Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 627 of 682Next

Primeiro - Eduardo deve praticar esportes que exijam mais esforço físico e energia, como artes marciais, corridas, atletismo etc

Segundo - Eduardo deve participar de competições variadas, desde jogos de mesa (xadrez, dominó...), videogame etc para que haja interação com outras pessoas, e

Terceiro - Eduardo deve ter envolvimento com projetos sociais e comunitários, onde seja visível e expressivo seu esforço.

Aqui está o texto revisado, reorganizado e com informações adicionais para maior clareza e coesão:


Plano de Intervenção para Eduardo

  1. Análise do Relacionamento Familiar e Social
    Inicialmente, é essencial investigar os relacionamentos familiares e a interação de Eduardo com pessoas externas, como amigos, colegas e professores. Compreender a dinâmica dessas relações ajudará a identificar possíveis fatores que influenciam seu comportamento e sentimentos.
  2. Compreensão dos Valores e Percepção de Certo e Errado
    Em seguida, é necessário entender como Eduardo percebe o que é certo e errado. Isso pode ser feito por meio de conversas abertas e sem julgamento, que permitam que ele expresse suas crenças e valores. Essa etapa é fundamental para ajustar abordagens que promovam seu desenvolvimento emocional e ético.
  3. Identificação de Atividades de Interesse
    Encontrar algo que Eduardo goste de fazer pode ser uma excelente maneira de ajudá-lo a expressar seus sentimentos de forma menos agressiva. Atividades como esportes, artes, música ou jogos podem ser ferramentas terapêuticas importantes para canalizar emoções de maneira construtiva.

Todo o processo deve ser realizado com o acompanhamento de um especialista, que poderá avaliar e ajustar as estratégias conforme necessário. A presença de um profissional garante que o apoio seja adequado às necessidades específicas de Eduardo.

De primeiro momento seria necessário investigar o histórico familiar desse adolescente. E após tanto os pais como o adolescente deveriam fazer acompanhamento com  psicanálise para ajudar tratar os traumas inconscientes.

Necessitamos considerar que possíveis conflitos sejam de ordem inconscientes, relacionados, hipoteticamente, à sua história de vida, relações familiares e com o ambiente social. Os comportamentos problemáticos e agressividade, podem ter se tornado sintomas de seu sofrimento psíquico, como meio de defender suas vulnerabilidades ou tentativa de estar no controle e ser reconhecido, mesmo que por ações sociais inadequadas. Seria necessário oferecer um espaço de escuta protegida, sem julgamentos e terapias envolvendo a família para entender a dinâmica relacional, além de busca de ações que canalizem essas impulsividades, experenciando novos caminhos para relacionar-se consigo e com o mundo.

1. Futebol (Sublimação): Canaliza impulsos agressivos (Id) para atividades físicas saudáveis, permitindo:
- Redução de tensão (catharsis).
- Desenvolvimento do Ego (autocontrole, disciplina).
- Integração social (Superego).
2. Oficina de Pintura (Sublimação): Transforma impulsos emocionais (Id) em expressão artística, permitindo:
- Expressão de sentimentos reprimidos.
- Desenvolvimento do Ego (criatividade, autoconhecimento).
- Integração estética (Superego).
3. Grupo de Discussão (Superego): Fomenta reflexão, autoconhecimento e responsabilidade, permitindo:
- Desenvolvimento do Superego (moralidade, ética).
- Fortalecimento do Ego (autocontrole, autoconhecimento).
- Integração social (relacionamentos saudáveis).

 

Essas atividades ajudariam Eduardo a equilibrar Id, Ego e Superego, promovendo:

- Redução de comportamentos agressivos.
- Desenvolvimento de autoconhecimento e responsabilidade.
- Integração social e emocional.

Primeiro uma conversa a fim de identificar a origem do problema para poder tratar.

 

Segundo conversar com os pais a fim de entender o núcleo familiar.

 

Identificando a origem do problema trabalharia a fim de sanar a situação.

Minha primeira abordagem seria de acolhimento e uma anamnese,para conhecer a base dele a familia saber o que faz da onde viria esses gatilhos de proteção

Segunda tentaria ressignificar esses traumas assa agressividade rebeldia que se resume a se proteger de algo ou alguma coisa

Terceiro faria uma analise de tudo e seria valido indicar exercícios físicos,atividades que o interessasse e conversaria com ele para ele se descubrir saber quem e ele.

 

Olá, boa noite.

Primeiro falaria com os pais, para entender o dia a dia de Eduardo, todo o comportamento vem por meio de aprendizado e certamente os pais seriam um doa fatores de contribuir para o desenvolvimento da educação de Eduardo.

Faria também uma anamnese, para aprofundar mais a situação do cliente, nisso iria construir técnicas, recursos, estratégias para trabalhar mais afinco no caso do adolescente.

Nem todos podem tomar dipirona. Alguns são alérgicos. Nem todas as crianças reagirão da mesma forma às atividades propostas. Às vezes, o que o guri precisa é ser ouvido. Trabalhar com a visão de mundo dele e a partir daí tentar descobrir a roda.

Primeiramente analisaria o histórico de vida desde o nascimento e o contexto familiar em que está inserido, a seguir baseado nas informações obtidas elaboraria questões que facilitariam um diálogo que possibilitaria a criança a falar sobre si mesma e expressar a sua opinião sobre o seu comportamento evidenciando o quanto tal comportamento é prejudicial para a sua convivência social e evolução pessoal e baseado no resultado do diálogo tentar identificar o fator que o leva a se comportar de tal forma.

Itamara dos Santos Guimaraes has reacted to this post.
Itamara dos Santos Guimaraes
PreviousPage 627 of 682Next