Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 654 of 683Next

1- Extrair do Eduardo

2- Extrair dos pais do Eduardo

3 Extrair do ambiente que está ocasionando

1- Extrair do Eduardo a respeito do seu ambiente familiar;

2- Extarir dos Pais do Eduardo

3- Extrair do ambiente escolar para o conceito de sublimação

Primeira coisa seria o inserir em uma atividade que ele se sentisse útil, outra atividade que ele pudesse se divertir,(aulas de música, futebol, luta) que ele pudesse colocar os sentimentos a prova, aprendesse a conviver em equipe, e um acompanhamento psicológico com ctza, pra tentar encontrar a raiz do problema, algo familiar, condições de moradia, tipo de alimentação, lazer... Para uma criança isso tudo tem influência.

conhecer o individuo de forma imparcial, excluindo o juízo de valor.

inserir ao individuo conhecimento de bons costumes, ética e moral de forma progressiva.

auxiliar na construção da consciência.

Primeiro: conversar e entender como é seu convívio familiar e se existe algum trauma que o leve a esse comportamento inadequado.

Segundo: orientar de maneira simples e específica, para conseguir gerar confiança, e nesse processo poder ajudar

Terceiro: procurar ajuda especializada

Além de diálogo e entendimento das questões intrinssecas;

 

  • Diário Emocional: Registrar
  • Arteterapia: Expressar
  • Escrita Terapêutica: Redigir

 

Realmente Eduardo passava por algum sofrimento em sua psiquê, pois seu comportamento aversivo a escola, colegas demonstrava isso.

Investigar como é o seu ambiente familiar, qual o manejo da família com esse comportamento disruptivo, trazer um acolhimento para Eduardo, para compreender o que está acontecendo.

A princípio  seria o caso de sentar com ele e ter uma conversa.

Depois procurar os familiares para saber mais sobre o porque do comportamento dele.

Freud via a sublimação propõe a transformação de impulsos instintivos (especialmente agressivos e sexuais). 1) A sublimação ocorre quando energias agressivas são redirecionadas para criações simbólicas (ex: arte), substituindo objetivos destrutivos por produções culturalmente valorizadas. 2) Os Esportes coletivos estimulam a identificação narcísica com ideais sociais (ego ideal) e substituem impulsos por regras estruturadas, integrando o indivíduo à cultura. 3) A sublimação primária envolve erotização de pulsões de morte através de identificações que vinculam desejo individual a metas socialmente reconhecidas. Esse seleção de temas de interesse do aluno (ex: robótica, música urbana) para desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Apresentações públicas dos trabalhos, conectando conteúdo escolar a questões do cotidiano (ex: física aplicada a skateboarding). Essas atividades combinam a substituição de objetivos pulsionais (agressividade, desinteresse) por produções culturalmente validadas, alinhando-se à visão freudiana de que a sublimação é um mecanismo essencial para harmonizar conflitos entre indivíduo e sociedade. A integração de elementos artísticos, esportivos e pedagógicos reforça tanto a ordem social quanto o desenvolvimento psíquico saudável.

tamararl has reacted to this post.
tamararl
PreviousPage 654 of 683Next