Desafio - Módulo I
Citação de José Antônio dos Reis em abril 26, 2025, 11:05 pmConsiderando a compreensão freudiana sobre sublimação – o mecanismo de defesa pelo qual impulsos ou energias libidinais e agressivas (do Id), considerados socialmente inaceitáveis, são canalizados para atividades socialmente valorizadas e aceitáveis – e o perfil de Eduardo (agressivo, opositor, com histórico de delitos e desinteresse escolar), três ações/atividades que poderiam favorecer a mudança de seu comportamento seriam:
Inscrição e Incentivo à Prática de Esportes Competitivos e de Contato Controlado:
Atividade: Artes marciais (como Judô, Boxe, Capoeira) ou esportes coletivos de alta intensidade (como Rúgbi, Futebol).
Justificativa (Sublimação): Essas atividades oferecem um canal direto e socialmente aceitável para a energia agressiva de Eduardo. A competição regrada, a necessidade de disciplina, o respeito às regras e aos adversários, e o próprio esforço físico permitem que a agressividade seja transformada em força controlada, técnica, estratégia e espírito esportivo. O reconhecimento por suas habilidades e vitórias nesse contexto pode substituir a gratificação obtida pelos atos delituosos ou pela opressão aos colegas.
Oficinas de Expressão Artística com Foco em Impacto e Ritmo:
Atividade: Oficina de Percussão (bateria, atabaques), Rap/Hip-Hop (com foco em batalhas de rima construtivas) ou Grafite (em espaços designados e com propósito artístico/comunitário).
Justificativa (Sublimação): A arte pode ser um poderoso veículo para sublimar emoções intensas. Atividades rítmicas e de forte expressão como a percussão ou o rap permitem canalizar a energia e a frustração de forma criativa e verbalmente assertiva (no caso do rap). O grafite, se bem direcionado, transforma um impulso transgressor (pichação) em arte visual de impacto. A energia que se manifesta como agressão pode ser convertida em expressão artística, performance e reconhecimento por um talento.
Engajamento em Atividades Práticas de Construção ou Mecânica:
Atividade: Projetos de marcenaria, mecânica de bicicletas/motos, construção de pequenos objetos ou estruturas (ex: para a própria ONG ou comunidade), ou até mesmo horta comunitária que envolva trabalho físico.
Justificativa (Sublimação): Essas atividades permitem canalizar a energia física e talvez um impulso de "destruir" ou "desmontar" (presente na oposição e agressividade) para algo construtivo. O esforço físico é direcionado para um objetivo concreto e útil. A satisfação de construir, consertar ou transformar algo com as próprias mãos pode oferecer uma gratificação substituta e socialmente valorizada, canalizando a energia que antes se voltava para a delinquência ou agressão.
Considerando a compreensão freudiana sobre sublimação – o mecanismo de defesa pelo qual impulsos ou energias libidinais e agressivas (do Id), considerados socialmente inaceitáveis, são canalizados para atividades socialmente valorizadas e aceitáveis – e o perfil de Eduardo (agressivo, opositor, com histórico de delitos e desinteresse escolar), três ações/atividades que poderiam favorecer a mudança de seu comportamento seriam:
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Inscrição e Incentivo à Prática de Esportes Competitivos e de Contato Controlado:
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Atividade: Artes marciais (como Judô, Boxe, Capoeira) ou esportes coletivos de alta intensidade (como Rúgbi, Futebol).
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Justificativa (Sublimação): Essas atividades oferecem um canal direto e socialmente aceitável para a energia agressiva de Eduardo. A competição regrada, a necessidade de disciplina, o respeito às regras e aos adversários, e o próprio esforço físico permitem que a agressividade seja transformada em força controlada, técnica, estratégia e espírito esportivo. O reconhecimento por suas habilidades e vitórias nesse contexto pode substituir a gratificação obtida pelos atos delituosos ou pela opressão aos colegas.
