Desafio - Módulo I
Citação de DanielleCristinaFerreira em abril 3, 2025, 1:25 amOferecer programas como teatro, grafite e/ou artes marciais. Aplicar a sublimação dos desejos ocultos e inconsciente do Eduardo de maneira produtiva a si mesmo e a sociedade. Muitas vezes não conseguimos externalisar essa energia retida e sufocada que é justamente o que causa revoltas, agressividade, comportamentos inadequados. O desequilíbrio entre o EUs pode ser balanceado com a sublimação.
Oferecer programas como teatro, grafite e/ou artes marciais. Aplicar a sublimação dos desejos ocultos e inconsciente do Eduardo de maneira produtiva a si mesmo e a sociedade. Muitas vezes não conseguimos externalisar essa energia retida e sufocada que é justamente o que causa revoltas, agressividade, comportamentos inadequados. O desequilíbrio entre o EUs pode ser balanceado com a sublimação.
Citação de iarazilia Russo Silva dos Santos em abril 3, 2025, 10:52 amPara ajudar Eduardo a mudar seu comportamento, a ONG pode aplicar três estratégia baseadas na sublimação:
Esporte Intensos - Atividades como futebol ou lutas podem canalizar sua energia de forma disciplinada.
Expressão Artística - Música, teatro ou pintura podem ajudá-lo a expressar emoções de forma positiva.
Responsabilidade Social - Dar-lhe funções de liderança, como monitor de atividades, pode fortalecer seu senso de responsabilidade
Essas ações ajudam a transformar sua agressividade em atitudes construtivas.
Para ajudar Eduardo a mudar seu comportamento, a ONG pode aplicar três estratégia baseadas na sublimação:
Esporte Intensos - Atividades como futebol ou lutas podem canalizar sua energia de forma disciplinada.
Expressão Artística - Música, teatro ou pintura podem ajudá-lo a expressar emoções de forma positiva.
Responsabilidade Social - Dar-lhe funções de liderança, como monitor de atividades, pode fortalecer seu senso de responsabilidade
Essas ações ajudam a transformar sua agressividade em atitudes construtivas.
Citação de Rosana Sousa em abril 3, 2025, 1:58 pmRosana Sousa
Dentro do mecanismos sublimação destacado no texto e pedido por meio da questão descutida no forum destaco três acões pertinentes:
1- Conversa com o mesmo para saber de suas angústias e percepções sobre o espaço e colegas;
2- Ações em torno da mediação de conflito todos reunidos para discursões sobre os fatos averso as regras da sala;
3- Construção de es crita coletiva da conversão de regras coletivas;
Não possamos esquecer que com o aporte dos textos que a construdos písica desse adolescente teve sérias influências sobre as experiências do mesmo
Rosana Sousa
Dentro do mecanismos sublimação destacado no texto e pedido por meio da questão descutida no forum destaco três acões pertinentes:
1- Conversa com o mesmo para saber de suas angústias e percepções sobre o espaço e colegas;
2- Ações em torno da mediação de conflito todos reunidos para discursões sobre os fatos averso as regras da sala;
3- Construção de es crita coletiva da conversão de regras coletivas;
Não possamos esquecer que com o aporte dos textos que a construdos písica desse adolescente teve sérias influências sobre as experiências do mesmo
Citação de walmiraoliveira@outlook.com em abril 3, 2025, 9:22 pmImportante entender como foi a convivência familiar;
Buscar ajuda para direcioná-lo;
Auxiliar o jovem a lidar melhor com os colegas.
Importante entender como foi a convivência familiar;
Buscar ajuda para direcioná-lo;
Auxiliar o jovem a lidar melhor com os colegas.
Citação de Thays Pitanga em abril 4, 2025, 1:00 amConsiderando o caso do Eduardo, ás ações sugeridas são:
1° Buscar conhecer a historia de vida do Eduardo e o meio que o cerca.
2° Acolher o Eduardo e expor os resultados de seu comportamento, evidenciando ás consequencias.
3º Propor uma jornada de autoconhecimento, gerando nele um movimento de exposição e consciencia do mal comportamento.
Considerando o caso do Eduardo, ás ações sugeridas são:
1° Buscar conhecer a historia de vida do Eduardo e o meio que o cerca.
2° Acolher o Eduardo e expor os resultados de seu comportamento, evidenciando ás consequencias.
