Desafio - Módulo I
Citação de Eduardo Barros em março 11, 2025, 9:58 pm1- Extrair do Eduardo
2- Extrair dos pais do Eduardo
3 Extrair do ambiente que está ocasionando
1- Extrair do Eduardo
2- Extrair dos pais do Eduardo
3 Extrair do ambiente que está ocasionando
Citação de Eduardo Barros em março 11, 2025, 10:06 pm1- Extrair do Eduardo a respeito do seu ambiente familiar;
2- Extarir dos Pais do Eduardo
3- Extrair do ambiente escolar para o conceito de sublimação
1- Extrair do Eduardo a respeito do seu ambiente familiar;
2- Extarir dos Pais do Eduardo
3- Extrair do ambiente escolar para o conceito de sublimação
Citação de Ana Paula Alves Martins em março 12, 2025, 1:31 amPrimeira coisa seria o inserir em uma atividade que ele se sentisse útil, outra atividade que ele pudesse se divertir,(aulas de música, futebol, luta) que ele pudesse colocar os sentimentos a prova, aprendesse a conviver em equipe, e um acompanhamento psicológico com ctza, pra tentar encontrar a raiz do problema, algo familiar, condições de moradia, tipo de alimentação, lazer... Para uma criança isso tudo tem influência.
Primeira coisa seria o inserir em uma atividade que ele se sentisse útil, outra atividade que ele pudesse se divertir,(aulas de música, futebol, luta) que ele pudesse colocar os sentimentos a prova, aprendesse a conviver em equipe, e um acompanhamento psicológico com ctza, pra tentar encontrar a raiz do problema, algo familiar, condições de moradia, tipo de alimentação, lazer... Para uma criança isso tudo tem influência.
Citação de Maria Rafaela Simao em março 12, 2025, 3:30 amconhecer o individuo de forma imparcial, excluindo o juízo de valor.
inserir ao individuo conhecimento de bons costumes, ética e moral de forma progressiva.
auxiliar na construção da consciência.
conhecer o individuo de forma imparcial, excluindo o juízo de valor.
inserir ao individuo conhecimento de bons costumes, ética e moral de forma progressiva.
auxiliar na construção da consciência.
Citação de Rodrigo Roberto Soares em março 12, 2025, 10:50 amPrimeiro: conversar e entender como é seu convívio familiar e se existe algum trauma que o leve a esse comportamento inadequado.
Segundo: orientar de maneira simples e específica, para conseguir gerar confiança, e nesse processo poder ajudar
Terceiro: procurar ajuda especializada
Primeiro: conversar e entender como é seu convívio familiar e se existe algum trauma que o leve a esse comportamento inadequado.
Segundo: orientar de maneira simples e específica, para conseguir gerar confiança, e nesse processo poder ajudar
Terceiro: procurar ajuda especializada
Citação de Alessandro Sales em março 12, 2025, 6:12 pmAlém de diálogo e entendimento das questões intrinssecas;
- Diário Emocional: Registrar
- Arteterapia: Expressar
- Escrita Terapêutica: Redigir
Além de diálogo e entendimento das questões intrinssecas;
- Diário Emocional: Registrar
- Arteterapia: Expressar
- Escrita Terapêutica: Redigir
Citação de Suellen Camargo em março 12, 2025, 6:47 pmRealmente Eduardo passava por algum sofrimento em sua psiquê, pois seu comportamento aversivo a escola, colegas demonstrava isso.
Realmente Eduardo passava por algum sofrimento em sua psiquê, pois seu comportamento aversivo a escola, colegas demonstrava isso.
Citação de Suellen Camargo em março 12, 2025, 6:52 pmInvestigar como é o seu ambiente familiar, qual o manejo da família com esse comportamento disruptivo, trazer um acolhimento para Eduardo, para compreender o que está acontecendo.
Investigar como é o seu ambiente familiar, qual o manejo da família com esse comportamento disruptivo, trazer um acolhimento para Eduardo, para compreender o que está acontecendo.
Citação de Maria Lucia stos em março 12, 2025, 6:57 pmA princípio seria o caso de sentar com ele e ter uma conversa.
Depois procurar os familiares para saber mais sobre o porque do comportamento dele.
A princípio seria o caso de sentar com ele e ter uma conversa.
Depois procurar os familiares para saber mais sobre o porque do comportamento dele.
Citação de Rafael Magalhães Previdelli em março 12, 2025, 7:40 pmFreud via a sublimação propõe a transformação de impulsos instintivos (especialmente agressivos e sexuais). 1) A sublimação ocorre quando energias agressivas são redirecionadas para criações simbólicas (ex: arte), substituindo objetivos destrutivos por produções culturalmente valorizadas. 2) Os Esportes coletivos estimulam a identificação narcísica com ideais sociais (ego ideal) e substituem impulsos por regras estruturadas, integrando o indivíduo à cultura. 3) A sublimação primária envolve erotização de pulsões de morte através de identificações que vinculam desejo individual a metas socialmente reconhecidas. Esse seleção de temas de interesse do aluno (ex: robótica, música urbana) para desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Apresentações públicas dos trabalhos, conectando conteúdo escolar a questões do cotidiano (ex: física aplicada a skateboarding). Essas atividades combinam a substituição de objetivos pulsionais (agressividade, desinteresse) por produções culturalmente validadas, alinhando-se à visão freudiana de que a sublimação é um mecanismo essencial para harmonizar conflitos entre indivíduo e sociedade. A integração de elementos artísticos, esportivos e pedagógicos reforça tanto a ordem social quanto o desenvolvimento psíquico saudável.
Freud via a sublimação propõe a transformação de impulsos instintivos (especialmente agressivos e sexuais). 1) A sublimação ocorre quando energias agressivas são redirecionadas para criações simbólicas (ex: arte), substituindo objetivos destrutivos por produções culturalmente valorizadas. 2) Os Esportes coletivos estimulam a identificação narcísica com ideais sociais (ego ideal) e substituem impulsos por regras estruturadas, integrando o indivíduo à cultura. 3) A sublimação primária envolve erotização de pulsões de morte através de identificações que vinculam desejo individual a metas socialmente reconhecidas. Esse seleção de temas de interesse do aluno (ex: robótica, música urbana) para desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Apresentações públicas dos trabalhos, conectando conteúdo escolar a questões do cotidiano (ex: física aplicada a skateboarding). Essas atividades combinam a substituição de objetivos pulsionais (agressividade, desinteresse) por produções culturalmente validadas, alinhando-se à visão freudiana de que a sublimação é um mecanismo essencial para harmonizar conflitos entre indivíduo e sociedade. A integração de elementos artísticos, esportivos e pedagógicos reforça tanto a ordem social quanto o desenvolvimento psíquico saudável.