Desafio - Módulo I
Citação de Cristiane Clementino em abril 21, 2025, 5:59 pm
- Ouvir Eduardo com atenção, num ambiente seguro, permitindo que ele se expresse livremente.
- Criar oportunidades para que ele sunlime seus impulso agressivos, como esportes que envolva união da equipe, atividades artísticas, projetos onde ele possa ser o protagonista para resgatar sua auto estima.
- Entender o contexo famailiar e historia emociol dele, e trabalhar a escuta com empatia com intuito de promover o autoconhecimento.
- Ouvir Eduardo com atenção, num ambiente seguro, permitindo que ele se expresse livremente.
- Criar oportunidades para que ele sunlime seus impulso agressivos, como esportes que envolva união da equipe, atividades artísticas, projetos onde ele possa ser o protagonista para resgatar sua auto estima.
- Entender o contexo famailiar e historia emociol dele, e trabalhar a escuta com empatia com intuito de promover o autoconhecimento.
Citação de Tatiana Nunes Freitas em abril 21, 2025, 7:47 pmAcredito que seria necessário uma abordagem leve e de confiança para que o adolescente pudesse falar livremente sobre seu comportamento, sentimentos.Dai uma investigação sobre a família e a sociedade em que ele está inserido, trazendo fatos para elaborar uma estratégia terapêutica.
Acredito que seria necessário uma abordagem leve e de confiança para que o adolescente pudesse falar livremente sobre seu comportamento, sentimentos.Dai uma investigação sobre a família e a sociedade em que ele está inserido, trazendo fatos para elaborar uma estratégia terapêutica.
Citação de Marcia Mendes de Melo em abril 21, 2025, 8:46 pmPrimeiramente, faria uma análise sobre o comportamento de Eduardo, conversando com ele e sua família para entender a causa desse comportamento. Em seguida, passaria atividades para que Eduardo canalize os impulsos destrutivos, buscando favorecer a mudança de comportamento. E, por fim, implantaria essas atividades de forma gradual para monitorar o progresso e ajustar conforme o necessário.
Primeiramente, faria uma análise sobre o comportamento de Eduardo, conversando com ele e sua família para entender a causa desse comportamento. Em seguida, passaria atividades para que Eduardo canalize os impulsos destrutivos, buscando favorecer a mudança de comportamento. E, por fim, implantaria essas atividades de forma gradual para monitorar o progresso e ajustar conforme o necessário.
Citação de Ana Paula Da Silva Aureliano em abril 22, 2025, 3:13 amEduardo apresenta comportamentos agressivos, opressores e desinteresse escolar, sendo um adolescente de 14 anos que vive em uma área violenta. Seu comportamento agressivo pode estar ligado a um ambiente social disfuncional, carente de afeto e marcado por experiências traumáticas ou pela repetição de padrões de violência.
Eduardo apresenta comportamentos agressivos, opressores e desinteresse escolar, sendo um adolescente de 14 anos que vive em uma área violenta. Seu comportamento agressivo pode estar ligado a um ambiente social disfuncional, carente de afeto e marcado por experiências traumáticas ou pela repetição de padrões de violência.
Citação de Dayeve sales de Oliveira em abril 22, 2025, 12:26 pmEm um primeiro momento, é necessário que se faça uma esculta ativa com o adolescente, na tentativa de entender o por que do atos, após deve-se chamar os pais para tentar ir a fundo na investigação, dando permissão ao adolescentes o dialogo profundo analisando os pontos principais causador das ações cometidas pelo mesmo.
Em um primeiro momento, é necessário que se faça uma esculta ativa com o adolescente, na tentativa de entender o por que do atos, após deve-se chamar os pais para tentar ir a fundo na investigação, dando permissão ao adolescentes o dialogo profundo analisando os pontos principais causador das ações cometidas pelo mesmo.
Citação de IZABEL DA PAZ em abril 22, 2025, 6:38 pmCompreender o ambiente que ele vive. Ouvir bastante e buscar compreender e traçar juntamente com ele um plano de melhoria no comportamento. Investigar as ações que antecedem ao comportamento para ajuda-lo a tomar consciência de suas ações e das possíveis consequências buscando fazer os ajustes necessários.
