Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 655 of 655

Freud via a sublimação propõe a transformação de impulsos instintivos (especialmente agressivos e sexuais). 1) A sublimação ocorre quando energias agressivas são redirecionadas para criações simbólicas (ex: arte), substituindo objetivos destrutivos por produções culturalmente valorizadas. 2) Os Esportes coletivos estimulam a identificação narcísica com ideais sociais (ego ideal) e substituem impulsos por regras estruturadas, integrando o indivíduo à cultura. 3) A sublimação primária envolve erotização de pulsões de morte através de identificações que vinculam desejo individual a metas socialmente reconhecidas. Esse seleção de temas de interesse do aluno (ex: robótica, música urbana) para desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Apresentações públicas dos trabalhos, conectando conteúdo escolar a questões do cotidiano (ex: física aplicada a skateboarding). Essas atividades combinam a substituição de objetivos pulsionais (agressividade, desinteresse) por produções culturalmente validadas, alinhando-se à visão freudiana de que a sublimação é um mecanismo essencial para harmonizar conflitos entre indivíduo e sociedade. A integração de elementos artísticos, esportivos e pedagógicos reforça tanto a ordem social quanto o desenvolvimento psíquico saudável.

tamararl has reacted to this post.
tamararl

O primeiro passo é chamar a família para entender como é essa constituição familiar, onde ele é ambientado e o papel do Eduardo dentro desse lar e lugar onde vive.

O segundo passo é, com as informações colhidas, conversar com Eduardo sobre como ele se sente em relação à estrutura familiar, a casa onde vive, o lugar onde vive/frequenta e a influência dessas pessoas na vida dele: ele tem medo, tem raiva, ele não se sente inserido?

O terceiro passo é procurar atividades, dentro das possibilidades familiares, levando em consideração que se trata de uma criança/adolescente e vai demandar tempo de um adulto para levar e trazer o Eduardo, de seja lá onde for essa atividade, para que isso não venha a trazer mais desgaste na convivência familiar. Tentar na própria escola um programa de atividades para Eduardo e outras crianças que se enquadrem na mesma necessidade. Acompanhar a evolução nas primeiras semanas e depois, mensalmente, por uns 3 meses, para ir entendendo como ele se sente e ir adequando essas atividades de forma a que ele não perca o interesse e regresse ao comportamento antigo, por se sentir entediado e pouco desafiado pelas atividades em questão: seja um esporte, artesanato, aulas de reforço ou qualquer outra coisa que gere interesse e o desafie fisicamente/intelectualmente, que o faça se sentir parte de algo maior.

PreviousPage 655 of 655