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Desafio - Módulo I

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o adolescente está oprimindo porque foi opresso em casa. está repetindo padrões das pessoas que o lideraram na infância e início da adolescência.

Encaminhamento para avaliação e conduta na saúde mental e ações alinhadas com a família/responsáveis legais; orientação à equipe escolar; orientação parental.

Após refletir sobre o caso a primeira ação levaria a investigar a vida cotidiana,e procurar entender a causa que o leva a agir de tal maneira,sendo assim diagnosticando a causa se deve tratar o problema,sendo assim levando o indivíduo a ter consideravelmente melhoras em suas ações escolares e demais áreas afeta,

1- Ampara-lo, pois ele precisa de acolhimento para aceitar ajuda e ser compreendido.

2- Propor uma conversa para ouvi-lo e assim descobrir de fato quais as razões para o seu mau comportamento.

3- Descobri o que de fato o faz sentir motivado, para direciona-lo ao melhor convívio social e ajuda especializada.

A primeira ação a ser proposta, seria acolher/ouvir, os motivos que o levam aos pequenos delitos. Com certeza, há algo na formação do sujeito, onde começou a se dá esse comportamento.

Segunda ação a ser proposta, seria, tentar mantê-lo num grupo, onde ele possa fazer pequenos exercícios voluntários para que possam contribuir com a sua comunidade.

Essa segunda ação, levaria a terceira, o qual seria tentar identificar algo em que ele se identifique positivamente, permitindo ampliar tal conhecimento para continuar colaborando com sua comunidade.

1. Acolher e praticar a escuta para compreender quem é o Eduardo.

2. Através do diálogo, entender o ambiente que o cerca e sua relação com o mesmo

3. Direcionar o aluno

Para ajudar Eduardo a transformar seus impulsos e canalizá-los de uma maneira socialmente construtiva, segundo a teoria freudiana de sublimação, três atividades que podem ser eficazes são:

1.Atividades esportivas: Envolver-se em esportes, como futebol, boxe ou qualquer atividade que exija disciplina e autocontrole, pode canalizar a energia física e emocional de Eduardo. O esporte ajuda a desenvolver habilidades como autocontrole, foco e cooperação em equipe, além de oferecer uma válvula de escape positiva para o estresse e os impulsos.

2.Arte e expressão criativa: Introduzir Eduardo em atividades como pintura, música, escultura ou teatro pode ajudá-lo a sublimar seus impulsos através de uma forma de expressão saudável. A arte permite que ele explore e externalize emoções complexas sem recorrer a comportamentos prejudiciais, além de oferecer uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e reconhecimento social.

3.Programas de voluntariado ou cursos profissionalizantes: Envolver Eduardo em atividades que envolvam ajudar outras pessoas ou aprender uma nova habilidade pode dar-lhe um propósito e um senso de utilidade. O voluntariado ensina responsabilidade e empatia, enquanto cursos profissionalizantes abrem portas para o mercado de trabalho, dando-lhe uma direção e um motivo para evitar comportamentos prejudiciais.

Essas atividades não só redirecionam os impulsos de forma saudável, mas também ajudam na construção de uma identidade mais positiva, promovendo a adaptação social e o desenvolvimento pessoal de Eduardo.

Após reflexão, creio que as ações a serem feitas são:

1) Conversar com os tutores da criança, para saber como é o relacionamento familiar, o convívio dele com os familiares e amigos. Buscando entender o que o influenciou a ter tais atitudes, pois penso que uma criança de 6 anos reproduz o que vê as pessoas ao seu redor fazer.
2) Conversar com a própria criança, trazendo a ela confiança para se abrir e se expressar em relação a memórias, lembranças boas e ruins vivenciados em sua vida, que talvez possam ser a causa hoje de suas ações, dentro dessa conversa buscar também conhecer seus desejos e vontades, seus sonhos de vida.

3) Direcionar toda a sua energia para atividades que goste de praticar, seja esportes, música, artes, buscando prazer naquilo que se pratica, trazendo criatividade e realização pessoal. Além disso tentar ao máximo cerca-lo de boas influências, que o encoraje e o impulsione a se tornar um ser humano melhor.

Considerando a compreensão freudiana sobre sublimação, as três ações que eu indicaria para o garoto de 14 anos seria:

1- trabalho com esportes

após conversar com ele , identificar um tipo de esporte que o garoto se identifica, o próximo passo seria incentivar a praticar o mesmo, assim ele poderia se superar mostrando resultados pessoais e também em grupo que ajudaria muito no convívio com outras crianças

2- artes

crianças dessa idade gosta muito de desenhar, ao incentivar ele fazer desenhos livres, além de fazer com que ele tenha a oportunidade de expor tudo que esta no seu inconsciente , terei a oportunidade de entender um pouco mais dele, sem ele precisar falar muito

3- musica

trabalho com musica, instrumentos musicas, ritmos, danças acredito que seja uma ótima atividade para liberar e expressar sentimentos que muitas vezes não conseguimos falar ou demonstrar no dia a dia

Estabelecer metas claras para o crescimento acadêmico e pessoal de Eduardo, com apoio de um psicanalista regular, pode ajudá-lo a se sentir mais motivado. Um plano individualizado, que inclua encontros com um psicanalista, atividades de reforço escolar, e metas específicas, ajudará a mantê-lo focado. Esse processo gradual de melhorias no seu desempenho acadêmico e social favorece o desenvolvimento de uma autoestima saudável, essencial para que ele veja seu próprio progresso.

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