Desafio - Módulo I
Citação de julxamoreira em novembro 7, 2024, 12:40 pmAs três ações que poderiam ajudar no comportamento do adolescente, seriam relacionados ao processo de sublimação, exemplos artísticos seriam interessantes, como: sublimação da agressividade para esportes radicais, pinturas ou canto.
As três ações que poderiam ajudar no comportamento do adolescente, seriam relacionados ao processo de sublimação, exemplos artísticos seriam interessantes, como: sublimação da agressividade para esportes radicais, pinturas ou canto.
Citação de Elin Cunha em novembro 7, 2024, 1:42 pmEduardo poderá realizar atividades esportivas coletivas, como natação, escaladas, trilhas e/ou jogos variados, para canalizar sua energia física.Ele também poderá realizar atividades musicais, como criação de bandas, corais e/ou oficina de canto, teatrais, como peças, esquetes e/ou apresentações coletivas, dança, atividades que favoreçam o equilíbrio e concentração.Outra atividade que Eduardo pode realizar é trabalho voluntários em que ele poderá proporcionar alívio e o socorro de pessoas em sofrimento e escassez de recursos, como visita a idosos solitários em asilos e hospitais, a crianças abandonadas em orfanatos e participação em campanhas de arrecadação de roupas e alimentos.Todas essas ações tendem a despertar sentimento de afeição e humanidade nas pessoas, assim como podem também facilitar o processo da sublimação, pois permitem o redirecionamento das energias psíquicas tumultuadas, agressivas e rudes, transformando-as em ações construtivas.
Citação de Ursula Decker em novembro 7, 2024, 4:51 pmNo primeiro momento faria uma investigação sobre a família e sua dinâmica. Analisaria se há irmãos mais novos e como foi para ele essa situação e como foi conduzida pela família
Em conversa faria perguntas de como ele lida com a raiva e pq ele as açoes violentas. Em quais momentos ele precisa atacar para se sentir seguro. E como ele vê as crianças mais novas
Iria fazer uma análise com a criança sobre o que ele gosta de fazer e criar que traz mais calma, satisfação e senso de realização. Para assim poder direcionar essa raiva e esses sentimentos para a criação de algo construtivo.
No primeiro momento faria uma investigação sobre a família e sua dinâmica. Analisaria se há irmãos mais novos e como foi para ele essa situação e como foi conduzida pela família
Em conversa faria perguntas de como ele lida com a raiva e pq ele as açoes violentas. Em quais momentos ele precisa atacar para se sentir seguro. E como ele vê as crianças mais novas
Iria fazer uma análise com a criança sobre o que ele gosta de fazer e criar que traz mais calma, satisfação e senso de realização. Para assim poder direcionar essa raiva e esses sentimentos para a criação de algo construtivo.
Citação de Miriam Mathias Gigi em novembro 7, 2024, 7:42 pmTrazer o menino para uma conversa e tentar a medida q ele fala, entender como se da o relacionamento dele com os familiares.
A violência para ele eh algo estruturante. Ele existe a partir disso.
mas aprendeu essa violência.
Eh importante entender como se da esse processo. E ao mesmo tempo que ele abandona esse processo eh necessário colocar algo no lugar que estruture o seu eu. O esporte pode ser um ótimo aliado.
Tentar entender como ele lida com as frustrações e o que o frusta. Ele se sente injustiçado e ele propaga o sentimento de injustiça aos demais. Tentar entender quais as projeções que ele tem na vida.
Trazer o menino para uma conversa e tentar a medida q ele fala, entender como se da o relacionamento dele com os familiares.
A violência para ele eh algo estruturante. Ele existe a partir disso.
mas aprendeu essa violência.
Eh importante entender como se da esse processo. E ao mesmo tempo que ele abandona esse processo eh necessário colocar algo no lugar que estruture o seu eu. O esporte pode ser um ótimo aliado.
Tentar entender como ele lida com as frustrações e o que o frusta. Ele se sente injustiçado e ele propaga o sentimento de injustiça aos demais. Tentar entender quais as projeções que ele tem na vida.
Citação de Alexsandro Roberto Tietjen em novembro 8, 2024, 5:20 amA psicanálise nasceu no final do século XIX, com Sigmund Freud como seu principal fundador. Inicialmente, Freud utilizou a hipnose para tratar pacientes com distúrbios nervosos. Posteriormente, ele desenvolveu a técnica da livre associação e formulou a teoria do inconsciente. Suas ideias sobre a sexualidade e os mecanismos de defesa desafiaram as concepções da época. A psicanálise se estabeleceu como uma abordagem terapêutica e teórica revolucionária, influenciando várias áreas do conhecimento.
A psicanálise nasceu no final do século XIX, com Sigmund Freud como seu principal fundador. Inicialmente, Freud utilizou a hipnose para tratar pacientes com distúrbios nervosos. Posteriormente, ele desenvolveu a técnica da livre associação e formulou a teoria do inconsciente. Suas ideias sobre a sexualidade e os mecanismos de defesa desafiaram as concepções da época. A psicanálise se estabeleceu como uma abordagem terapêutica e teórica revolucionária, influenciando várias áreas do conhecimento.
