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Desafio - Módulo I

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De início, creio que Eduardo deveria ser chamado e perguntado o que ele gosta de fazer, daí já temos uma primeira opção, que é incentivá-lo a fazer algo que o agrade e através disso procurar fazer com que ele coloque cada vez mais energia nisso. Outra alternativa, que não se difere muito da anterior, é direciona-lo para algum esporte ou ao desenvolvimento de alguma arte, os mesmos fariam ele depositar a energia em algo produtivo e que não beneficiaria somente a ele mas também a sociedade. Por último, o questionamento claro e direto com o jovem, sem julgamentos, do porque ele faz isso, a partir disso, com ele ficando a vontade e entendendo que não será julgado, poderá se abrir e com isso facilitaria os que acompanham a tomar uma decisão sensata e mais certeira.

Segundo a sublimação freudiana precisaríamos:

1) Procurar a família e conhecer a estrutura familiar.

2) Sentar com o garoto e ter uma conversa amorosa e amigável com ele procurando conhecer os reais motivos de suas atitudes agressivas. Qual a fundamentação para tal comportamento.

3) Propor ao garoto o envolvimento em alguma atividade que o levasse a canalizar todo sentimento negativo para algo positivo. Descobrir o que ele gosta de fazer, por exemplo: esporte, música, teatro, escrever, etc. Assim, envolve-lo em tal atividade, incentivando com palavras de apoio.

4) Tentar descobrir qual a linguagem de amor que ele se identifica, por exemplo: palavras de carinho e apoio; toque, como abraços, aperto de mão; receber presentes, etc. E usar está estratégia para levá-lo a mudança de sentimentos e atitudes.

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RICARDO BRAZ DA SILVA

Primeira coisa a ser feita era conhecer o ambiente familiar. Perguntar como era a convivência em casa com os pais. Depois conversar com os pais e tentar identificar algo que estevesse afetando a criança. Filhos aprendem por observação e extravassam quando tem oportunidades.

1 levar o Eduardo pra ter uma orientação psicológica

2 Orientar os pais e professores, para que saibam como orienta- lo

3 apresenta-lo a uma atividade artística para que tenha uma sublimação.

Atividades esportivas pode ser uma forma eficaz de redirecionar a agressividade de Eduardo para um ambiente mais controlado e construtivo, canalizando essa agressividade de forma positiva. A atividade artística também poderia ajudar Eduardo e expressar seus sentimentos e conflitos internos de maneira criativa.

A psicoterapia beneficiaria o Eduardo, um profissional poderia ajuda-lo a entender a origem de sua agressividade e orienta-lo a encontrar formas alternativas de lidar com essas questões. Alem disso o apoio psicológico pode fortalecer sua auto estima e reduzir a necessidade de impor poder sobre os outros.

Oferecer ao Eduardo oportunidade de liderança e mediação de conflitos entre os colegas pode ser uma maneira de redirecionar seu comportamento agressiva para um papel mais positivo.

Levando em consideração os conceitos conhecidos, percebemos que Eduardo age de maneira que talvez, nem saiba o porque disso.

Primeiramente convocaria os responsáveis por Eduardo, acolhendo tanto Eduardo quanto os responsáveis, gerando confiança para que de fato, mantivéssemos um canal de comunicação sempre aberto e à disposição. Verificaria em que situações dentro de seu espaço institucional, em casa, gere esse tipo de comportamento.

Segundamente, analisaria juntamente com Eduardo diante de sua subjetividade, de que modo ele se expressa ou gosta e tem prazer em se expressar no mundo, sendo uma ferramenta poderosa de sublimação de seus sentimentos e emoções que não estão sendo ponderadas.

E o terceiro passo seria manter uma relação de análise junto aos responsáveis, para que, possamos verificar o progresso na sublimação dessas emoções.

1. Atividades esportivas de alto impacto:
Encorajar Eduardo a praticar esportes que demandem energia física, como artes marciais, boxe ou futebol. Essas práticas não apenas canalizam a agressividade de forma socialmente aceita, mas também ensinam disciplina, autocontrole e cooperação.
2.Expressão artística:
Incentivar Eduardo a explorar atividades artísticas como desenho, pintura, música ou escrita criativa. A arte pode ser um meio de expressar emoções reprimidas e processar conflitos internos, promovendo a sublimação da agressividade em criatividade.
3.Engajamento em projetos sociais ou comunitários:
Introduzir Eduardo a trabalhos voluntários, como construção de espaços comunitários ou programas de apoio a pessoas em situações vulneráveis. Isso não só redireciona sua energia para algo positivo, mas também promove empatia, conexão social e sensação de propósito. Por Marcio Bitencourt

Ideal analisar cada conversa  entender melhor ,pessoa pra q possamos vê melhor comunicação e diagnóstico ao paciente.

Promover uma conversa livre e procurar entender os pontos de tensão e principalmente identificar habilidades e preferências do aluno para direciona-lo a propostas adequadas de acordo com o seu perfil que poderia ser aprender um instrumento, técnicas de pintura ou culinária. As ações sugeridas teriam que se adequar a realidade do aluno e assim ajuda-lo a organização seu mundo interior.

A partir do estudo da situação, é necessário  conhecer a realidade  para entender as posturas e reações apresentadas por de Eduardo. Com profunda atenção na percepção e avaliação  que possibilite a criação de um perfil que possa identificar as potencialidades e dificuldades em relacionar com o meio e com a  convivência com o outro de forma  equilibrada.

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