3º Propor uma jornada de autoconhecimento, gerando nele um movimento de exposição e consciencia do mal comportamento.
Citação de Isabella Cassiano Martins em abril 4, 2025, 4:20 amPrimeiro, eu ouviria o que esse estudante tem a falar sobre sua vida regressa, para que eu possa identificar as questões de resistência e repressão que vem do seu subconsciente e o acompanha desde muito pequeno. Após ouvi-lo, analisaria as questões do Id, Ego e Superego, que estão desalinhadas e com certeza o ID está sobrecarregado, com muitas atitudes impulsivas que geram esses comportamentos destrutivos. E, por último, trabalharia a parte da sublimação, revendo os mecanismos de defesa em conjunto com novas descobertas sociais, culturais, religiosas; incentivaria o estudante a buscar uma academia ou luta com a justificativa para cuidar do corpo (mas a intenção é o bem-estar da mente), mostraria de forma lúdica e prazerosa sobre poemas, poesias, livros, museus (sou professora e amo incentivar essa parte), falaria da importância da música, da leitura e escrita para relaxar, e a escrita para se autoconhecer, falar sobre os próprios sentimentos e formas de enxergar o mundo, sobre a importância da religião nas nossas vidas, como ela nos ajuda. Da família, amigos, dos lugares que frequentamos e podemos frequentar... Enfim, incentivaria esse estudante a conhecer e redescobrir o mundo por outra perspectiva, para que esses mecanismos de defesa venham a ser minimizados, e que ele tenha a consciência das próprias atitudes, que consiga fazer uma autoanálise, e busque se aprimorar ou desenvolver de uma forma mais saudável psicologicamente.
Primeiro, eu ouviria o que esse estudante tem a falar sobre sua vida regressa, para que eu possa identificar as questões de resistência e repressão que vem do seu subconsciente e o acompanha desde muito pequeno. Após ouvi-lo, analisaria as questões do Id, Ego e Superego, que estão desalinhadas e com certeza o ID está sobrecarregado, com muitas atitudes impulsivas que geram esses comportamentos destrutivos. E, por último, trabalharia a parte da sublimação, revendo os mecanismos de defesa em conjunto com novas descobertas sociais, culturais, religiosas; incentivaria o estudante a buscar uma academia ou luta com a justificativa para cuidar do corpo (mas a intenção é o bem-estar da mente), mostraria de forma lúdica e prazerosa sobre poemas, poesias, livros, museus (sou professora e amo incentivar essa parte), falaria da importância da música, da leitura e escrita para relaxar, e a escrita para se autoconhecer, falar sobre os próprios sentimentos e formas de enxergar o mundo, sobre a importância da religião nas nossas vidas, como ela nos ajuda. Da família, amigos, dos lugares que frequentamos e podemos frequentar... Enfim, incentivaria esse estudante a conhecer e redescobrir o mundo por outra perspectiva, para que esses mecanismos de defesa venham a ser minimizados, e que ele tenha a consciência das próprias atitudes, que consiga fazer uma autoanálise, e busque se aprimorar ou desenvolver de uma forma mais saudável psicologicamente.
Citação de Carlos Geraldo Medeiros Thomaz em abril 5, 2025, 6:37 pm1. Atividades de Expressão Artística: Introduzir oficinas de arte, música ou teatro pode ser uma forma poderosa de sublimação. Essas atividades permitem que o adolescente expresse suas emoções de maneira criativa, ajudando a canalizar sua agressividade para algo construtivo. Além disso, a arte pode promover a empatia e a compreensão, ao mesmo tempo em que melhora a autoestima.
2. Programas de Mediação de Conflitos: Implementar um programa de mediação de conflitos pode ajudar o adolescente a desenvolver habilidades sociais e de resolução de problemas. Através de dinâmicas e treinamentos, ele pode aprender a lidar com desavenças de forma pacífica, promovendo um ambiente mais harmonioso e colaborativo com seus colegas
3. Mentoria e Acompanhamento Psicológico: Oferecer um programa de mentoria onde ele possa se conectar com um adulto de referência pode ser muito benéfico. Esse mentor pode guiá-lo, ouvir suas preocupações e ajudá-lo a estabelecer metas pessoais. Além disso, o acompanhamento psicológico pode proporcionar um espaço seguro para que ele explore suas emoções e desenvolva estratégias para lidar com sua agressividade.
