Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 656 of 721Next

Primeiro passo a ser dado é verificar o relacionamento familiar desta criança e seus comportamentos com os mesmos.

As atividades extracurriculares também são extremamente importantes para o desvio de foco desta criança. Mantendo seu foco em alguma atividade onde precise conviver em grupo e seguir regras, como um esporte, instrumentos musicais e afins, ajudaria na melhoria do seu comportamento na escola.

As conversas com o mesmo sobre o comportamento em sociedade e acompanhamento com os pais e responsáveis, juntamente com acompanhamento de assistência social para a recuperação de jovens infratores, seria a atitude contínua para a recuperação deste rapaz.

Considerando que segundo Freud, a sublimação é a capacidade de desviar a energia sexual para atividades socialmente valorizadasÉ um mecanismo de defesa que transforma impulsos inaceitáveis em comportamentos socialmente aceitáveis. caberia uma orientação e acompanhamento do comportamento da criança.

A primeira atitude importante a se fazer  seria conhecer melhor o individuo , buscando entender porque esta sempre na defensiva , ( agredindo) e sem interresse de evoluir ( aprender ). " talves sofra ( ou sofreu) algum tipo de agressao  ( fisica ou psicologica) palavras agressivas com adjetivos ofensivos que o impessam de enchegar seu potencial e valor como individuo. ( talves possa tbm ser pensamentos involuntarios /¨inconscientes¨ que o pertube a ponto de externar o que sente , reajindo com agressoes . ( para extravasar a angustia que sente )

Segundo atitude seria buscar informaçoes sobre o ambiente familiar / como é o convivio com os pais , familiares e pessoas proximas .

Terceira atitude seria ajuda-lo a fazer uma auto reflexão de como tal comportamento nao esta o ajudando em nada , e se colocando junto a ele para que  possa sair deste abismo em que seu  ser psicologico se encontra .

 

1 - Acompanhamento psicológico focando em trabalhar seus impulsos, criando um espaço onde ele explore suas emoções, reflita sobre os motivos que o levam a ter atitudes agressivas. Ele precisa trabalhar a resolução de conflitos e autocontrole.

2 - Atividades físicas em que ele possa canalizar sua agressividade e impulsividade de maneira construtiva. Esportes como artes marciais, futebol ou basquete. Elas o ajudaram a melhorar o autocontrole, ter disciplina e a trabalhar em equipe.

3 - Acompanhamento particular nos estudos para estimular seu interesse e ajudá-lo nas matérias em que ele possa ter dificuldade de aprendizado. Isso pode ajudar ela a melhorar sua autoconfiança nos estudos e melhorar seu desempenho. Descobrir áreas de seu interesse e incentivá-lo afim de gerar nele um senso de propósito.

1 descobrir por que ele se comporta dessa forma

2 tentar entender a forma que a família o trata

3 encaminhar para uma terapia

Haveria de se fazer uma análise profunda dos motivos que levam o aluno a agir de forma agressiva.

A princípio poderíamos sugerir que se trata de um método de sublimação da psique do aluno.

Pode-se investigar um possível transtorno que cause a dificuldade no aprendizado do jovem. Em caso de averiguação de um transtorno de aprendizagem, poderíamos supor que a agressividade praticada contra os colegas, seria um mecanismo de defesa utilizado pelo aluno para compensar a sua dificuldade em aprender e acompanhar o ritmo do restante da turma.

 

 

Acredito que o primeiro ponto é acolher, posteriormente ouvir e colher as informações junto aos familiares. Depois buscar ajuda especializada.

Primeiramente o diálogo com Eduardo deve ser realizado, ressaltando a importância de serem inseridas atividades ludicas  esportivas, como  futebol, natação, vôlei etc. em seu ambiente social, incentivando a extravasar seus sentimentos mais profundos no seu  inconsciente que seria um  dos métodos  da sublimação.

1º passo seria, investigar qual o tipo de ambiente e estrutura familiar de Eduardo.

2º Após identificar a causa de tamanha rebeldia, iriamos começar a tratar um pouco mais afundo o problema incluindo o circulo familiar.

Com terapia individual, e terapia em grupo.

3º  Caso seja identificado que a causa de agressividade seja pelo elo familiar, começaríamos trabalhar com exercícios que traga mais conexão ao grupo em questão.

Ex: seria proposto que a cada sábado seria feito um programa em família, e que em cada sábado um integrante iria escolher oq seria feito em grupo.

na próxima consulta iriamos trazer o assunto, de como foi o passeio separadamente logo após em grupo iriamos trabalhar as diferenças apontadas por cada um.

Fazendo com que ambos vejam e entendam a importância de uma família estruturada, na vida de um adolescente. O quanto isso pode impactar seja de uma forma positiva ou negativa na fase adulta.

Investigar o seu relacionamento familiar e logo após procurar entender qual o motivo dele agir dessa forma ou seja, ajudar ele a descobri qual motivo dessa ação

PreviousPage 656 of 721Next