Desafio - Módulo I
Citação de ANA CRISTINA WEIBER em março 2, 2025, 7:45 pmFreud acreditava que o comportamento humano é profundamente influenciado por experiências passadas, especialmente na infância, e por conflitos inconscientes. No caso desse menino pode ser algum trauma de infância bem escondido acompanhado por algum tipo de mecanismo de defesa que o impede de progredir nos estudos e deixar a sua agressividade.
Freud acreditava que o comportamento humano é profundamente influenciado por experiências passadas, especialmente na infância, e por conflitos inconscientes. No caso desse menino pode ser algum trauma de infância bem escondido acompanhado por algum tipo de mecanismo de defesa que o impede de progredir nos estudos e deixar a sua agressividade.
Citação de Vera Márcia de Assis Bretas em março 3, 2025, 11:41 amCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
Chamar o adolescente para ouvir o que os seus amigos têm a dizer sobre o comportamento dele, permitindo que ele justifique suas atitudes.
Pedir que tanto o adolescente como os amigos escrevam três motivos pelos quais é saudável manter boa convivência.
Discutir sobre o que cada um pode fazer para dar uma contribuição pessoal para o crescimento do outro.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
Chamar o adolescente para ouvir o que os seus amigos têm a dizer sobre o comportamento dele, permitindo que ele justifique suas atitudes.
Pedir que tanto o adolescente como os amigos escrevam três motivos pelos quais é saudável manter boa convivência.
Discutir sobre o que cada um pode fazer para dar uma contribuição pessoal para o crescimento do outro.
Citação de Luiz Carlos Freitas Costa em março 3, 2025, 2:15 pmRealizar uma abordagem de conversa livre com o indivíduo para entender onde está a questão que o leva a tal comportamento.
Trazer a tona os fatos que os leva a agir deste modo.
Auxiliando no tratamento das emoções e transtornos por meio da análise, se possível envolver os pais para que possamos entender melhor o modo de agir da criança.
Realizar uma abordagem de conversa livre com o indivíduo para entender onde está a questão que o leva a tal comportamento.
Trazer a tona os fatos que os leva a agir deste modo.
Auxiliando no tratamento das emoções e transtornos por meio da análise, se possível envolver os pais para que possamos entender melhor o modo de agir da criança.
Citação de Herivelton Melo em março 3, 2025, 9:45 pmApresentar e introduzi-lo em atividades de artes, jogos de estratégia (tabuleiro/xadrez), trabalhos artísticos, ações sociais e práticas religiosas.
Apresentar e introduzi-lo em atividades de artes, jogos de estratégia (tabuleiro/xadrez), trabalhos artísticos, ações sociais e práticas religiosas.
Citação de Crislene Castro dos Passos em março 4, 2025, 12:15 amAção 1: ouvir, deixar Eduardo falar sobre suas dores e angústias, relacionamento familiar e etc.
Ação 2: assim como a sublimação, se for o caso, descobrir uma arte, instrumento musical ou pintura, por exemplo, que Eduardo tenha afinidade para deixá-lo expressar seus pensamentos.
Ação 3: deixar que seus colegas de classe tenham algum tipo de participação nas atividades com Eduardo para que seja um meio de apoio ao seu desenvolvimento criativo.
Ação 1: ouvir, deixar Eduardo falar sobre suas dores e angústias, relacionamento familiar e etc.
Ação 2: assim como a sublimação, se for o caso, descobrir uma arte, instrumento musical ou pintura, por exemplo, que Eduardo tenha afinidade para deixá-lo expressar seus pensamentos.
Ação 3: deixar que seus colegas de classe tenham algum tipo de participação nas atividades com Eduardo para que seja um meio de apoio ao seu desenvolvimento criativo.
Citação de Denis Alves Tannuri em março 4, 2025, 4:25 pmEstabelecer a escuta ativa, e buscar se aprofundar na visão de mundo e das crenças e recordações que possa ter, e a cada sessão buscar o aprofundamento desta consciência e o destrinchar da inconsciência.
Estabelecer a escuta ativa, e buscar se aprofundar na visão de mundo e das crenças e recordações que possa ter, e a cada sessão buscar o aprofundamento desta consciência e o destrinchar da inconsciência.
Citação de Denis Alves Tannuri em março 4, 2025, 4:29 pmEscuta ativa dos pensamentos e sentimentos do Eduardo, aprofundar a consciência do "Eu" Eduardo, e o aprofundamentos das mémórias, traumas e sentimentos que abrigam seu inconsciente.
Escuta ativa dos pensamentos e sentimentos do Eduardo, aprofundar a consciência do "Eu" Eduardo, e o aprofundamentos das mémórias, traumas e sentimentos que abrigam seu inconsciente.
Citação de milanibrasil em março 5, 2025, 5:48 ampodemos considerar atividades que abordam os diferentes componentes da personalidade de Eduardo, como o id, o ego e o superego, para ajudá-lo a lidar com suas impulsividades e melhorar seu comportamento.
