Desafio - Módulo I
Citação de LUIZ GUILHERME SAMPAIO DA LUZ em dezembro 31, 2024, 10:32 amPrimeiro - Eduardo deve praticar esportes que exijam mais esforço físico e energia, como artes marciais, corridas, atletismo etc
Segundo - Eduardo deve participar de competições variadas, desde jogos de mesa (xadrez, dominó...), videogame etc para que haja interação com outras pessoas, e
Terceiro - Eduardo deve ter envolvimento com projetos sociais e comunitários, onde seja visível e expressivo seu esforço.
Primeiro - Eduardo deve praticar esportes que exijam mais esforço físico e energia, como artes marciais, corridas, atletismo etc
Segundo - Eduardo deve participar de competições variadas, desde jogos de mesa (xadrez, dominó...), videogame etc para que haja interação com outras pessoas, e
Terceiro - Eduardo deve ter envolvimento com projetos sociais e comunitários, onde seja visível e expressivo seu esforço.
Citação de Bárbara Arruda em dezembro 31, 2024, 2:17 pmAqui está o texto revisado, reorganizado e com informações adicionais para maior clareza e coesão:
Plano de Intervenção para Eduardo
- Análise do Relacionamento Familiar e Social
Inicialmente, é essencial investigar os relacionamentos familiares e a interação de Eduardo com pessoas externas, como amigos, colegas e professores. Compreender a dinâmica dessas relações ajudará a identificar possíveis fatores que influenciam seu comportamento e sentimentos.- Compreensão dos Valores e Percepção de Certo e Errado
Em seguida, é necessário entender como Eduardo percebe o que é certo e errado. Isso pode ser feito por meio de conversas abertas e sem julgamento, que permitam que ele expresse suas crenças e valores. Essa etapa é fundamental para ajustar abordagens que promovam seu desenvolvimento emocional e ético.- Identificação de Atividades de Interesse
Encontrar algo que Eduardo goste de fazer pode ser uma excelente maneira de ajudá-lo a expressar seus sentimentos de forma menos agressiva. Atividades como esportes, artes, música ou jogos podem ser ferramentas terapêuticas importantes para canalizar emoções de maneira construtiva.Todo o processo deve ser realizado com o acompanhamento de um especialista, que poderá avaliar e ajustar as estratégias conforme necessário. A presença de um profissional garante que o apoio seja adequado às necessidades específicas de Eduardo.
Aqui está o texto revisado, reorganizado e com informações adicionais para maior clareza e coesão:
Plano de Intervenção para Eduardo
- Análise do Relacionamento Familiar e Social
Inicialmente, é essencial investigar os relacionamentos familiares e a interação de Eduardo com pessoas externas, como amigos, colegas e professores. Compreender a dinâmica dessas relações ajudará a identificar possíveis fatores que influenciam seu comportamento e sentimentos. - Compreensão dos Valores e Percepção de Certo e Errado
Em seguida, é necessário entender como Eduardo percebe o que é certo e errado. Isso pode ser feito por meio de conversas abertas e sem julgamento, que permitam que ele expresse suas crenças e valores. Essa etapa é fundamental para ajustar abordagens que promovam seu desenvolvimento emocional e ético. - Identificação de Atividades de Interesse
Encontrar algo que Eduardo goste de fazer pode ser uma excelente maneira de ajudá-lo a expressar seus sentimentos de forma menos agressiva. Atividades como esportes, artes, música ou jogos podem ser ferramentas terapêuticas importantes para canalizar emoções de maneira construtiva.
Todo o processo deve ser realizado com o acompanhamento de um especialista, que poderá avaliar e ajustar as estratégias conforme necessário. A presença de um profissional garante que o apoio seja adequado às necessidades específicas de Eduardo.
Citação de cinarabellissimo@gmail.com em janeiro 1, 2025, 11:56 pmDe primeiro momento seria necessário investigar o histórico familiar desse adolescente. E após tanto os pais como o adolescente deveriam fazer acompanhamento com psicanálise para ajudar tratar os traumas inconscientes.
