Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 651 of 654Next

Freud acreditava que o comportamento humano é profundamente influenciado por experiências passadas, especialmente na infância, e por conflitos inconscientes. No caso desse menino pode ser algum trauma de infância bem escondido acompanhado por algum tipo de mecanismo de defesa que o impede de progredir nos estudos e deixar a sua agressividade.

Luiz Carlos Freitas Costa has reacted to this post.
Luiz Carlos Freitas Costa
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

Chamar o adolescente para ouvir o que os seus amigos têm a dizer sobre o comportamento dele, permitindo que ele justifique suas atitudes.

Pedir que tanto o adolescente como os amigos escrevam três motivos pelos quais é saudável manter boa convivência.

Discutir sobre o que cada um pode fazer para dar uma contribuição pessoal para o crescimento do outro.

 

Luiz Carlos Freitas Costa has reacted to this post.
Luiz Carlos Freitas Costa

Realizar uma abordagem de conversa livre com o indivíduo para entender onde está a questão que o leva a tal comportamento.

Trazer a tona os fatos que os leva a agir deste modo.

Auxiliando no tratamento das emoções e transtornos por meio da análise, se possível envolver os pais para que possamos entender melhor o modo de agir da criança.

Apresentar e introduzi-lo em atividades de artes, jogos de estratégia (tabuleiro/xadrez), trabalhos artísticos, ações sociais e práticas religiosas.

Ação 1: ouvir, deixar Eduardo falar sobre suas dores e angústias, relacionamento familiar e etc.

Ação 2: assim como a sublimação, se for o caso, descobrir uma arte, instrumento musical ou pintura, por exemplo, que Eduardo tenha afinidade para deixá-lo expressar seus pensamentos.

Ação 3: deixar que seus colegas de classe tenham algum tipo de participação nas atividades com Eduardo para que seja um meio de apoio ao seu desenvolvimento criativo.

Estabelecer a escuta ativa, e buscar se aprofundar na visão de mundo e das crenças e recordações que possa ter, e a cada sessão buscar o aprofundamento desta consciência e o destrinchar da inconsciência.

Escuta ativa dos pensamentos e sentimentos do Eduardo, aprofundar a consciência do "Eu" Eduardo, e o aprofundamentos das mémórias, traumas e sentimentos que abrigam seu inconsciente.

podemos considerar atividades que abordam os diferentes componentes da personalidade de Eduardo, como o id, o ego e o superego, para ajudá-lo a lidar com suas impulsividades e melhorar seu comportamento.

Primeiramente deveria leva-lo ao profissional de saúde mental e também sua família/ Após, verificar a melhor maneira de transformar essa pulsão em algo aproveitável socialmente/ verificar os gatilhos e estudar as defesas inconscientes que surgem e o por quê desse surgimento.

A primeira coisa é compreender o contexto biopsicossocial do indivíduo, acolhendo-o, e levantando as possíveis causas físicas e sociais para seu comportamento.

 

A segunda seria levar ao conselho, e avaliar a possibilidade de tomar medidas cabíveis, em primeira instância junto a família, caso necessário junto a um órgão responsável.

 

O terceiro seria desenvolver novas atividades voltadas ao indivíduo e sua adequação ao ambiente de forma mais saudável, pensando em adicionar a sua rotina atividades que venham possibilitar o processo de sublimação.

PreviousPage 651 of 654Next