Desafio - Módulo I
Citação de Thais Ferreira de Azevedo ribeiro em novembro 25, 2024, 5:27 amChamar Eduardo para participar de jogos como Dama e Xadrez.
Propor um reforço escolar a ele.
Promover a integração dele com os outros colegas.
Chamar Eduardo para participar de jogos como Dama e Xadrez.
Propor um reforço escolar a ele.
Promover a integração dele com os outros colegas.
Citação de Conca em novembro 25, 2024, 12:07 pmPrimeira ação seria, ouvir a família, conversar sobre os acontecimentos em sala de aula e conscientizar o responsável de Eduardo para que Ele tenha acompanhamentos com os profissionais necessários, para explorar e desenvolver conflitos inconscientes que possam estar causando sua agressividade.
Ouvir Eduardo e procurar compreender o que o leva a agir dessa maneira, envolvê-lo em atividades que sejam relevantes, como; educação física, natação, arte, danças entre outros, que sirva como mecanismo para controlar sua agressividade.
Proporcionar trabalhos em grupos e socializar com os colegas, para que ele perceba a importância e o respeito que deve ser inserido em um meio social, levando Eduardo a possibilidade de transformações em suas ações e personalidade.
Primeira ação seria, ouvir a família, conversar sobre os acontecimentos em sala de aula e conscientizar o responsável de Eduardo para que Ele tenha acompanhamentos com os profissionais necessários, para explorar e desenvolver conflitos inconscientes que possam estar causando sua agressividade.
Ouvir Eduardo e procurar compreender o que o leva a agir dessa maneira, envolvê-lo em atividades que sejam relevantes, como; educação física, natação, arte, danças entre outros, que sirva como mecanismo para controlar sua agressividade.
Proporcionar trabalhos em grupos e socializar com os colegas, para que ele perceba a importância e o respeito que deve ser inserido em um meio social, levando Eduardo a possibilidade de transformações em suas ações e personalidade.
Citação de Igor Costa Braz em novembro 25, 2024, 1:24 pmCom base no material fornecido e no caso apresentado, podemos destacar que o garoto tem o I.D e o Superego atuando de forma mais presente no dia a dia, isso se mostra presente devido aos relatos de agressividade descontroladas ao se envolver em brigas (I.D), e ter um certo receio e desgosto pelos mais novos, mostrando ser mais recuado e defensivo (superego), acredito que a melhor abordagem seria se comunicar e tentar verificar de forma específica o que incomoda o garoto, e com base nas informações obtidas, verificar o que de fato causa os problemas identificados, vale ressaltar também que o relacionamento com os pais pode impactar significativamente nas ações do garoto.
Com base no material fornecido e no caso apresentado, podemos destacar que o garoto tem o I.D e o Superego atuando de forma mais presente no dia a dia, isso se mostra presente devido aos relatos de agressividade descontroladas ao se envolver em brigas (I.D), e ter um certo receio e desgosto pelos mais novos, mostrando ser mais recuado e defensivo (superego), acredito que a melhor abordagem seria se comunicar e tentar verificar de forma específica o que incomoda o garoto, e com base nas informações obtidas, verificar o que de fato causa os problemas identificados, vale ressaltar também que o relacionamento com os pais pode impactar significativamente nas ações do garoto.
Citação de Luiz2025 em novembro 25, 2024, 3:10 pmSegundo Freud. "Uma abordagem psicanalítica usando a sublimação envolveria identificar atividades que poderiam ajudar Marcos a transformar seus impulsos e desejos em algo mais produtivo". Isso pode envolver:
1º : Ouvir e ajudar Eduardo a identificar o que ele gosta e o que o torna frustrado, e a encontrar atividades que o ajudem a desenvolver suas habilidades e interesses.
2º: Proporcionar um ambiente escolar em que Eduardo possa experimentar novas maneiras de expressar seus sentimentos e impulsos, tal como esportes, arte e música.