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Oficinas de Expressão Artística com Foco em Impacto e Ritmo:
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Atividade: Oficina de Percussão (bateria, atabaques), Rap/Hip-Hop (com foco em batalhas de rima construtivas) ou Grafite (em espaços designados e com propósito artístico/comunitário).
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Justificativa (Sublimação): A arte pode ser um poderoso veículo para sublimar emoções intensas. Atividades rítmicas e de forte expressão como a percussão ou o rap permitem canalizar a energia e a frustração de forma criativa e verbalmente assertiva (no caso do rap). O grafite, se bem direcionado, transforma um impulso transgressor (pichação) em arte visual de impacto. A energia que se manifesta como agressão pode ser convertida em expressão artística, performance e reconhecimento por um talento.
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Engajamento em Atividades Práticas de Construção ou Mecânica:
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Atividade: Projetos de marcenaria, mecânica de bicicletas/motos, construção de pequenos objetos ou estruturas (ex: para a própria ONG ou comunidade), ou até mesmo horta comunitária que envolva trabalho físico.
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Justificativa (Sublimação): Essas atividades permitem canalizar a energia física e talvez um impulso de "destruir" ou "desmontar" (presente na oposição e agressividade) para algo construtivo. O esforço físico é direcionado para um objetivo concreto e útil. A satisfação de construir, consertar ou transformar algo com as próprias mãos pode oferecer uma gratificação substituta e socialmente valorizada, canalizando a energia que antes se voltava para a delinquência ou agressão.
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Citação de Alan Kardec em abril 27, 2025, 1:23 amPara ajudar Eduardo a mudar seu comportamento através da sublimação, proponho:
1. Oficinas de arte e música para canalizar a agressividade de forma criativa.
2. Prática de esportes de combate com disciplina, como judô ou boxe, para trabalhar o autocontrole.
3. Atuação como monitor em atividades da ONG, para transformar sua necessidade de liderança em algo positivo.
Essas ações visam transformar seus impulsos agressivos em comportamentos socialmente aceitos e benéficos.
Para ajudar Eduardo a mudar seu comportamento através da sublimação, proponho:
1. Oficinas de arte e música para canalizar a agressividade de forma criativa.
2. Prática de esportes de combate com disciplina, como judô ou boxe, para trabalhar o autocontrole.
3. Atuação como monitor em atividades da ONG, para transformar sua necessidade de liderança em algo positivo.
Essas ações visam transformar seus impulsos agressivos em comportamentos socialmente aceitos e benéficos.
Citação de João Vitor Pessoa Souza Mendonça em abril 27, 2025, 4:46 amCompreendendo o histórico de Eduardo: desde cedo, ele entendeu que, para sobreviver, seu pai ou responsável era inserido nesse mundo de corrupção do ser moral.
Mesmo que essa visão não tenha partido diretamente do ponto de vista parental, o território vivido — conceito tratado pelo geógrafo Milton Santos — também deve ser levado em consideração.
Em comunidades dominadas por facções do crime organizado, crianças muitas vezes são alvos fáceis e chamam menos atenção das autoridades.
Eduardo não é um criminoso; ele exerce o papel de um, e esse papel é assumido devido ao contexto que lhe foi imposto desde a infância.
Para Eduardo, aquilo lhe proporciona prazer (Eros), mesmo que signifique sua morte (Tânatos); ele não consegue mensurar a repercussão de suas atitudes.
Com isso, a proposta é íntima e crítica:
Intervenções propostas:
Primeira intervenção:
- Avaliação socioemocional: identificar padrões de comportamento e gatilhos para comportamentos disruptivos.
- Isso despertará o entendimento do ser para além da sua realidade imediata.
Segunda intervenção:
- Trabalhar seus desejos — não apenas os desejos moralmente aceitos, mas também os imorais
- Proposta de construção de narrativas visuais pautadas no desenho (arte como expressão do ser).
Terceira intervenção:
- Intervenção íntima e desconstrutiva:
Eduardo teria que nomear sua obra, nomear suas dores e mensurar seus desejos.- Trabalhar a percepção consciente daquilo que foi reprimido ou distorcido em seu desenvolvimento.
