Desafio - Módulo I
Citação de crisferre em outubro 29, 2024, 4:25 pmEncaminhamento para avaliação e conduta na saúde mental e ações alinhadas com a família/responsáveis legais; orientação à equipe escolar; orientação parental.
Encaminhamento para avaliação e conduta na saúde mental e ações alinhadas com a família/responsáveis legais; orientação à equipe escolar; orientação parental.
Citação de shayane em outubro 29, 2024, 5:03 pmApós refletir sobre o caso a primeira ação levaria a investigar a vida cotidiana,e procurar entender a causa que o leva a agir de tal maneira,sendo assim diagnosticando a causa se deve tratar o problema,sendo assim levando o indivíduo a ter consideravelmente melhoras em suas ações escolares e demais áreas afeta,
Após refletir sobre o caso a primeira ação levaria a investigar a vida cotidiana,e procurar entender a causa que o leva a agir de tal maneira,sendo assim diagnosticando a causa se deve tratar o problema,sendo assim levando o indivíduo a ter consideravelmente melhoras em suas ações escolares e demais áreas afeta,
Citação de Mirelle Stabile em outubro 29, 2024, 5:17 pm1- Ampara-lo, pois ele precisa de acolhimento para aceitar ajuda e ser compreendido.
2- Propor uma conversa para ouvi-lo e assim descobrir de fato quais as razões para o seu mau comportamento.
3- Descobri o que de fato o faz sentir motivado, para direciona-lo ao melhor convívio social e ajuda especializada.
1- Ampara-lo, pois ele precisa de acolhimento para aceitar ajuda e ser compreendido.
2- Propor uma conversa para ouvi-lo e assim descobrir de fato quais as razões para o seu mau comportamento.
3- Descobri o que de fato o faz sentir motivado, para direciona-lo ao melhor convívio social e ajuda especializada.
Citação de Luis Cristovao de Oliveira filho em outubro 29, 2024, 8:07 pmA primeira ação a ser proposta, seria acolher/ouvir, os motivos que o levam aos pequenos delitos. Com certeza, há algo na formação do sujeito, onde começou a se dá esse comportamento.
Segunda ação a ser proposta, seria, tentar mantê-lo num grupo, onde ele possa fazer pequenos exercícios voluntários para que possam contribuir com a sua comunidade.
Essa segunda ação, levaria a terceira, o qual seria tentar identificar algo em que ele se identifique positivamente, permitindo ampliar tal conhecimento para continuar colaborando com sua comunidade.
A primeira ação a ser proposta, seria acolher/ouvir, os motivos que o levam aos pequenos delitos. Com certeza, há algo na formação do sujeito, onde começou a se dá esse comportamento.
Segunda ação a ser proposta, seria, tentar mantê-lo num grupo, onde ele possa fazer pequenos exercícios voluntários para que possam contribuir com a sua comunidade.
Essa segunda ação, levaria a terceira, o qual seria tentar identificar algo em que ele se identifique positivamente, permitindo ampliar tal conhecimento para continuar colaborando com sua comunidade.
Citação de judelanhol em outubro 30, 2024, 12:55 am1. Acolher e praticar a escuta para compreender quem é o Eduardo.
2. Através do diálogo, entender o ambiente que o cerca e sua relação com o mesmo
3. Direcionar o aluno
1. Acolher e praticar a escuta para compreender quem é o Eduardo.
2. Através do diálogo, entender o ambiente que o cerca e sua relação com o mesmo
3. Direcionar o aluno
Citação de Matt4587 em outubro 30, 2024, 6:44 amPara ajudar Eduardo a transformar seus impulsos e canalizá-los de uma maneira socialmente construtiva, segundo a teoria freudiana de sublimação, três atividades que podem ser eficazes são:
1.Atividades esportivas: Envolver-se em esportes, como futebol, boxe ou qualquer atividade que exija disciplina e autocontrole, pode canalizar a energia física e emocional de Eduardo. O esporte ajuda a desenvolver habilidades como autocontrole, foco e cooperação em equipe, além de oferecer uma válvula de escape positiva para o estresse e os impulsos.
2.Arte e expressão criativa: Introduzir Eduardo em atividades como pintura, música, escultura ou teatro pode ajudá-lo a sublimar seus impulsos através de uma forma de expressão saudável. A arte permite que ele explore e externalize emoções complexas sem recorrer a comportamentos prejudiciais, além de oferecer uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e reconhecimento social.
