Desafio - Módulo I
Citação de Paloma Maria Duarte Pinto em janeiro 10, 2025, 5:43 pmAjudar a refletir sobre a origem do problema, fazer ter a percepção de seus erros e o que ocasiona os problemas, procurar ajuda com profissionais.
Ajudar a refletir sobre a origem do problema, fazer ter a percepção de seus erros e o que ocasiona os problemas, procurar ajuda com profissionais.
Citação de ThiagoCosta em janeiro 10, 2025, 6:25 pmAtividades esportivas de alta intensidade com o obejetivo de ransformar os impulsos agressivos em energia canalizada para o esporte, proporcionando disciplina, controle emocional e socialização.
Por quê?
O esporte é uma excelente forma de sublimar impulsos agressivos. Esportes como boxe, jiu-jitsu ou futebol ajudam o adolescente a expressar sua energia de maneira controlada e produtiva, ao mesmo tempo que promove respeito por regras e trabalho em equipe.Benefício:
Reduz os comportamentos violentos e ensina autocontrole, disciplina e respeito por limites.Atividades de Pautadas em Artes , incluindo música ou teatro .
Objetivo:
Dar ao adolescente uma forma criativa de expressão para que ele canalize seus conflitos internos de maneira positiva.Por quê?
A arte é uma das formas mais clássicas de sublimação. Atividades como música, teatro ou pintura permitem que o adolescente expresse suas emoções reprimidas e conflitos internos, sem recorrer a comportamentos destrutivos.Benefício:
Melhora a capacidade de autoexpressão, fortalece a autoestima e oferece um espaço seguro para lidar com emoções.Por último programa voluntariado , esse eu acredito que ao passar de algumas das fazes anterior , dando a ele de contar sua experiência de vida e sua mudança de hábitos .
Por quê?
Envolver o adolescente em projetos sociais pode ajudar a sublimar impulsos de controle e dominação ao colocá-lo em um contexto onde ele ajuda pessoas em situações de vulnerabilidade. Isso cria um sentimento de pertencimento e propósito.Benefício:
Desenvolve empatia, responsabilidade social e promove a transformação pessoal, ajudando o adolescente a encontrar um propósito positivo na sociedade.
Atividades esportivas de alta intensidade com o obejetivo de ransformar os impulsos agressivos em energia canalizada para o esporte, proporcionando disciplina, controle emocional e socialização.
Por quê?
O esporte é uma excelente forma de sublimar impulsos agressivos. Esportes como boxe, jiu-jitsu ou futebol ajudam o adolescente a expressar sua energia de maneira controlada e produtiva, ao mesmo tempo que promove respeito por regras e trabalho em equipe.
Benefício:
Reduz os comportamentos violentos e ensina autocontrole, disciplina e respeito por limites.
Atividades de Pautadas em Artes , incluindo música ou teatro .
Objetivo:
Dar ao adolescente uma forma criativa de expressão para que ele canalize seus conflitos internos de maneira positiva.
Por quê?
A arte é uma das formas mais clássicas de sublimação. Atividades como música, teatro ou pintura permitem que o adolescente expresse suas emoções reprimidas e conflitos internos, sem recorrer a comportamentos destrutivos.
Benefício:
Melhora a capacidade de autoexpressão, fortalece a autoestima e oferece um espaço seguro para lidar com emoções.
Por último programa voluntariado , esse eu acredito que ao passar de algumas das fazes anterior , dando a ele de contar sua experiência de vida e sua mudança de hábitos .
Por quê?
Envolver o adolescente em projetos sociais pode ajudar a sublimar impulsos de controle e dominação ao colocá-lo em um contexto onde ele ajuda pessoas em situações de vulnerabilidade. Isso cria um sentimento de pertencimento e propósito.
Benefício:
Desenvolve empatia, responsabilidade social e promove a transformação pessoal, ajudando o adolescente a encontrar um propósito positivo na sociedade.
Citação de Juliana da Mata machado em janeiro 10, 2025, 6:55 pmFazer com que Eduardo desenvolva novas habilidades sociais e empatia, conectando com os outros e sendo escutado para que possa entender suas emoções. O adolescente pode transformar impulsos agressivos em comportamentos saudáveis, a partir da sua história regressa e autoconhecimento. A criação ou ampliação de terapia e atividades comunitárias e criativas podem ser eficazes.