3º: Apoiar Eduardo em se conectar com outras pessoas e atividades escolares que o ajudem a se sentir parte de um grupo, para que ele possa desenvolver uma melhor capacidade de gerenciar seus relacionamentos interpessoais.
Segundo Freud. "Uma abordagem psicanalítica usando a sublimação envolveria identificar atividades que poderiam ajudar Marcos a transformar seus impulsos e desejos em algo mais produtivo". Isso pode envolver:
1º : Ouvir e ajudar Eduardo a identificar o que ele gosta e o que o torna frustrado, e a encontrar atividades que o ajudem a desenvolver suas habilidades e interesses.
2º: Proporcionar um ambiente escolar em que Eduardo possa experimentar novas maneiras de expressar seus sentimentos e impulsos, tal como esportes, arte e música.
Citação de Ci em novembro 25, 2024, 5:26 pm1º - Seria importante uma boa conversa com Eduardo para tentar descobrir as razões destes impulsos e comportamentos; 2º - Juntamente com ele, tentar descobrir quais atividades ele gostaria de fazer, em grupo ou individualmente, para transformar esses impulsos indesejados em atitudes positivas para benefício dele, do grupo e da sociedade; 3º - Inserir e acompanhá-lo nas atividades dando incentivo.
1º - Seria importante uma boa conversa com Eduardo para tentar descobrir as razões destes impulsos e comportamentos; 2º - Juntamente com ele, tentar descobrir quais atividades ele gostaria de fazer, em grupo ou individualmente, para transformar esses impulsos indesejados em atitudes positivas para benefício dele, do grupo e da sociedade; 3º - Inserir e acompanhá-lo nas atividades dando incentivo.
Citação de Luiz Fernando Favaro em novembro 25, 2024, 7:37 pm1. Esportes: Investir em atividades físicas, como futebol, natação ou artes marciais, onde pudesse obter reconhecimento e desenvolver disciplina e foco.
2. Em pararelo realizaria sessões de análise.
3. Interesses técnicos ou manuais: Caso o menino tenha habilidades práticas, ele poderia se engajar em trabalhos manuais ou tecnológicos, como construir coisas, programação ou consertar aparelhos.
1. Esportes: Investir em atividades físicas, como futebol, natação ou artes marciais, onde pudesse obter reconhecimento e desenvolver disciplina e foco.
2. Em pararelo realizaria sessões de análise.
3. Interesses técnicos ou manuais: Caso o menino tenha habilidades práticas, ele poderia se engajar em trabalhos manuais ou tecnológicos, como construir coisas, programação ou consertar aparelhos.
Citação de Jéssica Mendonça em novembro 25, 2024, 10:06 pmBoa noite,
Ja tendo um padrão de comportamento definido, a primeira ação seria saber o histórico familiar e também a história do garoto.
Após isso, direcionaria para a prática de alguma arte marcial (afim de inserir em um grupo, com o qual o adolescente poderia se identificar; além de gerar adequação à normas, respeito a autoridade, hierarquia e também aumento do limiar de frustração).
Outra atividade, seria a participação em grupos de música. Aprendizado de algum instrumento. Também de modo a inserir em um grupo, trabalhar o foco e a disciplina. Para regular o controle de impulsos e direcionar a energia.
Por último, fazer um trabalho também com os pais, que muitas vezes não sabem lidar com os filhos por não saberem lidar nem consigo.
Boa noite,
Ja tendo um padrão de comportamento definido, a primeira ação seria saber o histórico familiar e também a história do garoto.
Após isso, direcionaria para a prática de alguma arte marcial (afim de inserir em um grupo, com o qual o adolescente poderia se identificar; além de gerar adequação à normas, respeito a autoridade, hierarquia e também aumento do limiar de frustração).
Outra atividade, seria a participação em grupos de música. Aprendizado de algum instrumento. Também de modo a inserir em um grupo, trabalhar o foco e a disciplina. Para regular o controle de impulsos e direcionar a energia.
Por último, fazer um trabalho também com os pais, que muitas vezes não sabem lidar com os filhos por não saberem lidar nem consigo.