3.Programas de voluntariado ou cursos profissionalizantes: Envolver Eduardo em atividades que envolvam ajudar outras pessoas ou aprender uma nova habilidade pode dar-lhe um propósito e um senso de utilidade. O voluntariado ensina responsabilidade e empatia, enquanto cursos profissionalizantes abrem portas para o mercado de trabalho, dando-lhe uma direção e um motivo para evitar comportamentos prejudiciais.
Essas atividades não só redirecionam os impulsos de forma saudável, mas também ajudam na construção de uma identidade mais positiva, promovendo a adaptação social e o desenvolvimento pessoal de Eduardo.
Para ajudar Eduardo a transformar seus impulsos e canalizá-los de uma maneira socialmente construtiva, segundo a teoria freudiana de sublimação, três atividades que podem ser eficazes são:
1.Atividades esportivas: Envolver-se em esportes, como futebol, boxe ou qualquer atividade que exija disciplina e autocontrole, pode canalizar a energia física e emocional de Eduardo. O esporte ajuda a desenvolver habilidades como autocontrole, foco e cooperação em equipe, além de oferecer uma válvula de escape positiva para o estresse e os impulsos.
2.Arte e expressão criativa: Introduzir Eduardo em atividades como pintura, música, escultura ou teatro pode ajudá-lo a sublimar seus impulsos através de uma forma de expressão saudável. A arte permite que ele explore e externalize emoções complexas sem recorrer a comportamentos prejudiciais, além de oferecer uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e reconhecimento social.
3.Programas de voluntariado ou cursos profissionalizantes: Envolver Eduardo em atividades que envolvam ajudar outras pessoas ou aprender uma nova habilidade pode dar-lhe um propósito e um senso de utilidade. O voluntariado ensina responsabilidade e empatia, enquanto cursos profissionalizantes abrem portas para o mercado de trabalho, dando-lhe uma direção e um motivo para evitar comportamentos prejudiciais.
Essas atividades não só redirecionam os impulsos de forma saudável, mas também ajudam na construção de uma identidade mais positiva, promovendo a adaptação social e o desenvolvimento pessoal de Eduardo.
Citação de Eveline em outubro 30, 2024, 7:01 amApós reflexão, creio que as ações a serem feitas são:
1) Conversar com os tutores da criança, para saber como é o relacionamento familiar, o convívio dele com os familiares e amigos. Buscando entender o que o influenciou a ter tais atitudes, pois penso que uma criança de 6 anos reproduz o que vê as pessoas ao seu redor fazer.
2) Conversar com a própria criança, trazendo a ela confiança para se abrir e se expressar em relação a memórias, lembranças boas e ruins vivenciados em sua vida, que talvez possam ser a causa hoje de suas ações, dentro dessa conversa buscar também conhecer seus desejos e vontades, seus sonhos de vida.3) Direcionar toda a sua energia para atividades que goste de praticar, seja esportes, música, artes, buscando prazer naquilo que se pratica, trazendo criatividade e realização pessoal. Além disso tentar ao máximo cerca-lo de boas influências, que o encoraje e o impulsione a se tornar um ser humano melhor.
Após reflexão, creio que as ações a serem feitas são:
1) Conversar com os tutores da criança, para saber como é o relacionamento familiar, o convívio dele com os familiares e amigos. Buscando entender o que o influenciou a ter tais atitudes, pois penso que uma criança de 6 anos reproduz o que vê as pessoas ao seu redor fazer.
2) Conversar com a própria criança, trazendo a ela confiança para se abrir e se expressar em relação a memórias, lembranças boas e ruins vivenciados em sua vida, que talvez possam ser a causa hoje de suas ações, dentro dessa conversa buscar também conhecer seus desejos e vontades, seus sonhos de vida.
3) Direcionar toda a sua energia para atividades que goste de praticar, seja esportes, música, artes, buscando prazer naquilo que se pratica, trazendo criatividade e realização pessoal. Além disso tentar ao máximo cerca-lo de boas influências, que o encoraje e o impulsione a se tornar um ser humano melhor.