O Ego de Eduardo provavelmente é suprimido pelo seu Id.
Compreendendo o histórico de Eduardo: desde cedo, ele entendeu que, para sobreviver, seu pai ou responsável era inserido nesse mundo de corrupção do ser moral.
Mesmo que essa visão não tenha partido diretamente do ponto de vista parental, o território vivido — conceito tratado pelo geógrafo Milton Santos — também deve ser levado em consideração.
Em comunidades dominadas por facções do crime organizado, crianças muitas vezes são alvos fáceis e chamam menos atenção das autoridades.
Eduardo não é um criminoso; ele exerce o papel de um, e esse papel é assumido devido ao contexto que lhe foi imposto desde a infância.
Para Eduardo, aquilo lhe proporciona prazer (Eros), mesmo que signifique sua morte (Tânatos); ele não consegue mensurar a repercussão de suas atitudes.
Com isso, a proposta é íntima e crítica:
Intervenções propostas:
Primeira intervenção:
- Avaliação socioemocional: identificar padrões de comportamento e gatilhos para comportamentos disruptivos.
- Isso despertará o entendimento do ser para além da sua realidade imediata.
Segunda intervenção:
- Trabalhar seus desejos — não apenas os desejos moralmente aceitos, mas também os imorais
- Proposta de construção de narrativas visuais pautadas no desenho (arte como expressão do ser).
Terceira intervenção:
- Intervenção íntima e desconstrutiva:
Eduardo teria que nomear sua obra, nomear suas dores e mensurar seus desejos. - Trabalhar a percepção consciente daquilo que foi reprimido ou distorcido em seu desenvolvimento.
O Ego de Eduardo provavelmente é suprimido pelo seu Id.
Citação de Paulo Migliari em abril 27, 2025, 12:14 pmO primeiro passo seria analisar em conversação, a postura e convívio familiar.
Segundo ponto, sobre o olhar agressor e opressor, que o faz ter retorno no estímulo do prazer ( superioridade)
Terceiro ponto, encontrar o gatilho ou ancora de retorno para uma postura menos ofensiva, buscando dentro do Inconsciente o ponto de Sublimação que o impulsiona a ter tais comportamentos.
O primeiro passo seria analisar em conversação, a postura e convívio familiar.
Segundo ponto, sobre o olhar agressor e opressor, que o faz ter retorno no estímulo do prazer ( superioridade)
Terceiro ponto, encontrar o gatilho ou ancora de retorno para uma postura menos ofensiva, buscando dentro do Inconsciente o ponto de Sublimação que o impulsiona a ter tais comportamentos.
Citação de Karla Pinheiro em abril 27, 2025, 12:25 pmLevando em consideração a importância da Sublimação para a defesa da psique humana, em que cria mecanismos para não ter novamente os sentimentos ou experiências ruins novamente eu começaria perguntando ao Eduardo o que faz ele se sentir triste, quais as experiências que foram ruins para ele. 2- qual a relação com a família. 3- como ele se reconhece, autoestima.
Levando em consideração a importância da Sublimação para a defesa da psique humana, em que cria mecanismos para não ter novamente os sentimentos ou experiências ruins novamente eu começaria perguntando ao Eduardo o que faz ele se sentir triste, quais as experiências que foram ruins para ele. 2- qual a relação com a família. 3- como ele se reconhece, autoestima.
Citação de Aparecida Gomes Batista em abril 27, 2025, 11:12 pmPrimeiramente uma conversa com pais, família, para identificar situações em que deixa ele agressivo e outras atitudes, posteriormente um estudo com o garoto, alguns desafios para ele, no qual irão mostrar o melhor caminho para ajudá-lo.
Primeiramente uma conversa com pais, família, para identificar situações em que deixa ele agressivo e outras atitudes, posteriormente um estudo com o garoto, alguns desafios para ele, no qual irão mostrar o melhor caminho para ajudá-lo.
