Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 630 of 721Next

1 levar o Eduardo pra ter uma orientação psicológica

2 Orientar os pais e professores, para que saibam como orienta- lo

3 apresenta-lo a uma atividade artística para que tenha uma sublimação.

Atividades esportivas pode ser uma forma eficaz de redirecionar a agressividade de Eduardo para um ambiente mais controlado e construtivo, canalizando essa agressividade de forma positiva. A atividade artística também poderia ajudar Eduardo e expressar seus sentimentos e conflitos internos de maneira criativa.

A psicoterapia beneficiaria o Eduardo, um profissional poderia ajuda-lo a entender a origem de sua agressividade e orienta-lo a encontrar formas alternativas de lidar com essas questões. Alem disso o apoio psicológico pode fortalecer sua auto estima e reduzir a necessidade de impor poder sobre os outros.

Oferecer ao Eduardo oportunidade de liderança e mediação de conflitos entre os colegas pode ser uma maneira de redirecionar seu comportamento agressiva para um papel mais positivo.

Levando em consideração os conceitos conhecidos, percebemos que Eduardo age de maneira que talvez, nem saiba o porque disso.

Primeiramente convocaria os responsáveis por Eduardo, acolhendo tanto Eduardo quanto os responsáveis, gerando confiança para que de fato, mantivéssemos um canal de comunicação sempre aberto e à disposição. Verificaria em que situações dentro de seu espaço institucional, em casa, gere esse tipo de comportamento.

Segundamente, analisaria juntamente com Eduardo diante de sua subjetividade, de que modo ele se expressa ou gosta e tem prazer em se expressar no mundo, sendo uma ferramenta poderosa de sublimação de seus sentimentos e emoções que não estão sendo ponderadas.

E o terceiro passo seria manter uma relação de análise junto aos responsáveis, para que, possamos verificar o progresso na sublimação dessas emoções.

1. Atividades esportivas de alto impacto:
Encorajar Eduardo a praticar esportes que demandem energia física, como artes marciais, boxe ou futebol. Essas práticas não apenas canalizam a agressividade de forma socialmente aceita, mas também ensinam disciplina, autocontrole e cooperação.
2.Expressão artística:
Incentivar Eduardo a explorar atividades artísticas como desenho, pintura, música ou escrita criativa. A arte pode ser um meio de expressar emoções reprimidas e processar conflitos internos, promovendo a sublimação da agressividade em criatividade.
3.Engajamento em projetos sociais ou comunitários:
Introduzir Eduardo a trabalhos voluntários, como construção de espaços comunitários ou programas de apoio a pessoas em situações vulneráveis. Isso não só redireciona sua energia para algo positivo, mas também promove empatia, conexão social e sensação de propósito. Por Marcio Bitencourt

Ideal analisar cada conversa  entender melhor ,pessoa pra q possamos vê melhor comunicação e diagnóstico ao paciente.

Promover uma conversa livre e procurar entender os pontos de tensão e principalmente identificar habilidades e preferências do aluno para direciona-lo a propostas adequadas de acordo com o seu perfil que poderia ser aprender um instrumento, técnicas de pintura ou culinária. As ações sugeridas teriam que se adequar a realidade do aluno e assim ajuda-lo a organização seu mundo interior.

A partir do estudo da situação, é necessário  conhecer a realidade  para entender as posturas e reações apresentadas por de Eduardo. Com profunda atenção na percepção e avaliação  que possibilite a criação de um perfil que possa identificar as potencialidades e dificuldades em relacionar com o meio e com a  convivência com o outro de forma  equilibrada.

Três formas utilizando a tecnica de sublimação

1 - tratamento psicologico individualizado.

2- tratamento psiquiatrico

3- tratamento psicologico aos pais

- Primeiramente é necessária uma análise mais profunda das condições e meios sociais em que o Eduardo está inserido (família, amigo e outros grupos);

- Em segundo, uma análise mais direcionada ao Eduardo, pautada em diálogos sobre espectativas futuras, desejos e sonhos;

- Por fim, com o resultado de ambas análises, buscar e executar atividades e incentivos socioculturais que mais se adequam ao Eduardo, com o objetivo de transformar sua força destrutiva interior em ações que beneficiam a sociedade como um todo.

 

Seguindo o embasamento de Freud, precisamos analisar o cenário familiar em que o jovem vive, quem sao, como sao e qual comportamento esses pais dao ao adolescente, pois se os outros alunos estao melhorando e vivem no mesmo cenario, esse seria um ponto de partida para elaborar um mecanismo de sublimacao, para transformar o "problema" em um beneficio para um todo.

PreviousPage 630 of 721Next