Compreender o ambiente que ele vive. Ouvir bastante e buscar compreender e traçar juntamente com ele um plano de melhoria no comportamento. Investigar as ações que antecedem ao comportamento para ajuda-lo a tomar consciência de suas ações e das possíveis consequências buscando fazer os ajustes necessários.
Citação de Lucimara Didone em abril 23, 2025, 2:26 amCompreender o contexto familiar: Falar com os pais, avós ou tios para que possa conhecer quem o rodeia para entender suas atitudes do dia-a-dia.
Aproximar-se e prestar atenção à forma como reage a críticas, perdas e a momentos em que não pode fazer só o que quer. Manter sempre um dialogo aberto, acolhedor e atencioso.
Incentivar atividades para aliviar as situações muitas vezes complicadas (Desenho, Pintura, etc, ajuda relaxar e esquecer as preocupações do dia a dia. Pratica de esporte para mudar o seu comportamento e passar a ser mais calmo, organizado e a ouvir quem fala consigo)
Compreender o contexto familiar: Falar com os pais, avós ou tios para que possa conhecer quem o rodeia para entender suas atitudes do dia-a-dia.
Aproximar-se e prestar atenção à forma como reage a críticas, perdas e a momentos em que não pode fazer só o que quer. Manter sempre um dialogo aberto, acolhedor e atencioso.
Incentivar atividades para aliviar as situações muitas vezes complicadas (Desenho, Pintura, etc, ajuda relaxar e esquecer as preocupações do dia a dia. Pratica de esporte para mudar o seu comportamento e passar a ser mais calmo, organizado e a ouvir quem fala consigo)
Citação de Lidia Aparecida ary em abril 23, 2025, 2:49 am1° mostraria empatia por ele me mostrando ali somente pra ajuda ele a entender seus sentimentos e o porque está demostrando seus sentimentos de forma violenta
2° seguindo a mesma linha de raciocínio eu e me mostraria pronta pra ouvir quando ele se sentisse seguro em falar
3° o motivaria a transforma toda essa raiva que ele sente em algo significante pra ele motivando ele em qualquer coisa que ele tem habilidades
1° mostraria empatia por ele me mostrando ali somente pra ajuda ele a entender seus sentimentos e o porque está demostrando seus sentimentos de forma violenta
2° seguindo a mesma linha de raciocínio eu e me mostraria pronta pra ouvir quando ele se sentisse seguro em falar
3° o motivaria a transforma toda essa raiva que ele sente em algo significante pra ele motivando ele em qualquer coisa que ele tem habilidades
Citação de Lais Teloken em abril 23, 2025, 12:24 pm1. Oficina de Rap ou Slam
Canalizar a raiva e vivências difíceis em poesia e música.
Estimula expressão, escuta e autoestima.
2. Aulas de Boxe ou Artes Marciais com Valores
Transformar a agressividade em disciplina e autocontrole.
Ensina respeito, foco e cria vínculos positivos.
3. Missão de Liderança
Dar a ele um papel de responsabilidade na ONG.
Canaliza sua necessidade de controle para algo construtivo, gerando pertencimento e propósito.
1. Oficina de Rap ou Slam
Canalizar a raiva e vivências difíceis em poesia e música.
Estimula expressão, escuta e autoestima.
2. Aulas de Boxe ou Artes Marciais com Valores
Transformar a agressividade em disciplina e autocontrole.
Ensina respeito, foco e cria vínculos positivos.
3. Missão de Liderança
Dar a ele um papel de responsabilidade na ONG.
Canaliza sua necessidade de controle para algo construtivo, gerando pertencimento e propósito.
Citação de Monica Maria Reis do Nascimento em abril 23, 2025, 6:10 pmEm primeiro lugar, deveria se realizar uma entrevista com o responsável e investigar seu histórico desde o nascimento e depois desse levantamento a indicação de algum esporte onde essa expressa agressividade pode ser colocada para fora e de forma a a companhar essa necessidade de se sentir o superior.
Em primeiro lugar, deveria se realizar uma entrevista com o responsável e investigar seu histórico desde o nascimento e depois desse levantamento a indicação de algum esporte onde essa expressa agressividade pode ser colocada para fora e de forma a a companhar essa necessidade de se sentir o superior.