Atividades Artísticas (Desenho, Pintura, Teatro) - Para canalizar o id: O id, segundo Freud, é a parte da psique que busca satisfação imediata dos desejos e impulsos, sem considerar as consequências. Atividades criativas, como a arte ou o teatro, podem ajudar Eduardo a externalizar suas emoções e frustrações de forma construtiva, sem recorrer a comportamentos impulsivos como brigas ou delitos. A arte pode servir como uma forma de expressão para lidar com seus sentimentos, ajudando a acalmar o id e a promover a reflexão.
Jogos de Grupo e Esportes - Para o desenvolvimento do ego: O ego é a parte que medeia os desejos do id com as exigências da realidade. Atividades que envolvem trabalho em equipe, como esportes ou jogos em grupo, podem ensinar a Eduardo habilidades importantes de socialização, como respeito aos outros, cooperação e controle de impulsos. Ele aprenderia a lidar com frustrações de forma mais controlada e a tomar decisões mais equilibradas, ajudando no desenvolvimento de um ego mais forte e maduro.
Sessões de Terapia ou Aconselhamento - Para o fortalecimento do superego: O superego representa a parte moral da personalidade, que orienta a conduta ética e responsável. Sessões de terapia ou aconselhamento poderiam ajudá-lo a refletir sobre suas atitudes, compreender as consequências de suas ações e desenvolver um senso mais forte de responsabilidade e autocontrole. Através de conversas regulares com um psicólogo ou conselheiro, Eduardo poderia aprender a integrar as normas sociais e morais em suas decisões e ações diárias.
-
Atividades Artísticas (Desenho, Pintura, Teatro) - Para canalizar o id: O id, segundo Freud, é a parte da psique que busca satisfação imediata dos desejos e impulsos, sem considerar as consequências. Atividades criativas, como a arte ou o teatro, podem ajudar Eduardo a externalizar suas emoções e frustrações de forma construtiva, sem recorrer a comportamentos impulsivos como brigas ou delitos. A arte pode servir como uma forma de expressão para lidar com seus sentimentos, ajudando a acalmar o id e a promover a reflexão.
-
Jogos de Grupo e Esportes - Para o desenvolvimento do ego: O ego é a parte que medeia os desejos do id com as exigências da realidade. Atividades que envolvem trabalho em equipe, como esportes ou jogos em grupo, podem ensinar a Eduardo habilidades importantes de socialização, como respeito aos outros, cooperação e controle de impulsos. Ele aprenderia a lidar com frustrações de forma mais controlada e a tomar decisões mais equilibradas, ajudando no desenvolvimento de um ego mais forte e maduro.
-
Sessões de Terapia ou Aconselhamento - Para o fortalecimento do superego: O superego representa a parte moral da personalidade, que orienta a conduta ética e responsável. Sessões de terapia ou aconselhamento poderiam ajudá-lo a refletir sobre suas atitudes, compreender as consequências de suas ações e desenvolver um senso mais forte de responsabilidade e autocontrole. Através de conversas regulares com um psicólogo ou conselheiro, Eduardo poderia aprender a integrar as normas sociais e morais em suas decisões e ações diárias.
Citação de JOAO PAULO DE SOUSA REGO em março 5, 2025, 8:51 pmPrimeiramente deveria leva-lo ao profissional de saúde mental e também sua família/ Após, verificar a melhor maneira de transformar essa pulsão em algo aproveitável socialmente/ verificar os gatilhos e estudar as defesas inconscientes que surgem e o por quê desse surgimento.
Primeiramente deveria leva-lo ao profissional de saúde mental e também sua família/ Após, verificar a melhor maneira de transformar essa pulsão em algo aproveitável socialmente/ verificar os gatilhos e estudar as defesas inconscientes que surgem e o por quê desse surgimento.
Citação de Thiago Hora em março 6, 2025, 12:33 amA primeira coisa é compreender o contexto biopsicossocial do indivíduo, acolhendo-o, e levantando as possíveis causas físicas e sociais para seu comportamento.
A segunda seria levar ao conselho, e avaliar a possibilidade de tomar medidas cabíveis, em primeira instância junto a família, caso necessário junto a um órgão responsável.
O terceiro seria desenvolver novas atividades voltadas ao indivíduo e sua adequação ao ambiente de forma mais saudável, pensando em adicionar a sua rotina atividades que venham possibilitar o processo de sublimação.
A primeira coisa é compreender o contexto biopsicossocial do indivíduo, acolhendo-o, e levantando as possíveis causas físicas e sociais para seu comportamento.
A segunda seria levar ao conselho, e avaliar a possibilidade de tomar medidas cabíveis, em primeira instância junto a família, caso necessário junto a um órgão responsável.
O terceiro seria desenvolver novas atividades voltadas ao indivíduo e sua adequação ao ambiente de forma mais saudável, pensando em adicionar a sua rotina atividades que venham possibilitar o processo de sublimação.