Desafio - Módulo I
Citação de Buthelezi Jean Fernandes da Silva em março 30, 2025, 7:57 pmA situação do menino Eduardo tem que ser investigado; primeiro como foi a sua infância o que foi passado para ele entre certo e errado o que ele via como exemplo dos pais, já que o bairro aonde ele morava era violento talvez ele tirava como exemplo e internamente já estava sendo agressivo no automático tipo entrou no modo neurótico sem perceber porque para ele era normal e isso estava acabando com o psicológico dele pq ele não estava conseguindo estudar e se concentrar e aprender o melhor a fazer e uma intervenção para tirar ele desse ambiente e colocar ele em terapia com acompanhamento psicológico.
A situação do menino Eduardo tem que ser investigado; primeiro como foi a sua infância o que foi passado para ele entre certo e errado o que ele via como exemplo dos pais, já que o bairro aonde ele morava era violento talvez ele tirava como exemplo e internamente já estava sendo agressivo no automático tipo entrou no modo neurótico sem perceber porque para ele era normal e isso estava acabando com o psicológico dele pq ele não estava conseguindo estudar e se concentrar e aprender o melhor a fazer e uma intervenção para tirar ele desse ambiente e colocar ele em terapia com acompanhamento psicológico.
Citação de Douglas A. Karkoska em março 31, 2025, 8:38 pmEntendo que no caso do Eduardo, onde os casos de agressão e mal comportamento se estendem desde a infância, são sinais que indica a ligação do EU e sua fase de construção com os meios a sua volta. Aparentemente, o problema não está na escola devido à evolução e conduta dos demais colegas. Provavelmente, seja pela vulnerabilidade social e estrutura familiar. Já no contexto escolar, enxergo como desafios às normas e condutas impostas. Quanto às ações para favorecerem as mudanças de Eduardo, sugiro:
1) Identificar as causas e trabalhar os aspectos psicológicos através do viés psicanalítico;
2) Envolver a família nesse processo, a fim de compreender o convívio em seu lar, o grau de afetividade (amor, medo, tristeza, tensão, insegurança, etc.), além de violência, limites e privações;
3) Compartilhar os itens 1 e 2 com a escola, buscando apoio e alternativas (atividades socioeducativas, culturais, recreativas etc.) sublimando os desejos frustrados ou emoções reprimidas.
Por fim, acredito que a conduta antissocial, agressiva e violenta por crianças ou adolescentes são praticadas em local no qual possuem confiança e segurança, neste caso, no âmbito escolar. Por isso, a importância de práticas de educação com bases psicanalíticas, em processo de análise e mediações de situações de conflito.
Entendo que no caso do Eduardo, onde os casos de agressão e mal comportamento se estendem desde a infância, são sinais que indica a ligação do EU e sua fase de construção com os meios a sua volta. Aparentemente, o problema não está na escola devido à evolução e conduta dos demais colegas. Provavelmente, seja pela vulnerabilidade social e estrutura familiar. Já no contexto escolar, enxergo como desafios às normas e condutas impostas. Quanto às ações para favorecerem as mudanças de Eduardo, sugiro:
1) Identificar as causas e trabalhar os aspectos psicológicos através do viés psicanalítico;
2) Envolver a família nesse processo, a fim de compreender o convívio em seu lar, o grau de afetividade (amor, medo, tristeza, tensão, insegurança, etc.), além de violência, limites e privações;
3) Compartilhar os itens 1 e 2 com a escola, buscando apoio e alternativas (atividades socioeducativas, culturais, recreativas etc.) sublimando os desejos frustrados ou emoções reprimidas.
Por fim, acredito que a conduta antissocial, agressiva e violenta por crianças ou adolescentes são praticadas em local no qual possuem confiança e segurança, neste caso, no âmbito escolar. Por isso, a importância de práticas de educação com bases psicanalíticas, em processo de análise e mediações de situações de conflito.
Citação de Ramires Angel Pereira da Silva em março 31, 2025, 10:01 pmPrimeiro: Entender todo contexto em casa
Segundo: Entender como foi a infância de Eduardo
Terceiro: Encaminhar para o profissional adequado pra o Caso de Eduardo
Primeiro: Entender todo contexto em casa
Segundo: Entender como foi a infância de Eduardo
Terceiro: Encaminhar para o profissional adequado pra o Caso de Eduardo
Citação de Maida Batista em março 31, 2025, 11:45 pmO caminho ai creio de principio conquistar esse garoto. Tive um aluno de quatorze anos que se comportava assim. Em sala de aula brincava tirava atenção dos outros e já era repetente 3 vezes. Confrontei e fui firme e deu resultado, Ele não se sentia amado. Foi aprovado e ficou meu amigo.
O caminho ai creio de principio conquistar esse garoto. Tive um aluno de quatorze anos que se comportava assim. Em sala de aula brincava tirava atenção dos outros e já era repetente 3 vezes. Confrontei e fui firme e deu resultado, Ele não se sentia amado. Foi aprovado e ficou meu amigo.
Citação de Vanessa Araujo em abril 1, 2025, 1:56 amE necessário analisar a mente do aluno conforme Froyd .
Prevenir e sempre o mais seguro, pensar não, no momento, mas em sua vida adulta e orientar quais são as oportunidades que terá insistindo na vida atual que segue.