Fazer com que Eduardo desenvolva novas habilidades sociais e empatia, conectando com os outros e sendo escutado para que possa entender suas emoções. O adolescente pode transformar impulsos agressivos em comportamentos saudáveis, a partir da sua história regressa e autoconhecimento. A criação ou ampliação de terapia e atividades comunitárias e criativas podem ser eficazes.
Citação de Livia Carvalho em janeiro 11, 2025, 2:06 amComo forma de criar oportunidades para Eduardo desenvolver novas habilidades, empatia e formas saudáveis de relacionamento social, eu destacaria as seguintes ações/ atividades:
1- Oferecer atividades esportivas, competitivas e de trabalho em equipe. Esportes como artes marciais, futebol ou basquete, podem ajudar Eduardo a canalizar sua agressividade de maneira saudável e disciplinada. Atividades em equipe pode ensinar respeito mútuo, cooperação e empatia pelos outros.
2- Inseri-lo em projetos artísticos ou culturais. Oficina de arte, música ou teatro, podem servir como expressão emocional.
3- Criar um programa de mentoria e responsabilidades sociais. Envolver Eduardo em projetos onde ele seja responsável por ajudar crianças menores ou cuidar de tarefas importantes, pode incentivá-lo a se sentir útil e valorizado. A mentoria pode ajudá-lo a criar senso de propósito e direcionar sua energia para ações que beneficiem a comunidade, promovendo sua própria transformação.
Como forma de criar oportunidades para Eduardo desenvolver novas habilidades, empatia e formas saudáveis de relacionamento social, eu destacaria as seguintes ações/ atividades:
1- Oferecer atividades esportivas, competitivas e de trabalho em equipe. Esportes como artes marciais, futebol ou basquete, podem ajudar Eduardo a canalizar sua agressividade de maneira saudável e disciplinada. Atividades em equipe pode ensinar respeito mútuo, cooperação e empatia pelos outros.
2- Inseri-lo em projetos artísticos ou culturais. Oficina de arte, música ou teatro, podem servir como expressão emocional.
3- Criar um programa de mentoria e responsabilidades sociais. Envolver Eduardo em projetos onde ele seja responsável por ajudar crianças menores ou cuidar de tarefas importantes, pode incentivá-lo a se sentir útil e valorizado. A mentoria pode ajudá-lo a criar senso de propósito e direcionar sua energia para ações que beneficiem a comunidade, promovendo sua própria transformação.
Citação de Maria Cristina em janeiro 12, 2025, 3:22 pmEm primeiro lugar, acolher e procurar estabelecer uma relação de confiança.
Realizar um processo terapêutico que o ajude a descobrir de onde vem tanta animosidade pela vida, pelo outro. Procurar descobrir o que está por traz de seu comportamento. Onde, e o que aconteceu em sua trajetória.
Para sublimar, é necessário leva-lo a desenvolver atividades que ajudem a canalizar sua energia para ações positivas, que o fazem sentir bem. Podem ser variadas, atividades esportivas, arte, atividades comunitárias, ou de ajuda a outra pessoa. Algo que ele goste e o faça sentir-se bem.
Em primeiro lugar, acolher e procurar estabelecer uma relação de confiança.
Realizar um processo terapêutico que o ajude a descobrir de onde vem tanta animosidade pela vida, pelo outro. Procurar descobrir o que está por traz de seu comportamento. Onde, e o que aconteceu em sua trajetória.
Para sublimar, é necessário leva-lo a desenvolver atividades que ajudem a canalizar sua energia para ações positivas, que o fazem sentir bem. Podem ser variadas, atividades esportivas, arte, atividades comunitárias, ou de ajuda a outra pessoa. Algo que ele goste e o faça sentir-se bem.
Citação de Tatiana Nunes Freitas em janeiro 12, 2025, 5:25 pmCheguei as seguintes opções: analisar histórico familiar, doenças pré existentes e ambiente escolar.
Cheguei as seguintes opções: analisar histórico familiar, doenças pré existentes e ambiente escolar.
Citação de Cláudia Hozana em janeiro 12, 2025, 5:58 pmPrimeiramente é interessante identificar a raiz de seu comportamento, analisando seu meio familiar e social
Aplicar atividades de socialização em que ele necessite praticar reflexões de suas escolhas e ações, como simulação de situações que ele causa no outro, sendo causada nele mesmo.
Identificar atividades de cunho cognitivo de seu interesse, afim de liberar as tenções mentais e físicas, proporcionando o bem estar físico e emocional.