Citação de camilagalvao02 em outubro 30, 2024, 1:18 pmConsiderando a compreensão freudiana sobre sublimação, as três ações que eu indicaria para o garoto de 14 anos seria:
1- trabalho com esportes
após conversar com ele , identificar um tipo de esporte que o garoto se identifica, o próximo passo seria incentivar a praticar o mesmo, assim ele poderia se superar mostrando resultados pessoais e também em grupo que ajudaria muito no convívio com outras crianças
2- artes
crianças dessa idade gosta muito de desenhar, ao incentivar ele fazer desenhos livres, além de fazer com que ele tenha a oportunidade de expor tudo que esta no seu inconsciente , terei a oportunidade de entender um pouco mais dele, sem ele precisar falar muito
3- musica
trabalho com musica, instrumentos musicas, ritmos, danças acredito que seja uma ótima atividade para liberar e expressar sentimentos que muitas vezes não conseguimos falar ou demonstrar no dia a dia
Considerando a compreensão freudiana sobre sublimação, as três ações que eu indicaria para o garoto de 14 anos seria:
1- trabalho com esportes
após conversar com ele , identificar um tipo de esporte que o garoto se identifica, o próximo passo seria incentivar a praticar o mesmo, assim ele poderia se superar mostrando resultados pessoais e também em grupo que ajudaria muito no convívio com outras crianças
2- artes
crianças dessa idade gosta muito de desenhar, ao incentivar ele fazer desenhos livres, além de fazer com que ele tenha a oportunidade de expor tudo que esta no seu inconsciente , terei a oportunidade de entender um pouco mais dele, sem ele precisar falar muito
3- musica
trabalho com musica, instrumentos musicas, ritmos, danças acredito que seja uma ótima atividade para liberar e expressar sentimentos que muitas vezes não conseguimos falar ou demonstrar no dia a dia
Citação de Marta Santos Goncalves em outubro 30, 2024, 1:46 pmEstabelecer metas claras para o crescimento acadêmico e pessoal de Eduardo, com apoio de um psicanalista regular, pode ajudá-lo a se sentir mais motivado. Um plano individualizado, que inclua encontros com um psicanalista, atividades de reforço escolar, e metas específicas, ajudará a mantê-lo focado. Esse processo gradual de melhorias no seu desempenho acadêmico e social favorece o desenvolvimento de uma autoestima saudável, essencial para que ele veja seu próprio progresso.
Estabelecer metas claras para o crescimento acadêmico e pessoal de Eduardo, com apoio de um psicanalista regular, pode ajudá-lo a se sentir mais motivado. Um plano individualizado, que inclua encontros com um psicanalista, atividades de reforço escolar, e metas específicas, ajudará a mantê-lo focado. Esse processo gradual de melhorias no seu desempenho acadêmico e social favorece o desenvolvimento de uma autoestima saudável, essencial para que ele veja seu próprio progresso.
Citação de vitoria_amador@hotmail.com em outubro 30, 2024, 1:55 pmNão existe uma fórmula mágica onde em um único momento encontraríamos uma solução para esse problema.
É necessário uma construção, que exigirá muita paciência e persistência.
Conversar com ele sempre que houver esses comportamentos e ajudá-lo a compreender o porquê ele agiu dessa maneira, deixa-lo falar, contar seus motivos e então entrar com medidas de sugestões mais humanas e aceitáveis para que ele tente utilizar em outros momentos parecidos. Construir junto com ele estratégias que ele considera que poderiam auxiliá-lo nesses casos.
Se possível, ter contato com a família é indispensável, mas caso não seja possível ter esse contato significativo com alguém da família,
os atendimentos individualizados para compreensão da relação com a família e auxilio constante para que ele digira as experiências desconfortáveis que vivência e presencia.
Com a construção da confiança e vendo a instituição, assim como os integrantes que nelas fazem parte, como um porto seguro, ficará muito mais fácil ter impactos positivos na mudança de comportamento do garoto.
Não existe uma fórmula mágica onde em um único momento encontraríamos uma solução para esse problema.
É necessário uma construção, que exigirá muita paciência e persistência.
Conversar com ele sempre que houver esses comportamentos e ajudá-lo a compreender o porquê ele agiu dessa maneira, deixa-lo falar, contar seus motivos e então entrar com medidas de sugestões mais humanas e aceitáveis para que ele tente utilizar em outros momentos parecidos. Construir junto com ele estratégias que ele considera que poderiam auxiliá-lo nesses casos.
Se possível, ter contato com a família é indispensável, mas caso não seja possível ter esse contato significativo com alguém da família,
os atendimentos individualizados para compreensão da relação com a família e auxilio constante para que ele digira as experiências desconfortáveis que vivência e presencia.
Com a construção da confiança e vendo a instituição, assim como os integrantes que nelas fazem parte, como um porto seguro, ficará muito mais fácil ter impactos positivos na mudança de comportamento do garoto.