Evitar que o aluno seja taxado negativamente este aluno.
Mostrar exemplos de pessoas que chegaram ao seu limite sendo como ele,
Estudar e conversar sempre buscando sempre avaliar o inconsciente, onde possivelmente esta a raiz dos problemas.
Dicas iniciais:
- evitar conflitos em publico
- Grupos onde os alunos tenha voz sobre seus problemas.
- propor atividades fi sicas que libere sua energia acumulada.
Dinamica:
Dividir a classe e fazer a dinâmica do pote de arroz, para o primeiro pote falar coisas positivas, no segundo pote palavras negativas, ao final de uma semana fazer um texto das palavras faladas e qual a reação do pote de arroz.
E necessário analisar a mente do aluno conforme Froyd .
Prevenir e sempre o mais seguro, pensar não, no momento, mas em sua vida adulta e orientar quais são as oportunidades que terá insistindo na vida atual que segue.
Evitar que o aluno seja taxado negativamente este aluno.
Mostrar exemplos de pessoas que chegaram ao seu limite sendo como ele,
Estudar e conversar sempre buscando sempre avaliar o inconsciente, onde possivelmente esta a raiz dos problemas.
Dicas iniciais:
- evitar conflitos em publico
- Grupos onde os alunos tenha voz sobre seus problemas.
- propor atividades fi sicas que libere sua energia acumulada.
Dinamica:
Dividir a classe e fazer a dinâmica do pote de arroz, para o primeiro pote falar coisas positivas, no segundo pote palavras negativas, ao final de uma semana fazer um texto das palavras faladas e qual a reação do pote de arroz.
Citação de DanielleCristinaFerreira em abril 2, 2025, 3:06 am• Abrir um Programa de Incentivo a arte como grafite, teatro, artes marciais e ou música.
A falta de foco, concentração, propósito e principalmente a necessidade de extravasar sentimentos mal resolvidos, sejam eles quais forem, podem ser melhores locados afim de melhoria interna e contribuição social dentre esses meios. Se sentir útil, ser desafiado, ter foco, disciplina e poder descontar e focar em outros pensamentos e atividade é sobre o que fala a sublimação.Se torna um meio de externalização saudavel de um conflito/desequilíbrio Interno.
• Abrir um Programa de Incentivo a arte como grafite, teatro, artes marciais e ou música.
A falta de foco, concentração, propósito e principalmente a necessidade de extravasar sentimentos mal resolvidos, sejam eles quais forem, podem ser melhores locados afim de melhoria interna e contribuição social dentre esses meios. Se sentir útil, ser desafiado, ter foco, disciplina e poder descontar e focar em outros pensamentos e atividade é sobre o que fala a sublimação.Se torna um meio de externalização saudavel de um conflito/desequilíbrio Interno.
Citação de Pricila em abril 2, 2025, 1:09 pmAcredito que Eduardo está com algum problema familiar,como se fosse espelho ele está vendo e vivenciando e fazendo a mesma coisa com outras crianças. Precisa entender a rel história para poder trabalhar da melhor forma
Acredito que Eduardo está com algum problema familiar,como se fosse espelho ele está vendo e vivenciando e fazendo a mesma coisa com outras crianças. Precisa entender a rel história para poder trabalhar da melhor forma
Citação de Gustavo Eilers Penha em abril 2, 2025, 4:57 pmFaria uma escuta sem julgamentos com o Eduardo, após análise do por quê da sua resistência e por fim um fortalecimento do seu Ego para trabalhar o bom convívio de todos sem a anulação de sua autonomia.
Faria uma escuta sem julgamentos com o Eduardo, após análise do por quê da sua resistência e por fim um fortalecimento do seu Ego para trabalhar o bom convívio de todos sem a anulação de sua autonomia.
Citação de Josefa Cavalcante em abril 2, 2025, 5:00 pmEm relação ao Eduardo, sugiro em primeiro momento, tentar introduzir Eduardo no grupo de amigos da sala de aula, tentando o mesmo interagir.
2ª Opçao: Tentar identificar o que Eduardo mais gosta de fazer, dentro do que e normal para um adolescente, e dar atribuições onde o mesmo se sinta importante.
3ª Opção: Elogiar algo de bom desenvolvido por Eduardo, tentando introduzir o mesmo a socializar.
Em relação ao Eduardo, sugiro em primeiro momento, tentar introduzir Eduardo no grupo de amigos da sala de aula, tentando o mesmo interagir.
2ª Opçao: Tentar identificar o que Eduardo mais gosta de fazer, dentro do que e normal para um adolescente, e dar atribuições onde o mesmo se sinta importante.
3ª Opção: Elogiar algo de bom desenvolvido por Eduardo, tentando introduzir o mesmo a socializar.
Citação de Aridyanna Lopes em abril 2, 2025, 11:48 pmEscuta livre com Eduardo e a família para entender melhor o ambiente
Incentivar Eduardo a praticar esportes ,artes e música
Ver se e póssivel começar algum processo profissionalizante
Escuta livre com Eduardo e a família para entender melhor o ambiente
Incentivar Eduardo a praticar esportes ,artes e música
Ver se e póssivel começar algum processo profissionalizante