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Desafio - Módulo I

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Acredito que deveria conversar primeiramente com os responsáveis sobre o comportamento dele, durante a conversa analisar o posicionamento dos responsáveis em relação o comportamento dele, depois conversar com ele de uma forma mais leve e interativa, e fazer uma negociação com ele para mudar seu comportamento, oferecendo uma recompensa para cada vez que ele tivesse um bom comportamento, criar uma confiança a ponto dele se abrir sobre as dores que sente, a motivação daquele comportamento agressivo.

  • Entender o contexto familiar do adolescente
  • Sugerir práticas esportivas e/ou artísticas  para fomentar a sublimação
  • Acompanhamento terapêutico

Pensando na teoria de Freud sobre a sublimação, para que o Eduardo possa ter uma mudança significativa será necessário:

1º Introduzir o estudante em atividades artísticas expressivas para que ele possa canalizar seus impulsos agressivos de forma criativa, ajudando-o a expressar de forma não violenta. A arte permite transformar emoções intensas em algo tangível e apreciado, promovendo autocompreensão e integração social.

2º Envolvê-lo em esportes competitivos ou atividades físicas intensas, com isso é possível direcionar a agressividade de Eduardo para um ambiente controlado onde ele possa experimentar desafios e desenvolver disciplina, respeito às regras e trabalho em equipe.

3º Ajudar Eduardo a desenvolver senso de pertencimento e propósito, conectando-o a uma causa ou projeto que demande seu engajamento emocional e intelectual.

primeiro passo e investiga como ele se relaciona com a família  segundo converser a terapias com analista, pois esse adolescente esta cheios de traumas , rejeição e esta cheio de feridas emocionais, por isso o seu mecanismo de de Feza    esta agindo assimile precisa de acolhimento sem julgamentos,para poder receguinifica e comessa o novo no meio da sociedade, curado e fortalecido.

1ª Ação: Conversar com os pais para saber se existe algum trauma de infância que pôde desencadear essas atitudes

2ª Ação: Investigar quais as atitudes os colegas de sala de aula possuem no convívio com ele

3ª Ação: Conversar com o Eduardo para procurar entender quais angustias o incomoda e fazê-lo entender que está sendo prejudicial a ele

1 -  Dinâmica de grupo

2 - Participação em atividades de colaboração em atividades

3 - Acompanhamento psicológico para ele e os pais, separadamente ou não, a depender do caso.

Penso que uma abordagem que o fizesse acessar alguma memória que parece em negação, talvez. Abordagem que o ajudasse a compreender e sublimar. Parece precisar de apoio para conectar-se ao seu "eu" mais leve e otimista, pois parece que existe uma ruptura de consciência, onde, para Eduardo o ataque  é a melhor defesa. Em algum lugar existe a resposta, não exatamente a solução.

Seria importante investigar em seu ambiente familiar como vive, e o que pode estar afetando seu comportamento, quais as causas, pois mesmo os colegas estarem se desenvolvendo Eduardo continua sendo agressivo, o meio em que vive socialmente e economicamente pode estar influenciando, proporcionar acolhimento, compreensão do seu eu através da terapia psicanalise.

Pensando que as ações em outras esferas já tenham sido realizada, como o diálogo, diálogo com a família e etc. Entendendo que o inconsciente dele busca a agressividade,  a violência e a intolerância,  poderia-se pensar em propor lutas na escola ou esportes que trabalhem disciplina e cooperação,  para que possa ajustar tal comportamento, havendo a sublimação.

1 - Possibilitar uma abordagem mais individualizada no processo de aprendizagem. Propor atividades mais próximas das "desejadas" pelo adolescente. Isso no contexto educacional.

2 - Ouvir. Criar um processo de escuta constante e individualizado.

3 - A partir da escuta, criar soluções e outras abordagens.

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