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Desafio - Módulo I

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Primeiro investigaria o meio familiar e como ele se vê na familia.

Segundo eu deixaria ele falar e usaria a escuta ativa e interveções com perguntas, para invetigar a raiz da resistência  que o leva a raiva.

Terceiro investigaria sua autoimagem, e como ele se vê na sociedade e na familia.

Buscar saber como é sua vivência familiar e se lhe dão a atenção necessária.

Conversar com ele e propor análise ou terapia.

Descobrir os hobbies dele e investir e transformar sua força negativa em algo bom.

A sublimação, segundo Freud, permite canalizar impulsos negativos para ações construtivas. No caso de Eduardo, atividades como arte e expressão criativa podem ajudá-lo a manifestar suas emoções de forma saudável, sem agressividade, contribuindo para seu autoconhecimento e aprimorando sua comunicação Propor a inclusão de alguma  prática de esportes de alto impacto também pode ser uma alternativa, transformando sua impulsividade em disciplina, promovendo autocontrole, respeito e trabalho em equipe . Pode ser incluindo também , participar de atividades solidárias em projetos sociais pode despertar empatia e responsabilidade, auxiliando na construção de novas formas de relacionamento com os outros. Essas propostas devem ser apresentadas para o Eduardo , para que participe desse processo.

Primeiro ponto analisar o meio familiar e social que o garoto está envolvido;
Segundo, observar quais os valores e principios que a familia está transmitindo para o garoto e observar como é sua relação com o meio familiar, principalmente se tratando do pai e da mãe;

Terceiro, observar quais as influencias sociais e estimulos emocionais que ele está vivenciando.

 

A ideia da sublimação é pegar a agressividade e transformar em algo útil. Algumas opções:

Esportes que exigem força e controle → Artes marciais (judô, jiu-jitsu, boxe), levantamento de peso, rugby.
Atividades criativas → Música (bateria, rap), dança (hip-hop, breakdance), grafite, pintura.
Coisas que exigem estratégia e foco → Xadrez, eSports, programação, jogos de tabuleiro.
Atividades que dão propósito → Voluntariado, teatro, debate, oratória.

O segredo é achar algo que ele goste e que canalize a agressividade de forma produtiva.


Investigação do Adolescente

O começo é entender quem ele é e por que age assim.

1️⃣ Construir vínculo → Sem julgamento, sem pressão. Perguntar sobre o dia a dia, o que irrita ele, como se vê.
2️⃣ Histórico → Como foi a infância? Teve traumas? Família presente ou bagunçada?
3️⃣ Avaliação psicológica → Pode ser TDAH, Transtorno de Conduta, impulsividade extrema? Testes ajudam.
4️⃣ Ambiente social → Relação com escola, colegas, se sofre exclusão ou rejeição.

Perguntas chaves:

  • "O que acontece antes de você ficar com raiva?"
  • "O que você sente quando isso acontece?"
  • "O que geralmente acontece depois?"

Gatilhos da Agressividade

É uma defesa? → Se sente ameaçado?
É um meio de conseguir algo? → Aprendeu que funciona?
Existe um padrão? → Em casa? Na escola? Em certas situações?

Se identifica os gatilhos, fica mais fácil saber o que fazer.


Plano Terapêutico

Com as informações, dá pra traçar um plano:

🔹 Se tem traumas: trabalhar ressignificação e controle emocional.
🔹 Se é impulsividade extrema: ensinar autocontrole, talvez psiquiatra.
🔹 Se falta propósito: colocar em atividades estruturadas.

Possíveis abordagens:

  • TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental):
  • Terapia familiar: se o problema vem de casa.

Aqui estão três ações/atividades

 

1. Atividades Artísticas e Criativas Introduzir Eduardo em práticas como pintura, escultura, música ou teatro pode permitir que ele expresse suas emoções de forma positiva, canalizando sua agressividade para a criação artística. A arte funciona como um meio de sublimação ao transformar impulsos destrutivos em produções socialmente valorizadas.

 

2. Esportes e Artes Marciais

Incentivar Eduardo a praticar esportes, especialmente artes marciais como jiu-jitsu ou judô, pode ajudá-lo a desenvolver disciplina, respeito e controle emocional. O esporte é um mecanismo eficaz de sublimação, pois converte energia agressiva em um esforço construtivo e regulamentado.

 

3. Engajamento em Projetos Sociais Envolver Eduardo em atividades de ajuda comunitária, como programas de mentoria para crianças menores ou participação em projetos ambientais e sociais, pode proporcionar um novo significado para suas ações. Ajudar os outros pode canalizar sua energia para um propósito positivo e aumentar sua autoestima.

 

Essas ações podem contribuir para a transformação de Eduardo, promovendo um desenvolvimento mais saudável e equilibrado de sua personalidade.

Bom dia! Me parece que o adolescente não está tendo controle das suas emoções o seu nível de sublimação está desalinhada. Talvez um excesso do ego!

podemos tentar uma abordagem familiar pra tentar entender a história desse paciente. Ver quais são os trauma para ser tratados

Envolvimento do aluno em diversas programações como: Atividade física, esportiva, artes, projetos e clubes escolares, mentorias e orientações, envolvimento familiar, programação de metas e recompensas

Raimundo Silva

  1. Aproximar , acolher, mostrar interesse em ajuda-lo para poder ouvi-lo
  2. Descobrir as causas de tais comportamentos do Eduardo
  3.  procurar ver como é o ambiente familiar

Aprofundaria meus conhecimentos sobre o aluno na tentativa de descobrir atividades que lhe davam prazer ou prendesse-lhe mais a atenção. Exemplos: desenhos, pinturas, futebol, ouvir histórias, outros esportes., fotografias, etc.

Apos a identificação elegeria aquelas de maior potencial e desenvolveria uma metodologia para desenvolvê-la.

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