1. Atividades de Expressão Artística: Introduzir oficinas de arte, música ou teatro pode ser uma forma poderosa de sublimação. Essas atividades permitem que o adolescente expresse suas emoções de maneira criativa, ajudando a canalizar sua agressividade para algo construtivo. Além disso, a arte pode promover a empatia e a compreensão, ao mesmo tempo em que melhora a autoestima.
2. Programas de Mediação de Conflitos: Implementar um programa de mediação de conflitos pode ajudar o adolescente a desenvolver habilidades sociais e de resolução de problemas. Através de dinâmicas e treinamentos, ele pode aprender a lidar com desavenças de forma pacífica, promovendo um ambiente mais harmonioso e colaborativo com seus colegas
3. Mentoria e Acompanhamento Psicológico: Oferecer um programa de mentoria onde ele possa se conectar com um adulto de referência pode ser muito benéfico. Esse mentor pode guiá-lo, ouvir suas preocupações e ajudá-lo a estabelecer metas pessoais. Além disso, o acompanhamento psicológico pode proporcionar um espaço seguro para que ele explore suas emoções e desenvolva estratégias para lidar com sua agressividade.
Citação de Geferson Teixeira em abril 5, 2025, 8:11 pmAs principais divergência geralmente começam em casa; à uma possibilidade dos pais terem enfluencia direta no comportamento da criança e adolescente.
Primeiro entender esse comportamento de forma individual conversando com os pais ou responsáveis.
Depois de uma form sutil e delicada abordar a criança/adolescente de forma que ele me veja como um amigo que queira ajudar.
Terceiro mostrar de forma clara os prós e contras de cada decisão que tomamos e como ela nos afeta e afeta nossa semelhante.
As principais divergência geralmente começam em casa; à uma possibilidade dos pais terem enfluencia direta no comportamento da criança e adolescente.
Primeiro entender esse comportamento de forma individual conversando com os pais ou responsáveis.
Depois de uma form sutil e delicada abordar a criança/adolescente de forma que ele me veja como um amigo que queira ajudar.
Terceiro mostrar de forma clara os prós e contras de cada decisão que tomamos e como ela nos afeta e afeta nossa semelhante.
Citação de MATHEUS DOS SANTOS em abril 6, 2025, 3:54 pmA primeira seria conversando com a pessoa , pois assim iríamos observa se a atitude era um mecanismo de defesa ou apenas ataque.
A segunda seria conversa com seus pais para observa sobre um relacionamento e vínculos fora da turma que ele estava.
A terceira seria guia-lo para um especialista para está trazendo um diagnóstico mais profundo da situação.
A primeira seria conversando com a pessoa , pois assim iríamos observa se a atitude era um mecanismo de defesa ou apenas ataque.
A segunda seria conversa com seus pais para observa sobre um relacionamento e vínculos fora da turma que ele estava.
A terceira seria guia-lo para um especialista para está trazendo um diagnóstico mais profundo da situação.
Citação de PEDRO TERTO DA SILVA em abril 6, 2025, 9:41 pmId, ego e superego são as três instâncias psíquicas da mente humana, de acordo com a teoria psicanalítica de Freud. Essas instâncias interagem e influenciam a personalidade e o comportamento. 1º Ação Investigar o Id parte instintiva e primitiva da personalidade, Eduardo pode esta em mecanismo de deseja e não aceitar ajuda por esse motivo. 2º Ação Ego a parte consciente e organizada entre desejos do Id e e as demandas da realidade, verificar a realidade desse adolescente, com é a estrutura da família, relação com os pais tec... 3º Ação o superEgo: a parte moral e social que incorpora os padrões morais e crenças, qual o ambiente que o Eduardo passa mais tempo, com quem ele convive, que tipo de música, amigos.
Id, ego e superego são as três instâncias psíquicas da mente humana, de acordo com a teoria psicanalítica de Freud. Essas instâncias interagem e influenciam a personalidade e o comportamento. 1º Ação Investigar o Id parte instintiva e primitiva da personalidade, Eduardo pode esta em mecanismo de deseja e não aceitar ajuda por esse motivo. 2º Ação Ego a parte consciente e organizada entre desejos do Id e e as demandas da realidade, verificar a realidade desse adolescente, com é a estrutura da família, relação com os pais tec... 3º Ação o superEgo: a parte moral e social que incorpora os padrões morais e crenças, qual o ambiente que o Eduardo passa mais tempo, com quem ele convive, que tipo de música, amigos.