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Desafio - Módulo I

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Educação Artística: Oferecer materiais e técnicas para que as emoções e sentimentos sejam expressados através da arte.

Trabalhar as emoções e sentimentos através da fala e da escuta ativa e interessada.

Esportes: Oferecer a possibilidade de que o pequeno dê vasão aos sentimentos através de atividades físicas dirigidas e disciplinadas.

Primeiro precisa-se analisar a fonte do comportamento hostil deste jovem, que ao meu ver existe algo que no subconsciente dele esta causando aversão em viver socialmente e manter um bom relacionamento com outros.

Primeiro se descobre a causa para depois entrar com uma ação objetiva que talvez possa minimizar.  Este jovem provavelmente passou ou passa por algum trauma dentro do seu próprio ciclo familiar que esta causando nele este  transtorno onde ele não esta sabendo lidar, transferindo para seus colegas aquilo que ele não pode resolver em casa.

Esta força que ele tem para fazer inimizade pode ser revertida e usada para uma atividade fora da sala de aula, pois percebi que ele tem dificuldade em realizar atividades dentro da sala de aula; portanto, pode trabalhar com ele a possibilidade em realização de esportes onde estimule nele o trabalho em equipe com a possibilidade de despertar nele o valor do viver em comum  dentro de uma equipe par um mesmo objetivo.

Citação de Andre Luiz da Silva Ferreira em outubro 25, 2024, 6:38 pm

Primeiro precisa-se analisar a fonte do comportamento hostil deste jovem, que ao meu ver existe algo que no subconsciente dele esta causando aversão em viver socialmente e manter um bom relacionamento com outros.

Primeiro se descobre a causa para depois entrar com uma ação objetiva que talvez possa minimizar.  Este jovem provavelmente passou ou passa por algum trauma dentro do seu próprio ciclo familiar que esta causando nele este  transtorno onde ele não esta sabendo lidar, transferindo para seus colegas aquilo que ele não pode resolver em casa.

Esta força que ele tem para fazer inimizade pode ser revertida e usada para uma atividade fora da sala de aula, pois percebi que ele tem dificuldade em realizar atividades dentro da sala de aula; portanto, pode trabalhar com ele a possibilidade em realização de esportes onde estimule nele o trabalho em equipe com a possibilidade de despertar nele o valor do viver em comum  dentro de uma equipe par um mesmo objetivo.

 

1 - Ouvir o garoto e tentar  induzir ele a falar sobre a sua visão dentro da família, sua visão  com relação a sociedade e suas expectativas

2 - sugerir um ajuste no comportamento do garoto deixando claro que ele não é o único a ter a sensação de que o mundo esta contra ele, e que para tal enfrentamento ele pode contar com a família, com a sociedade e dai então gerar novas expectativas para a sua visão de mundo

3 - Ajustar a conduta dele que hora representa a conduta de um ser acuado pelas exigências da família e da sociedade, em um ser livre para tomar decisões   que se ajustem de maneira confortáveis sem que para isso ele não se sinta acuado, e nem conflitante com a família e a sociedade e que nestas decisões ele possa ter o sentimento de estar triunfando

 

Pensei em formas através da Sublimação e o mais importante, acompanhamento.

1 - Atividades Artísticas: Criar um espaço para Eduardo se expressar por meio da arte, como pintura e música, ajudando-o a canalizar sua energia de forma construtiva e aumentar seu engajamento nas atividades.

2 - Esportes: Introduzir Eduardo em um programa esportivo que promova trabalho em equipe e disciplina, ajudando a desenvolver habilidades sociais, controlar a agressividade e liberar tensões.

3 - Acompanhamento : Estabelecer um programa de mentoria com acompanhamento psicológico, permitindo que Eduardo explore suas emoções em um ambiente seguro e desenvolva empatia e ferramentas para lidar com a raiva.

Primeira coisa que precisamos entender em que contexto essa criança vive, em quais situações dentro do seu lar ela está exposta. Ela está de alguma maneira tentando pedir ajuda sobre algo que senti. Na maioria das vezes essa criança é tratada de igual modo, com violência e grande repreensão. Lar com pouco diálogo. Entendo que a tendência é que ela não se importe mais com as punições e prefira viver dissolutamente para tentar amenizar a angústia ou até mesmo rejeição que sinta.

Nesse caso é necessário acompanhamento, e sem muitas cobranças, deixa- lá a vontade e aos poucos quando se sentir confortável falar o que realmente sente. Está mais presente e mostrar que tem quem se importe com ela, assim ela poderá confiar e também se abrir, para entendermos o real motivo de seu comportamento.

Boa tarde

1° Investigação da estrutura familiar - Anamnese com o responsável.

2º  Escuta ativa com Eduardo - escutá-lo ativamente demonstrando a ele que está em um ambiente seguro e estável e está com uma pessoa de confiança a qual ele pode ter segurança a mostrar os seus sentimentos e tentar encontrar o motivo de sua agressividade com os colegas e a sua falta de interesse nas aulas.

3° após a investigação da estrutura familiar e a escuta ativa com o Eduardo o próximo passo é usar a sublimação encontrar junto com o Eduardo o que  faz bem a ele o que ele aprecia e mais gosta de fazer para que toda sua agressividade seja estimulada nessa atividade que ele tem prazer.

 

 

1º _ Realmente se faz necessário a escuta desse adolescente e de familiares para entender e propor de modo mais eficaz uma solução. Enquanto isso, uma proposta seria a sensibilização de ações violentas e suas consequências apelando para o seu inconsciente e trazer elementos de culpabilidade;
2º_ Poderia ser realizado um trabalho repressor, ensinando a culpa, já que o seu psíquico tem subliminado tais condenações, fazer isso por meios externos possibilitará trazer à tona a moral já que não é possível evitá-lo.

3º_Uma terceira ação pode ser a tentativa de substituição de ações agressivas por ações cuja finalidade seja transformar as frustações do Eduardo, em benefícios sociais. Por exemplo: Ação lixo zero; Campanhas de ajuda às famílias; Criação e desenvolvimento de horta comunitária; atividades expressivas artísticas, musicais, esportivas, jogos ou dança.

Primeira ação: Ouvir o Eduardo, perguntar o porquê desse comportamento, como ele se sente, e oferecer ajuda.

Segunda ação: Chamar o responsável, ouvir e fazer perguntas sobre seu comportamento.

Terceira ação: Analisar as ações acima e elaborar uma estratégia efetiva para ajudá-lo.

Primeira Ação: Ouvir o Eduardo e oferecer ajuda.

Segunda Ação: Conversar com um responsável sobre o comportamento dele.

Terceira Ação: Analisar as duas ações citadas e elaborar uma estratégia efetiva para ajudá-lo.

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