Citação de Marcel79 em abril 28, 2025, 1:18 amPelo que defende Freud acerca de como a sublimação funciona, é provável deduzir que Eduardo foi absorvido por uma sociedade em que ele perceba que, a todo instante, ele deve se defender demonstrando força e coragem, mas que foram apresentadas na forma de ações violentas.
Sendo assim, as ações que considero contribuir para uma possível mudança de comportamento são:
Primeira: conversar diariamente com Eduardo, por pelo menos, 15 min, dando a ele oportunidade de expressar suas emoções, medos e anseios, a fim de poder reunir elementos que leve os professores da ONG a agir pontualmente nas feridas psíquicas que Eduardo possui em sua vida.
Segunda: visitar a residência de Eduardo, conversando com os responsáveis por ele, entendendo e conhecendo o ambiente no qual ele está inserido.
Terceira: investigar potencialidades culturais que possam ser utilizadas como sublimação por Eduardo a fim de dirimir seus ímpetos violentos, fazendo-o contribuir para seu meio social. Assim, pode-se esperar que o menino perceba que sua contribuição no mundo deve ser positiva e ser recompensada, levando-o a mudar de comportamento pela própria experimentação do fazer algo significativo.
Pelo que defende Freud acerca de como a sublimação funciona, é provável deduzir que Eduardo foi absorvido por uma sociedade em que ele perceba que, a todo instante, ele deve se defender demonstrando força e coragem, mas que foram apresentadas na forma de ações violentas.
Sendo assim, as ações que considero contribuir para uma possível mudança de comportamento são:
Primeira: conversar diariamente com Eduardo, por pelo menos, 15 min, dando a ele oportunidade de expressar suas emoções, medos e anseios, a fim de poder reunir elementos que leve os professores da ONG a agir pontualmente nas feridas psíquicas que Eduardo possui em sua vida.
Segunda: visitar a residência de Eduardo, conversando com os responsáveis por ele, entendendo e conhecendo o ambiente no qual ele está inserido.
Terceira: investigar potencialidades culturais que possam ser utilizadas como sublimação por Eduardo a fim de dirimir seus ímpetos violentos, fazendo-o contribuir para seu meio social. Assim, pode-se esperar que o menino perceba que sua contribuição no mundo deve ser positiva e ser recompensada, levando-o a mudar de comportamento pela própria experimentação do fazer algo significativo.
Citação de Sonia Maria Oliveira Andrade em abril 28, 2025, 10:25 amApos analise acredito que as três ações deveriam ser 1- Conversar com o Eduardo, para verificar se ele percebe suas atitude 2- Conversa e observação com os familiares, 3- Busca de auxilio profissional
Apos analise acredito que as três ações deveriam ser 1- Conversar com o Eduardo, para verificar se ele percebe suas atitude 2- Conversa e observação com os familiares, 3- Busca de auxilio profissional
Citação de Luciane Rekbaim em abril 28, 2025, 5:16 pmConversar com Eduardo e entender esse comportamento agressivo.
Se houvesse chamaria os famíliares para conversar e reestabelecer o que está havendo
Inserção em atividade esportiva/ artística
Conversar com Eduardo e entender esse comportamento agressivo.
Se houvesse chamaria os famíliares para conversar e reestabelecer o que está havendo
Inserção em atividade esportiva/ artística
Citação de Chagas.ira@gmail.com em abril 28, 2025, 9:45 pmO ambiente do qual Eduardo viveu toda sua vida, não favoreceu pra que ele fosse diferente. A pessoa só dá aquilo que tem e Eduardo recebeu incentivo, cuidados, orientaçãoe e amor pra se comportar da forma que precisava se comportar, de acordo com as exigências sociais.
O ambiente do qual Eduardo viveu toda sua vida, não favoreceu pra que ele fosse diferente. A pessoa só dá aquilo que tem e Eduardo recebeu incentivo, cuidados, orientaçãoe e amor pra se comportar da forma que precisava se comportar, de acordo com as exigências sociais.