De primeiro momento seria necessário investigar o histórico familiar desse adolescente. E após tanto os pais como o adolescente deveriam fazer acompanhamento com psicanálise para ajudar tratar os traumas inconscientes.
Citação de Pamela Sostizzo em janeiro 2, 2025, 10:12 amNecessitamos considerar que possíveis conflitos sejam de ordem inconscientes, relacionados, hipoteticamente, à sua história de vida, relações familiares e com o ambiente social. Os comportamentos problemáticos e agressividade, podem ter se tornado sintomas de seu sofrimento psíquico, como meio de defender suas vulnerabilidades ou tentativa de estar no controle e ser reconhecido, mesmo que por ações sociais inadequadas. Seria necessário oferecer um espaço de escuta protegida, sem julgamentos e terapias envolvendo a família para entender a dinâmica relacional, além de busca de ações que canalizem essas impulsividades, experenciando novos caminhos para relacionar-se consigo e com o mundo.
Necessitamos considerar que possíveis conflitos sejam de ordem inconscientes, relacionados, hipoteticamente, à sua história de vida, relações familiares e com o ambiente social. Os comportamentos problemáticos e agressividade, podem ter se tornado sintomas de seu sofrimento psíquico, como meio de defender suas vulnerabilidades ou tentativa de estar no controle e ser reconhecido, mesmo que por ações sociais inadequadas. Seria necessário oferecer um espaço de escuta protegida, sem julgamentos e terapias envolvendo a família para entender a dinâmica relacional, além de busca de ações que canalizem essas impulsividades, experenciando novos caminhos para relacionar-se consigo e com o mundo.
Citação de Ronald Felipe Camargo da Silva em janeiro 2, 2025, 3:22 pm1. Futebol (Sublimação): Canaliza impulsos agressivos (Id) para atividades físicas saudáveis, permitindo:
- Redução de tensão (catharsis).
- Desenvolvimento do Ego (autocontrole, disciplina).
- Integração social (Superego).
2. Oficina de Pintura (Sublimação): Transforma impulsos emocionais (Id) em expressão artística, permitindo:
- Expressão de sentimentos reprimidos.
- Desenvolvimento do Ego (criatividade, autoconhecimento).
- Integração estética (Superego).
3. Grupo de Discussão (Superego): Fomenta reflexão, autoconhecimento e responsabilidade, permitindo:
- Desenvolvimento do Superego (moralidade, ética).
- Fortalecimento do Ego (autocontrole, autoconhecimento).
- Integração social (relacionamentos saudáveis).
Essas atividades ajudariam Eduardo a equilibrar Id, Ego e Superego, promovendo:
- Redução de comportamentos agressivos.
- Desenvolvimento de autoconhecimento e responsabilidade.
- Integração social e emocional.
1. Futebol (Sublimação): Canaliza impulsos agressivos (Id) para atividades físicas saudáveis, permitindo:
- Redução de tensão (catharsis).
- Desenvolvimento do Ego (autocontrole, disciplina).
- Integração social (Superego).
2. Oficina de Pintura (Sublimação): Transforma impulsos emocionais (Id) em expressão artística, permitindo:
- Expressão de sentimentos reprimidos.
- Desenvolvimento do Ego (criatividade, autoconhecimento).
- Integração estética (Superego).
3. Grupo de Discussão (Superego): Fomenta reflexão, autoconhecimento e responsabilidade, permitindo:
- Desenvolvimento do Superego (moralidade, ética).
- Fortalecimento do Ego (autocontrole, autoconhecimento).
- Integração social (relacionamentos saudáveis).
Essas atividades ajudariam Eduardo a equilibrar Id, Ego e Superego, promovendo:
- Redução de comportamentos agressivos.
- Desenvolvimento de autoconhecimento e responsabilidade.
- Integração social e emocional.
Citação de Robson Sousa Pinho em janeiro 2, 2025, 5:14 pmPrimeiro uma conversa a fim de identificar a origem do problema para poder tratar.
