Desafio - Módulo I
Citação de Valtenice Farias da Silva de Barros em março 14, 2025, 11:57 pmConversar para entender a "dor" que o faz agir de tal forma, procurar conhecer os laços e convivências familiares, tentar direcionar pata melhora da questão social
Conversar para entender a "dor" que o faz agir de tal forma, procurar conhecer os laços e convivências familiares, tentar direcionar pata melhora da questão social
Citação de Viridiane Veneri em março 15, 2025, 9:53 pmseria necessário observar o jovem em questão além do papel de aluno, colega de classe, mas como filho, irmão...
Sua reação fora de casa pode expressar justamente a reação que ele gostaria de ter na sua própria casa, uma ilusão a forma correta de se defender dos gatilhos que são ativados.
Sua rebeldia pode estar representando um grito interno, sobre situações que seu ser sente necessidade de se libertar.
seria necessário observar o jovem em questão além do papel de aluno, colega de classe, mas como filho, irmão...
Sua reação fora de casa pode expressar justamente a reação que ele gostaria de ter na sua própria casa, uma ilusão a forma correta de se defender dos gatilhos que são ativados.
Sua rebeldia pode estar representando um grito interno, sobre situações que seu ser sente necessidade de se libertar.
Citação de Israel Andrade Leite em março 16, 2025, 3:21 pmNeste caso, primeiramente é importante entender como é a realidade de Eduardo, como é sua convivência familiar, e como os pais lidam com essa criança, para que entendamos melhor quais estruturas do seu sistema psíquico estão em sobrecarga e assim, possamos planejar uma intervenção que atue diretamente, ou o mais próximo possível, da raiz do problema. E para que isso aconteça é necessário escutar o paciente, para que a cura se dê início nas palavras dele. Posterior à esta investigação inicial, seria razoável fomentar atividades de trabalho em equipe; participação em gincanas da escola, esportes, teatro, etc., tanto para que ele se sinta parte de algo com um propósito maior e aprenda a se regular melhor em ambientes sociais, quanto para que ele tenha um espaço no qual possa extravasar de maneira adequada sem ser rechaçado ou negligenciado por outros integrantes. E por fim, trabalhar com Eduardo para aprender e criar ferramentas que o ajudem a manter no curso.
Neste caso, primeiramente é importante entender como é a realidade de Eduardo, como é sua convivência familiar, e como os pais lidam com essa criança, para que entendamos melhor quais estruturas do seu sistema psíquico estão em sobrecarga e assim, possamos planejar uma intervenção que atue diretamente, ou o mais próximo possível, da raiz do problema. E para que isso aconteça é necessário escutar o paciente, para que a cura se dê início nas palavras dele. Posterior à esta investigação inicial, seria razoável fomentar atividades de trabalho em equipe; participação em gincanas da escola, esportes, teatro, etc., tanto para que ele se sinta parte de algo com um propósito maior e aprenda a se regular melhor em ambientes sociais, quanto para que ele tenha um espaço no qual possa extravasar de maneira adequada sem ser rechaçado ou negligenciado por outros integrantes. E por fim, trabalhar com Eduardo para aprender e criar ferramentas que o ajudem a manter no curso.
Citação de Francisco Antônio cruz de Souza em março 17, 2025, 1:35 amprimeiro conversar com ele e família , segundo uma vez tendo conversado poderá descobrir a causa que estava no inconsciente ,terceiro uma vez tendo sido descoberta a causa agora estar consciente da causa e poderá ser tratada
primeiro conversar com ele e família , segundo uma vez tendo conversado poderá descobrir a causa que estava no inconsciente ,terceiro uma vez tendo sido descoberta a causa agora estar consciente da causa e poderá ser tratada
Citação de bresiqueirac em março 17, 2025, 1:42 am
- Diálogo e Análise Familiar: Conversar com Eduardo para entender suas motivações e verificar sua relação familiar.
- Esportes ou Artes Marciais: Canalizar agressividade por meio do judô, boxe ou capoeira, promovendo disciplina.
- Atividades Artísticas ou Comunitárias :Incentivar teatro, música ou liderança em projetos sociais para desenvolver empatia e pertencimento.
- Projetos Comunitários : Envolver Eduardo em liderança e ações sociais para desenvolver empatia e senso de pertencimento.
- Diálogo e Análise Familiar: Conversar com Eduardo para entender suas motivações e verificar sua relação familiar.
- Esportes ou Artes Marciais: Canalizar agressividade por meio do judô, boxe ou capoeira, promovendo disciplina.
- Atividades Artísticas ou Comunitárias :Incentivar teatro, música ou liderança em projetos sociais para desenvolver empatia e pertencimento.
- Projetos Comunitários : Envolver Eduardo em liderança e ações sociais para desenvolver empatia e senso de pertencimento.
