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Desafio - Módulo I

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  1. Trabalhar junto de EDUARDO e canalizar uma atividade em que ele se espresse, quando sente-se realizado sentindo algum prazere realização é mais provavel, o inconsiente venha a tona.
  2. EDUARDO se encontra em um ambiente mais hostil, e se identifica com ele. Direcionar a familia e principalmente a escola, mostrar um ambiente mais sadio,receptivo e livre menos repressora e mais criativa.
  3. Criar um ambiente de acolhimento, pertencimento e confiança, tais movimentos permitem a Eduardo expressões mais livres e de crescimento.

Poderia iniciar chamando os pais para compreender a dinâmica familiar e promover uma orientação, sugerir um esporte que possa liberar energia e ensinar a conviver em grupo com harmonia, e atividades artísticas para liberar as emoções turbulentas que ele sente.

1 Avaliar a origem das atitudes em sessões com o rapaz

2. Adicionar ao circuito de mudanças os familiares

3. Aplicar atividades de sublimação de interesse do mesmo que sejam socialmente aceitas para dar vazão aos sentimentos e potencializar a intervenção feita no item 1

Com base na compreensão freudiana sobre a sublimação como processo para redirecionar impulsos destrutivos em ações construtivas, seguem três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo:

  1. Inserção em Atividades Artísticas e Criativas: Envolver Eduardo em atividades como pintura, música, teatro ou escrita criativa pode oferecer um canal para expressar suas emoções e conflitos internos de forma positiva. A sublimação permite que ele transforme seus impulsos agressivos em produções artísticas que, além de contribuírem para seu desenvolvimento pessoal, podem ser valorizadas pela comunidade.
  2. Participação em Esportes Coletivos: Introduzir Eduardo a esportes coletivos, como futebol, basquete ou artes marciais, poderia canalizar sua energia agressiva para um ambiente controlado e construtivo. Essas atividades promovem disciplina, cooperação e o senso de pertencimento, ajudando-o a criar conexões sociais saudáveis e a lidar com sua agressividade de forma produtiva.
  3. Engajamento em Projetos Sociais ou Comunitários: Envolver Eduardo em projetos que beneficiem sua comunidade, como ações de limpeza, plantio de árvores ou organização de eventos para crianças menores, pode ajudá-lo a encontrar um propósito e um valor maior em suas ações. Ao ver os resultados positivos de suas contribuições, ele pode desenvolver um senso de responsabilidade social e autoconfiança.

Essas estratégias visam transformar impulsos destrutivos em comportamentos benéficos tanto para Eduardo quanto para a sociedade, alinhando-se ao conceito freudiano de sublimação como mecanismo de defesa funcional e transformador.

1- essa criança deveria ser acolhida e escutada, para que possamos entender quais suas frustrações.

2- convocar a familia para uma conversa e acompanhamento.

3- indicaria uma atividade/ocupação de interesse, esporte/arte/musica

 

Após reflexão apresentaria alguma atividade artística ou criativa como pintura, desenho, música ou teatro por exemplo para que o Eduardo pudesse expressar os seus sentimentos e impulsos de forma não destrutiva, oferecendo um escape para a agressividade e ao mesmo tempo lhe ajudasse na construção da autoestima e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais;

Prática de atividades físicas, direcionando a energia física e os impulsos de forma saudável, adquirindo disciplina, trabalho em equipa desenvolvendo assim habilidades sociais aumentado o seu autocontrole;

Sessões de psicanálise para que aprendesse a lidar com as suas frustrações, num espaço seguro onde teria liberdade para expressar os seus sentimentos, identificar as causas mais profundas do seu comportamento promovendo empatia e melhoria nas interações com os colegas diminuindo o comportamento opressor na sala de aula.

Estas atividades seriam formas de redirecionar a energia agressiva do Eduardo para canais positivos, favorecendo não apenas a sua adaptação ao ambiente escolar mas também na sua integração de maneira mais harmoniosa e construtiva para a sociedade.

A princípio já se sabe que ele foi afetado pelo o ambiente violento de onde vive então é certo que isso o prejudicou drasticamente

Segundo lugar o tempo que isso veio se agravando não será resolvido com atividades propostas pq são 8 anos de mal comportamento sem ser investigado o que além da violência afetou essa criança

Terceiro um bom analista vai ajudar Ele se conhecer e sublimar tudo que está oculto e finalmente essa criança ter um pouco de paz e trazer benefícios à sociedade professores e colegas da sua convivência

O primeira sugestão seria conversar com a família e averiguar como ele é em casa com os familiares, para entender o que pode ser feito, e através desse diálogo com a família propor alternativas junto à escola para que o comportamento dele começa ter progresso positivo, e incluí-lo em obras sociais que faça com que participe ativamente da comunidade e assim se sinta útil  e valorizado como pessoa.

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