Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 610 of 611Next

Deveria ser trabalhado a autoestima de Eduardo, levando em consideração que a sublimação é um processo de impulsos inaceitáveis, por meio de uma pulsão inicial em sua fase mais inicial, o que gerou nele ações inaceitáveis, porém, aceitos.

Conversar, analisar e colocar em pratica atitudes que melhorem o seu convívio social.

Baseando-nos na psicanálise, primeiramente faria uma escuta ativa de Eduardo buscando prováveis gatilhos. Indo mais a fundo, uma investigação familiar,  dentro da própria análise, para ter certeza se Eduardo sofre algum tipo de abuso em casa. E conduzir o tratamentode forma a "Levar" Eduardo até seu núcleo traumático, através da escuta e outros modos que ele.se sinta a vontade para se expressar. Tendo certeza que algum alívio o trará.

  1. Analisar o contexto familiar
  2. Estimular sublimação através do desenvolvimento de autoestima e autoconfiança
  3. Inseri-lo em atividades que tenha interesse de modo a, também, desenvolver a autoestima e autoconfiança

1-Procurar conversar com a família dele .

2- Conversar com ele e explicar algumas questões para ele, ajudá-lo a entender algumas situações .

3-Encaminhá-lo a uma ajuda especializada .

Conhecer o ambiente familiar

Investigar seu histórico de vida, e acontecimentos de seu passado

Fomentar uma conduta de acompanhamento longitudinal com o adolescente e sua família

A primeira atitude seria compreender a sua vida pregressa com afinco, dada as circunstâncias sociais em que ele vive, em meio a violência e diversos outros problemas. Acredito que, entendendo tais gatilhos que incidem em seu comportamento, posso propor três atividades para tentar reverter tal situação. A primeira, é fazê-lo compreender a sua realidade, criar a "consciência" em seu ser de que houve injustiças, e, apesar delas, há um mundo de possibilidades, de coisas boas que ele pode seguir, assim, de antemão, uma "conversa reveladora". Após, iria propor alguma atividade recreativa como forma de descarga de seus impulsos negativos, "gastar sua energia", atividades de seu gosto, futebol, teatro, algo que ele se identifique. Por fim, faria alguma prática com ele no colégio, através de pequenos desafios, por exemplo, estabelecer uma meta de dar "bom dia" aos professores, alguns abraços, algo do tipo.

Primeira ação seria identificar a raiz do comportamento, onde se originou e por que, obviamente no caso do menino não se tem uma válvula de escape saudável atravéz de sublimação então seria interessante por exemplo indicar artes marciais que promovem disciplina e calma,

Acompanhado disso análise terapêutica para auxiliá-lo a liberar essas emoções de forma consciente

A arte poderia ser o caminho para melhora comportamental do adolescente nesse contexto apintura, a dança, e a musica

O primeiro passo seria conhecer o ambiente ao qual o Eduardo está inserido, e a partir disso, buscar um caminho para solucionar seu comportamento.

1° Conversar para entender o ambiente familiar e social.

2° Encontrar traços de traumas para esse pssível mecanismo de autodefesa.

3° Trabalhar a sublimação com o paciente, e direcioná-lo para atividades que venham a auxiliá-lo

PreviousPage 610 of 611Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