Primeiramente é interessante identificar a raiz de seu comportamento, analisando seu meio familiar e social
Aplicar atividades de socialização em que ele necessite praticar reflexões de suas escolhas e ações, como simulação de situações que ele causa no outro, sendo causada nele mesmo.
Identificar atividades de cunho cognitivo de seu interesse, afim de liberar as tenções mentais e físicas, proporcionando o bem estar físico e emocional.
Citação de khelmoraes em janeiro 12, 2025, 8:38 pmAo meu ver ele precisa de uma avaliação individual. Eu chamaria os responsáveis para entender o contexto inicial familiar. Talvez ele precise realmente se sentir inserido e com participação ativa nas aulas. Já tive aluno assim e eu o coloquei no centro da atenção como meu monitor. Não somente seu desempenho melhora como ele se sentirá útil perante aos demais.
Ao meu ver ele precisa de uma avaliação individual. Eu chamaria os responsáveis para entender o contexto inicial familiar. Talvez ele precise realmente se sentir inserido e com participação ativa nas aulas. Já tive aluno assim e eu o coloquei no centro da atenção como meu monitor. Não somente seu desempenho melhora como ele se sentirá útil perante aos demais.
Citação de Douglas Teixeira em janeiro 13, 2025, 2:20 amPrimeiramente entender como Eduardo se sente ao realizar tais comportamentos, na intencionalidade sobre ele refletir o que o motiva, entender melhor sua própria dor. Após isso fornecer segurança nas sessões, validando seu sentimento (sua dor). Com estes relatos postos, informar destas queixas aos responsáveis (com consentimento de Eduardo), e aos profissionais da educação que convivem com ele se viável (os próprios pais podem transmitir essas informações). Nas sessões, trabalhar com Eduardo a ideia de expressar sua dor por outras vias, como em aulas de educação física para interação com colegas (dinâmica de grupo ou também para extravasar tensão), ou de artes para desenhar parte de suas fantasias (boas ou ruins). Importante garantir com os professores que não haverá censura dos mesmos e nem dos colegas de classe, na tentativa de fornecer um ambiente acolhedor. As sessões devem ajudá-lo a lidar com os momentos de frustração onde a sublimação não ocorrer, ou julgamentos forem muito desanimadores, e fornecer ferramentas para que ele aprenda a lidar com essas situações, mas sem desistir de se expressar por estas vias socialmente benéficas.
Primeiramente entender como Eduardo se sente ao realizar tais comportamentos, na intencionalidade sobre ele refletir o que o motiva, entender melhor sua própria dor. Após isso fornecer segurança nas sessões, validando seu sentimento (sua dor). Com estes relatos postos, informar destas queixas aos responsáveis (com consentimento de Eduardo), e aos profissionais da educação que convivem com ele se viável (os próprios pais podem transmitir essas informações). Nas sessões, trabalhar com Eduardo a ideia de expressar sua dor por outras vias, como em aulas de educação física para interação com colegas (dinâmica de grupo ou também para extravasar tensão), ou de artes para desenhar parte de suas fantasias (boas ou ruins). Importante garantir com os professores que não haverá censura dos mesmos e nem dos colegas de classe, na tentativa de fornecer um ambiente acolhedor. As sessões devem ajudá-lo a lidar com os momentos de frustração onde a sublimação não ocorrer, ou julgamentos forem muito desanimadores, e fornecer ferramentas para que ele aprenda a lidar com essas situações, mas sem desistir de se expressar por estas vias socialmente benéficas.
Citação de Taila Mesquita em janeiro 13, 2025, 3:15 amA primeira coisa, seria conhecer o passado de Eduardo, e seu convívio com os pais.
A segunda coisa, seria achar um local que ele pudesse se expressar, ter a sua liberdade de expressão, para poder analisar o que ele gosta de fazer.
A terceira seria colocar uma atividade no seu dia a dia, para que ele conseguisse trocar as suas atitudes ruins, por algo que ele possa se expressar e se sentir mais a vontade.
A primeira coisa, seria conhecer o passado de Eduardo, e seu convívio com os pais.
A segunda coisa, seria achar um local que ele pudesse se expressar, ter a sua liberdade de expressão, para poder analisar o que ele gosta de fazer.
A terceira seria colocar uma atividade no seu dia a dia, para que ele conseguisse trocar as suas atitudes ruins, por algo que ele possa se expressar e se sentir mais a vontade.