Citação de Eliana Pereira Paniagua em novembro 8, 2024, 11:09 amPrimeiramente conversar com o adolescente e depois com a família para saber o que possivelmente está acarretando esses comportamentos, segundo, ofertar oportunidade de mudanças de comportamento através de atividades que o jovem gosta de fazer, terceiro, inserir o jovem em grupos de contribuição de atividades que favoreçam a comunidade em que vive.
Primeiramente conversar com o adolescente e depois com a família para saber o que possivelmente está acarretando esses comportamentos, segundo, ofertar oportunidade de mudanças de comportamento através de atividades que o jovem gosta de fazer, terceiro, inserir o jovem em grupos de contribuição de atividades que favoreçam a comunidade em que vive.
Citação de Silvia Saleh em novembro 8, 2024, 3:28 pmTeria que entender o histórico familiar dele e fazer associações com as atividades dele
Teria que entender o histórico familiar dele e fazer associações com as atividades dele
Citação de anucha_nov@hotmail.com em novembro 8, 2024, 3:50 pmPrimeiro iria ouvir o Eduardo, conversar com ele e tentar entender de onde vem esse instinto agressor, em seguida conversaria com os pais para conhecer melhor o meio em que o Eduardo vive e saber um pouco mais sobre ele e do que ele gosta e terceiro seria realizar atividades com o aluno para canalizar suas frustações, desejos e atitudes agressivas.
Primeiro iria ouvir o Eduardo, conversar com ele e tentar entender de onde vem esse instinto agressor, em seguida conversaria com os pais para conhecer melhor o meio em que o Eduardo vive e saber um pouco mais sobre ele e do que ele gosta e terceiro seria realizar atividades com o aluno para canalizar suas frustações, desejos e atitudes agressivas.
Citação de Ângela Sousa em novembro 8, 2024, 4:56 pmCreio que o primeiro passo seja identificar como isso acontecia na infância. O segundo, verificar a intensidade da agressividade quando ela acontece. E, por último, avaliar o grau de satisfação que ele sente com esse tipo de comporamento.
Creio que o primeiro passo seja identificar como isso acontecia na infância. O segundo, verificar a intensidade da agressividade quando ela acontece. E, por último, avaliar o grau de satisfação que ele sente com esse tipo de comporamento.
Citação de ADRIANA DALLA COLETTA BOTEON DE OLIVEIRA em novembro 8, 2024, 5:14 pmEste aluno, padece de sofrimento. Para auxiliá-lo; de início um ‘histórico’ (anamnese) de toda sua vida pregressa: desde sua concepção, nascimento, crescimento, desenvolvimento. Para tal convidá-lo a expressar livremente seus pensamentos, atitudes, e qual visão o mesmo tem destas ações dele em sala de aula. Após isto, ouvir de(s) seu(s) tutor(es) - que vão desde pais biológicos, adotivos, avós e/ou parentes mais próximos, sobre a situação existêncial deste aluno. Procurar saber se passou por situações de - ‘perdas, (fator abrangente) - educação rígida ou desprendida, - se padece de alguma patologia neurológica/mental, - também a questão de abusos verbais/morais/psicológicos/físicos; ou mesmo negligenciado pelo(s) mesmo(s). Com base nas informações obtidas, elaborar atividades que ele goste, oferecer aconselhamento tanto ao aluno como à toda sua família. Integrá-lo a outros grupos de adolescentes que possam agregar afetividade, inclusão, e a enumerar seu desenvolvimento. A escola deve ainda oferecer acompanhamento profissional de terapia, atividades lúdicas (MUITO IMPORTANTE SOLICITAR DESENHOS de determinadas situações). E por fim; se, o caso for medicamentoso, que ele frequente consultório psiquiátrico - para minimizar toda esta situação de conflito, irritabilidade, TDAH, temores, medos e por fim confusões e dissociativas. Outro fator não menos importante é a manutenção e controle dos resultados de superação e principalmente dos ‘não resultados’.
Este aluno, padece de sofrimento. Para auxiliá-lo; de início um ‘histórico’ (anamnese) de toda sua vida pregressa: desde sua concepção, nascimento, crescimento, desenvolvimento. Para tal convidá-lo a expressar livremente seus pensamentos, atitudes, e qual visão o mesmo tem destas ações dele em sala de aula. Após isto, ouvir de(s) seu(s) tutor(es) - que vão desde pais biológicos, adotivos, avós e/ou parentes mais próximos, sobre a situação existêncial deste aluno. Procurar saber se passou por situações de - ‘perdas, (fator abrangente) - educação rígida ou desprendida, - se padece de alguma patologia neurológica/mental, - também a questão de abusos verbais/morais/psicológicos/físicos; ou mesmo negligenciado pelo(s) mesmo(s). Com base nas informações obtidas, elaborar atividades que ele goste, oferecer aconselhamento tanto ao aluno como à toda sua família. Integrá-lo a outros grupos de adolescentes que possam agregar afetividade, inclusão, e a enumerar seu desenvolvimento. A escola deve ainda oferecer acompanhamento profissional de terapia, atividades lúdicas (MUITO IMPORTANTE SOLICITAR DESENHOS de determinadas situações). E por fim; se, o caso for medicamentoso, que ele frequente consultório psiquiátrico - para minimizar toda esta situação de conflito, irritabilidade, TDAH, temores, medos e por fim confusões e dissociativas. Outro fator não menos importante é a manutenção e controle dos resultados de superação e principalmente dos ‘não resultados’.
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