Citação de PATRICIA MONTAGNANI THOMAZ em novembro 25, 2024, 11:13 pm
- Investigar o que está por trás da rebeldia e das agessões
- Investigar a convivência familiar
- Buscar ajuda especializada para tentar ajudar o menino a família no suporte
- Investigar o que está por trás da rebeldia e das agessões
- Investigar a convivência familiar
- Buscar ajuda especializada para tentar ajudar o menino a família no suporte
Citação de Wilson Manoel Lemos de Moraes em novembro 26, 2024, 12:37 pmPrimeira coisa, conversar com Eduardo sobre seus gostos pessoais sobre diversas coisas, atividades dia a dia, sonhos, esportes, companhias, sentimentos sobre fsmilia, meio em qus vive e as atividades na ONG: se há algo qus ss identifica de gosta e do qur não gosta e as dificuldades e alegrias pessoas.
Depois convivencia com a família e os colegas e o que acha e sentd sobre essas convivências. Assim podemos nos aproximar de Eduardo, mostrar interesse pessoal neke, entender seus sentimentos, visao de mundo, contextos, gostos e preferências, desgostos e com este conhecimento montar estratégias de atividades e afins para ajudaf Eduardo a se entender, entender seus contextos, incentiva-lo em atividades que goste e ajusa-li com suas dificuldades e ajuda-lo num sentidk ds integração em seus diversos contextos em que vive.
Apos isso procurar aproximação e contato com os pais dos responsáveis afim de entender a historia de Eduardo e melhor coomprender o contexto familiar e sensibiliza-los para ajudar e facilitar quanto as dificuldades de Eduardo.
Primeira coisa, conversar com Eduardo sobre seus gostos pessoais sobre diversas coisas, atividades dia a dia, sonhos, esportes, companhias, sentimentos sobre fsmilia, meio em qus vive e as atividades na ONG: se há algo qus ss identifica de gosta e do qur não gosta e as dificuldades e alegrias pessoas.
Depois convivencia com a família e os colegas e o que acha e sentd sobre essas convivências. Assim podemos nos aproximar de Eduardo, mostrar interesse pessoal neke, entender seus sentimentos, visao de mundo, contextos, gostos e preferências, desgostos e com este conhecimento montar estratégias de atividades e afins para ajudaf Eduardo a se entender, entender seus contextos, incentiva-lo em atividades que goste e ajusa-li com suas dificuldades e ajuda-lo num sentidk ds integração em seus diversos contextos em que vive.
Apos isso procurar aproximação e contato com os pais dos responsáveis afim de entender a historia de Eduardo e melhor coomprender o contexto familiar e sensibiliza-los para ajudar e facilitar quanto as dificuldades de Eduardo.
Citação de MARIA REGINA SOUZA CHAPETA em novembro 26, 2024, 6:03 pmO Eduardo está tentando uma mudança. Por ser um adolescente e está na ONG, tem um motivo para essa decisão.
Para ajudar-lo, favorecendo a sua mudança, seria necessário tentar se achegar mais próximo ao adolescente.
Para então saber a origem de suas atitudes agressivas e opressoras.
Tentar um dialogo mais próximo, isso leva tempo.
Procurar saber o que ele gostaria de fazer, que o deixasse tranquilo.
Na limitação da ONG proporcionar esse aprendizado, para então deixa lo tranquilo, dando a ele momentos de reflexão, carinho, conquistando assim sua atenção e confiança.
O Eduardo está tentando uma mudança. Por ser um adolescente e está na ONG, tem um motivo para essa decisão.
Para ajudar-lo, favorecendo a sua mudança, seria necessário tentar se achegar mais próximo ao adolescente.
Para então saber a origem de suas atitudes agressivas e opressoras.
Tentar um dialogo mais próximo, isso leva tempo.
Procurar saber o que ele gostaria de fazer, que o deixasse tranquilo.
Na limitação da ONG proporcionar esse aprendizado, para então deixa lo tranquilo, dando a ele momentos de reflexão, carinho, conquistando assim sua atenção e confiança.