidade e violência, muitas vezes utiliza essa agressividade como uma forma de defesa diante de uma dor interna e do medo de ser rejeitado.
Citação de Alessandra Milic em outubro 30, 2021, 5:20 pmEu proporia ações que pudessem substituir o comportamento agressivo por comportamento que o levasse a contribuição social, mas que ao mesmo tempo o ajudasse como indivíduo, como por exemplo, participar de atividades intelectuais como jogos de estratégias, atividades artísticas como aprender a tocar algum tipo de instrumento musical ou participar de grupos de dança, ou ainda aprender e/ou participar de algum esporte ou luta.
Concordo plenamente com a proposta de Andressa Milic. Considerando o conceito de sublimação segundo a teoria de Freud, é fundamental proporcionar ao estudante mecanismos que canalizem seus desejos reprimidos de maneira construtiva, socialmente útil e moralmente aceitável. Atividades complementares, como jogos, práticas esportivas e expressões artísticas, revelam-se eficazes na realização desse processo de sublimação. No entanto, para que Eduardo consiga sublimar suas agressões e frustrações, é necessário primeiro ter um ambiente emocional seguro e de apoio. Um jovem que está lidando com a agressividade, especialmente em um contexto de vulnerabilidade e violência, muitas vezes utiliza essa agressividade como uma forma de defesa diante de uma dor interna e do medo de ser rejeitado.
Citação de Eliane Ayres em outubro 24, 2024, 9:53 amImaginando que o adolescente deve reproduzir em sala o comportamento habitual de seu convívio familiar, a minha primeira opção seria tentar aproximar os seus responsáveis das atividades desenvolvidas na ONG, propiciando ambiente controlado de interação entre responsáveis e o menor. Na eventualidade de falta de interesse ou oportunidade de estreitamento desses laços, caberia uma investigação sobre os responsáveis e sua interação com o menor. Dependendo do resultado dessa investigação, o Conselho Tutelar deve ser comunicado a respeito do caso. Caso a tentativa de maior interação entre os familiares seja positiva, deveria ser proporcionado/recomendado a participação do menor em atividades sociais e em atividades culturais e desportivas.
Imaginando que o adolescente deve reproduzir em sala o comportamento habitual de seu convívio familiar, a minha primeira opção seria tentar aproximar os seus responsáveis das atividades desenvolvidas na ONG, propiciando ambiente controlado de interação entre responsáveis e o menor. Na eventualidade de falta de interesse ou oportunidade de estreitamento desses laços, caberia uma investigação sobre os responsáveis e sua interação com o menor. Dependendo do resultado dessa investigação, o Conselho Tutelar deve ser comunicado a respeito do caso. Caso a tentativa de maior interação entre os familiares seja positiva, deveria ser proporcionado/recomendado a participação do menor em atividades sociais e em atividades culturais e desportivas.
Citação de Angeladiazrj em outubro 24, 2024, 11:28 amInvestigar as relações entre condutas que podem ter levado ao aluno a ter esse comportamento.
Incentivar o aluno a falar sobre o que o motiva a ter essas atitudes, fazê-lo entender de onde vem sua raiva
Dar a ele motivação para ter atitudes melhores
Investigar as relações entre condutas que podem ter levado ao aluno a ter esse comportamento.
Incentivar o aluno a falar sobre o que o motiva a ter essas atitudes, fazê-lo entender de onde vem sua raiva
Dar a ele motivação para ter atitudes melhores
Citação de Ana claudia monari em outubro 24, 2024, 11:51 amEm minha concepção, acredito que seria importante uma conversa com a família para entender como a família está organizada, como foi a infância do adolescente a afins. A partir dessa informação, organizaria seções de atendimento especializado para ajudar o estudante no processo.
Em minha concepção, acredito que seria importante uma conversa com a família para entender como a família está organizada, como foi a infância do adolescente a afins. A partir dessa informação, organizaria seções de atendimento especializado para ajudar o estudante no processo.