Citação de Francisco Antônio cruz de Souza em março 17, 2025, 1:43 amprimeiro conversar com ele e família , segundo a pós a conversa poderá ter sido detectada a causa que estava no inconsciente ,terceiro a causa que estava no inconsciente ,agora veio a ser consciente sendo dessa forma poderá ser tratada
primeiro conversar com ele e família , segundo a pós a conversa poderá ter sido detectada a causa que estava no inconsciente ,terceiro a causa que estava no inconsciente ,agora veio a ser consciente sendo dessa forma poderá ser tratada
Citação de Virginia Reinaldi em março 17, 2025, 2:36 amsublimação - FREUD
. mudanças de estímulos;
. aplicação de atividades voltadas para o aspecto teoria/prática;
. colocar o Eduardo como "ajudante", aumentando sua atuação em sala - trará maior reconhecimento e acolhimento para o mesmo.
Nesse cenário o que percebo é que Eduardo não tem mecanismos de defesa (sublimação) claros. A necessidade de se defender e de impor por meio da agressividade me demonstra uma profunda carência de atenção. Por isso as sugestões.
sublimação - FREUD
. mudanças de estímulos;
. aplicação de atividades voltadas para o aspecto teoria/prática;
. colocar o Eduardo como "ajudante", aumentando sua atuação em sala - trará maior reconhecimento e acolhimento para o mesmo.
Nesse cenário o que percebo é que Eduardo não tem mecanismos de defesa (sublimação) claros. A necessidade de se defender e de impor por meio da agressividade me demonstra uma profunda carência de atenção. Por isso as sugestões.
Citação de Pamela Amanda Moreira Silva em março 17, 2025, 2:48 amCom base no conceito da sublimacao. Acredito que seria ideal chegar como e o ambiente familiar que ele esta inserido. Orientar os pais sobre a importancia de conversar para entender melhor oque se passa na cabeca do Eduardo. Apos uma conversa com os pais, procurar ouvir do Eduardo o porque ele toma essas atitudes oque ele espera de retorno com essas atitudes, exemplo quando fala em tom agressivo com os menores, ele faz isso porque? Mostrar poder? O que o leva a fazer isso? E mostrar para eles que ele pode canalizar essa raiva, dor, seja oque ele esta sentindo para algo que possa o ajudar na vida, como esporte, a arte qualquer atividade que va o ajudar de uma forma positiva.
Com base no conceito da sublimacao. Acredito que seria ideal chegar como e o ambiente familiar que ele esta inserido. Orientar os pais sobre a importancia de conversar para entender melhor oque se passa na cabeca do Eduardo. Apos uma conversa com os pais, procurar ouvir do Eduardo o porque ele toma essas atitudes oque ele espera de retorno com essas atitudes, exemplo quando fala em tom agressivo com os menores, ele faz isso porque? Mostrar poder? O que o leva a fazer isso? E mostrar para eles que ele pode canalizar essa raiva, dor, seja oque ele esta sentindo para algo que possa o ajudar na vida, como esporte, a arte qualquer atividade que va o ajudar de uma forma positiva.
Citação de Arivaldo Leandro em março 17, 2025, 11:39 pmA primeira ação a ser providênciada seria a canalização dessa força destrutiva interior para um esporte que Eduardo pudesse liberar toda essa energia. O segundo passo seria um acompanhamento psicológico para identificar outros possíveis problemas em seu inconsciente. O terceiro movimento seria no sentido de identificar passíveis problemas socioeconômicos familiares que pudessem estar influenciando, negativamente, a psiquê de Eduardo. Um possível e quarto movimento seria no sentido detectar possíveis problemas nas relações familiares.
A primeira ação a ser providênciada seria a canalização dessa força destrutiva interior para um esporte que Eduardo pudesse liberar toda essa energia. O segundo passo seria um acompanhamento psicológico para identificar outros possíveis problemas em seu inconsciente. O terceiro movimento seria no sentido de identificar passíveis problemas socioeconômicos familiares que pudessem estar influenciando, negativamente, a psiquê de Eduardo. Um possível e quarto movimento seria no sentido detectar possíveis problemas nas relações familiares.
Citação de Arivaldo Leandro em março 18, 2025, 10:54 amDepois de conversar com Eduardo e sua família, a fim de entender melhor a situação, proporia uma intervenção que colocasse Eduardo em um esporte para que ele pudesse canalizar toda essa energia agressiva para a modalidade esportiva praticada.
Um segundo movimento possível, seria algumas sessões clínicas com um psicólogo ou psicanalista para identificar a possível origem dessa agressão.
Uma terceira possibilidade, seria observar Eduardo no seio familiar. Identificar passíveis agressões em que ele estivesse sendo vítima. Também seria interessante observar a situação socioeconômica de Eduardo, pois situação de pobreza e abandono levam adolescentes a ficarem agressivos e revoltados.
Depois de conversar com Eduardo e sua família, a fim de entender melhor a situação, proporia uma intervenção que colocasse Eduardo em um esporte para que ele pudesse canalizar toda essa energia agressiva para a modalidade esportiva praticada.
Um segundo movimento possível, seria algumas sessões clínicas com um psicólogo ou psicanalista para identificar a possível origem dessa agressão.
Uma terceira possibilidade, seria observar Eduardo no seio familiar. Identificar passíveis agressões em que ele estivesse sendo vítima. Também seria interessante observar a situação socioeconômica de Eduardo, pois situação de pobreza e abandono levam adolescentes a ficarem agressivos e revoltados.