Segundo conversar com os pais a fim de entender o núcleo familiar.
Identificando a origem do problema trabalharia a fim de sanar a situação.
Primeiro uma conversa a fim de identificar a origem do problema para poder tratar.
Segundo conversar com os pais a fim de entender o núcleo familiar.
Identificando a origem do problema trabalharia a fim de sanar a situação.
Citação de Rejane da Silva Lima de Oliveira em janeiro 2, 2025, 10:40 pmMinha primeira abordagem seria de acolhimento e uma anamnese,para conhecer a base dele a familia saber o que faz da onde viria esses gatilhos de proteção
Segunda tentaria ressignificar esses traumas assa agressividade rebeldia que se resume a se proteger de algo ou alguma coisa
Terceiro faria uma analise de tudo e seria valido indicar exercícios físicos,atividades que o interessasse e conversaria com ele para ele se descubrir saber quem e ele.
Minha primeira abordagem seria de acolhimento e uma anamnese,para conhecer a base dele a familia saber o que faz da onde viria esses gatilhos de proteção
Segunda tentaria ressignificar esses traumas assa agressividade rebeldia que se resume a se proteger de algo ou alguma coisa
Terceiro faria uma analise de tudo e seria valido indicar exercícios físicos,atividades que o interessasse e conversaria com ele para ele se descubrir saber quem e ele.
Citação de ninhaval2308@hotmail.com em janeiro 2, 2025, 11:48 pmOlá, boa noite.
Primeiro falaria com os pais, para entender o dia a dia de Eduardo, todo o comportamento vem por meio de aprendizado e certamente os pais seriam um doa fatores de contribuir para o desenvolvimento da educação de Eduardo.
Faria também uma anamnese, para aprofundar mais a situação do cliente, nisso iria construir técnicas, recursos, estratégias para trabalhar mais afinco no caso do adolescente.
Olá, boa noite.
Primeiro falaria com os pais, para entender o dia a dia de Eduardo, todo o comportamento vem por meio de aprendizado e certamente os pais seriam um doa fatores de contribuir para o desenvolvimento da educação de Eduardo.
Faria também uma anamnese, para aprofundar mais a situação do cliente, nisso iria construir técnicas, recursos, estratégias para trabalhar mais afinco no caso do adolescente.
Citação de marianafernandes_silva@outlook.com em janeiro 3, 2025, 1:21 amNem todos podem tomar dipirona. Alguns são alérgicos. Nem todas as crianças reagirão da mesma forma às atividades propostas. Às vezes, o que o guri precisa é ser ouvido. Trabalhar com a visão de mundo dele e a partir daí tentar descobrir a roda.
Nem todos podem tomar dipirona. Alguns são alérgicos. Nem todas as crianças reagirão da mesma forma às atividades propostas. Às vezes, o que o guri precisa é ser ouvido. Trabalhar com a visão de mundo dele e a partir daí tentar descobrir a roda.
Citação de Rafaela Caroline Alves de souza em janeiro 3, 2025, 3:59 amPrimeiramente analisaria o histórico de vida desde o nascimento e o contexto familiar em que está inserido, a seguir baseado nas informações obtidas elaboraria questões que facilitariam um diálogo que possibilitaria a criança a falar sobre si mesma e expressar a sua opinião sobre o seu comportamento evidenciando o quanto tal comportamento é prejudicial para a sua convivência social e evolução pessoal e baseado no resultado do diálogo tentar identificar o fator que o leva a se comportar de tal forma.
Primeiramente analisaria o histórico de vida desde o nascimento e o contexto familiar em que está inserido, a seguir baseado nas informações obtidas elaboraria questões que facilitariam um diálogo que possibilitaria a criança a falar sobre si mesma e expressar a sua opinião sobre o seu comportamento evidenciando o quanto tal comportamento é prejudicial para a sua convivência social e evolução pessoal e baseado no resultado do diálogo tentar identificar o fator que o leva a se comportar de tal forma.